Decodificadores de Smart TV: o que são, para que são usados, como escolher e usar?
As caixas de Smart TV são vendidas em abundância em qualquer loja de eletrônicos. Mas muitos consumidores dificilmente entendem o que é e para que esses dispositivos são usados. É hora de entender essas complexidades e entender como escolher um decodificador "inteligente".
O que é uma caixa Smart TV?
A descrição de tais dispositivos enfatiza que eles estendem a funcionalidade dos receptores de televisão tradicionais. Mesmo aqueles dispositivos que foram lançados há apenas 3-5 anos não atendem mais aos requisitos atuais. E para a televisão digital de padrão moderno, você só precisa comprar decodificadores "inteligentes".
Eles podem ajudar até mesmo os proprietários de equipamentos CRT antigos e, ainda mais, dispositivos LCD um pouco desatualizados.
Em termos técnicos, o decodificador de Smart TV é um computador em miniatura. Ele usa um sistema operacional. Para não inventar do zero, a maioria dos fabricantes prefere Android ou iOS. O tamanho da "caixa mágica" é sempre pequeno. Mas sua funcionalidade merece uma apresentação mais detalhada.
Para que serve?
O set-top box da Smart TV, como já mencionado, expande suas capacidades. Este dispositivo pode ser usado em uma ampla variedade de aplicações. Usando tal dispositivo, você obtém:
- assista a filmes online sem pré-gravá-los em uma unidade flash USB;
- obter acesso à massa de canais de TV na Internet;
- reproduzir vídeos do Youtube e recursos semelhantes;
- usar redes sociais populares.
Mas os consoles avançados de Smart TV podem ser usados para jogos em vez do tradicional Xbox ou Playstation. A julgar pelas estimativas dos especialistas, não foi pior. Consoles especiais de "jogos" são fornecidos por qualquer fabricante importante. Existem kits incluindo:
- teclado;
- mouse;
- controle de video game.
Graças a este equipamento, os usuários serão capazes de:
- para inserir e editar textos da maneira mais conveniente possível;
- blog;
- para se corresponder por e-mail ou usando mensageiros instantâneos;
- conectar a TV a câmeras de vigilância externas (e até mesmo a qualquer outra câmera que transmita abertamente pela Internet);
- comunicar-se via Skype ou outro serviço de telefonia online;
- acessar o Google Play Market.
Princípio da Operação
Os decodificadores de Smart TV podem ter designs diferentes. No entanto, esse tipo de dispositivo hoje geralmente vem com um módulo Wi-Fi. Isso elimina a necessidade de uma quantidade significativa de fios. Verdade, a fonte de alimentação ainda é necessária - mas normalmente o conjunto de cabos usados é limitado a eles. Além disso, em alguns casos, o decodificador é ligado por meio de um cabo especial conectado ao roteador.
Se o método de conexão a cabo for selecionado, a interface AV ou o HDMI mais recente será usado para comunicação com a TV.
Os decodificadores de Smart TV só podem funcionar corretamente se você tiver uma conexão estável com a Internet. Ao mesmo tempo, a velocidade da conexão é extremamente importante. Para sua informação: em vez de uma TV, a imagem pode ser exibida em um monitor normal de computador. O principal é que ele suporta os mesmos padrões de saída de imagem.
Peculiaridades
Sistema operacional
O Android é talvez a opção mais simples e acessível. Em termos de dispositivo, este sistema operacional difere muito pouco de sua contraparte para smartphones. Uma variedade de aplicativos está disponível para os usuários, não é surpreendente que diferentes pessoas tenham um reprodutor de mídia diferente - elas apenas o escolhem de acordo com seu gosto.O Android permite que você transforme a TV mais simples em um verdadeiro coletor de multimídia com alguns gestos. As versões e atualizações atuais de 2019 permitem que você:
- visualizar uma imagem de nível 4K;
- usar o modo de orientação por voz;
- controlar o decodificador e a TV por meio de um smartphone;
- transmitir conteúdo do smartphone para a TV usando o Chromecast.
Em alguns modelos, no entanto, um sistema diferente é usado - iOS. Sua funcionalidade é quase tão boa quanto o sistema operacional Android. Tudo está arranjado, porém, muito mais complicado. Mas fornece integração ideal com dispositivos Apple. Portanto, a escolha é extremamente simples.
Além disso, pode ser aplicado:
- Windows Embedded
- Windows 7;
- Windows 10;
- tvOS;
- Linux.
Interfaces
A qualidade e usabilidade da imagem não dependem apenas da antena e do sintonizador. O papel decisivo aqui é desempenhado pela interface que é usada para conectar à TV. HDMI é simples, conveniente e bastante moderno. Continuará a ser a solução mais relevante por muito tempo. Mas para compatibilidade com TVs mais antigas, você deve usar RCA e até AV.
Para conectar o dispositivo a um monitor de computador, você precisará usar um cabo VGA. Ele também é usado em qualquer dispositivo com adaptadores de vídeo avançados. Portanto, simplesmente não há alternativa particular para os amantes de jogos. Em consoles avançados, definitivamente existe um modo Bluetooth. Mas você precisa entender que transmitir um sinal a uma distância de mais de 10 m pode levar a atrasos na transmissão de vários segundos.
Permissão
Este indicador também é importante para quem aprecia uma imagem decente de uma pessoa. Apenas modelos relativamente novos (lançados desde pelo menos 2017) suportam com segurança imagens 4K. Formalmente, para assistir a programas de notícias regulares e outros programas que não requeiram muitos detalhes, uma resolução mais baixa também pode ser adequada. Mas o número de vídeos Ultra HD está crescendo continuamente. E, portanto, em breve sua participação já será bastante tangível.
Apoio, suporte
A lista de firmwares compatíveis e suas fontes são normalmente fornecidas na documentação técnica do dispositivo. Dificuldades com firmware são típicas principalmente para equipamentos de médio e baixo preço.
Relativamente poucas empresas estão envolvidas em programas especiais.
Além disso, a economia de custos força os fabricantes de decodificadores de baixo custo a se limitarem ao lançamento de atualizações raras. E mesmo aqueles saem apenas por 6-12 meses, normalmente, depois dos quais você tem que esquecer o novo firmware.
Nutrição
Na maioria dos casos, os decodificadores de Smart TV não possuem um cabo de rede separado. O adaptador de energia é inserido após conectar o cabo da TV. Vale a pena considerar que a fonte de alimentação nem sempre vem da TV. Alguns modelos usam uma conexão direta à rede elétrica. Neste último caso, você terá que preparar uma saída adicional.
Modelos populares
O decodificador inteligente Xiaomi Mi Box é muito procurado. O dispositivo funciona com segurança com um sinal 4K. Ele também suporta vídeo HDR. O painel de controle usa tecnologia Bluetooth. A atratividade do dispositivo não é a opinião particular de alguém. A excelência do design impecável é confirmada por uma série de prêmios internacionais.
Para a operação do dispositivo, os engenheiros da Xiaomi escolheram o avançado sistema operacional Android TV6.0. O dispositivo oferece suporte ao modo de controle de voz. Vale a pena mencionar também o Google CastTM. O software foi projetado para garantir que os vídeos sejam encontrados de acordo com o gosto pessoal. Ele será encontrado no Youtube e no Google Play.
Além de um processador de 4 núcleos, o decodificador contém um chip de processamento de vídeo de 2 núcleos. Suporta conexão de gamepad Bluetooth. A expansão do armazenamento com dispositivos USB é possível sem restrições. Também é útil prestar atenção a:
- Sensor G com 3 eixos;
- bateria avançada;
- som de Dolby, padrões DTS.
Como alternativa, você pode considerar o decodificador inteligente Selenga. Por exemplo, o receptor digital T20D é fornecido com esta marca.
O sintonizador modelo Maxliner MXL 608 é instalado internamente, o aparelho suporta som de nível Dolby Digital. O corpo é feito de plástico sólido.
Outros parâmetros são os seguintes:
- visualização de IPTV;
- acesso ao Youtube usando um adaptador Wi-Fi;
- frequências de operação de 174 a 862 MHz;
- fonte de alimentação externa com tensão de 5V;
- conectores ANT IN, HDMI, 2 USB;
- resolução de 576, 729 ou 1080 pixels;
- Opção TimeShift;
- controle dos pais;
- a capacidade de remover canais;
- gravação de vídeo personalizada (PVR);
- a capacidade de conectar HDD externo.
Talvez o decodificador Smart mais barato tenha sido lançado pela empresa chinesa Mecool. O modelo M8S PRO W é executado no sistema operacional Android 7.1. No interior está instalado o processador gráfico Mali 450. A caixa descodificadora suporta Wi-Fi com uma frequência de 2400 MHz. Para o trabalho, são usados 1 GB de RAM e 8 GB de memória permanente.
Existem alguns conectores USB, uma porta HDMI. Você pode conectar um cabo AV da sua TV antiga ou inserir um cartão MicroSD. Para economizar dinheiro, o processador Amlogic S905W é usado. O dispositivo também suporta saída RJ45 LAN. A interface Bluetooth não é suportada, mas a esse preço é uma fraqueza perdoável.
Mas existe outro modelo atraente - o Q Plus. Este decodificador é executado no sistema operacional Android 9.0. Um processador Allwinner H6 está instalado no interior. Responsável pelos gráficos Mali-T720.
Para garantir a operação normal, os engenheiros previram a presença de 4 GB de RAM e 32 GB de memória permanente.
Com esses parâmetros, o dispositivo não se enquadra na categoria de orçamento de forma alguma. Mas é agradável e conveniente de usar. Existe um único conector USB 3.0 e uma porta USB 2.0 adicional. Interfaces AV, LSN, SPDIF são suportadas. Você pode reproduzir vídeos de cartões MicroSD.
Como escolher o caminho certo?
Ao escolher um decodificador de Smart TV econômico, você precisa entender claramente que não pode contar com um trabalho de alta qualidade. Recomenda-se examinar a quantidade de memória persistente disponível. Normalmente, deve ter pelo menos 8 GB. O bloco de memória de 4 GB encontrado em modelos mais simples não é muito funcional. Isso dificilmente é suficiente, mesmo para programas elementares.
E aqui Os decodificadores baseados em Windows requerem muito mais memória. Para eles, 16 GB é o espaço mínimo de armazenamento permitido. Afinal, o próprio sistema já levará pelo menos 12 GB. Melhor ter pelo menos a mesma quantidade de reserva. E mesmo ao escolher um decodificador para uma TV comum que não seja capaz de receber canais de satélite ou mostrar uma imagem 4K, você precisa prestar atenção à RAM.
Os modelos Android funcionam bem com 2 GB de RAM. 1 GB é considerado aceitável. Mas dispositivos com 512 MB nem mesmo fazem sentido para serem levados em consideração. Os dispositivos baseados em Windows têm requisitos muito mais sólidos. Para eles, 2 GB é um mínimo racional, mas a operação normal é possível com pelo menos 3 GB de memória.
Mas a versão específica do sistema operacional também é importante. Não faz sentido pegar o Windows 7.0 e modificações anteriores - eles não funcionarão e mostrarão absolutamente nada. No Android, o suporte para os controladores necessários apareceu desde a versão 4.0. Mas só a partir da 6ª geração surgiu uma interface realmente confortável e bem pensada, que agrada a maioria dos usuários. Com relação aos decodificadores com Bluetooth, tudo é relativamente simples aqui.
A falta de tal protocolo de troca de dados não é encorajadora. Mas não faz sentido levar dispositivos com as versões mais antigas (menos de 2.0). Os controladores simplesmente não suportam tal técnica.
Entre outras opções, quanto mais recente for a versão, melhor e menos bugs. É altamente desejável que HD e Full HD sejam suportados.
A capacidade de ler informações de cartões Micro SD ou unidades flash USB é bem-vinda. Eles gravam muitos filmes e apenas arquivos multimídia. Decodificadores baseados em Windows são "amigos" com drives flash com muito mais frequência do que dispositivos baseados em Android. Importante: leve em consideração os padrões da mídia reproduzível e sua capacidade aceitável.
Os decodificadores controlados por voz deixaram de ser exóticos, mas você deve responder imediatamente a si mesmo: essa opção será realmente usada ou será paga em vão. Processadores com um núcleo devem ser inicialmente ignorados, mesmo no segmento de orçamento. Pelo menos algum desempenho aceitável é garantido pela eletrônica dual-core. Você pode aumentar o desempenho usando processadores de 4 ou 8 núcleos. No entanto, seu custo será significativamente mais alto.
Alguns decodificadores são fornecidos com um cartão SIM de várias operadoras. Mais precisamente, com um cartão inteligente. Assim como os cartões para telefones celulares, esses dispositivos possuem números personalizados. A conexão é feita com o receptor ou através do módulo CAM. Na maioria das vezes, eles usam cartões da Tricolor, MTS ou NTV Plus.
O próximo aspecto importante é o software. O Windows oferece excelente qualidade e é compatível com uma ampla variedade de programas de usuário. Outra vantagem é a presença de um BIOS completo. E se você tiver o equipamento necessário, pode girar o prefixo wu \ base para um PC. Já o software da Apple é compatível apenas com hardware proprietário e implica foco em conteúdo pago.
O Android é a solução perfeita para o consumidor econômico. Qualquer versão deste sistema operacional oferece suporte à personalização para tarefas individuais. Ele também oferece suporte a muitos aplicativos, incluindo navegadores e lojas de aplicativos. Importante: deve-se levar em consideração se será possível conectar o decodificador a uma TV específica. Depende do conjunto de conectores disponíveis.
Como usar?
Conexão
Você pode usar um dongle para assistir programas ou reproduzir arquivos de mídia. Externamente, esse dispositivo se assemelha a um cartão de memória flash. Ele deve ser conectado às portas USB ou HDMI. Esses "dongles" suportam tecnologias DLNA, Miracast ou Airplay. Mas você pode usar outro dispositivo - Mini-PC.
Este sistema é bastante simples. Existe necessariamente uma porta HDMI através da qual a imagem é enviada para a TV. Normalmente, também existem slots para um cartão de memória e uma porta miniUSB. Essa solução é usada pela esmagadora maioria das pessoas que simplesmente não querem complicar suas vidas. Você pode simplesmente fazer o download e não se preocupar mais.
Em qualquer caso, ao conectar à TV antiga e à nova, e até mesmo ao monitor do computador, primeiro desconecte os dois dispositivos.
Quando o decodificador de sinais não tiver sua própria fonte de alimentação, desligue a TV ou o monitor. Recomenda-se remover o plugue da tomada, e não apenas desligar a TV com um botão. Em seguida, insira a extremidade do cabo no conector HDMI necessário no decodificador de sinais e a extremidade oposta na mesma porta da TV. Para TVs mais antigas, às vezes você precisa comprar um adaptador que converte HDMI em AV.
Costumização
O procedimento consiste principalmente em conectar-se à Internet. Depois disso, você pode pressionar imediatamente os botões do controle remoto e apreciar a imagem. 100% dos decodificadores vendidos atualmente podem ser conectados à Internet via Wi-Fi. Isso é feito assim:
- incluído no menu;
- vá para a seção de configurações;
- incluir uma rede sem fio;
- selecione o item desejado na lista de redes apresentadas;
- pressione o botão "conectar" na tela com o botão OK;
- digite o código de acesso (para não mexer no controle remoto, você pode conectar um mouse simples ao conector USB).
Mas você também pode conectar o decodificador via Ethernet. Em seguida, ele é simplesmente conectado ao roteador por meio de um cabo RJ-45. Apesar do preconceito de algumas pessoas contra a conexão com fio, é muito atraente. Nenhum método sem fio pode ser tão confiável e estável. Portanto, você tem que aturar cabos esticados.
O conector LAN conecta as portas de mesmo nome no decodificador e no roteador. Recomenda-se trazer esses dispositivos o mais próximo possível. Em seguida, eles entram no menu STB e definem as configurações de rede necessárias lá. Além disso, o procedimento de conexão difere pouco do descrito acima. Além disso, você não precisa inserir uma senha.
Não é difícil fazer o reflash de um console perdido. Alguns modelos ainda possuem uma chave especial para o lançamento de hardware de tal procedimento. Antes de pressionar essa tecla, você precisará inserir o cabo USB-OTG. A técnica do software envolve conectar o dispositivo a um computador usando o protocolo USB.
Nesse caso, ele deve ser conectado de forma regular à TV.
Você terá que definir as configurações para conectar o decodificador de sinais ao computador como uma unidade. Na versão em inglês - Mass Storage. Uma descrição mais detalhada do flashing é descrita nas instruções. Atenção: o navegador e outros softwares devem ser obtidos apenas de fontes oficiais. A maneira mais fácil e conveniente de fazer isso é por meio do Google Play Market ou de grandes lojas semelhantes.
Visão geral da revisão
As opiniões dos proprietários sobre os decodificadores de Smart TV podem variar muito. Assim, o mini modelo Android X96 é elogiado por seu excelente desempenho de funções básicas. O dispositivo também é bastante compacto. No entanto, seu software é imperfeito. E a "caixa" é constantemente aquecida. O Tanix TX3 é muito melhor para a maioria dos usuários. O prefixo é barato. Ao mesmo tempo, funciona muito rapidamente. Adequado para assistir filmes e até programas de TV. O Play Market está disponível literalmente fora da caixa, mas a RAM não é suficiente.
Para uma visão geral do Xiaomi Mi Box 3, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.