Tudo sobre o oídio em passas de Corinto
Junto com a antracnose e o mosaico, o oídio é uma das doenças mais comuns da groselha. A doença é perigosa, capaz de destruir 80% das plantações de groselha preta em 1 ano. Mesmo jardineiros experientes devem saber tudo sobre o oídio em groselhas, a fim de proteger as plantas e colheitas.
descrição geral
O oídio pode aparecer em qualquer tipo de groselha: preta, vermelha, dourada, branca. Embora seja especialmente perigoso para o preto. A doença se parece com farinha, cinza ou geada. Manchas esbranquiçadas aparecem primeiro nas folhas e brotos, depois nos pecíolos e frutos. No início da doença, a placa é muito clara, à medida que se desenvolve, vai ficando cada vez mais "gorda": transforma-se numa crosta acinzentada acastanhada densa. As folhas com essas manchas secam, enrolam-se em um tubo e caem, os frutos ficam cinzentos e apodrecem.
As causas do oídio são fungos parasitas do gênero dos verdadeiros fungos do oídio. Esta é uma família inteira, na qual existem 700 espécies de fungos, e todos eles infectam as partes externas das plantas com flores. A flor branca característica nas folhas, pecíolos ou flores afetadas é o micélio, o corpo do fungo. Com a ajuda de dispositivos especiais, o cogumelo é fixado no tecido da planta - este é seu único alimento. Os esporos de fungos maduros são gotículas transparentes semelhantes ao orvalho. O período de incubação é de 3-10 dias. Os cogumelos adoram o calor, desenvolvem-se mais rapidamente a temperaturas de + 18 ... 25 ° C, preferem humidade elevada. Os esporos são transportados principalmente pelo vento, despertam em abril-maio, mas se manifestam assim que esquenta.
Os sinais de que uma planta está doente podem ser detectados rapidamente examinando-se regularmente a parte inferior dos arbustos, ovários e folhas jovens. As primeiras manchas esbranquiçadas com gotículas transparentes serão notadas onde estiver úmido, escuro ou se os brotos forem jovens e não puderem resistir bem às doenças.
Como os arbustos podem ser processados?
Os arbustos já afetados devem ser borrifados com antifúngicos (fungicidas). Todas as partes afetadas da planta devem ser removidas e queimadas. As drogas podem ser de dois tipos: químicas e biológicas. Produtos químicos são toxinas e os biofungicidas podem remover semelhantes. Eles contêm culturas de bactérias ou parasitas que são seguros para a planta, mas infectam o patógeno do oídio. O mais famoso representante desta categoria de drogas - "Fitosporin", contém uma cultura de Bacillus subtilis, ou bacilo do feno, bactéria do solo, totalmente segura para os humanos.
Os produtos químicos têm uma composição muito diferente. A droga "Hom" é o oxicloreto de cobre, combina bem com outros fungicidas e tem uma ampla gama de efeitos antibacterianos e antifúngicos, combate a requeima, antracnose e outras doenças. E o "Topázio" (ingrediente ativo - penconazol) foi desenvolvido especificamente para combater o oídio, mas em diferentes culturas. Qual droga combater é escolhida de acordo com as circunstâncias e possibilidades.
Os biofungicidas são mais seguros, podem ser usados durante o amadurecimento dos bagos, mas têm curta duração de ação, são rapidamente lavados durante as chuvas. Os tratamentos devem ser realizados com mais freqüência do que por meios químicos. Às vezes, apenas os tratamentos combinados ajudam a eliminar o oídio.
Produtos químicos
A escolha de medicamentos no mercado moderno é extensa, não é fácil escolher o melhor remédio.
- "Topázio". É um fungicida sistêmico.Drogas sistêmicas agem até mesmo nas partes da praga que elas não entram em contato (ao contrário das que entram em contato). E ele também é altamente seletivo, isto é, extremamente seletivo. Atua pontualmente, em um patógeno específico. Projetado para o tratamento de uma grande variedade de culturas de jardim afetadas pelo oídio. Funciona mesmo em condições favoráveis ao desenvolvimento do oídio (calor). O número de tratamentos por temporada é de 2 a 3 vezes.
- "Tiovit Jet" - fungicida e acaricida de contato (atua contra carrapatos). A substância ativa é o enxofre. O número de tratamentos de groselha é de 1 a 3.
- Topsin-M. A substância ativa é o pesticida de contato sistêmico tiofanato-metila. A ação é universal. Eficaz contra o oídio e dezenas de outras doenças bacterianas e fúngicas populares, também tem efeitos acaricidas e inseticidas. Não mais do que 2 tratamentos em 1 temporada.
- Greenbelt "Previsão" - entre em contato com o fungicida contra oídio, ferrugem, crosta. O ingrediente ativo é o pesticida propiconazol. Durante a temporada, as passas de Corinto precisam ser processadas 2 a 3 vezes, com um intervalo de pelo menos 2 semanas.
- "Velocidade" - fungicida sistêmico de contato com base em difenoconazol. Ele atua contra dezenas de doenças, funciona durante a chuva e o vento, estimula a imunidade e o crescimento das plantas, as sementes costumam ser tratadas com o medicamento. 2 horas após a pulverização, ele penetra nos tecidos vegetais e bloqueia o crescimento de patógenos. O número de tratamentos por estação não é superior a 4. Bom para combater o oídio até a fase de esporulação.
- Fundazol. Contate fungicida sistêmico. O ingrediente ativo é o benomyl, que atua no sistema reprodutivo dos fungos. E também suprime a reprodução de ácaros. Bastante tóxico, pertence à classe de perigo 2 (a maioria dos já mencionados - a 3). O número de tratamentos é 3 vezes.
- "Metronidazol" ou "Trichopol". A droga é destinada a humanos, mas suprime com sucesso a atividade das bactérias no jardim. Os comprimidos são dissolvidos em água (2 comprimidos por 1 l), as plantas afetadas são pulverizadas. Segundo as avaliações, o remédio é eficaz no tratamento dos sinais iniciais da doença. Não são realizados mais de 4 tratamentos por temporada. Importante: o método não é descrito na literatura científica.
- Previkur. Fungicida sistêmico para combater a podridão da raiz, oídio (oídio), a requeima e várias outras doenças causadas por oomicetos. Composição: carbamidas e organofosforados. Permitido até 5 tratamentos por temporada.
Para aumentar a eficácia dos medicamentos, você pode usar "Rapsolan" à base de óleo de colza. É compatível com a maioria dos fertilizantes e pesticidas, exceto os fortemente ácidos, fortemente alcalinos e à base de cobre, enxofre e boro. Esta solução ecológica melhora a qualidade da pulverização, especialmente se as plantas estiverem empoeiradas, sujas, densas e protegem de insetos - como resultado, são necessários menos tratamentos por temporada.
Todos os fungicidas são usados estritamente não mais do que um certo número de vezes por temporada, intermitentemente, não durante a frutificação. É aconselhável não se deixar levar por um único remédio, os patógenos desenvolvem um hábito. Com o uso regular de um medicamento, a resistência do fungo pode aumentar 10 vezes.
E você também deve selecionar cuidadosamente um fungicida. "Fundazol" não ajuda contra o míldio, "Previkur" destina-se a combater o oomicetos (parecem fungos, mas não pertencem ao reino dos fungos).
Preparações biológicas
A droga mais popular nesse grupo é a Fitosporina-M. Sua composição é uma cultura de bactérias Bacillus subtilis + humato de potássio e oligoelementos. Não é apenas um fungicida, mas também um imunomodulador, estimulante, que aumenta a capacidade protetora das plantas. Pode ser usado em qualquer fase do desenvolvimento da cultura, desde a semente até a frutificação. Combina com produtos químicos. Existem muitas outras preparações baseadas na bactéria Bacillus subtilis: "Fitodoc", "Baktofit", "Alirin-B" (comprimidos para dissolver em água).
Se você quiser evitar pulverizações desnecessárias, "Glyokladin" é o suficiente. O ingrediente ativo é o fungo Trichoderma harzianum.Comprimidos de fertilizantes. Eles são adicionados ao solo, curam a microflora do solo, desinfetam e protegem contra bactérias patogênicas.
Maneiras populares de lutar
Muitos produtos e fertilizantes comuns têm um efeito anti-séptico. Os defensores dos métodos totalmente naturais podem usar meios diferentes.
- Soda ash. O refrigerante desinfeta, limpa perfeitamente as áreas afetadas do fungo, é seguro para a planta. Receita: 10 litros de água, 10 g de sabonete líquido, 50 g de refrigerante. Pulverize antes e depois da floração, evitando o período de floração aberta. Pode levar bicarbonato de sódio, é mais macio, por isso é permitido o uso de 50-70 g na mesma receita.
- Mostarda. Dissolva 50-70 gramas em um balde de água, pulverize. O pó de mostarda de tabaco está disponível comercialmente na forma de uma mistura pronta. Serão necessários 6-8 tratamentos.
- Soro de leite ou kefir. As bactérias do ácido láctico resistem aos patógenos do oídio. O produto lácteo é diluído em água fria na proporção de 1 para 10.
- Tansy. O círculo próximo ao tronco é pulverizado com uma decocção de tansy (30 g de matéria-prima seca por 10 litros de água, ferva por 2 horas). O procedimento é realizado na primavera.
- Sulfato de cobre (sulfato de cobre) - um remédio popular para o tratamento de plantas, desde pragas até a dissolução de botões, uma fonte de cobre, que seca, queima se usado incorretamente. Faz parte da famosa mistura bordalesa (sulfato de cobre + cal). Para o tratamento preventivo de 10 litros de água, serão necessários 50-100 g do medicamento, para o tratamento médico, 300 g são diluídos em 10 litros de água.
- Iodo, permanganato de potássio - anti-sépticos, eficazes nas fases iniciais. Opções de solução: 10 litros de líquido bordalês + 3 g de permanganato de potássio; 10 litros de água + 50 g de nitrato de potássio + 3 g de permanganato de potássio; 10 litros de água + 1 ml de iodo. A pulverização é repetida a cada 3 dias. Certifique-se de coordenar com o cronograma de fertilização para evitar a sobrealimentação.
- O ácido bórico é um bom anti-séptico. É também uma fonte de boro, especialmente benéfico durante a floração, a formação dos ovários e o crescimento dos frutos. 1-2 gramas são diluídos em 10 litros de água quente, resfriados e pulverizados. A ferramenta é útil e pode ser usada quando não é mais possível usar fungicidas, mas não luta diretamente com o fungo. E também é inaceitável exagerar nos fertilizantes. É melhor usado em plantas que realmente carecem de boro (folhas pequenas e retorcidas com manchas de clorose, crescimento lento dos brotos apicais, floração fraca e formação de pega).
- A cinza não é apenas um fertilizante valioso, também é utilizado como meio de proteção contra doenças e pragas. Em uma pequena quantidade de água fervente, 300 g de cinzas são diluídas, resfriadas, filtradas e diluídas com água até 20 litros. Pulverize 2-3 vezes com um intervalo de 10 dias. Se a doença acabou de aparecer, a planta pode economizar até mesmo uma simples limpeza das áreas afetadas.
Uma combinação de drogas permitirá que você derrote completamente o oídio. Os remédios populares podem tratar com sucesso pequenas lesões, mas você deve se concentrar na condição de suas plantas.
Dicas de processamento
Os tratamentos mais importantes realizam-se na primavera, sem esperar que o oídio se manifeste.
- A escaldar com água a ferver. Realizado antes que a neve derreta. As pontas dos galhos são rapidamente mergulhadas em água fervente. Requer habilidade.
- Pulverizar ramos com sulfato de cobre (com base em 1 litro de água 1 grama). Continue até os rins incharem.
- Pulverização com enxofre coloidal durante o crescimento (3-4 gramas por 1 litro de água).
A substituição primaveril da camada superficial do solo por húmus fresco é muito útil. Na primavera, pode-se realizar o tratamento com qualquer fungicida. No verão, é melhor tratar com Fitosporina e usar fungicidas apenas como último recurso e no máximo 4 semanas antes da colheita. Groselha - uma planta precoce, já em julho dá frutos. Durante a frutificação, pode-se fazer uma solução com base nos meios usuais: 1 litro de água + 1 colher de sopa. eu. bicarbonato de sódio + 20 gotas de verde brilhante + 10 gotas de iodo + permanganato de potássio na ponta de uma faca, mexa, dilua em 5 litros de água e pulverize.
Todos os tratamentos são realizados à noite, em dias secos e calmos. Somente folhagem seca pode ser pulverizada. Monitore cuidadosamente a compatibilidade dos medicamentos para evitar a fitotoxicidade - informações detalhadas sobre a compatibilidade estão sempre na embalagem do medicamento. E também nuances no processamento são possíveis. Alguns medicamentos (“Tiovit Jet”) possuem fase gasosa, ou seja, atuam até mesmo nos locais onde o borrifador não alcançou, outros requerem processamento cuidadoso de ambos os lados da folhagem, pecíolos e ovários.
Medidas de prevenção
É melhor fornecer proteção aos arbustos de groselha antes das manifestações visíveis do oídio. O agente causador da doença resiste a geadas e calor muito fortes, hiberna no solo, folhas caídas. Portanto, a primeira medida preventiva é uma limpeza completa no outono. Todas as folhas caídas são queimadas, o solo é coberto apenas com serragem fresca. Atenção especial deve ser dada aos arbustos de groselha se o verão for úmido e quente.
A doença pode ser provocada por:
- ervas daninhas sob as plantas;
- excedendo as normas de fertilizantes de nitrogênio;
- colocação de pousos a sotavento;
- livre acesso aos ventos de áreas vizinhas contaminadas;
- curativo foliar, o fungo adora pulverizar.
Se em uma determinada área as plantas sofrem regularmente de oídio, o problema pode ser a falta de cálcio e silício no solo. A deficiência desses macronutrientes fragiliza as paredes celulares, facilitando a penetração dos fungos. Se as passas de Corinto forem muitas vezes e muito doentes, é melhor recusar dos curativos nitrogenados de primavera, em vez deles acrescentar um complexo mineral com potássio e magnésio.
Variedades resistentes
Não existem variedades de groselha totalmente resistentes ao oídio. Mas a seleção nesta direção está em andamento. Existem culturas que não são tão suscetíveis a doenças quanto outras. As variedades russas "Temptation" e "Kipiana" foram especialmente criadas para obter uma imunidade de alta complexidade: não "queimam" com oídio, ferrugem e o ácaro do rim não as incomoda muito.
Entre os russos, Binar, Selechenskaya-2, Ilya Muromets são tão bons. O já conhecido "Titânia" suíço está fora de competição, embora alguns jardineiros não o considerem o mais delicioso. As colheitas de groselha bielorrussa "Memória de Vavilov", "Ceres", "Katyusha", "Klussonovskaya", "Kupalinka" têm imunidade excelente. É melhor selecionar variedades zoneadas, cultivadas em condições climáticas semelhantes. Em "estranhos", todos os indicadores da planta mudam para pior.
Medidas abrangentes tomadas com antecedência - e um encontro com o oídio em groselha podem nem mesmo ocorrer. Tratamentos preventivos, saúde geral do local, inspeção de novo material de plantio e compras de viveiros confiáveis ajudarão.
O comentário foi enviado com sucesso.