Por que as lesmas aparecem na estufa e como se livrar delas?
Se você notar que surgiram buracos nas plantas da estufa, isso significa que lesmas surgiram nas proximidades. É uma praga noturna que adora muita umidade e sombra. É por isso que ele tenta encontrar abrigo entre ervas daninhas, lixo de jardim e em estufas. O que fazer quando aparecerem convidados indesejados e como se livrar deles para sempre - falaremos em nosso artigo.
Os principais sinais da aparência
Lesmas são o nome comum para um grupo de gastrópodes sem concha. Ao contrário dos caracóis, não têm defesas naturais próprias, pelo que têm de se esconder do clima quente e seco em locais com elevada humidade. Para eles, a estufa é o habitat ideal. Esses moluscos são ativos apenas à noite, por isso podem não ser notados durante o dia.
Mas sua aparência na estufa pode ser indicada por vários sinais.
- Dano. Buracos aparecem nas delicadas folhas das plantas, e manchas comidas são visíveis nas frutas macias.
- Pegadas prateadas. Em locais onde as lesmas se movem, marcas cintilantes permanecem - elas podem ser vistas nas lâminas das folhas, bem como no solo e nas paredes da estufa. Este é o muco, produzido por moluscos para proteger o corpo contra o ressecamento e facilitar o movimento em superfícies ásperas.
Os hábitos alimentares dos gastrópodes são variados. De acordo com a pesquisa, eles danificam cerca de 150 espécies de plantas. Do sortimento da estufa, eles são atraídos principalmente por pepinos, repolho branco e couve-flor, pimentão, tomate, berinjela, ervilha, feijão, bem como alface e morango.
As partes subterrâneas da beterraba e da cenoura podem ser atacadas; a cebola, o alho, a salsa e o manjericão são menos afetados.
Causas
A umidade desempenha um papel importante na vida de uma lesma. Seu corpo consiste principalmente de água - mesmo que perca até 50% do peso corporal total em condições de alta umidade, ele restaura completamente o equilíbrio de água em 2-4 horas. Qualquer diminuição no nível de umidade leva a uma explosão de atividade de curto prazo, que os moluscos usam para encontrar um abrigo confiável. Se não for encontrado, o gastrópode fica atordoado e morre rapidamente.
A luz solar direta é prejudicial para os moluscos, por isso as estufas são habitats ideais para eles. Temperaturas moderadamente altas e altos níveis de umidade são mantidos aqui, e a terra não pode secar. Graças ao abrigo, os gastrópodes se sentem bem aqui durante todo o ano.
Os mariscos geralmente entram na estufa com o solo. Isso pode acontecer ao renovar o solo, bem como ao plantar uma nova planta com um torrão de terra. Eles também podem entrar pelas portas abertas da estufa se não houver obstáculos no caminho do movimento.
Que mal eles podem fazer?
Apesar de sua alta fertilidade, as lesmas preferem se manter em pequenos cachos. No entanto, eles podem causar danos consideráveis às culturas hortícolas. A razão para isso é a gula dos gastrópodes. Apenas alguns indivíduos podem estragar um jardim inteiro de repolho ou pimentão em questão de dias.
Além disso, a saliva desse molusco contém componentes que causam o apodrecimento da fruta.Mesmo que os gastrópodes comam os brotos adjacentes à fruta e deixem a planta em paz, ela ainda começará a apodrecer. Além disso, esse processo é irreversível.
O terreno em que as lesmas se instalaram também não é seguro. Mesmo morrendo, deixam uma reserva no substrato para seus filhos. Assim que são plantadas novas plantas na horta, os moluscos são imediatamente encaminhados para o “trabalho sujo”. Mas o mal dos gastrópodes também não termina aí: passando de uma planta para outra, essas criaturas carregam doenças fúngicas e virais, incluindo o oídio. Ao espalhar essas patologias em condições de estufa fechada, eles podem destruir muito rapidamente todas as plantações.
O perigo das lesmas aumenta porque elas se multiplicam muito rapidamente. Eles são hermafroditas que podem fertilizar uns aos outros independentemente do sexo. De cada vez, um indivíduo põe até 30 ovos e, após duas semanas, novos filhotes surgem deles. Em uma estação, cada indivíduo põe até 500 ovos, então a tarefa de controlar as pragas torna-se importante para qualquer proprietário de estufa.
Métodos mecânicos e agrotécnicos de controle
Nossos avós consideraram a coleta manual de lesmas o método mais eficaz de lidar com lesmas. Esta é uma praga bastante grande, é visível mesmo a olho nu, não é capaz de se mover e voar rapidamente, por isso pode ser facilmente e simplesmente apanhada. E para facilitar seu trabalho e agilizar a coleta de gastrópodes, você pode montar uma armadilha.
A cerveja é considerada uma isca "pegada" para lesmas. Para atrair um gastrópode, você precisa pegar recipientes de plástico e cavar o solo da estufa de forma que as bordas do recipiente fiquem abaixo do nível do substrato. Você precisa colocar um pouco de bebida inebriante em copos - lesmas são seus grandes admiradores. Eles rastejam com o aroma de todas as partes da estufa, mesmo que a cerveja seja tóxica para eles.
Pela manhã você pode encontrar muitas lesmas mortas, basta retirá-las e queimá-las.
Além da cerveja, você pode usar outros líquidos - sucos, xaropes ou compotas fermentadas. Para atrair insetos, você pode criar um "abrigo falso". Não é difícil de fazer: qualquer tábua é untada com kefir e colocada sobre as pedras com o lado untado para baixo. Os moluscos cheiram um cheiro agradável para eles e rastejam, com o início do dia você pode encontrar todo um aglomerado de pragas de efeito estufa.
Um bom efeito em condições de estufa é obtido colocando folhas de pepino, tomate e alface entre os canteiros. À noite, as lesmas rastejam até as iscas para se esconder e, ao mesmo tempo, festejam. Resta apenas coletar toda essa grama junto com gastrópodes e destruir.
Como você pode lutar?
Na maioria das vezes, todas as preparações para lesmas são grânulos que são uniformemente distribuídos pela superfície do solo. Contudo, Se você não gosta de produtos químicos para proteção de plantas, pode usar métodos populares eficazes.
Produtos químicos
A maneira mais fácil é envenenar lesmas com agrotóxicos, você pode comprá-los em qualquer loja especializada. Entre os medicamentos mais eficazes estão:
- "Slime Eater", cujos grânulos através da pele entram no trato digestivo do gastrópode e absorvem toda a umidade, isso causa a desidratação da praga e leva à sua morte rápida;
- "Meta tempestade" - o agente destrói os órgãos digestivos das lesmas, o efeito da droga após o tratamento dura 2-3 semanas.
No entanto, essas ferramentas têm muitas desvantagens.
- O inseticida mata não apenas gastrópodes, mas também insetos polinizadores.
- Alguns dos produtos químicos acabarão inevitavelmente no substrato. Na íntegra, elas se decompõem em 30 dias, ao longo desse período, as plantas de efeito estufa vão absorver os venenos do solo, que permanecerão nelas para sempre e podem causar envenenamento quando consumidos.
- O próprio processamento é um procedimento inseguro.As plantas devem ser pulverizadas com roupas fechadas, com respirador e óculos de proteção. Durante uma semana após o tratamento, é indesejável que crianças e pessoas com doenças alérgicas e pulmonares fiquem na estufa.
Os produtos biológicos são considerados uma boa alternativa aos pesticidas.
- Ferramol Ch. Tem um princípio de ação semelhante, mas não prejudica os insetos benéficos.
- O uso de fertilizantes especiais pode ser uma opção relativamente suave. Não contêm agrotóxicos, mas possuem componentes que não agradam aos gastrópodes, na maioria das vezes são aditivos calcinados. No entanto, quando o solo da estufa está supersaturado com cálcio, começa a salinização do solo e isso pode danificar as mudas tanto quanto a invasão de moluscos. Portanto, eles podem ser usados exclusivamente nos estágios iniciais de desenvolvimento, quando as culturas em estufas precisam de alimentação adicional.
- O uso de sulfato ferroso dá um bom efeito. - está espalhado em lugares onde os gastrópodes se movem e contaminam os perímetros das camas com ele. A droga é boa porque não é lavada durante a irrigação, e lesmas morrem em contato com ela em questão de segundos.
Métodos tradicionais
Os amantes de remédios populares costumam usar especiarias. Os temperos de cozinha mais simples podem ser um bom remédio. O maior efeito é dado pela pimenta, coentro e alecrim - ficam espalhados pelos corredores e nos locais de acúmulo de gastrópodes. Essas especiarias irritam a pele delicada das lesmas e deixam nela queimaduras, das quais os gastrópodes morrem rapidamente. A única desvantagem desse método é sua curta duração. Os gastrópodes aprenderam a formar imunidade aos temperos muito rapidamente, de modo que os descendentes dos moluscos sobreviventes não reagem mais a eles.
Se você polvilhar o molusco com sal, perceberá que ele parece começar a "derreter". É por isso que o sal de cozinha é frequentemente usado em estufas - é borrifado com ele nas principais vias de migração. A mostarda dá um bom efeito.
Para se livrar das lesmas, meio pacote de matéria seca é diluído em um balde de água e insistido por algumas horas, e então as plantas afetadas são pulverizadas.
Você pode afugentar a lesma com uma solução de café. A cafeína tem o efeito mais destrutivo nas lesmas: a composição forte mata e o doce espanta com seu cheiro. No entanto, deve-se ter em mente que a solução concentrada de café é capaz de queimar delicados brotos verdes e placas de folhas, além de repelir insetos benéficos.
Para combater as lesmas, você pode lançar mão de giz, pó de tabaco ou cinza de madeira no solo das plantas com efeito de estufa. Um bom resultado é obtido pelo tratamento com uma solução de amônia. E para espantar as pragas de tomates e pimentões, espalham-se urtigas secas sob os arbustos.
Medidas de prevenção
Evitar a invasão de lesmas na estufa é muito mais fácil do que removê-las posteriormente. Para evitar o aparecimento de lesmas nas estufas, é importante prestar atenção especial ao processamento e desinfecção de novos solos. Você deve comprar o terreno apenas em local marcado, e após a distribuição sobre os canteiros, é imperativo tratá-lo com uma solução pálida de permanganato de potássio.
As medidas de prevenção agrotécnica têm um bom efeito.
- Regulação dos níveis de umidade. As lesmas preferem um ambiente úmido, então você pode combatê-las ajustando o esquema de irrigação para criar um habitat desconfortável para os moluscos. Em condições de estufa, você pode usar um pequeno truque, por exemplo, depois de regar, polvilhe os canteiros da estufa com uma fina camada de solo seco.
- Usando inimigos naturais. No ambiente natural, lesmas são atacadas por pássaros. Não vai funcionar para povoar os pássaros na estufa, mas você pode conseguir sapos ou ouriços lá - essas criaturas comem moluscos avidamente.
- Vizinhos "prejudiciais". Para proteger os canteiros de gastrópodes, você pode plantar plantas desagradáveis para lesmas ao lado de frutas e vegetais.Assim, os gastrópodes assustam-se com os aromas específicos de alecrim, salsa, lavanda, tomilho, salva e também malmequeres. É por isso que os proprietários de estufas costumam plantar essas plantas em torno do perímetro de toda a estufa ou de seus blocos principais.
- Obstáculos. A barriga dos moluscos é sensível a superfícies ásperas e ásperas. Portanto, para proteger as plantações, podem ser criados obstáculos físicos que podem impedir que lesmas se movam de uma planta para outra. Para isso, os corredores são polvilhados com cascalho fino ou cascas de ovos triturados.
Além disso, você precisa seguir as regras básicas para o cultivo de plantas:
- você não pode plantar mudas muito próximas umas das outras;
- é importante criar um sistema de ventilação na estufa que permita que o excesso de umidade seja removido em tempo hábil.
O comentário foi enviado com sucesso.