Como fazer uma Smart TV a partir de uma TV normal?
Você não precisa comprar um novo dispositivo caro para aproveitar ao máximo a smart TV. Neste artigo, vamos falar sobre como fazer uma Smart TV a partir de uma TV normal, o que você precisa para isso, como conectar e configurar o dispositivo.
Escolha de um conversor no sistema operacional Android
Esses dispositivos permitem que você faça uma TV "inteligente" fora de uma TV comum. As vantagens dessa solução são o baixo preço do aparelho e a facilidade de conexão. Se necessário, é possível substituir o acessório por um mais potente. O que, aliás, não pode ser feito em uma Smart TV pronta. Existem 2 tipos de decodificadores - Smart TV Stick e Smart TV Box. Sua principal diferença é a potência do processador. Se o TV Stick só pode reproduzir vídeo e acessar a Internet, então a TV Box está equipada com um hardware mais produtivo, você pode não apenas assistir streaming de vídeo nele, mas também executar jogos simples. Como resultado, o preço desses decodificadores é mais alto e o tamanho do case é maior. Esses dispositivos possuem todas as funcionalidades do Android e iOS. Com a ajuda deles, você pode:
- reproduzir streaming de vídeo;
- assistir e-mail;
- navegar na internet;
- conversar com amigos nas redes sociais;
- baixar jogos e aplicativos através do Play Market ou App Store;
- jogar jogos simples;
- ouvir música e muito mais.
Na hora de escolher, guie-se pelo princípio da suficiência razoável, ou seja, escolha a funcionalidade necessária com o menor custo.
- Smart TV Stick vale a pena comprar se você planeja apenas assistir a filmes e usar um navegador. Este dispositivo não executará a maioria dos aplicativos, especialmente aqueles que consomem muitos recursos. O Stick de TV é a escolha perfeita para descobrir se você precisa de uma smart TV. Em média, esses dispositivos não custam mais do que US $ 50 - US $ 70.
- Smart TV Box pode substituir um computador pessoal (dentro de limites razoáveis). Seus recursos são suficientes para trabalhar com aplicativos e reproduzir vídeo de alta qualidade em resolução 4K. A TV Box é uma boa escolha se você precisa de um dispositivo multifuncional para trabalhar com conteúdo de mídia.
Os modelos de TV Box mais populares são Xiaomi Mi Box, Nvidia Shield TV e Apple TV 4. O gadget da Apple é mais caro, mas também tem o melhor desempenho. Seu controle remoto possui um giroscópio embutido, o que permite que seja usado como um controlador para jogos casuais. Esses consoles são conectados quase da mesma maneira. O Smart TV Stick é muito semelhante em tamanho a uma unidade flash USB.
Para habilitá-lo, faça o seguinte.
- Conecte o dispositivo à porta HDMI da sua TV.
- Conecte o dispositivo à fonte de alimentação usando o cabo USB. Para isso, use o conector da TV ou, se quiser deixá-lo livre, use o cabo longo com adaptador de alimentação do smartphone, que deve estar conectado na tomada.
- Na TV, mude o tipo de sinal de entrada para HDMI. Isso é feito pressionando o botão Input várias vezes.
- Usando o controle remoto fornecido, configure os parâmetros necessários no decodificador.
- Ao conectar-se pela primeira vez, selecione uma rede Wi-Fi e digite a senha para ela.
- Faça login em sua conta.
- Baixe os programas necessários na app store.
- Assine (para dispositivos selecionados). O dispositivo agora está pronto para uso.
O Smart TV Box se conecta da mesma maneira. O dispositivo é instalado próximo à TV; você precisa de um cabo HDMI para conectá-lo. Caso contrário, não há diferenças no método de conexão. Basta posicionar a caixa Smart TV corretamente para que os objetos ao redor não interfiram com o resfriamento normal. E deve parecer harmonioso na sala.
Se você não gosta do controle remoto, pode conectar um teclado padrão ao decodificador. Mas não é fato que alguns aplicativos com ele conseguirão funcionar corretamente, pois são projetados para controle de toque, o que a TV não possui. Se sua TV não tiver um conector HDMI, use adaptadores especiais. No entanto, a qualidade da imagem transmitida pode se deteriorar.
Para evitar isso, compre cabos de qualidade e mantenha-os bem apertados.
Como fazer no celular ou tablet?
Se não houver desejo de gastar dinheiro na compra de um decodificador, um smartphone ou tablet ajudará a transformar uma TV comum em uma "inteligente". Mas eles devem ser poderosos o suficiente para não "congelar" durante a reprodução de conteúdo e ter uma bateria de grande capacidade. Existem várias maneiras de conectar seu smartphone à TV.
- Usando o conector USB.
- Usando a porta HDMI. Para fazer isso, você precisa comprar um adaptador HDMI-USB especial. Em seguida, você precisa selecionar o tipo de sinal HDMI na TV.
- Usando entrada VGA. Isso também requer um adaptador. A vantagem desta solução é que você pode conectar seu smartphone a qualquer TV e monitor. A desvantagem é a incapacidade de reproduzir som pela TV, e você terá que conectar alto-falantes ao smartphone.
- Usando Wi-Fi. Adequado apenas para TVs equipadas com esse módulo.
Os smartphones e tablets IOS não são projetados para transmitir vídeo para outros dispositivos, então você deve baixar 2 aplicativos da App Store, ou seja, Samsung Smart TV Now e Samsung SmartView para iPad. O primeiro é necessário para transmitir vídeo e o segundo é usar o gadget como painel de controle. Embora você possa usar apenas um aplicativo, a funcionalidade será inferior.
Você também pode usar um dispositivo Android mais barato para "atualizar" sua TV antiga. Ele se conecta de forma semelhante a smartphones iOS. O procedimento de sincronização pode ser simplificado se o seu gadget for compatível com a tecnologia Miracast. Nesse caso, o smartphone se conecta sem fio. A peculiaridade de usar esse método é a transmissão ao vivo da imagem do gadget para a TV.
Isso significa que se o smartphone ou tablet for descarregado, a imagem desaparecerá.
Recursos para conectar um console de jogo ou Blu-ray
Os consoles de jogos podem ser conectados a quase qualquer TV. Mas eles têm uma séria desvantagem - um custo alto, que pode chegar a US $ 500 ou mais. Então é melhor usar caixas de TV especializadas. No entanto, se você já possui um console, não é aconselhável comprar um dispositivo adicional. As consolas modernas suportam serviços de streaming, permitem-lhe ficar online, instalar as aplicações necessárias e comunicar nas redes sociais.
Conectar o dispositivo é fácil. Para fazer isso, você precisa fazer o seguinte.
- Conecte seu console à TV usando um cabo USB ou HDMI.
- Conecte a alimentação ao dispositivo.
- Selecione a fonte de entrada HDMI na TV.
- Ajuste a clareza e a qualidade da imagem (se necessário). Normalmente, o ajuste é feito automaticamente, mas às vezes a imagem é esticada. Para corrigir isso, defina a resolução de imagem necessária.
- Faça login em sua conta e baixe os aplicativos necessários (se necessário). O dispositivo agora está pronto para uso.
Aqui estão os modelos mais famosos de tais dispositivos.
- Sony Playstation. Um console de jogos popular que permite salvar vídeos no formato HDD em uma unidade interna. Quanto mais nova a geração, mais amplos os recursos desses dispositivos, mas mais caros eles são.
- Microsoft Xbox. Um modelo menos popular, pois requer cadastro no sistema e pagamento em conta. Às vezes, ele precisa de atualizações. Este console não tem a capacidade de copiar informações para a memória.
Os decodificadores são controlados por meio de controladores ou joysticks. Mas, para alguns modelos, você pode conectar um mouse e teclado, aumentando significativamente a facilidade de operação. Além da smart TV, você poderá jogar jogos modernos pesados. Esta é outra vantagem desta decisão. Os reprodutores de Blu-ray são conectados da mesma maneira. Eles têm uma série de vantagens:
- a capacidade de conectar dispositivos de armazenamento externos;
- suporte para todos os formatos de vídeo e áudio;
- a capacidade de reproduzir streaming de vídeo por Wi-Fi.
Antes de comprar qualquer dispositivo, certifique-se de que ele pode ser conectado à sua TV.
Você pode descobrir como fazer uma Smart TV de qualquer TV com suas próprias mãos abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.