Tudo sobre groselha alpina

Contente
  1. descrição geral
  2. As melhores variedades
  3. Aterrissagem
  4. Cuidado
  5. Reprodução
  6. Doenças e pragas
  7. Aplicação em paisagismo

Quando o site parece bom e organizado, é sempre agradável estar nele. Por esta razão, muitos residentes de verão cultivam em suas terras não apenas vegetais e frutas, mas também plantas ornamentais. A groselha alpina pode ser uma dessas plantas. Este interessante arbusto é amplamente utilizado em paisagismo em muitos países.

descrição geral

A groselha alpina é uma planta muito despretensiosa. É freqüentemente encontrado na natureza, crescendo em uma ampla variedade de localidades. Pode ser visto perto do rio, na periferia da floresta, nas montanhas. A cultura cresce na Turquia, na África, em algumas regiões da Rússia, nos Cárpatos, em quase toda a Europa.

A groselha alpina é protegida por organizações de conservação da natureza. Este arbusto está há muito tempo listado no Livro Vermelho.

A cultura é caracterizada pelo crescimento lento, portanto, atinge sua forma final apenas aos 20 anos. A altura do arbusto na natureza é de cerca de 2,5 m, mas em casa raramente ultrapassa 1,5. Tendo atingido uma certa altura, o arbusto começa a crescer em largura. Os ramos são densos, muitas vezes entrelaçados e de cor castanha.

As folhas têm 3 lóbulos, brilho brilhante e cor verde escura. A pubescência está ausente. Uma característica da folhagem é que nos meses de outono ela perde a cor verde, passando a amarelo ou laranja. A partir daí, o arbusto fica ainda mais interessante, sem perder suas qualidades decorativas. O arbusto em flor é marcado pelo aparecimento de flores verdes com ligeiro tom amarelado. A groselha floresce magnificamente, lindamente por 2 semanas. O processo ocorre em maio.

A primeira colheita pode ser esperada um ano após a primeira floração da planta.

Os frutos crescerão pequenos, rosados ​​e podem ser colhidos no meio do verão. No entanto, muitos jardineiros os deixam pendurados como decoração. Além disso, o sabor é muito medíocre. Se desejar, frutas vermelhas podem ser adicionadas à geléia ou suco, mas frescas não são muito saborosas. A frutificação continuará por 6 anos, e então os velhos brotos que dão frutos precisarão ser removidos para que novos possam crescer.

Apesar da alta decoratividade e de um grande número de vantagens, as groselhas alpinas têm uma grande desvantagem: elas não resistem à seca de forma alguma. Se a região estiver muito quente e chover pouco, é melhor escolher outra cultura.

As melhores variedades

A groselha alpina é dividida em várias variedades, mas nem todas são populares. Os mais populares são 3 variedades.

  • Schmidt. Essas groselhas são muito comuns na Rússia. Resiste bem ao frio, pode crescer à sombra. A cultura tardia consegue permanecer no local por muitos anos, deliciando os proprietários. Você pode formar uma planta a seu próprio critério. Alguém faz uma bela sebe com ela e alguém contrata especialistas para criar formas exclusivas.
  • Golden "Aureum". Tal beleza pertence a mini-subespécies, já que raramente cresce acima de um metro. Ela recebeu esse nome por uma característica única: uma abundância de flores brancas e amarelas durante a floração. Olhando para o arbusto, tem-se a impressão de que é como se estivesse coberto por um véu. Deve-se notar que os frutos desta variedade não são consumidos.
  • "Pumila". Outra variedade interessante com brotos de formas inusitadas. A folhagem é perfurada, cobre abundantemente o arbusto, tornando-o muito elegante.A única desvantagem da variedade é que ela floresce pela primeira vez apenas aos 5 anos de idade.

Aterrissagem

É melhor plantar groselhas alpinas ao sol, embora alguns sombreados não sejam prejudiciais. A água subterrânea não deve passar mais do que 1,5 m para a superfície do solo.

Melhor escolher argila ou arenito. Esses solos são leves e as groselhas ficarão confortáveis ​​neles. A acidez deve ser neutra. É importante notar que o solo deve ser fértil, mas não supersaturado com fertilizantes orgânicos.

Em tais solos, a planta não adquirirá sua forma única.

O plantio de arbustos é realizado na primavera ou no outono. Na maioria das vezes ainda é outono, cerca de 21 dias antes do início do frio. Outras variedades de bagas são plantadas ao mesmo tempo. Os assentos são preparados em cerca de 7 dias. Para as groselhas alpinas, uma abundância de oxigênio é importante, por isso a terra é desenterrada com cuidado especial. O solo é temperado com composto podre, e compostos minerais também são adicionados lá.

No momento do plantio, as mudas são fiscalizadas. É necessário selecionar aqueles cujas raízes estão podres ou congeladas. Você não deve plantá-los. Em espécimes com raízes saudáveis, os brotos são ligeiramente encurtados, cerca de um terço.

São cavados buracos rasos, cujo diâmetro caberá sob as raízes da muda.

A planta é baixada para o buraco, borrifada com terra. Certifique-se de que não há espaços de ar dentro. A terra terá de ser ligeiramente pisoteada e regada bem. Depois de alimentar o líquido, os troncos são cobertos com material de cobertura morta.

Conselho: se deseja que as mudas comecem a crescer o mais rápido possível, devem ser mantidas na solução de Kornevin 120 minutos antes do plantio.

Cuidado

A groselha alpina requer manutenção mínima, porque esta planta cresce com sucesso mesmo nas montanhas, onde as condições são bastante adversas. No entanto, existem algumas coisas que vale a pena lembrar.

Rega

A planta não tolera bem a seca, por isso deve ser bem regada. O líquido é tomado quente, sedimentado. A água é derramada sob a raiz de um balde ou mangueira. Cada arbusto consome cerca de 10 litros. O procedimento é realizado a cada 7 dias. Se forem observadas chuvas constantes, a rega manual é interrompida, uma vez que o excesso de umidade é prejudicial para qualquer planta. Em condições de seca, as groselhas podem ser borrifadas com um borrifador. Mas isso deve ser feito à noite, quando o sol se põe.

Afrouxamento e remoção de ervas daninhas

As groselhas alpinas gostam muito da abundância de oxigênio, por isso é recomendável soltá-lo após cada rega. Você deve esperar algumas horas para que a camada superior fique um pouco crocante. Em seguida, é realizado o afrouxamento, aprofundando-se no solo em 5-6 cm.

Capinar ajuda a se livrar das ervas daninhas... Eles devem ser removidos à medida que crescem, porque retiram substâncias úteis do solo. Para fazer isso com menos frequência, você pode colocar uma camada de cobertura morta. Qualquer material de cobertura morta irá, pelo menos parcialmente, conter o crescimento de ervas daninhas.

Top curativo

As passas de Corinto alpinas precisam ser alimentadas de uma maneira especial. Para que o arbusto não precise de nada, no segundo mês da primavera ele recebe uréia. Você precisará de cerca de 10 g deste produto por metro quadrado. Isso é feito no primeiro e no segundo ano de vida da planta. Então, a matéria orgânica é administrada com moderação: uma vez a cada 2 anos.

Fertilizar nos meses de outono, introduzindo pelo menos 6 kg de composto no solo (dosagem por 1 m2).

Quanto aos complexos minerais, devem ser administrados à planta duas vezes ao ano: no outono e na primavera. A cultura permite limitar-se à introdução de superfosfato (cerca de 50 g) e sal de potássio (15 g). Esta dosagem é suficiente para 1 m2 de solo.

Poda

A poda da groselha alpina é realizada na primavera, antes mesmo que o suco se mova pela planta. Durante o procedimento, ramos secos e desatualizados são cortados. O arbusto deve ser desbastado para que o ar tenha acesso às partes internas da cultura. Se os brotos forem muito grossos, eles devem ser aparados para deixar apenas alguns centímetros.Os locais dos cortes são tratados com verniz de jardim para evitar o aparecimento de infecções.

A poda de formação também é realizada. A seqüência de procedimentos dependerá do objetivo final, pois as árvores podem crescer tanto separadamente quanto em plantio em grupo, parecendo uma cerca viva ou algum tipo de figura.

Reprodução

As groselhas alpinas podem ser propagadas de diferentes maneiras. O caminho mais longo é usar sementes. Eles devem ser endurecidos em temperatura zero do ar. A duração do procedimento é de 12 semanas. Então, no outono, a semente é jogada no solo a 0,05 m. Na primavera, os grãos brotam. Eles terão que ficar no mesmo local por um ano, para depois serem transplantados para outro local.

Além disso, a cultura pode ser propagada por estacas lignificadas. O procedimento é realizado nos primeiros meses da primavera. Procure um rebento forte que fique diretamente acima do solo.

Recorte e corte em pedaços de 20 cm de comprimento. Eles são plantados em um solo nutritivo e levados para uma sala quente. Assim que as raízes estiverem formadas, as mudas estarão prontas para serem plantadas em seu local permanente. A propósito, as groselhas também podem ser propagadas por mudas verdes. Para fazer isso, corte a parte superior dos brotos mais novos em junho.

A última maneira de propagar uma cultura é em camadas. Para fazer isso, você precisa encontrar agências com 1 ano de idade. Eles estão dobrados no chão, presos (você pode pegar um suporte) e cobertos com terra. A ação ocorre no início da primavera. Quando chega o outono, o espécime é desenterrado e cortado. Você pode plantar imediatamente ou esperar a primavera.

Doenças e pragas

A groselha alpina sofre das mesmas doenças que as variedades de culturas normais, assim como as groselhas. As doenças fúngicas são muito comuns. Entre eles, várias doenças são dignas de nota.

  • Oídio. É caracterizada por uma flor branca pulverulenta na folhagem. Aos primeiros sinais de dano, a cultura é pulverizada com "Fitosporin". Se isso não ajudar, aplique o fungicida Topaz. A prevenção do aparecimento da doença permitirá a pulverização preventiva com cobre ou sulfato de ferro.
  • Ferrugem. É facilmente reconhecido pelos tubérculos marrom-alaranjados na superfície das folhas. Você pode se livrar dessa doença com a ajuda do líquido Bordeaux.
  • Antracnose. Reconhecido por manchas avermelhadas na folhagem. Para o tratamento, são usados ​​fungicidas. Bordéus líquido também funcionará bem.
  • Terry. Doença quase incurável que leva à esterilidade da planta. Para prevenir o seu desenvolvimento, é realizada a poda dos rins deformados. Uma técnica extrema é arrancar um arbusto doente. Caso contrário, a doença continuará a se espalhar.

As groselhas alpinas também podem ser parasitadas por ácaros. Se o período de formação do fruto ainda não começou, é melhor destruí-lo imediatamente com acaricidas. Além do carrapato, a planta costuma se tornar um refúgio para pulgões. Infusões de mil-folhas, alho e celandine ajudam a combatê-lo. É importante cuidar da destruição das formigas, que sempre são muitas se houver pulgões.

Aplicação em paisagismo

A groselha alpina é uma planta muito bonita, por isso é muito utilizada para o paisagismo de jardins. Por exemplo, as sebes desta planta parecem fantásticas. Muitas vezes podem ser vistos não apenas em jardins privados, mas também em parques e até nas ruas. As plantações individuais dessas groselhas não parecem menos interessantes. Com a habilidade adequada, uma forma única pode ser formada a partir de um arbusto. Os mais populares são formas geométricas simples.

Os arbustos de groselha alpina também podem crescer em plantações em grupo, por isso a vista será ainda mais bonita. Para enfatizar a graça do arbusto, muitas vezes é complementado com cores diferentes.

Lavanda, botões de ouro e ervas floridas ficarão muito atraentes. Para realçar o efeito, você pode escolher flores que contrastem com a cor dos frutos e folhas dos arbustos de groselha.

Importante: não plante outros tipos de arbustos ao lado das groselhas. Portanto, as plantas competirão por nutrientes no solo, porque todos os arbustos têm um extenso sistema de raízes.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário