Doenças e pragas de groselha
As groselhas pretas e vermelhas freqüentemente sofrem de várias doenças, bem como de ataques de pragas. Portanto, os jardineiros envolvidos em criá-los devem estudar todas as informações sobre essas plantas com antecedência.
Descrição e tratamento de doenças
As groselhas brancas, pretas e vermelhas são afetadas pelas mesmas doenças. Os métodos de tratamento também não diferem.
Antracnose
Esta doença fúngica afeta quase todas as variedades de groselha. Via de regra, as plantas adoecem em junho, julho ou agosto, após chuvas prolongadas. É muito fácil detectar uma doença. As plantas são cobertas por manchas vermelho-escuras. Eles crescem muito rapidamente. Se você não começar a combater essa doença, a planta vai começar a secar e perder folhas. Para tratar a doença, os arbustos devem ser tratados com sulfato de cobre.
Você precisa pulverizar os arbustos duas vezes. Pela primeira vez, são processados imediatamente após a detecção da doença e pela segunda vez após a colheita.
Ferrugem
Esta doença afeta mais frequentemente arbustos que crescem ao lado de coníferas. Na folhagem da groselha doente, aparecem crescimentos volumosos de uma cor laranja clara. Eles se espalham muito rapidamente. Bagas do arbusto se desintegram com o tempo. Você pode tratar a groselha com líquido bordalês ou sulfato de cobre. Quando as manchas vermelhas tiverem passado, é importante coletar todas as folhas caídas do solo e destruí-las. Se isso não for feito, a planta pode ficar doente novamente.
Terry
Esta é uma doença viral comum. O arbusto doente muda muito de aparência. Ele se alonga e se torna assimétrico. Isso acontece muito rapidamente. A folhagem fica roxa com o tempo. As bagas não aparecem em um arbusto doente. É inútil tratar a groselha. A planta doente deve ser desenterrada e destruída.
Podridão cinzenta
Na maioria das vezes, essa doença afeta os arbustos no meio do verão. É muito fácil notar os arbustos enfermos, seus topos começam a desbotar. Os rebentos são cobertos por uma flor cinzenta. Manchas marrons irregulares aparecem nas folhas. Para tratamento, você pode usar sulfato de cobre ou solução à base de sabão... É preparado de forma muito simples. Em 10 litros de água morna, dilua 50 gramas de sabão ralado e a mesma quantidade de carbonato de sódio.
Mosaico listrado
Esta é outra doença viral comum. É transportado por carrapatos e pulgões.... A doença é perigosa porque não responde ao tratamento. Portanto, tendo notado listras amarelas brilhantes na superfície da folhagem, as plantas devem ser retiradas do local. Depois disso, o solo deve ser regado com solução de Fitosporina.
Para prevenir a propagação de tal doença, é necessário remover todos os parasitas do local e também inspecionar regularmente a área com groselhas.
Necrose marginal
Esta doença não é transmissível. Os arbustos que crescem em solos que contêm muito cloro estão infectados. Via de regra, a doença se manifesta na segunda metade do verão. É muito fácil notar uma planta doente. As bordas da folhagem tornam-se cinzentas e secas. A doença se espalha rapidamente. Portanto, é importante remover as folhas com sinais da doença imediatamente. No ano que vem, os arbustos recuperados devem ser alimentados duas vezes com uréia.
A primeira vez que isso é feito no início da primavera, a segunda - após o final da floração. Se a borda das folhas ficar mais escura do que cinza, a planta simplesmente não tem potássio suficiente. A alimentação oportuna ajudará a corrigir esta situação.
mancha branca
Esta doença é fúngica.O principal sintoma da doença são pequenas manchas brancas. Eles aumentam com o tempo. Depois disso, a folhagem seca e cai. Com o tempo, a mancha branca se espalha para outras plantas do jardim. Se você notar sinais de doença, todas as folhas manchadas devem ser removidas. Em seguida, os arbustos devem ser borrifados com uma solução à base de sulfato de cobre.
Clorose
Esta doença afeta arbustos no verão. Manchas amarelas claras ou brancas aparecem na folhagem da groselha. A planta diminui seu crescimento. As bagas crescem nele pequenas e azedas.
A doença não tem cura. Portanto, é muito importante cuidar adequadamente dos arbustos, bem como alimentar regularmente as groselhas com fertilizantes complexos.
Tuberculariose
As doenças fúngicas são mais perigosas para os arbustos jovens. Rachaduras aparecem no arbusto doente, bem como manchas vermelhas na casca e na folhagem. Os topos dos rebentos secam muito rapidamente. Vale a pena tratar a doença após o término da coleta dos frutos. Para processar o site, use "Captanol" ou "Topsin". Como medida preventiva, recomenda-se que as plantas sejam tratadas com uma mistura bordalesa.
Sarna
Esta doença afeta os arbustos completamente. Manchas escuras aparecem nos brotos, cobertas por uma flor verde. A folhagem da groselha rapidamente fica amarela e cai. As frutas são cobertas por manchas escuras e rachaduras. Você precisa lidar com a crosta de uma maneira abrangente. Na primavera, as plantas são pulverizadas com o líquido Bordeaux para prevenção. No outono, os arbustos são pulverizados com uma solução de ureia. No verão, as groselhas podem ser processadas com Aktara.
Oídio
Existem dois tipos dessa doença. O primeiro é Oídio europeu. O principal sinal de dano às plantas é a presença de uma fina teia branca nos galhos. Se o arbusto estava infectado Oídio americano, uma placa mais densa aparece em sua superfície, que se assemelha ao feltro em sua aparência. Arbustos doentes retardam seu crescimento. Seus brotos ficam tortos e a folhagem se esfarela. Para combater o oídio você precisa cortar todos os galhos cobertos com uma flor branca do arbusto.
Em seguida, o arbusto deve ser tratado com uma solução de sulfato ferroso. Se desejar, você também pode usar Fitosporin. Um remédio popular simples também pode ser usado para borrifar os arbustos. Para o seu preparo, uma garrafa inteira de iodo é diluída em 10 litros de água. Os arbustos são tratados com esse produto várias vezes com uma pausa de três dias.
Controle de pragas
Além das doenças fúngicas e virais, várias pragas também são perigosas para as groselhas jovens e maduras.
Gallica
Na aparência, essa praga se assemelha a um mosquito. Esses insetos colocam seus ovos em rachaduras na casca ou nas folhas que não tiveram tempo de se desdobrar.... A folhagem das plantas doentes é coberta com manchas vermelhas volumosas. As plantas infectadas devem ser podadas. Recomenda-se queimar todos os ramos cortados.
Os arbustos podem ser pulverizados com a mistura bordalesa.
Incêndio
As mariposas adultas são pequenas borboletas cinzentas. As lagartas podem ser marrons ou verdes. Eles escurecem com a idade. As pragas comem bagas de groselha. Portanto, é necessário se livrar deles em tempo hábil.
Durante a floração, as larvas podem ser colhidas manualmente. Depois que as primeiras bagas aparecem nos arbustos, os arbustos podem ser pulverizados com infusões de tomate ou topos de batata. Para prevenção, o solo sob as groselhas pode ser tratado com pó alguns dias antes da floração.
Ácaro do rim
Esta praga penetra nos botões de groselha. Por causa disso, eles não florescem na primavera, mas secam. Separadamente, deve-se notar que o ácaro do rim é portador de turco. É necessário combater essa praga radicalmente. Para fazer isso, os ramos afetados são cortados com um podador afiado ou tesoura de jardim.
Pulgão
Muitas vezes, as plantas são atacadas por pulgões do caule. Tem uma cor verde-amarela. As pragas se multiplicam rapidamente. Pulverizar os arbustos com água com sabão ajuda a combater as pragas. Se a área estiver muito infestada, recomenda-se a aplicação de inseticidas. "Aktara" e "Fufanon" são adequados para a luta contra pulgões.... Para prevenção na primavera, o solo sob os arbustos pode ser encharcado com água fervente. As plantas também podem ser plantadas ao lado das groselhas, que espantam as pragas com seu aroma forte.
Para evitar a infestação da área por pulgões, é importante livrar-se das formigas em tempo hábil. Para destruir formigueiros, você pode simplesmente derramar água fervente sobre eles.
Traça do rim
Esta praga pode ser reconhecida por sua cor brilhante. A borboleta tem manchas brancas nas asas. As lagartas são de cor avermelhada. As pragas se alimentam dos botões das plantas. Por causa disso, os arbustos param de dar frutos.
É difícil lidar com essa praga. Portanto, os jardineiros geralmente destroem as plantas infectadas. Você pode evitar o aparecimento de mariposas no local cultivando o solo na primavera. Se possível, na compra de mudas, deve-se dar preferência a plantas resistentes ao ataque de pragas.
Ácaro-aranha
Esses pequenos insetos geralmente vivem nos galhos mais baixos dos arbustos. Observando brotos em teias de aranha e folhagem seca, você precisa começar a lutar contra o carrapato imediatamente... Os arbustos infectados são simplesmente regados com água quente ou água com sabão. Isso pode ser feito mesmo durante a frutificação da groselha.
Groselha de ouro e vidro
Zlatka é um pequeno inseto com corpo alongado. Em adultos, o corpo é cobre-dourado... As larvas são de cor branca. No final da primavera, eles destroem ativamente a folhagem jovem. Isso faz com que as plantas enfraqueçam.
Para se livrar das pragas, é recomendável cortar os brotos infectados. Depois disso, os arbustos devem ser polvilhados com Aktellik. Sua aparência lembra uma vespa comum, mas sua cor é escura. As larvas de pragas estão no tronco. Eles se alimentam de sucos de plantas. Você precisa lutar contra o vidro cortando os galhos dos arbustos. Os brotos afetados devem ser removidos completamente. Para prevenção, você pode plantar arbustos de sabugueiro ou flores com um aroma forte ao lado de groselha.
Berry Sawfly
Insetos de cor laranja brilhante costumam se estabelecer em áreas com groselhas. As lagartas da mosca-serra são de cor verde-azulada. São eles que prejudicam ativamente a folhagem. As lagartas comem verduras dos arbustos. Isso leva ao fato de que as plantas secam e morrem. Existem várias maneiras de se livrar das lagartas. Em primeiro lugar, eles podem ser coletados manualmente. Se houver muitos rastros na área, é recomendável usar produtos químicos como o Decis.
É necessário pulverizar completamente os arbustos com tal produto. Se não houver desejo de usar produtos químicos no local, as groselhas podem ser tratadas com uma infusão de cinzas ou copas de batata. Para prevenção, você pode tratar os arbustos com uma solução de karbofos. Este procedimento é realizado no início da floração da groselha.
Escudo
Na aparência, a bainha do salgueiro lembra pulgões. As pragas são vermelhas, marrons ou cinza escuro. A atividade da escala enfraquece as plantas. Portanto, os arbustos de groselha afetados por essas pragas secam e morrem rapidamente. Para combater a bainha, os remédios populares são usados com mais frequência.
Via de regra, os arbustos são borrifados com sabão, cinza ou solução de tabaco. Se o problema for mais sério, produtos químicos podem ser usados para tratar os arbustos.
Medidas de prevenção
Para passar menos tempo lutando contra pragas e doenças diversas, é preciso cuidar das groselhas.
- Podar os arbustos regularmente. Isso deve ser feito no início da primavera, antes mesmo do início do fluxo de seiva. Todas as seções devem ser processadas com sulfato de cobre.
- Lavre o solo sob as groselhas na primavera e no outono. Para isso, você pode usar qualquer solução antifúngica. Freqüentemente, os jardineiros tratam o solo com ácido bórico.
- Arbustos de pulverização... Para proteger os arbustos de várias doenças e pragas, na primavera podem ser tratados com soluções de ervas. Recomenda-se o uso de produtos à base de absinto, copa de batata ou dente-de-leão para pulverizar arbustos.
- Fertilizar a terra anualmente... Uma mistura de cinzas e água é mais adequada para esse propósito. Não é recomendado o uso de esterco fresco para alimentação de plantas.
- Cuide dos arbustos. O solo sob as groselhas deve ser solto regularmente. Também é importante remover todas as ervas daninhas de lá. Nesse caso, a planta ficará mais forte, o que significa que terá mais facilidade para resistir a doenças. Se o verão for quente, as plantas precisam ser regadas regularmente.
- Remova a folhagem velha após a colheita... As pragas costumam hibernar nele. Recomenda-se queimar a folhagem coletada imediatamente.
O cuidado adequado com as groselhas e o controle oportuno de pragas e doenças ajudará a preservar a produtividade dos arbustos.
O comentário foi enviado com sucesso.