Tudo sobre groselha branca
A groselha branca é uma baga saudável e saborosa. Os frutos da planta são amplamente utilizados na culinária, agregam sofisticação e exclusividade aos pratos. As bagas são ricas em vitaminas, açúcares, ácidos orgânicos, pectinas. Eles têm muito pouco ácido ascórbico, mas muito potássio e ferro, que fortalecem o sistema cardiovascular, melhoram a circulação sanguínea.
As groselhas podem ser dadas às crianças, visto que as bagas são incolores, portanto, não são alérgicas. Além dos frutos silvestres, são utilizadas folhas verdes do arbusto. Eles são adicionados ao salgar vegetais, os chás são preparados com folhas frescas e secas.
Descrição
A groselha branca é um grupo único de variedades de groselha vermelha. Esta é uma variedade criada artificialmente que pertence à família Gooseberry. Este arbusto perene com folhas verdes esculpidas em forma de três placas e um poderoso sistema radicular, dependendo das condições, pode crescer até 2,5 m de altura e largura.
A floração ocorre em maio. Flores pequenas com pétalas amarelo-claras ou esverdeadas, reunidas em borlas. As bagas amadurecem de junho a julho. São de cor branca transparente com tonalidade amarela ou creme quase imperceptível, de formato redondo, com diâmetro de 5 a 10 mm, agrupados em cachos. Depois de amadurecer, os frutos podem ficar pendurados no arbusto por muito tempo sem se desintegrar. As bagas brancas não são tão tenras como as pretas, por isso permanecem mais tempo no mato, até à primeira geada.
Os arbustos com cachos brancos maduros ficam muito bem no jardim. Os bagos estão em perfeita harmonia com a folhagem verde. A planta dá frutos a cada temporada... Você pode colher um alto rendimento plantando apenas alguns arbustos. A groselha branca tem um sabor agridoce maravilhoso. A fruta firme e suculenta geralmente é colhida no verão.
Cachos inteiros de frutas podem ser usados imediatamente ou mantidos frescos na geladeira ou congelados.
Variedades
Nem um único canteiro está completo sem groselhas, principalmente bagas pretas e vermelhas. As groselhas brancas são menos comuns do que as pretas ou vermelhas, então não existem tantas variedades, mas há uma escolha.
- Uralsky – é considerada a melhor variedade de groselha branca. A variedade foi muito apreciada pelos provadores. É resistente a doenças e geadas, além de dar uma boa colheita. Groselha com excelente sabor, contém poucas sementes no interior. Esta variedade possui uma composição rica em vitaminas, o que a torna um produto alimentar saudável.
- "Fada Branca" - refere-se às primeiras variedades de groselha branca. É muito apreciado pelo seu baixo teor calórico, frutas deliciosas e despretensioso. As bagas de diamante são armazenadas por muito tempo e toleram bem o transporte a longo prazo.
- Grau de "sobremesa" É uma baga grande e suculenta, de cor amarela cremosa. Ele se enraíza bem em toda a Rússia, é resistente à geada e não é suscetível a doenças fúngicas.
- "Bayana" - a variedade surgiu como resultado do cruzamento de duas variedades: "Rote shpetlese" e "Red Lake". É uma variedade tardia, cujos frutos crescem até três gramas de peso, contêm grande quantidade de pectinas. Os cachos com bagas são longos, densos, pendentes.
- "Belyana" - uma variedade famosa. Os bagos são de tamanho médio, todos amadurecem ao mesmo tempo. Têm uma casca fina, portanto não são armazenadas por muito tempo, a variedade é excelente para consumo in natura e em branco. O arbusto não é exigente quanto à composição do solo, ele cresce tanto à sombra quanto ao sol.
- "Smolyaninovskaya" - cresce bem nas regiões centrais. O arbusto se desenvolve rapidamente, mas é propenso a engrossar, definitivamente precisa ser podado. Começa a dar frutos cedo.Os frutos brancos redondos transparentes têm um sabor doce e azedo refrescante.
- "Branco de Versalhes" - esta antiga variedade de groselha branca é originária da França. Forma ovários precocemente, mas é sensível ao frio. Os bagos são de cor creme claro, transparentes. Sabor azedo, mas muito suculento.
- "Creme" - rendimento muito alto. As frutas são grandes e de cor cremosa. O arbusto é resistente a doenças.
A escolha da variedade depende das condições climáticas e das preferências do jardineiro.
Características de pouso
Os arbustos de groselha branca podem ser cultivados em todas as regiões. Eles frutificam facilmente em qualquer clima e em qualquer área. A planta é muito despretensioso, dá frutos independentemente do calor ou da chuva. O principal no cultivo é escolher e plantar as mudas certas.
Hora de embarcar
A melhor época para o plantio no solo é o outono: em setembro ou início de outubro. Os arbustos que crescem em um recipiente são plantados no outono e na primavera. É necessário transplantar as groselhas para um novo lugar no final do outono ou início da primavera. Os arbustos velhos não toleram bem o transplante, por isso é melhor não tocar neles. Os arbustos jovens criarão raízes perfeitamente em um novo lugar, eles podem ser transplantados.
Primeiro, você precisa preparar a área onde o arbusto vai crescer, cavar o solo, aplicar os fertilizantes necessários. Desenterre um arbusto removendo galhos velhos e secos e quebrados. Transfira as groselhas com um pedaço de terra para um novo buraco, cave, regue em abundância.
Seleção de mudas
A muda é escolhida com um sistema radicular bem desenvolvido. Deve ter até 5 raízes de árvores de até 25 centímetros de comprimento. As raízes devem estar vivas, não secas.
Área de pouso
Um local bem iluminado é escolhido para o plantio. O arbusto deve receber muito calor e luz, então os frutos serão doces. A planta deve ser protegida do vento... Portanto, o arbusto é frequentemente plantado ao longo da cerca ou próximo às paredes da casa. Nem toda planta pode tolerar estar adjacente a outras plantações. Alguns estão lutando por comida, enquanto outros têm pragas e doenças comuns. Ao plantar groselha em terreno aberto, é necessário levar em consideração a compatibilidade dos diferentes tipos de plantas com a groselha.
É melhor não plantar arbustos com grandes árvores frutíferas. Eles têm um sistema radicular desenvolvido e pode não haver água suficiente para as groselhas; além disso, as groselhas não gostam de sombra, mas a grande copa das árvores a cria.
As groselhas podem ser plantadas com calêndula, cebola, alho, morango, madressilva, avelã. Algumas dessas plantas exalam odores fortes e repelem pragas.
Preparação do solo
Com antecedência, alguns dias antes do plantio, é preciso desenterrar a área, tirar o mato, adicionar composto ou húmus. O solo é preferencialmente fértil, úmido, ligeiramente ácido ou neutro. Se o solo for ácido, deve-se adicionar cal. Certifique-se de adicionar fertilizantes, superfosfato ou cinza de madeira, misture bem.
Esquema de pouso
Um buraco para a groselha branca precisa ser cavado de 35 a 45 centímetros de profundidade. Ao plantar, endireite o sistema radicular removendo as raízes podres ou secas. Plante as mudas a uma distância de pelo menos um metro uma da outra, em um ângulo de 45 graus e 40 centímetros de profundidade. Encha o buraco com terra, sem deixar vazios, compacte o solo, regue com um pouco de água. Quando a água for absorvida, cubra com terra por cima.
Cuidado
Todas as plantas precisam de cuidados, a groselha branca não é exceção.
Rega
As groselhas brancas adoram umidade, mas a estagnação da água no solo é inaceitável. Ao regar, o solo não precisa ser muito inundado com água. É necessário regar os arbustos a partir de junho, várias vezes por semana. Uma boa hora para regar é de manhã e à noite. Se o arbusto não tiver umidade suficiente, os frutos serão pequenos e sem gosto. Um balde de 10 litros é suficiente para um arbusto. É melhor regar em buracos especialmente cavados perto do sistema radicular. Esta será uma rega eficaz da planta, especialmente durante a estação de crescimento.
Para evitar a formação de uma crosta, a terra é solta uma vez a cada 2-3 semanas.
Top curativo
A cobertura de arbustos de bagas pode ser realizada na primavera ou no outono, quando a safra é colhida. Compostos de nitrogênio ou outros fertilizantes são aplicados em solo úmido. Uma planta bem alimentada garante uma boa colheita de frutos silvestres. O afrouxamento do solo é realizado entre os arbustos a uma profundidade de 6 a 8 centímetros. Os arbustos são tratados com sulfato de cobre ou líquido bordalês. O processamento é realizado na primavera e no outono. É necessário cuidar dos arbustos de groselha ao longo do ano. O cuidado do plantio consiste em seguir regras simples da tecnologia agrícola.
Poda
É melhor começar a cuidar dos arbustos em março. Cubra o sistema radicular para reter a umidade no solo. Em abril, as mudas são higienizadas. Corte galhos e brotos congelados, doentes e quebrados.
Se você não cortar o arbusto, ele crescerá mal.... Como a planta gasta muita energia no desenvolvimento do sistema radicular, e não há mais força nos brotos aéreos, os brotos não se desenvolvem totalmente. Os arbustos são malformados e produzem baixos rendimentos.
Preparando-se para o inverno
Para os arbustos de groselha branca passarem o inverno com segurança e darem uma boa colheita no próximo verão, eles devem estar preparados para o frio... Depois que as folhas caem e o suco para de se mover, os arbustos são cortados. Remova os galhos estragados, secos e velhos que não dão frutos. A poda deve ser realizada na própria base do solo. Após o corte, é imperativo tratar os locais de corte com grama de jardim para proteger contra doenças e pragas. Deixe quantos brotos forem necessários para o próximo ano. Cobertura do solo nos troncos do arbusto. Turfa, composto ou húmus podem ser usados como cobertura morta.
Os galhos são dobrados ao chão, reforçados e cobertos. O momento e os métodos de preparação das groselhas para o inverno são determinados pelo clima e pelas condições meteorológicas da região onde está localizada a área onde o arbusto cresce. Como o clima do nosso grande país é diverso, os métodos e as épocas de preparação para o inverno são diferentes. Se o inverno for frio, os arbustos de groselha descobertos podem congelar. Então, haverá menos botões e ovários - o que leva a uma diminuição na produção. Em regiões mais frias, a planta deve ser cuidadosamente coberta. Os arbustos são plantas resistentes ao frio, mas ainda é necessário proteger as groselhas do frio. Existem muitas maneiras de proteger suas plantações do frio.
Serapilheira, roupas velhas ou outros materiais naturais são adequados para cobrir galhos. Os galhos são reunidos e envolvidos em uma camada protetora, enquanto não podem ser bem puxados juntos - com um vento forte, eles podem quebrar.
Você pode comprar material moderno em lojas especializadas, por exemplo, tecidos poliméricos, eles são respiráveis, e a temperatura interna não cai muito, nem spunbond. Esses materiais podem ser usados várias vezes.
Reprodução
A reprodução da groselha é um trabalho simples e ao mesmo tempo responsável. É necessário preparar ferramentas de jardim e fertilizantes com antecedência. A groselha branca pode ser propagada de duas maneiras.
Curvas horizontais
Esta é a forma mais fácil de criar, não requer custos adicionais. Se tudo for feito corretamente, os ramos definitivamente criarão raízes. Primeiro você precisa preparar o terreno. Para isso, sob o arbusto, sem agredir as raízes, formam sulcos com cerca de 10 centímetros de profundidade. Os ramos mais saudáveis e fortes são dobrados nos sulcos. Usando grampos ou arame grosso, os galhos são fixados no solo. Os topos são comprimidos, cobertos com terra úmida.
Além disso, as dobras podem ser reforçadas por cima com uma carga, isso pressiona a planta para baixo e os galhos não escorregam do sulco. Depois de endurecerem e formarem raízes, as camadas são separadas do arbusto principal com tesouras de poda.
Estacas
O corte é um método comum para a propagação de groselhas. Desta forma, você pode obter muitas mudas em um curto espaço de tempo. As plantas são propagadas na primavera, quando os botões aparecem nos arbustos.De um arbusto saudável, principalmente dos ramos mais baixos, as estacas são cortadas de 25-30 centímetros de comprimento, com uma seção de mais de 1 centímetro.
As estacas são plantadas em solo preparado umedecido de modo que 2-3 botões permaneçam na superfície e 3-4 no solo. Depois disso, o solo é fertilizado com matéria orgânica e certifique-se de que o solo não seque. As mudas podem ser plantadas imediatamente no solo, podem ser preparadas com antecedência e plantadas posteriormente. Para reter a umidade, eles são mergulhados em parafina. Dessa forma, a estaca pode ser armazenada por muito tempo em local fresco.
Doenças e pragas
A groselha branca é suscetível a várias doenças. No verão, é necessário inspecionar frequentemente a planta para detectar os sinais da doença em tempo hábil para agir. Se o tratamento não for iniciado a tempo, a planta pode morrer e a doença se espalhar para outras plantações. As doenças são divididas em fúngicas e virais.
As doenças fúngicas ocorrem no verão.
- Pequenos pontos de cor vermelha e marrom aparecem nas folhas... No meio desse local, uma tuberosidade se forma e começa a capturar toda a folha da planta. As folhas gradualmente secam e caem. Esta doença é chamada de antracnose.
- Cercosporose... Aqui existem manchas marrons com um meio claro, ao longo da borda da mancha há uma tela escura. Uma placa aparece em ambos os lados, as folhas secam e caem.
- Oídio existem dois tipos: americano e europeu. A doença afeta folhas, frutos e brotos. Ela é reconhecida por uma capa cinza, que escurece gradualmente. A doença afeta fortemente os arbustos. O fungo pode sobreviver no inverno com folhas caídas e se instalar em outras mudas na primavera. Os esporos são transportados pelo vento e por insetos.
- A ferrugem acontece:
- colunar - pequenas manchas cinzentas com orlas castanhas;
- cálice É uma colônia de pontos laranja em folhas de groselha.
- Septoria (mancha branca) - muitos pontos claros com bordas castanhas.
- Podridão cinzenta - afeta as folhas e a casca, assemelha-se a manchas marrons.
- Secagem Nectric – o aparecimento de pontos laranja nos ramos do arbusto. A doença é perigosa porque interrompe o crescimento dos brotos e causa sua morte.
As doenças fúngicas são muito insidiosas, os esporos espalham-se rapidamente e toleram o frio severo com muita persistência. Portanto, é necessário tratar imediatamente, conforme os primeiros sinais percebidos. Doenças fúngicas devem ser tratadas com líquido Bordeaux. Os arbustos de pulverização e o solo devem ser na primavera e no outono. Na primavera - quando ainda não há flores, e no outono - quando a colheita está sendo feita.
Uma doença viral - terry - se parece com folhas e inflorescências irregulares. As inflorescências secam sem formar bagas. Esta doença pode passar despercebida, os insetos podem transferir o vírus para plantações vizinhas. É difícil combater os vírus, ao primeiro sinal é melhor desenterrar e queimar o arbusto. Neste local não é aconselhável plantar groselha.
É preciso seguir todas as regras de atendimento, fazer as medidas preventivas a tempo, e assim as doenças não causarão muitos danos. O dano irreparável à groselha branca pode ser causado não apenas por doenças, mas também por pragas perigosas. Eles são portadores de muitas doenças. Para lidar com eles com sucesso, você precisa calculá-los com precisão.
Na natureza, existe um número bastante grande de insetos que infectam as plantas. Muitos deles são raros.
Considere as pragas mais famosas.
- Pulgão... Inseto pequeno, mas agressivo, amarelo ou verde, com cerca de 6 milímetros de tamanho. Existem muitos tipos, todos eles são perigosos. Os ovos postos no verão hibernam nos galhos, com a chegada dos dias quentes as larvas rastejam para fora. Eles são muito glutões, aglomeram-se de baixo para cima na folha e se alimentam da seiva da planta. Como resultado, tubérculos marrom-avermelhados aparecem, as folhas se curvam e secam. Pulgões se multiplicam rapidamente e causam grandes danos à planta. Pulgões são fáceis de detectar. Antes da floração, é necessário tratar os arbustos com produtos químicos "Aktara", "Fufanon", "Vofatox" e outros.
- Fabricante de vidro - uma pequena borboleta com asas transparentes, põe ovos em galhos quebrados e retorcidos.É difícil livrar-se disso, pois não é visível dentro dos galhos e as larvas comem o arbusto. O primeiro ano desta praga não pode ser visto. Com o tempo, você notará que as folhas ficaram pequenas e os frutos são pequenos. Como a lagarta está dentro da planta, é impossível removê-la com produtos químicos. É necessário remover galhos danificados.
- Ácaro do rim - a praga mais perigosa e comum. Parece um pequeno verme branco. Ele se instala nos rins e se multiplica instantaneamente. Em pouco tempo, pode destruir muitos arbustos de groselha. Você pode notar se prestar atenção ao rim - ele aumenta de tamanho e se torna como uma pequena cabeça de repolho. O remédio mais eficaz é escaldar os rins com água fervente.
- Ácaro-aranha - prejudica as folhas e flores da groselha. Uma teia fina é um sinal característico do aparecimento desta praga. É fácil perceber, pois o carrapato emaranha folhas, cachos, galhos com suas teias de aranha. Você pode se livrar dele de uma forma simples - é bom regar o arbusto com água. Se isso não ajudar, produtos químicos devem ser usados.
- A mariposa do rim é uma borboleta. A borboleta em si não causa danos, suas lagartas são prejudiciais, que emergem de seus casulos no momento em que os botões de groselha se abrem. As lagartas são verdes, até 1 centímetro de comprimento. Se o arbusto parece após uma queimadura de gelo, então ele foi atacado pelas lagartas de uma mariposa. Todos os arbustos devem ser pulverizados com soluções químicas antes do surgimento dos botões.
- Midge de bílis de groselha - as larvas de um pequeno mosquito que parasita folhas de groselha. Eles fazem movimentos em brotos e folhas verdes, após os quais secam e se partem. Eles também combatem essa praga com produtos químicos.
O comentário foi enviado com sucesso.