Copo de groselha: o que é e como lutar?
O vidro de groselha é um inseto que pode destruir toda a colheita. Vamos descobrir quais sinais são característicos da doença do vidro e como tratar arbustos afetados pela praga.
O que é isso?
Visualmente, o besouro de vidro é semelhante a uma vespa: parece um pequeno inseto com corpo oblongo, cujo comprimento não ultrapassa 1 cm, seu corpo é pintado de preto, suas asas são transparentes com uma borda laranja brilhante. As fêmeas têm 3 listras amarelas finas em seus corpos e os machos - 4. A praga se alimenta do pólen das inflorescências durante o período de floração ativa e suco de groselha.
Não são as próprias borboletas de vidro, mas suas larvas, que causam grandes danos aos arbustos frutíferos. O inseto põe ovos na casca dos brotos em maio-junho. Um indivíduo faz uma ninhada de 50-60 ovos. Após cerca de 2 semanas, lagartas bege emergem deles. Os adultos atingem 2,5 cm de comprimento. Seu alimento é o tronco e a casca da groselha. Pegando comida, eles se movem na espessura do caule e rapidamente alcançam seu núcleo. Ao mesmo tempo, as caixas de vidro afetam não apenas as groselhas, mas também as framboesas com groselhas.
Os ramos afetados pela praga param de crescer, murcham gradualmente, secam e se partem. Ao cortar, nota-se um enegrecimento do miolo no rebento e, no meio, um pequeno orifício (o curso da larva). A derrota do arbusto também é evidenciada por pequenos incrementos que são visíveis na queda.
O vidro de groselha é perigoso e, se não for tratado, leva a consequências tristes - afeta até 50% dos ramos do arbusto em condições estáveis de clima quente.
Tempo de processamento
A vidraria está ativa em meados da primavera e no início do verão. Já em abril-maio (dependendo da região) os insetos atacam as inflorescências florescentes em brotos de groselha e põem ovos. É por isso que os jardineiros são aconselhados a processar os arbustos na primavera. Porém, antes disso, as passas precisam ser preparadas. Para fazer isso, você deve:
- podar galhos secos, pretos e congelados (antes que os botões se abram);
- feche os cortes com arremesso de jardim.
Após essas etapas, é necessário tratar os arbustos com um inseticida. Para que o tratamento seja eficaz, recomenda-se pulverizar novamente as passas de 7 a 10 dias.
Como e como processá-lo?
Se encontrar um copo, você precisa começar uma luta imediatamente, caso contrário, os arbustos podem murchar e morrer rapidamente. O inseto praga captura rapidamente novos territórios, portanto, se inativo, existe uma grande probabilidade de morte de todas as groselhas disponíveis no local.
Você pode lutar contra o vidro com a ajuda de métodos populares ou preparações prontas, cuja ação visa destruir borboletas e lagartas. No entanto, para se livrar dos convidados indesejados o mais rápido possível, você deve adotar uma abordagem abrangente para resolver o problema.
Métodos agrotécnicos
Maio-junho é uma boa época para destruir as pragas, pois é nesse período que as lagartas se transformam em pupas, e a maioria delas sai dos troncos. Nesse momento, você deve afrouxar regularmente o solo próximo às groselhas, despejando nele tabaco, mostarda ou cinza de madeira. Com danos abundantes ao arbusto, você precisa podar os galhos sob a base. Os ramos cortados devem ser queimados.
Métodos tradicionais
Recomenda-se recorrer a esses métodos de luta apenas nos estágios iniciais de derrota - em casos avançados, os métodos descritos a seguir não produzirão o efeito desejado.
Receitas para soluções para pulverização de groselhas.
- Tintura de alho. Para preparar a solução, é necessário limpar e picar 3-4 dentes de alho e, em seguida, despejá-los com 3 litros de água quente. A solução deve repousar por uma semana, após a qual os ramos devem ser irrigados com um borrifador. A composição do alho é inofensiva - pode ser usado a qualquer momento, independente do estágio de desenvolvimento do arbusto.
- Tintura de cebola. Para preparar a solução, descasque e pique 3 cebolas médias e deite 5 litros de água a ferver sobre elas. Após 3 dias, a composição deve ser filtrada e pulverizada sobre os brotos. O cheiro pungente de cebola é desagradável para as borboletas, vai assustá-las.
- Tintura de absinto. Para preparar a solução, encha ¼ baldes com absinto, despeje água quente sobre ele e deixe fermentar por 2 dias. A composição resultante é usada para pulverizar arbustos durante a floração e frutificação.
- Tintura cítrica. Para prepará-lo, você precisa de 100 gramas de qualquer casca de frutas cítricas secas e um litro de água fervente. As raspas devem ser despejadas com água e deixadas 5 dias em local escuro e fresco. A primeira pulverização é recomendada em meados de maio, após a qual mais 2-3 tratamentos são realizados com um intervalo de 2 semanas.
As vidrarias espantam-se com aromas fortes, portanto, para borrifar groselhas, pode-se usar produtos com odores persistentes e ricos, por exemplo, uma decocção de tanásia ou agulhas. Para espantar as pragas, pode-se colocar recipientes com areia embebida em querosene, vinagre ou amônia entre os arbustos.
Preparações prontas
Agentes biológicos ou químicos podem ser usados para tratar groselhas para doenças do vidro. Os primeiros são baseados em toxinas de culturas de fungos. Quando um inseto entra no estômago, eles paralisam os intestinos e o inseto morre. Para arbustos e frutas, tais preparações são seguras, portanto, são procuradas entre os jardineiros. Aqui estão algumas drogas populares.
- "Agravertine". É uma emulsão transparente acondicionada em ampolas de vidro com volumes de 5 e 10 ml. A droga não causa dependência e as pragas não conseguem se adaptar aos seus componentes ativos: tudo isso permite o uso do "Agravertin" durante um longo período de tempo. Para preparar uma solução de trabalho, é necessário diluir 5 ml do produto em 5 litros de água. Recomenda-se repetir o tratamento após 14 dias.
- "Lepidocida". O medicamento está disponível em várias formas: pó, suspensão. Versões modificadas do concentrado de suspensão também estão disponíveis no mercado. O medicamento é seguro para plantas e humanos, uma vez que seus componentes não se acumulam nas frutas. Para pulverizar plantas, você precisa preparar uma solução de acordo com as instruções e tratar as plantas com ela. Após 2 semanas, o procedimento deve ser repetido.
- "Bitoxibacilina". O medicamento é apresentado em suspensão e pó. O produto tem baixa toxidade para as abelhas. É inofensivo para humanos e plantas de jardim. Pode ser usado em qualquer fase da estação de crescimento dos arbustos. Para preparar uma solução de trabalho, você precisa diluir 30 ml do medicamento em 5 litros de água. Apenas uma composição preparada de fresco é adequada para o processamento de arbustos.
- Fitoverm. Este é o insectoacaricida biológico de última geração. A ferramenta é altamente eficaz: mata quase todas as pragas de jardim, incluindo os ácaros. Para preparar a solução em um balde de água, dissolva 2 ml do medicamento, mexa bem e trate os brotos superior e inferior das groselhas com a composição resultante. Após 10-14 dias, a manipulação deve ser repetida.
Se a caixa de vidro se espalhou muito e ocupou os arbustos de groselha, então apenas preparações químicas podem ajudar. Eles são capazes de impedir a rápida disseminação de pragas em um curto espaço de tempo e reduzir significativamente as lesões. Essas substâncias são perigosas para os seres humanos, portanto, devem ser pulverizadas com cuidado, usando equipamentos de proteção individual. Como seus componentes tóxicos se acumulam nas bagas, é permitido processar as groselhas cerca de um mês antes de colhê-las.
Medicamentos eficazes.
- Iskra M. Para preparar a solução, é necessário diluir 10 ml do veneno em um balde d'água. Para consolidar o resultado após 7 dias, recomenda-se pulverizar novamente.
- "Karbofos"... É um medicamento de ação complexa: inseticida e acaricida. É um líquido oleoso incolor. Recomenda-se que o primeiro tratamento seja realizado na primavera, durante a floração ativa da folhagem. Para preparar a solução de trabalho, diluir 75 ml de "Karbofos" em 10 litros de água. Para processar 1 bush, você precisa de 1,5 litros de solução.
- "Fufanon". Uma droga com amplo espectro de ação. Difere em alta eficiência. Ameaça para as abelhas. Para preparar uma solução, é necessário ingerir 10-12 ml do produto para cada 10 litros de água. Recomenda-se processar arbustos não mais do que 2 vezes.
É necessário pulverizar as groselhas com preparações biológicas e químicas em tempo seco e calmo.
Medidas preventivas
É difícil lidar com o vidro - é mais fácil recorrer a medidas preventivas e prevenir a ocorrência de borboletas pragas... Antes de mais nada, é preciso inspecionar cuidadosamente os novos arbustos antes de plantar: eles devem estar saudáveis, com placas de folhas bem desenvolvidas, sem danos externos. É melhor comprar material de plantio em lojas confiáveis.
As ervas daninhas não devem crescer perto do arbusto. A grama deve ser arrancada regularmente e o solo deve ser solto. Algumas vezes por temporada, ao cavar solo perto do arbusto, deve-se despejar cinzas de madeira. Os arbustos devem ser inspecionados regularmente e, se forem encontrados brotos secos, corte-os na base e processe-os com piche. Se 40% ou mais da planta for afetada pelo vidro, o arbusto deve ser arrancado e queimado.
Para reduzir os riscos de danos causados pelo vidro, entre groselhas e groselhas pretas, groselhas e framboesas, é necessário plantar sabugueiro, alho, açafrão ou outras plantas com odor pungente.
O comentário foi enviado com sucesso.