Como e como alimentar as groselhas na primavera?

Contente
  1. A necessidade de alimentação
  2. Os caminhos
  3. Estágios

A groselha é uma baga muito comum que consegue germinar mesmo em áreas abandonadas. E vermelho, preto e branco. É verdade que o crescimento "apesar de tudo" não é uma bênção nem mesmo para a própria planta. E aqui para que a sua vida no jardim seja plena, e o mato tenha passado a sua jornada de pelo menos 20 anos, encantando apenas os seus donos, é necessário que o cuide bem, o que inclui uma alimentação oportuna.

A necessidade de alimentação

Na primavera, às vezes um arbusto acordado precisa de estímulo de crescimento. No verão, os fertilizantes ajudam na frutificação e, no outono, fortalecem a planta. Cada alimentação está logicamente ligada à seguinte, portanto, para que a primavera seja bem-sucedida, você não deve se esquecer de todas as outras. A partir do segundo ano, um cronograma de alimentação relativamente rígido e inalterável é estabelecido no local. As correções são feitas apenas de acordo com as circunstâncias. Como a planta dá frutos cedo, ela precisa de muitos minerais e vitaminas na primavera. E para que os brotos e as folhas cresçam, os botões são colocados com sucesso, as groselhas precisam de nitrogênio.

Embora o arbusto seja considerado despretensioso, ainda não percebe todos os solos. Se estiver esgotado, faltarem elementos, a colheita será ruim.

Os especialistas em jardinagem acreditam que as groselhas são especialmente difíceis na primavera por causa da falta de fósforo. O fato é que este elemento estimula perfeitamente o crescimento das raízes (e outros componentes dificilmente podem competir com ele), afeta a formação dos frutos, seu tamanho e sabor. Ao mesmo tempo, o fósforo não se dissolve facilmente no solo e, portanto, os fertilizantes com ele podem ser aplicados no outono (de modo que, justamente na época do cultivo, eles estejam disponíveis para o mato). Mas se essa alimentação já foi perdida, você pode usar preparações de fósforo de rápida digestão; elas também funcionam.

Alguns jardineiros afirmam que não usam nada além de matéria orgânica no local. Mas então a planta pode receber minerais menos valiosos; na verdade, normalmente ela receberá apenas nitrogênio. E, no entanto, na disputa "química ou totalmente natural", pode-se buscar compromissos razoáveis, seguros e aceitáveis. Se os fertilizantes agroquímicos forem aplicados corretamente, isso não causará nenhuma reação negativa da cultura.

Os caminhos

Existem dois curativos básicos - raiz e foliar. O método da raiz envolve molhar o solo, bem como o uso de fertilizantes granulares. Foliar é reduzido a pulverizar o arbusto.

Raiz

Os fertilizantes são aplicados exclusivamente na raiz (o local é limitado pela área do círculo do tronco). Normalmente esta é uma solução líquida, pois é quem penetra mais no solo, dá o melhor efeito. Fertilizantes secos também são usados, mas para que funcionem é preciso regar os arbustos ou esperar as chuvas. Por si só, os produtos granulares não se dissolvem no solo.

Em um círculo, você pode fazer pequenos orifícios (você pode apenas uma ranhura) com uma profundidade de 5 cm, onde os fertilizantes necessários são despejados / despejados. Então, este local de introdução é coberto com terra.

Foliar

Os nutrientes são fornecidos à parte aérea da groselha por pulverização. Esta opção é escolhida quando o arbusto necessita de oligoelementos. Alguns residentes de verão têm certeza de que o método foliar só é bom para o controle de pragas e doenças, mas não é o caso. Eles também podem fertilizar bem a planta. Além disso, de forma semelhante, você pode alimentar a planta com estimulantes de crescimento.E o método também é eficaz se a groselha precisa de uma solução nutritiva, mas não há como trazer: digamos que é tempo de chuva, o solo perto do mato está sempre úmido e você não quer molhar demais. Então a pulverização é adequada, pois irá alimentar a planta e protegê-la de um possível apodrecimento das raízes.

O curativo foliar é um bom método se esses pontos negativos forem observados: a planta sofre com a seca (só a raiz não salva), o solo não está suficientemente arejado, o nível de acidez do solo não é o ideal, o solo é salino, as raízes são danificadas durante o transplante.

A alimentação foliar permite que os nutrientes entrem muito rapidamente nas partes do arbusto, precisamente nos órgãos que precisam de nutrição. As groselhas podem receber fósforo, cálcio e potássio através da lâmina foliar. Esses são componentes bastante móveis que são enviados rapidamente para as folhas e os botões.

Estágios

Levará mais de um estágio para alimentar as groselhas na primavera. A fase de crescimento deve ser levada em consideração. A planta passa por 3 fases de desenvolvimento durante o período de primavera (com uma pequena apreensão de verão), e cada fase tem sua própria alimentação.

No início da primavera

Nesse momento, o arbusto acorda e os botões de groselha incham. A Terra já está esquentando cerca de 6 a 8 graus acima de zero. O fertilizante deve ser aplicado antes do início do botão, isso é importante. Na maioria das vezes, esse período ocorre em abril. Nesse momento, a planta precisa principalmente de recursos de nitrogênio, pois eles iniciarão o crescimento do arbusto, que começará a acumular a massa verde. Mas uma preparação complexa, na qual haverá fósforo e potássio, será totalmente útil. Na realidade, Os agentes contendo nitrogênio só podem ser aplicados nesta fase, se você adiar e adicionar mais tarde, a massa verde crescerá em detrimento da frutificação.

Aqui estão algumas opções de alimentação precoce.

  • Ureia. Dissolver a preparação de nitrogênio na quantidade de 10 g em 10 litros de água. Um desses baldes ocupará um metro quadrado.
  • Nitrato de amônio. Diluir 20g do preparado em um balde com água e alimentar o arbusto com o mesmo consumo.
  • Infusão de excrementos de frango. A matéria orgânica é diluída na proporção de 1 para 20 com água limpa e pura.
  • Infusão de verbasco. A proporção muda em 1 em 40.
  • Fertilizantes minerais complexos. As proporções são as seguintes: 25 g de nitroammofoska por 10 litros de água; 30 g de diammophoska para o mesmo volume de água.

Após o inverno, a planta literalmente acorda e ganha vida com essa alimentação. E, além disso, a cobertura morta do círculo do tronco irá ajudá-lo, para o qual húmus ou composto podre podem ser usados.

Importante: a cobertura morta não deve tocar no tronco do arbusto, é preciso manter uma distância. A espessura da cobertura morta é de cerca de 6 cm, isso é o suficiente.

Durante o brotamento

Na segunda vez, é necessário alimentar a planta antes da floração. A cobertura, que ocorre com mais frequência em maio, proporcionará uma grande safra com bom gosto. Não há nada mais valioso do que a alimentação de fósforo e potássio neste momento.

Considere como fertilizar a groselha durante o período de brotamento.

  • Fertilizante complexo mineral (fósforo, potássio, nitrogênio). A melhor escolha é nitroammofosk (20 g por 10 l) ou diammofosk (30 g por 10 l).
  • Fertilizante de digestão rápida, como, por exemplo, monofosfato de potássio (15 g são suficientes para 10 litros de água).
  • Uma mistura de sulfato de potássio e superfosfato. O primeiro agente toma-se em uma quantidade de 20 g, o segundo - 20-25 g.

Para aqueles que são adeptos da agricultura orgânica e preferem os chamados remédios populares a todos os produtos químicos, a infusão de verbasco (opcionalmente, fezes de galinha) pode ser usada como alimento de nitrogênio. A alimentação de potássio será fornecida por cinzas de madeira, 200 g por 10 litros de água, mas a fonte de fósforo será peixe ou farinha de osso - 1 copo por metro quadrado de solo.

No início da floração

Nesse momento, cai a terceira alimentação da primavera. No entanto, nem sempre é maio, às vezes já é junho, mas o top dress ainda pertence ao complexo da primavera. Para amarrar melhor as bagas no arbusto, os jardineiros usam boro. 5 g de ácido bórico são misturados com 10 l de água.

Se o clima não estiver muito quente e o sol não estiver brilhando tão ativamente, esta ferramenta é usada principalmente para alimentação foliar.

E para consolidar o estudo do tema alimentação na primavera, existem várias dicas importantes. Eles podem ser especialmente interessantes para iniciantes.

  1. Um bom análogo do molho de potássio pode ser o uso de uma casca de banana. Deve ser enchido com água quente e mantido aquecido por dois dias. Em seguida, a composição é filtrada, derramada sob a raiz.
  2. As cascas de batata são um fertilizante único para a groselha. Existem muitos oligoelementos e amido valiosos. Você pode combinar esta alimentação usando cinzas de madeira. As cascas são despejadas com água fervente, quando a água esfria, a casca é recolhida e triturada. Sob o arbusto, são feitos orifícios ou ranhuras, e as limpezas são dispostas em seu fundo com uma camada de 5 cm. Polvilhe por cima com terra e depois outra camada de cinza de madeira.
  3. Se falamos em alimentar groselhas, esta espécie, em contraste com a preta, é mais amante da umidade. Por isso, para ele, a prioridade será justamente o curativo líquido.
  4. Para aumentar o número de frutos, bem como seu tamanho, não basta alimentar o mato. É necessário afrouxar o solo sob ela em tempo hábil, regar e fazer a poda. Portanto, ao escolher o revestimento de cobertura, você precisa encaixá-lo no complexo de tratamento de arbustos, ele não pode substituir todo o resto.
  5. Estimulantes de crescimento e humanos não são considerados fertilizantes completos, mas eles têm algo que ajudará as groselhas a fazer o melhor uso de seus recursos. Humate é geralmente adicionado junto com o complexo mineral.
  6. O arbusto jovem, plantado no outono, não precisa ser recarregado. Mas apenas se os nutrientes forem colocados na cova de plantio. A primeira alimentação na primavera está planejada para o próximo ano, ou mesmo para o terceiro ano de vida do arbusto.
  7. Qualquer maquiagem deve ser feita de manhã ou à noite. Ao meio-dia, com o método foliar, você pode organizar uma queimadura na planta, com a raiz ela vai ficar estressada (o que vai adoecer depois). Durante o dia, você pode alimentar groselhas apenas em tempo muito nublado.
  8. A alimentação da raiz deve ser delicada, o produto não deve cair na parte aérea da groselha.
  9. Antes de aplicar qualquer composição, o arbusto pode ser regado com água pura, cerca de 3 horas antes da fertilização. A rega deve ser usada como profilaxia para queimaduras de raízes de groselha.
  10. Se a maquiagem for fornecida seca, é melhor fechá-lo com um rastelo, por exemplo, no solo ao longo do perímetro da copa.
sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário