Por que a ferrugem apareceu nas groselhas e o que fazer?
A groselha é uma planta perene que pode agradar aos jardineiros com uma colheita generosa. A vantagem do arbusto é que não requer cuidados especiais. No entanto, com uma imunidade fraca, a planta é rapidamente exposta a várias doenças, entre as quais se destaca a ferrugem. O que provoca o surgimento da doença e como ficar nesta situação, vale a pena considerar com mais detalhes.
Visualizações
A ferrugem é considerada a doença mais comum com a qual as groselhas têm de lidar. Além disso, a doença é reconhecida um dos mais perigosos para o arbusto, pois é por isso que a folhagem cai e ocorre a perda de safra. Se você não cuidar do tratamento da groselha a tempo, a probabilidade de morte da planta é alta.
A mancha enferrujada ou preta é causada por uma infecção fúngica. Os cientistas identificaram vários tipos de fungos que podem levar ao aparecimento de manchas laranja nas folhas.
Vale a pena considerar com mais detalhes as variedades mais comuns.
Cálice
O fungo Puccinia ribesicaricis é responsável pela formação desse tipo de ferrugem. Basicamente, o desenvolvimento da doença ocorre na primavera, quando o fungo encontra lugar para si na parte inferior da lâmina foliar. Além disso, a doença se espalha gradualmente, capturando toda a planta.
O fungo é uma doença perigosa. Isso se explica pelo fato de que nos estágios iniciais de seu desenvolvimento é difícil detectar a doença. A ferrugem começa a cobrir as folhas apenas nos primeiros dias de junho, e já no meio do verão a folhagem cai completamente. Os sintomas característicos serão os seguintes.
- Formação de pontos laranja no fundo do prato. Eles geralmente podem ser encontrados ao longo das veias. Se as medidas não forem tomadas a tempo, elas se tornarão mais perceptíveis, adquirirão volume e começarão a aumentar de tamanho. Com o tempo (mais perto de julho), os pontos se tornarão crescimentos e se parecerão com pequenos copos. Posteriormente, um pó enferrujado sairá deles. Se a doença for completamente abandonada, as manchas vão escurecer e começar a crescer.
- Manchas amarelas deprimidas aparecerão na parte externa das placas de folhas, que gradualmente se fundirá até que toda a folha fique amarela.
- As folhas ficam mais rígidas ao toque, comece a mudar de forma e a dobrar.
- Rebentos doentes parar de desenvolver começam a se deformar e secar.
Com o tempo, a doença começa a atacar os ovários formados. As bagas adquirem uma flor branca, essas frutas não podem ser comidas.
Colunar
Este tipo de ferrugem é causado pelo fungo Cronartium ribicola Dietr. A infecção começa a atacar as groselhas das folhas e gradualmente se espalha por todo o arbusto. Considere os recursos característicos.
- Do lado de fora da lâmina foliar, com uma infecção fúngica, pequenos pontos de um tom amarelo claro começam a se formar... A forma das manchas é irregular, com o tempo, elas se dobram em um mosaico na superfície da folha e ficam laranja.
- Na superfície interna da folha, crescimentos aparecem na forma de listras ou manchas de cor amarelo claro. Gradualmente, eles adquirem uma tonalidade enferrujada e depois escurecem completamente. No final, as manchas se transformam em formações colunares, ficam marrons e formam muitos esporos. As folhas afetadas pelo fungo deformam-se, ressecam e caem.
- Conforme a doença se desenvolve, a doença começa a afetar os ramos do arbusto, ovários e brotos.... A planta também fica coberta de manchas e, em seguida, crescimentos contendo esporos.
Só será possível detectar os primeiros sinais desta doença mais perto da metade do ciclo vegetativo da planta. Os esporos enferrujados aparecem no final do verão ou mais perto dos primeiros dias de setembro.
Razões para o aparecimento
A ferrugem em groselhas vermelhas ou pretas pode ocorrer por vários motivos. Vamos destacar os mais comuns.
- Vizinhos em forma de coníferas. Freqüentemente, eles agem como portadores de uma doença perigosa para o arbusto.
- Remoção prematura de ervas daninhas... Portadores intermediários da ferrugem cálice, por exemplo, costumam ser plantas pantanosas, especialmente juncos.
- Folhagem do ano passado... Se não for removido a tempo, pode se tornar um portador do fungo, já que os esporos costumam hibernar nos restos da vegetação.
- Insetos... As pragas não só comem groselhas, mas também reduzem a imunidade da planta ao transferir infecções fúngicas. Assim, ácaros e pulgões muitas vezes se tornam portadores de doenças perigosas para os arbustos.
- Local de pouso errado... A escolha de áreas pantanosas, bem como de locais com alto nível de água subterrânea, levará ao desenvolvimento de vários tipos de fungos que podem afetar tanto as folhas da groselha como a planta como um todo. A alta umidade costuma ser uma das razões para o desenvolvimento de esporos de fungos.
- Chuva prolongada ou outros tipos de precipitação... Tais condições climáticas afetam negativamente a imunidade das groselhas-pretas e vermelhas, diminuindo-a e promovendo o desenvolvimento do fungo.
- Vento... Freqüentemente, o fungo se instala nas folhas do arbusto devido ao vento. É especialmente perigoso se houver plantas no local na forma de coníferas ou gramíneas pantanosas.
A ferrugem é uma doença bastante perigosa que não só prejudica a aparência da planta, mas também piora os indicadores de rendimento e leva à morte do arbusto. As consequências do desenvolvimento da doença são as seguintes.
- Perda de safras. Uma planta doente praticamente não pode formar ovários frutíferos. A maioria deles seca e cai com o tempo, e os frutos afetados pelo fungo tornam-se inutilizáveis.
- Fotossíntese interrompida. A planta para de se desenvolver.
- Folhagem caindo... Em média, as groselhas perdem até 50% de suas folhas. Os rebentos jovens também costumam cair.
- Imunidade diminuída. A planta torna-se menos resistente à geada, na maioria dos casos esses arbustos não sobrevivem ao inverno e morrem. Além disso, as groselhas são mais frequentemente atacadas por insetos e outras doenças.
Se você não começar a combater o fungo a tempo e não aderir ao tratamento do arbusto, a doença pode viver na planta por mais de 5 anos, levando à sua morte.
Tratamento
Produzir ferrugem em uma planta significa levar à morte iminente da groselha. Se o arbusto não for curado a tempo, rapidamente perderá seu rendimento e logo morrerá por completo.... Existem diferentes maneiras de tratar as groselhas se estiverem doentes.
Remédios populares
Em primeiro lugar, os remédios populares ajudam no tratamento das groselhas. Entre as mais comuns estão as seguintes opções.
- Bicarbonato de sódio em pó. Para processar um arbusto, o bicarbonato de sódio deve ser misturado com água e sabão líquido. Após a solução concluída, você precisa regar as folhas e galhos afetados.
- Estrume... Um fertilizante orgânico que ajuda efetivamente a combater a ferrugem. Para se livrar da doença, é necessário preparar uma solução de esterco e água, e depois defender a mistura resultante por 3 dias. No final, a solução é novamente diluída em água. Só então os arbustos de groselha podem ser pulverizados.
- Alho... Nesse caso, você deve estocar um copo de dentes de alho pré-descascados. Três dias antes do uso, eles precisam ser despejados em vários litros de água e, em seguida, filtrados. O processamento envolve pulverizar folhas de groselha. A fertilização tradicional também ajudará a afastar a maioria das pragas.
- Soro de leite, kefir ou iogurte. Antes de usar produtos lácteos fermentados, eles devem ser misturados com água.O tratamento com produtos biológicos é melhor feito em tempo nublado ou à noite, para que o produto tenha um efeito positivo e tenha tempo de ser absorvido pelo caule do arbusto. Não vale a pena fazer isso sob o sol forte.
Você pode proteger as groselhas com quase todos os remédios populares. Independentemente do método escolhido, para salvar as groselhas, também vale a pena cuidar da observância das medidas agrotécnicas. O cuidado oportuno e adequado da planta ajudará a preservar a colheita e fortalecer a imunidade da groselha.
Para prevenir o desenvolvimento de ferrugem, recomenda-se não plantar arbustos perto de coníferas, bem como gramíneas pantanosas. Além disso, você deve cuidar do solo: deve estar solto e bem ventilado.
Produtos químicos
A ferrugem é uma doença perigosa para a groselha. No entanto, com a detecção precoce, as chances de salvar o arbusto aumentam. Se os remédios populares não ajudarem, são usados produtos químicos.
- Previkur. É um fungicida que pode proteger a planta não só da ferrugem, mas também da podridão das raízes e outras doenças. Além disso, a droga atua como um estimulante de crescimento, aumenta a resistência ao estresse da planta.
- "Velocidade". Fungicida de contato, utilizado principalmente na prevenção da ferrugem e de outras doenças. Não vai funcionar para tratar a doença com um medicamento, é mais para plantas de interior. Recomenda-se estudar cuidadosamente as instruções antes de usar. Prevenção "Skorom" é realizada principalmente durante o período de floração ou frutificação.
- Fitosporin. Uma droga muito procurada pelos jardineiros, além da destruição bem-sucedida da maioria dos tipos de fungos. Vendido em lojas especializadas na forma de pós, pastas e soluções. A droga não prejudica a planta de forma alguma. Recomenda-se pulverizar os arbustos de manhã ou à noite para que os raios solares não queimem as folhas e caules da planta.
- "Topázio". Uma preparação que visa combater a ferrugem. Quando usado corretamente, evita o desenvolvimento de doenças e esporos, fazendo com que o fungo não tenha chance de se reproduzir. A vantagem da droga é que ela é rapidamente absorvida pelas folhas e caules, de modo que você pode borrifar as groselhas em quase qualquer clima. Além disso, o produto é resistente a temperaturas extremas, por isso é considerado bastante eficaz.
- "Cuproxat". O preparado contém cobre, que atua positivamente nos caules e folhas do arbusto, destruindo o fungo por dentro. O medicamento é liberado na forma de solução, que é recomendado para pulverizar a planta pela manhã ou à noite para evitar queimaduras.
O processamento de groselhas com produtos químicos requer uma abordagem responsável e o cumprimento de regras simples. Em primeiro lugar, antes de usar ferramentas especiais, você deve estudar cuidadosamente as instruções, que contêm informações básicas sobre:
- consumo de drogas;
- formas de uso;
- Tempo de processamento.
Além disso, vale a pena remover imediatamente as folhas e brotos afetados do arbusto, que também precisarão ser queimados para evitar a propagação de esporos pelo vento ou insetos.
Deve-se notar que alguns jardineiros são bastante negativos quanto ao uso de produtos químicos. Normalmente, os remédios populares são preferidos primeiro.
Profilaxia
O cuidado adequado com as groselhas reduz a probabilidade de aparecimento e desenvolvimento de ferrugem. As principais medidas preventivas são as seguintes.
- Recomenda-se plantar arbustos à distância. pelo menos 1 m de distância.
- Galhos deformados ou quebrados é melhor interromper imediatamente. O mesmo se aplica aos brotos secos, que só engrossam a copa e reduzem a imunidade da planta.
- No outono, folhas caídas são necessárias coletar e queimarpara prevenir a propagação de esporos de ferrugem.
- Em média, 2-3 vezes por temporada, é necessário realizar afrouxando o solo no círculo da raiz... Também é recomendável remover regularmente ervas daninhas da área com groselhas.
- Durante os períodos de primavera e outono, deve-se tomar cuidado sobre cavar o círculo raiz. A profundidade não deve ser inferior a 5-7 cm para saturar a terra com oxigênio e prevenir o desenvolvimento de ferrugem.
- Antes que os botões comecem a inchar nos galhos, despeje água fervente sobre os arbustos. O procedimento visa eliminar o fungo nos estágios iniciais.
- As plantações desatualizadas ou de baixo rendimento devem ser substitua por novos slots com maior imunidade às influências ambientais.
- No processo de alimentação, a preferência também deve ser dada fertilizantes de nitrogênio. Antes de usar, você deve estudar cuidadosamente as instruções.
Além disso, os jardineiros recomendam fertilizar as groselhas com compostos de fósforo e potássio. Esse cuidado aumentará a resistência do arbusto à geada.
O comentário foi enviado com sucesso.