Tudo sobre folhas de vidro-magnésio
A folha de vidro de magnésio (LSU, novolist, folha de construção, magnesita, magnesita de vidro, placa de magnesita, magnésia de construção) são peças em bruto de acabamento nas quais um aglutinante contendo magnésio é usado.
O que é isso?
O componente de magnesita da placa SLM inclui folha de material de magnesita cáustica, cloreto de magnésio, perlita expandida e fibra de vidro. Além disso, a LSU é fornecida com material sintético.
A vantagem da folha de vidro-magnésio é a resistência ao fogo - o material praticamente não queima. E também permeia mal a umidade, não mais do que 5% de permeabilidade à umidade. O componente sal - cloreto de magnésio - apresenta características melhoradas em comparação com argamassas simples de cimento e misturas de gesso. A LSU também é chamada de CML (Cement Magnesium Board). Além disso, aparas de madeira podem ser adicionadas à LSU. Desvantagens do LSU - resistência e capacidade de absorver umidade das peças de trabalho que essas qualidades não permitem o uso do LSU para acabamento externo de edifícios.
LSU é usado principalmente para decoração de interiores, onde não há mudanças bruscas de temperatura e umidade. A magnesita não é suscetível a formações de mofo e fungos.
A composição da LSU é representada pela seguinte porcentagem de seus componentes: óxido de magnésio - 40%, cloreto de magnésio 35%, perlita expandida - 5%, aparas de madeira - 15%, sintéticos - até 5%. O material não emite cloreto de magnésio - como qualquer sal, contribui para a deterioração da resistência e de outros indicadores de qualidade de divisórias e paredes de qualquer material, seja alvenaria, estrutura metálica ou piso de madeira vertical.
Tipos e características
A combinação de diferentes porcentagens divide a LSU em classes como "econômica", "padrão", "premium" e "ultra". O parâmetro principal é o conteúdo do ingrediente adstringente de magnésio em termos de óxido de magnésio. As características técnicas de acordo com GOSTs internacionais e russos determinam a variedade de aplicações para LSU em reparos e decoração, redesenvolvimento de edifícios e estruturas.
A espessura da folha é de 4-14 mm. Os valores típicos são 3, 6, 8, 10, 12 e 14 mm. Não faz sentido produzir folhas menores em espessura - elas facilmente rachariam e se dobrariam. Mas nem mesmo os blanks LSU mais espessos são produzidos: a capacidade de absorção de umidade e o isolamento acústico não mudam com uma mudança significativa na espessura. Os blanks são produzidos principalmente em segmentos de 244x122 cm O lado externo da folha é liso, não há necessidade de modificá-lo. É fácil colar vinil ou fibra de vidro na LSU. O lado reverso (lado imperfeito) é áspero, mas é permitido montar uma LSU em qualquer um desses lados em uma base de suporte. A instalação com o lado áspero para fora permite, por exemplo, betume uma parede: a massa adere bem à superfície LSU devido à sua adesão.
Também é permitido aplicar gesso - uma mistura de gesso de endurecimento lento, por exemplo, a marca Habez.
A densidade da folha é 750-1750 kg / m3. Condutividade térmica - 0,21 W / m ao aquecer / resfriar um Kelvin. A dureza é tal que a peça pode suportar pressões de até 50 megapascais sem rachaduras internas em todo o volume da folha. Força de ruptura - não mais do que 20 MPa. A vida útil da LSU em invernos rigorosos não é superior a 50 anos, sujeita às regras para a operação do revestimento.A autodeformação de umidade não excede 0,3%: uma peça de trabalho com um metro de comprimento não se desviará de um análogo perfeitamente plano em mais de 3 mm, se uma borda da folha for fixada. Uma folha de oito milímetros resiste à chama por não mais de 2 horas, no entanto, as altas temperaturas irão queimar gradualmente a fibra de vidro e os materiais sintéticos, o que fará com que o produto comece a se deformar bruscamente. As folhas podem ser aquecidas até 1200 Celsius - a temperatura em um incêndio em uma sala. A absorção sonora de uma folha de 14 mm não excede 46 decibéis. A chapa é facilmente serrada e furada, o que não causa dificuldades adicionais na sua instalação.
O LSU se quebra e dobra facilmente - como a fibra de vidro, este material pode ser dobrado, previamente cortado em espessura, e também delicadamente, ao longo da mesma linha, dividido em duas partes.
Em termos de qualidade, as folhas diferem em termos de densidade:
-
As versões "Premium" e "ultra" têm um peso específico de 1500-1750 kg / m3 e pertencem à categoria A;
-
qualidade média do tipo "padrão" - 1250-1500 kg / m3 em termos de densidade, classe B;
-
folha econômica - de 1000-1250 kg / m3, classe C.
Folhas das categorias D, E, F, G estão à venda, sua densidade diminui e então - até meia tonelada por metro cúbico. A esteclomagnesita é mais leve do que o GCR em uma média de 17,5%.
Fabricantes
As folhas LSU são produzidas principalmente por empresas chinesas, mas existem produtos feitos na Ásia Central e no Canadá. Os fabricantes russos são representados principalmente por fábricas perto de Moscou, Kaluga, Tambov e Samara. As reservas de minérios contendo magnésio (em particular, polimetais, dos quais é possível extrair, extrair magnésio) são depósitos na China, Rússia e Mongólia. No mercado russo, os fabricantes de magnesita de vidro são representados pela seguinte lista de fornecedores.
-
Fábrica "SML-Don" produz magnesita de vidro de acordo com tecnologias chinesas e europeias, mas exclusivamente na Rússia. A desvantagem é a alta qualidade instável.
- Fábrica em Suifenhe (China) - fornece seus produtos para a Rússia e a CEI. Classe de produto - 1, utiliza resíduos de madeira serrada.
- "SML-Magelan" - Produtos chineses importados para a Rússia. É famosa pelo excesso de óxido de magnésio, cujos depósitos são vastos naquele país. Reforço frente e verso com revestimento em malha de fibra de vidro.
- "SML-Gefest" - uma fábrica perto de Moscou. As matérias-primas de magnésio são extraídas na Sibéria Ocidental e parcialmente nos Urais. Em comparação com os chineses, o desenvolvimento russo não está totalmente formado como um produto, a falta de LSU desta empresa é uma verificação de qualidade obrigatória.
- "SML-Interpan" - um fornecedor estrangeiro, não um fabricante de chapas. Os produtos são revestidos em ambos os lados com plástico que não suporta autoignição.
- "SML-Uralchem" - a fábrica de Chelyabinsk, como seus concorrentes russos, ainda não ajustou totalmente a produção do produto e os indicadores de qualidade do transportador.
- "SML-Knauf" - um fabricante de tarugos de magnesita de vidro com base em tecnologias europeias.
O controle de qualidade é realizado de acordo com os seguintes critérios: bordas lisas e uniformes, sem lascas, tom bege-amarelado. Um tom branco-acinzentado indica uma violação da tecnologia de produção (economia de magnésio). As superfícies não devem ser ásperas ou lisas ao mesmo tempo. A presença de uma cobertura de vidro com pequenos quadrados (cerca de 1 mm) é fácil de notar - deve estar presente. Um pedaço de magnesita de vidro imerso em água não perde sua forma em poucas horas. Se a água ficar turva, esse material logo se molhará, sendo impossível adquiri-lo em quantidades significativas.
Formulários
Os blanks LSU são usados como matéria-prima para a decoração de interiores de instalações. A LSU pode substituir facilmente o drywall - no entanto, custa significativamente menos. Eles são usados para organizar partições, por exemplo, durante a reforma de apartamentos e andares de escritórios. As principais áreas de uso das folhas de vidro-magnésio são as seguintes:
-
revestimento de parede e disposição de passagens em arco;
-
instalação de tectos falsos (tectos falsos instalados no tecto intermédio ou em tectos falsos antigos);
-
cobertura de passagens de minas de utilidades (por exemplo, sistemas de ventilação, que incluem coifas motorizadas);
-
cobertura de encostas para janelas e portas;
-
instalação de fôrmas permanentes;
-
uso como componente na organização de estruturas de concreto;
-
instalação de partições em vez de placa de gesso;
-
acabamento de fachadas de edifícios com revestimentos adicionais no topo da LSU;
-
disposição de um ripado sem malha sob o telhado (perfil de chapa);
-
criação de revestimento interno adicional à prova de som nas divisórias;
-
produção de painéis publicitários;
-
disposição de passagens não combustíveis perto dos tubos de escape de caldeiras, lareiras e fogões;
-
usar como isolador interno de água no banheiro ou balneário de uma casa de campo localizada ao lado das salas de estar.
Finalmente, LSU é revestido com qualquer material, acabado com ladrilhos ou ladrilhos decorativos e decorado com elementos de estuque. Uma folha pintada é mais difícil de distinguir visualmente de um compensado pintado do que uma não pintada. A chapa revestida com acrílico no lado liso, assim como a chapa laminada, nem sempre precisa ser pintada.
Para os fins acima, as folhas de vidro-magnésio são produzidas com dimensões mais "redondas" - 125x250 cm. Para tectos de lixagem, são utilizados blanks de vidro-magnésio de 6 a 8 mm, 12 mm - para betonilha seca e nivelamento rápido do piso.
A área de aplicação mais comum da magnesita de vidro são os painéis de parede e tetos que não afetam o layout das paredes de sustentação dos edifícios.
Instalação e operação
Os blanks LSU são acabados por pintura, instalação de painéis de plástico e aplicação de vernizes impermeáveis. O lado liso atuará como acabamento (acabamento). Devido à maior dureza em comparação com GSP, GVP, GKL - LSU, antes da fixação aos parafusos auto-roscantes, eles são perfurados sob a cabeça de uma ferragem auto-roscante, o que permite que ele fique escondido na espessura do material, enquanto o preenchimento das ranhuras resultantes fará com que as cabeças dos parafusos fiquem escondidas. Se a densidade do bloco da LSU não ultrapassar 1050 kg / m3, então uma instalação simplificada é realizada sem furar sob as tampas dos parafusos auto-roscantes, como é o caso das placas de gesso cartonado. Como hardware, são usados parafusos autorroscantes padrão - endurecidos ou anodizados - com um diâmetro de 4-5 mm (medido ao longo das bordas roscadas).
A costura de junta dos espaços em branco da LSU é preenchida por junção ou usando massa acrílica ou silicone. Este último também pode ser substituído por um selante simples do tipo borracha, mas os locais onde o selante é inserido devem ser colados com fita adesiva de cima. A instalação de LSU em pisos de madeira não é acompanhada de massas de cimento ou de mistura de gesso: esses materiais, após a secagem, racham facilmente, o que inviabiliza o uso dessas cargas, mesmo quando coladas à superfície.
Você não pode colar os blanks LSU com adesivos contendo poliuretano: a folha retira toda a umidade da cola de endurecimento e se esfarela já durante o processo de secagem, sem adquirir sua dureza, elasticidade e plasticidade inerentes.
Métodos de colagem caros baseados em tecnologias como PcA-Dm100 ou PA-Dm100 são indispensáveis aqui. Se negligenciarmos o preenchimento das paredes acabadas de terminar com lâminas de vidro-magnésio, podem surgir lacunas microscópicas entre as lâminas, prejudicando a resistência à umidade e o isolamento acústico.
O comentário foi enviado com sucesso.