Descrição das doenças e pragas da groselha preta
As plantas cultivadas são freqüentemente atacadas por insetos parasitas e doenças. A groselha preta não é exceção aqui. Neste artigo, iremos fornecer descrições das doenças e pragas mais comuns da groselha preta, bem como falar sobre os métodos de lidar com elas.
Revisão e tratamento de doenças
Fúngica
As doenças fúngicas freqüentemente afetam a groselha preta. O mais comum entre eles é uma doença como a antracnose. Via de regra, torna-se ativo no final da primavera ou início do verão, e seu pico ocorre em junho, no período de amadurecimento dos frutos.
A antracnose apresenta os seguintes sintomas: manchas vermelhas se formam nas folhas, que têm uma borda preta e com o tempo aumentam ativamente de tamanho, tubérculos escuros também aparecem nelas, a folhagem começa a enrolar e secar e úlceras marrons aparecem nos brotos do arbusto. Ao mesmo tempo, notamos que na groselha preta, as folhas doentes não se desintegram, mas continuam penduradas no arbusto. É necessário tratar esta doença assim que detectados os primeiros sinais, caso contrário, existe um risco elevado de infecção de plantas sãs. Os arbustos podem ser tratados com agentes fungicidas como Previkur e Fundazol.
Para prevenção, recomenda-se o uso de produtos preparados de acordo com as receitas populares.
O orvalho americano também costuma infectar arbustos de groselha, o que ocorre na maioria das vezes com chuvas fortes. Esta doença pode ser determinada pelos seguintes sinais: forma-se flor branca em partes da planta e, com o tempo, cresce e precipita os frutos, as folhas da planta subsequentemente dobram-se e caem, e a placa torna-se escura e mais densa. Para o tratamento da doença, recomenda-se o uso de medicamentos como Fitosporina e Fundazol... Para prevenção, você pode usar cinzas de madeira. Observe que em casos negligenciados é inútil salvar a planta, será melhor arrancá-la para que a doença não se espalhe para arbustos saudáveis.
Outra doença fúngica comum é é septoria ou mancha branca. É capaz de reduzir significativamente a quantidade de colheita. A princípio, a doença atinge a folhagem do arbusto, começam a aparecer manchas marrons arredondadas, que posteriormente ficam brancas e se fundem. A folha eventualmente seca e cai, e a doença, se nenhuma medida de controle for tomada contra ela, muda para o caule e os frutos. Para tratar essa doença, é necessário livrar-se das partes doentes da planta e, em seguida, borrifá-la com uma mistura de bordeaux a um por cento ou uma preparação fungicida.
Freqüentemente, groselhas pretas são afetadas e ferrugem, por isso, na maioria das vezes, o arbusto começa a perder folhas no meio do verão. Existem duas variedades desta doença - ferrugem cálice, que causa manchas avermelhadas na folhagem, e colunar. Os principais sintomas desta última são a formação de crescimentos na lâmina foliar, bem como a alteração da sua cor. Essas doenças são tratadas da mesma forma, mas o combate contra elas fará sentido apenas nos estágios iniciais, caso contrário, a planta terá que ser eliminada. É melhor usar "HOM" ou mistura de Bordeaux para tratar a ferrugem do arbusto.
A dessecação do nectrio é outra doença fúngica. Apresenta os seguintes sintomas: formação de pontos avermelhados nos galhos do arbusto, que se transformam em tubérculos e escurecem. Além disso, os ramos da groselha secam e morrem. Esta doença é de difícil tratamento e, portanto, a melhor forma de combatê-la é a prevenção. Para interromper o seu desenvolvimento, pode-se usar uma mistura bordalesa, bem como eliminar os ramos doentes, cobrindo os locais cortados com grama de jardim.
Viral
As doenças virais ocorrem na groselha negra com a mesma frequência que as fúngicas. Entre eles, o primeiro lugar é ocupado por mosaico listrado, o que muda a cor das folhas: elas ficam amarelas. No início, as manchas se formam apenas ao lado das nervuras, mas com o tempo cobrem toda a folha como um todo. Se um ornamento com padrão amarelo for observado na lâmina da folha, isso indica que será inútil para combater a doença. Nesse caso, o arbusto deve ser removido por queima e, em seguida, o solo deve ser tratado com Fitosporina.
Terry É outra doença viral comum da groselha preta. Não é difícil perceber: com uma doença, as folhas começam a deformar-se, tornam-se anormalmente compridas e grossas, e sua cor torna-se escura. Além disso, o aroma que é característico desta planta desaparece, os seus cachos de flores esticam-se, formam-se rebentos curtos e os ramos deformam-se. Não há cura para esta doença. Se os sintomas acima forem encontrados, é recomendável arrancar e queimar o arbusto, e tratar plantações saudáveis com produtos que contenham boro ou manganês.
Ao mesmo tempo, constatamos que os principais portadores desta doença são os insetos nocivos e, portanto, para evitar o aparecimento de felinos, é necessário, antes de mais nada, eliminar os parasitas.
Bacteriana
A bacteriose da groselha preta é causada por bactérias que penetram no arbusto através das feridas ou estômatos da folhagem. Via de regra, são as manchas bacterianas que afetam esse arbusto. A doença começa a se manifestar durante um período de altas temperaturas e umidade. Neste caso, manifesta-se da seguinte forma: formam-se manchas na folhagem, que posteriormente escurecem. As próprias folhas eventualmente mudam de cor, começam a morrer e cair.
É possível interromper o desenvolvimento da doença apenas em seus primeiros estágios. Isso pode ser feito usando ferramentas como Mistura bordalesa, sulfato de cobre e "HOM". Se o caso for negligenciado, os arbustos são removidos do local por meio da queima.
Não infeccioso
Via de regra, as doenças não infecciosas surgem do cuidado impróprio com a groselha preta.
Então, as groselhas são freqüentemente golpeadas necrose marginal, que é causado por um excesso de cloro no solo. É muito simples definir esta doença: a folhagem da groselha começa a ficar coberta de manchas acinzentadas ao longo da orla, depois seca e cai. Sintomas semelhantes podem ser observados com a falta de potássio. No entanto, no segundo caso, não há uma diferença tão forte entre as partes saudáveis e afetadas da lâmina foliar. Para tratar essa doença, você precisa alimentar a plantação com a ajuda de nitrato de amônio, além de eliminar brotos doentes.
Freqüentemente, há um problema como murchando groselha preta. Se, ao mesmo tempo, não houver outros sintomas, o arbusto simplesmente não tem água suficiente. Lidar com este problema não é difícil: você precisa estabelecer um regime de irrigação.
No entanto, tenha em atenção que não vale a pena humedecer o solo em demasia, caso contrário corre-se o risco de apodrecimento das raízes, o que pode levar à morte do arbusto.
Se a folhagem do arbusto mudar de cor, isso também pode ser um sintoma de uma doença não infecciosa. Via de regra, a causa de tais problemas é deficiência de ferro, em que a folhagem fica completamente amarela, ou falta de magnésio, quando tudo, exceto as nervuras, fica amarelo. No primeiro caso, a planta deve ser fertilizada com uma composição de ferro quelado e, no segundo, com sulfato de potássio.
Pragas e a luta contra elas
Os insetos nocivos causam danos consideráveis aos arbustos de groselha preta. Em primeiro lugar, alimentam-se de sumos de plantas, o que afecta significativamente o seu estado, e não da melhor forma, e a sua imunidade diminui, o que torna o mato incapaz de resistir às doenças. Além disso, os parasitas são os principais transmissores de doenças, o que também não beneficia a planta.
Na maioria das vezes precipita o arbusto de groselha Gall midge é um inseto parecido com um mosquito. Esse parasita põe ovos sob a casca da planta, nas rachaduras do caule e nas folhas fechadas. Não é difícil entender que o arbusto foi atingido por este inseto: inchaços vermelhos se formam em sua folhagem. Você pode combater a praga com a ajuda da mistura de Bordeaux, Fitoverma, bem como eliminando as áreas afetadas do mato.
Outra praga comum de arbustos é este é um fogo de borboleta, que tem uma cor serosa normal. Por si mesmas, essas borboletas não fazem mal, mas suas lagartas, que se distinguem por uma cor verde brilhante, causam grandes danos às groselhas. Para interromper os ataques desses parasitas, recomenda-se cavar o solo no outono e na primavera, além de usar agentes como Actélico e Lepidocida.
Ácaro do rim - outro parasita que ataca a groselha preta. É um parasita grave que pode destruir uma colheita inteira. Não é difícil entender que ele atacou a planta: os botões do arbusto ficam inchados e ganham forma arredondada. Esses botões devem ser queimados junto com os brotos. Além do mais, recomenda-se pulverizar a planta com preparações que contenham enxofre, por exemplo, "Kinmiks" e "Neoron".
Traça do rim Também é um parasita comum. São as larvas desse inseto que são prejudiciais, pois, quando eclodem, causam enormes danos aos ovários da planta. Você pode se livrar deles com a ajuda de tratamentos como Actélico e Karbofos.
O pulgão do caule é outro parasita. Via de regra, é ativamente protegido pelas formigas, uma vez que se alimentam de sucos de pulgões, que secreta no processo de alimentação. Por isso, para eliminar os pulgões, também é necessário destruir os formigueiros. Contra o próprio pulgão, remédios como Karbofos, Actellic e Nitrafen. Além disso, podem ser plantadas plantas perto do arbusto que espantam o parasita com o seu aroma específico, nomeadamente mostarda, alho, cebola ou coentro. Durante a frutificação, recomenda-se recorrer a preparações biológicas - entre eles "Aktofit" é especialmente distinto.
Para salvar a planta, você precisa lutar com berry sawfly, cujas larvas se alimentam da polpa das bagas. Posteriormente, os frutos amadurecem mais cedo do que o necessário, mas é simplesmente impossível comê-los. Essas bagas precisam ser colhidas para evitar que os parasitas se espalhem e mudem para outra planta. Os frutos precisam ser fervidos para eliminar as larvas. No entanto, a luta não termina nesta fase: muitas larvas se escondem no solo, onde amadurecem e continuam a atacar o arbusto.
Para se livrar do parasita, é necessário cavar regularmente o solo e também borrifar o arbusto com inseticidas antes que ele comece a florescer.
Medidas de prevenção
Medidas preventivas podem ajudar a dotar a planta de proteção adequada contra parasitas e doenças, bem como identificar a presença de problemas nos estágios iniciais de seu desenvolvimento.
Portanto, em primeiro lugar, as plantas devem ser inspecionadas regularmente quanto à presença de lesões ou pragas.
Para o plantio, é recomendado o uso de um material de plantio confiável. Não deve estar danificado. Neste caso, é melhor dar preferência a variedades resistentes que são resistentes ao gelo e com forte imunidade.
Vale ressaltar a necessidade de colher a folhagem e queimá-la após a colheita. Esporos de fungos nocivos, parasitas e suas larvas costumam se esconder na folhagem velha. Lá, eles suportam facilmente o inverno e tornam-se mais ativos para a próxima estação, quando fica quente.
A planta também precisa oferecer atendimento de qualidade. Inclui tratamentos preventivos regulares com remédios especiais e populares, a introdução de fertilizantes necessários para o arbusto, bem como a adesão ao regime de irrigação. Também vale a pena mencionar a necessidade de podar os ramos do arbusto.
Não se esqueça de desinfecção de ferramentas de jardim - é com a sua ajuda que as doenças são frequentemente transferidas das plantas doentes para as saudáveis.
Você não deve negligenciar a eliminação de ervas daninhas do local - elas geralmente são um refúgio para insetos nocivos, que eventualmente se mudam para plantações culturais.
Variedades resistentes
O plantio de variedades resistentes de groselha evita a maioria dos problemas. Esses arbustos, via de regra, resistem aos ataques de muitos parasitas e de muitas doenças. Assim, as seguintes variedades resistentes desta planta são distinguidas: Querida, Rita, Pigmeu, Preguiçoso, Centauro, Vênus, Faraó, Titânia, Tizel, Tesouro e Pérola Negra.
O comentário foi enviado com sucesso.