O que é a Smart TV e para que serve?
O que é a Smart TV, para que serve, como funciona - essas questões surgem entre os proprietários em potencial, apesar de essa tecnologia ser muito difundida. Dependendo da marca e do modelo do equipamento, funcionalidades avançadas podem ser implementadas com base em diferentes plataformas. Antes de decidir pela compra, vale a pena aprender com mais detalhes como usar uma TV "smart", quais são suas principais vantagens e desvantagens.
O que é isso?
Smart TV ou TV "inteligente" é equipamento que combina as funções de um dispositivo multimídia e um receptor de TV clássico... Os modelos modernos, em um grau ou outro, são equipados com essas opções. O nome original dessa tecnologia é TV conectada, que significa “televisão conectada”. Isso se deve ao fato de que a conexão foi realizada com um cabo de Internet sem o uso de antena externa.
Smart TV significa literalmente "smart TV", que prevê o uso da função de conexão à Internet... O pacote do equipamento inclui um sistema operacional próprio que permite pesquisar na Internet, gerenciar serviços de mídia, assistir a vídeos no YouTube e em cinemas online. As TVs modernas usam um sinal Wi-Fi para se conectar, às vezes elas são equipadas com módulos Bluetooth.
Esse equipamento dificilmente pode ser chamado de TV comum; em vez disso, pertence à categoria de equipamento multimídia complexo que pode se tornar um centro de entretenimento completo para toda a família.
Para que serve essa tecnologia?
Os recursos da Smart TV estão sendo constantemente aprimorados. O objetivo principal desta função é aproximar o conjunto de opções de TV dos smartphones e tablets modernos.
A inteligência artificial integrada permite muito.
- Acessar a internet... A conexão é feita através de um roteador, conectado a uma rede Wi-Fi doméstica ou via cabo. O dispositivo não requer configuração complexa e demorada, o reemparelhamento é estabelecido automaticamente, basta conectar uma vez.
- Comunique-se e saia nas redes sociais... Nem todos os modelos suportam este modo, por exemplo, as chamadas de vídeo requerem uma câmera embutida no case da smart TV ou sua conexão adicional.
- Conecte unidades removíveis e cartões de memória diretamente... Ver fotos ou vídeos de família, neste caso, torna-se o mais emocionante possível.
- Operar funções sem um controle remoto... O uso de gestos ou comandos de voz é possível. Tudo depende do tipo de sistema operacional. Ao instalar um aplicativo especial em um smartphone, até mesmo um telefone móvel pode ser facilmente transformado em um controle remoto universal.
- Grave programas, use visualização diferida... Um dispositivo de armazenamento externo pode ser necessário para salvar os dados.
- Conecte consoles de jogos... Os recursos de multimídia modernos em muitos modelos permitem que você execute jogos que, em dispositivos "mais fracos", mostram atrasos de quadros ou não suportam toda a gama de recursos disponíveis.
Além disso, a presença da Smart TV possibilita o uso de todos os recursos de navegadores, sites de hospedagem de vídeos, busca de dados, visualização de mapas em grande escala e até mesmo trabalhar com documentos usando teclados sem fio sem restrições.
Vantagens e desvantagens
As Smart TVs têm suas próprias vantagens e desvantagens. Eles permitem que você faça isso sem decodificadores adicionais equipados com uma gama completa de funções multimídia. Existem também outros benefícios óbvios.
- Não há necessidade de conectar antenas terrestres e de cabo... Os canais podem ser acessados através de aplicativos especiais, há também uma função para assistir a transmissões ao vivo e programas gravados.
- Seleção mais ampla de conteúdo disponível... Você pode usar sem restrições todas as funcionalidades de hospedagem de vídeo, cinemas online e outros armazenamentos de mídia.
- Reprodução de alta qualidade... Tanto o rádio quanto os arquivos de áudio ou vídeo gravados têm um som claro e bonito.
- Suporte para dispositivos externos... Teclado, mouse e joystick podem aumentar significativamente a gama de recursos da TV. É conveniente conectar acústica externa sem fio e com fio, fones de ouvido e alto-falantes "inteligentes".
- Acesso à internet de alta velocidade... A navegação em sites torna-se o mais confortável possível, independentemente de sua finalidade e recursos de fonte. Você pode pesquisar informações em uma enciclopédia ou estudar as classificações de filmes sem restrições.
- Não há necessidade de comprar um conversor adicional... Todas as tecnologias necessárias já estão incluídas no kit.
- A capacidade de executar jogos em uma tela de alta resolução... A Smart TV possui lojas de aplicativos com conteúdo compatível.
As desvantagens também são bastante óbvias. Smart TVs não leem todos os formatos ao reproduzir arquivos de mídia externa... Executar jogos na tela com controle remoto não é muito conveniente. Temos que usar acessórios adicionais.
A principal desvantagem das Smart TVs é seu custo, você tem que pagar mais por funcionalidades avançadas, às vezes aumentando significativamente o orçamento de compra.
Quais sistemas operacionais são usados?
Cada Smart TV tem algo que a torna realmente inteligente. É um sistema operacional integrado que é instalado de acordo com a escolha do fabricante do hardware. É este elemento que define o conjunto de funcionalidades e aparência da "casca". Para entender melhor o problema, vale a pena estudar com mais detalhes todas as opções disponíveis para o SO instalado.
Android
Este sistema operacional não é muito diferente do instalado na maioria dos tablets e smartphones. Interface intuitiva, muitos aplicativos disponíveis, fácil integração com o navegador Chrome e outros serviços do Google. Todas essas vantagens já são utilizadas em suas TVs por empresas tão conhecidas como Sony, TLC, Sharp... O sistema operacional é bastante simples, não ocupa muito espaço e suporta multitarefa. Tanto uma pessoa idosa quanto um aluno podem entender facilmente a Smart TV no Android.
Tizen
Um sistema operacional proprietário encontrado apenas nas Smart TVs Samsung. A empresa está constantemente atualizando, melhorando e aprimorando o recheio eletrônico de suas TVs "inteligentes". A atualização do firmware é realizada quando há acesso à Rede ou por meio de um pen drive de uma fonte externa. A marca está tentando simplificar ao máximo a interface, trabalhando na navegação e integração de tecnologia com sistemas domésticos inteligentes. Não é possível substituir o sistema operacional em TVs Samsung.
WebOS
Outro sistema operacional de marca única. Ele é usado em TVs inteligentes LG. O WebOS é considerado um sistema operacional bastante confiável com funcionalidade avançada.... Por exemplo, a opção Magic Mobile Connection permite que você conecte rapidamente seu smartphone e TV para colaboração. E você também pode ampliar áreas específicas da tela usando a opção Zoom mágico.
O WebOS foi usado pela primeira vez em 2014. Durante este tempo, 3 atualizações de firmware foram lançadas, atualizando todas as funções necessárias para os requisitos da eletrônica moderna.
Firefox OS
Sistema operacional popular integrado às TVs Panasonic. Os navegadores Firefox são bem conhecidos por usuários de PC e dispositivos móveis. O sistema operacional suporta este aplicativo de Internet e também abre outras possibilidades para navegar na web ou visualizar conteúdo de mídia.
Não há atualizações para o Firefox no momento, nenhum suporte oficial.
Roku TV
Sistema operacional encontrado em modelos de TV selecionados TLC, Sharp, Hisense.Sua característica distintiva é o suporte para aplicativos iOS e Android. Com este sistema operacional, você pode executar o conteúdo da Apple TV e do Chromecast. Devido à sua versatilidade, este sistema é considerado um dos melhores, mas é bastante raro.
Os melhores fabricantes de smart TVs
O mercado moderno está incrivelmente saturado de ofertas. Na categoria Smart TV, existem modelos econômicos de 24 polegadas e médios de 28 ou 32 polegadas. Grandes TVs inteligentes podem ser encontradas nas linhas de marcas conhecidas e importantes. LG, Samsung oferecem a opção de escolher equipamentos com diagonal de 55 polegadas na categoria UHD e sem suporte a 4K. Televisores baratos nesta classe também estão representados, mas não podem competir com os líderes.
Oferecemos uma lista dos melhores fabricantes de Smart TV.
- Samsung... A Smart TV desta marca possui um navegador com suporte para tecnologias flash, suporta a instalação de aplicativos YouTube, Skype, Facebook, Twitter. Há suporte para vídeo 3D, a interface é semelhante a um desktop em um PC.
- Lg... As TVs Russified da marca são equipadas com um mecanismo de busca da Yandex, uma loja de aplicativos da marca. Modelos "inteligentes" suportam o formato de vídeo em 3D, com óculos estéreo, você pode facilmente desfrutar de uma imagem tridimensional.
- Sony... As TVs de marca com funcionalidade Smart funcionam com base na Sony Internet TV, são melhores que outras compatíveis com consoles PSP e smartphones da mesma marca, estas últimas podem até funcionar como controle remoto.
- Philips... Uma vez que esta empresa estava entre as líderes de mercado. Hoje, suas TVs não podem mais competir com eles. Entre suas vantagens estão a iluminação proprietária Ambilight, o Firefox OS bastante rápido e funcionalidade suficiente para comunicação e visualização de conteúdo de mídia.
E também marcas como Xiaomi, Toshiba, Haier, Thomson são de interesse no mercado de Smart TV. Eles são apresentados na categoria de orçamento e executados no sistema operacional Android.
Como posso saber se existe uma Smart TV?
Como saber se existem funções de Smart TV em um modelo específico de TV ou não. A TV "inteligente" difere da TV normal na presença de um sistema operacional. Usualmente você pode encontrar um botão dedicado no controle remoto da TV... Além disso, tais dados devem ser indicados na documentação técnica de cada um desses dispositivos. Se o "passaporte" for perdido, você pode encontrar uma marca ou adesivo com o nome do modelo na caixa e refinar os dados pesquisando na Internet.
A presença do sistema operacional "on board" também pode ser vista no menu da TV... Basta abrir o item com informações sobre o dispositivo ou ficar atento à tela de boot: nela muitas vezes é reproduzido o nome do SO.
O botão home no controle remoto é um sinal claro de que sua TV possui recursos Smart TV. Além disso, uma chave com uma inscrição correspondente pode ser responsável por chamar o sistema operacional.
Dicas de Seleção
Ao escolher dispositivos na categoria Smart TV, preste atenção a vários pontos importantes.
- Tipo de sistema operacional... Para uso doméstico, o sistema Android pode parecer mais conveniente e familiar. Mas os proprietários de TVs no Tizen OS também estão bastante satisfeitos com seus dispositivos, apreciam muito sua funcionalidade.
- Aplicativos Suportados... O conjunto principal inclui uma loja de software, cinemas online e hospedagem de vídeo, redes sociais, Skype e outros mensageiros.
- Suporte periférico... Um air mouse no kit, em vez de um controle remoto convencional, ou pelo menos a capacidade de conectá-lo expande significativamente a funcionalidade do equipamento. Além disso, acústica sem fio, fones de ouvido, discos rígidos externos e joysticks são conectados a alguns modelos de TV. A compatibilidade do smartphone também pode ser importante.
- Protocolos de comunicação suportados... Acesso LAN com fio, portas sem fio Wi-Fi, Bluetooth, USB e HDMI permitem que você use diferentes tipos de conexão com diferentes dispositivos.
Estes são os principais parâmetros importantes na escolha de uma Smart TV. Além disso, você pode prestar atenção às características técnicas da própria TV.
Como usar?
A primeira conexão e configuração da Smart TV não é difícil para a maioria das pessoas.Primeiro, você precisa estabelecer todas as conexões de fiação necessárias. Procure canais. Em seguida, vá para a seção de configurações do menu e conecte-se a uma rede doméstica disponível. Será ideal definir a seleção automática da fonte do sinal. Se necessário, a senha é inserida usando o controle remoto ou teclado virtual.
O firmware será atualizado automaticamente quando conectado... Se o roteador não estiver visível, vale a pena fazer a busca novamente, verificando se há sinal. Todas as funções Smart funcionam apenas com acesso à Internet com ou sem fio. Depois de estabelecer a conexão, você pode ir à loja de aplicativos e atualizar os produtos de software existentes para as versões mais recentes... Aqui você também pode instalar o Skype ou baixar jogos, encontrar cinemas online com os quais você pode assistir a filmes.
Um controle remoto geralmente está incluído. Alguns modelos de equipamento também suportam o controle de um telefone, joystick, mouse aéreo. Para a operação, o elemento de controle deve ser conectado como um dispositivo externo.
Você pode se conectar a um laptop ou visualizar documentos em um computador ou smartphone diretamente da tela da Smart TV via HDMI ou sem fio por meio de programas especiais. Desta forma, você pode transmitir um vídeo ou uma imagem na tela do jogo. Você precisa usar uma conexão USB para visualizar a mídia de unidades flash.
Visão geral da revisão
De acordo com a maioria dos compradores, a presença da Smart TV na lista de funções de televisão disponíveis é, de facto, uma vantagem significativa. Os mais populares são os modelos baseados no sistema operacional Android - o mais intuitivo de operar e acessível... O sistema operacional do Google permite integrar a funcionalidade da maioria dos serviços da empresa à TV, fornecer acesso ao armazenamento de mídia, pesquisar e trabalhar com um assistente de voz.
Muitos compradores estão maravilhados com o número de possibilidades que a Smart TV está abrindo. Os aplicativos de jogos pré-instalados são totalmente adaptados para uso em telas grandes. A integração conveniente com um smartphone e a capacidade de conectar vários equipamentos adicionais são observadas.
As desvantagens da Smart TV, de acordo com os compradores, incluem forte aquecimento do case. - simplesmente não foi projetado para uma grande quantidade de "recheio" eletrônico. Além disso, mesmo as marcas mais conhecidas têm os modelos mais baratos com processadores fracos e pouca RAM. Em vez do esperado acesso rápido à Internet, o usuário obtém constantes congelamentos, travamentos e outros problemas. Isso é especialmente perceptível ao assistir streaming de vídeo no modo de transmissão.
As desvantagens da Smart TV Samsung incluem o bloqueio de muitos codecs que funcionavam no firmware anterior... É assim que a empresa combate torrents e conteúdo pirateado. Para os proprietários de TV, tais medidas transformaram a exibição de vídeos em uma loteria - só se pode adivinhar se um arquivo será reproduzido a partir de um meio externo ou não.
O comentário foi enviado com sucesso.