Por que as lesmas aparecem nos morangos e como lidar com elas?

Contente
  1. Descrição
  2. Por que motivos eles aparecem?
  3. Sinais de derrota
  4. Métodos mecânicos de luta
  5. Como processar?
  6. Medidas de prevenção

Lesmas causam enormes danos à colheita de morango - comem frutas suculentas e às vezes destroem a maior parte da colheita. Para salvar as frutas, você precisa lutar contra a praga. Para isso, uma variedade de métodos são usados ​​- químicos, biológicos e mecânicos. Receitas caseiras de nossos avós e avós também dão um bom efeito. Em nosso artigo, vamos lhe dizer como tirar uma lesma do jardim.

Descrição

Lesmas são o nome genérico dos gastrópodes terrestres. Externamente, eles se parecem com um caracol, mas diferem dele pela ausência de uma concha. O corpo desta criatura é capaz de mudar de forma como resultado da contração muscular - em repouso o molusco é largo e encurtado, e no momento do movimento começa a se esticar e afinar. Em estado de calma, seu comprimento chega a 5 cm, a cor é marrom-acinzentada clara. Existem tentáculos na cabeça, a lesma os usa para ver e tocar.

Uma grande quantidade de muco é secretada na superfície da pele de um gastrópode. Ele protege o corpo contra ressecamento e não danifica quando esfregado quando a lesma se move em superfícies ásperas. Além disso, o cheiro de muco pode assustar alguns animais predadores.

Este molusco é mais ativo à noite. Durante o dia, ele se esconde sob os restos de plantas, à sombra das árvores, perto de montes de composto e no meio de restos de madeira. Os raios ultravioleta diretos são perigosos para ele, sob a influência do sol, o muco seca rapidamente e o molusco morre. Em um habitat confortável, uma lesma pode viver por 1-2 anos. Em uma estação, ele põe cerca de 30-40 ovos, e depois de um mês, indivíduos formados aparecem a partir deles, que depois de mais alguns meses atingem o tamanho de gastrópodes adultos e tornam-se sexualmente maduros.

Em seu habitat natural, os inimigos das lesmas são toupeiras, lagartos-cobra, sapos, bem como sapos e musaranhos. Algumas espécies de pássaros e besouros terrestres se alimentam de lesmas.

Mas alimentar aves com moluscos (patos, galinhas e gansos) não vale a pena, porque as lesmas costumam ser portadoras de helmintos e outros parasitas.

Por que motivos eles aparecem?

Lesmas são mais ativas no escuro. Eles rastejam para caçar após o pôr do sol, quando o sol já se pôs no horizonte e não é mais um perigo para eles. Esses moluscos mostram grande interesse em morangos maduros. Eles mordem as cavidades macias e suculentas e as danificam. Essa baga é absolutamente inadequada para consumo humano. A atividade dos gastrópodes é especialmente elevada quando fatores naturais favorecem seu crescimento e desenvolvimento. Assim, a invasão em massa de moluscos é facilitada por:

  • verão quente com chuvas prolongadas;
  • plantio excessivo de parcela com morangos;
  • matagais de ervas daninhas;
  • solo denso que retém água;
  • restos lenhosos da última temporada;
  • a presença de tábuas, polietileno, material de cobertura e outros resíduos de construção na área do jardim.

Em clima quente e seco, a população de pragas diminui acentuadamente. Além disso, notou-se que áreas bem cuidadas são atacadas por esse gastrópode com muito menos frequência.

Sinais de derrota

É muito simples entender que você tem uma lesma - isso pode ser visto nas bagas mordiscadas. Durante o dia, os gastrópodes se escondem sob as folhas, em rachaduras no solo e perto de detritos deixados nas camas.Durante essas horas, eles quase não se mostram, por isso pode ser muito difícil encontrá-los. No entanto, os seguintes fatores podem indicar a presença de lesmas:

  • buracos e manchas prateadas nas lâminas das folhas de morango;
  • muco cintilante esbranquiçado nas folhas e frutos da planta, bem como nos corredores ao longo do caminho da lesma.

Lesmas são portadoras de doenças fúngicas e virais. Os esporos de fungos patogênicos nos órgãos digestivos dos gastrópodes não são destruídos, portanto, junto com os produtos residuais e o muco, as infecções se espalham por toda a área.

Assim, o murchamento de plantações de jardim pode se tornar um sinal indireto da presença de uma lesma.

Métodos mecânicos de luta

Nossos avós usaram métodos mecânicos para se livrar das lesmas - a maneira mais fácil é removê-las com nossas próprias mãos. São moluscos de grande porte, em arbustos verdes de morango destacam-se pela cor, além disso, não sabem rastejar e voar rapidamente. Portanto, não é difícil detectar gastrópodes e removê-los da superfície. É necessário coletar lesmas à noite, quando rastejam para "caçar", os indivíduos capturados são queimados.

Para facilitar o seu trabalho e agilizar a busca por gastrópodes, podem ser utilizadas armadilhas. Por exemplo, pegue qualquer tábua (um pedaço de ardósia, linóleo ou material de telhado), unte-a com kefir ou creme de leite e coloque-a em uma pequena elevação. À noite, lesmas começarão a se espalhar pelo cheiro de todas as áreas. Tudo o que resta para o jardineiro pela manhã é simplesmente pegar a prancha e sacudir as lesmas para dentro do saco.

A "armadilha da cerveja" não é considerada menos eficaz. Não é segredo que os gastrópodes são grandes apreciadores desta bebida, embora seja tóxica para eles. Para pegar lesmas, você precisa preparar vários recipientes de plástico e cavá-los ao redor do canteiro de morangos para que as paredes do recipiente fiquem abaixo do nível do solo. Um pouco de bebida inebriante é derramada no fundo e a armadilha é deixada durante a noite.

Como mostra a prática, dezenas de moluscos escorregam para a cerveja, para que pela manhã você possa fazer uma impressionante "colheita" da praga.

Como processar?

Se você tiver lesmas, métodos diferentes podem ser usados. Para se livrar do gastrópode permanentemente, você pode borrifar as plantas com compostos químicos. Se quiser conservar ao máximo a colheita, é melhor dar preferência aos remédios populares.

Produtos químicos

O tratamento de gastrópodes com produtos químicos é altamente eficaz, mas nem sempre seguro. O fato é que o período da invasão dos moluscos coincide com a época da frutificação dos morangos. Ao tratar os arbustos com agrotóxicos, corre-se o risco de apanhar bagas cujo teor de substâncias tóxicas é muitas vezes superior aos limites permitidos. Para ficar no lado seguro, você pode usar uma das seguintes opções.

  • Pulverize com pesticidas, mas não coma as frutas da estação atual. Este método é ideal quando há muitos mariscos e a maior parte dos bagos já danificados e não se pode contar com uma boa colheita.
  • Realize o processamento depois que as bagas sobreviventes forem colhidas e todas as folhas cortadas. No início da próxima primavera, os pesticidas estarão inativos.

Para combater os gastrópodes, é necessário cultivar a terra, na maioria das vezes é borrifada com cal apagada - serão necessários cerca de 30 g do preparado por metro quadrado de plantio. Lesmas não toleram fertilizantes secos. Portanto, o superfosfato pode ser espalhado ao redor do canteiro e nos corredores; isso levará cerca de 40 g por metro quadrado da área tratada. Este método pode ser usado se o plantio de morango ocupar uma área pequena, caso contrário o custo da fertilização será muito tempos excedem o custo da safra colhida.

Esse tratamento deve ser realizado na noite anterior ao período de atividade da praga. Quando a droga entra em contato com a pele de moluscos, estes se queimam e morrem.

Os medicamentos “Slizneed”, “Ulicid”, assim como “Metaldeído” e “Thunderstorm” distinguem-se pela elevada eficácia no combate às lesmas. De acordo com as instruções do fabricante, os produtos estão espalhados em caminhos de jardins, perto de arbustos danificados e em corredores. Normalmente 5 sq. m da trama tomar 15 g da droga. Esses produtos químicos pertencem à terceira classe de perigo, ou seja, são de baixa toxicidade para pessoas e animais de estimação.

O vitríolo de ferro provou ser bom na luta contra os moluscos de jardim. Pode ser vertido puro ou misturado com cal ou areia. Os gastrópodes contornam essas camas lateralmente, pois, ao entrarem em contato com o vitríolo do ferro, morrem instantaneamente.

Ao processar morangos com pesticidas, deve-se usar equipamentos de proteção individual - luvas, respirador e calçados especiais.

Remédios populares

Se o volume da lesão for pequeno, é melhor usar remédios populares sem química.

  • Alcatrão de bétula. Um remédio eficaz para lesmas. Para o processamento, é necessário pegar pequenos guardanapos, untá-los com alcatrão e espalhar pela horta de morangos. O cheiro da substância afugenta as lesmas e torna-se um obstáculo natural ao seu movimento.
  • Alho. 250-300 g de alho picado finamente são colocados em um balde de água e infundidos por cerca de um dia, mexendo de vez em quando. A solução resultante é derramada em um borrifador e as folhas de morango são tratadas em ambos os lados.
  • Pó de mostarda. Para preparar uma infusão de trabalho, 50-70 g de mostarda seca são dissolvidos em 100 ml de água, infundidos por 5-6 horas, levando a um volume de 5 litros. O processamento é realizado à noite ou com tempo nublado.
  • Pó de tabaco. O cheiro de tabaco e makhorka repele efetivamente caramujos e lesmas, assim como muitas outras pragas. Para preparar uma composição eficaz, 1 kg de pó de tabaco é despejado em um balde de água, infundido por um dia e adicionado 50 g de sabão em pó ralado. A solução resultante é misturada e pulverizada.
  • Pimenta amarga. 1 kg de pimenta fresca é bem picado e despejado com um balde de água. Resista 2-3 dias, depois ferva em fogo baixo por 40-60 minutos, resfrie e processe os arbustos de morango abundantemente. Na ausência de um vegetal fresco, você pode derramar a infusão de pó de pimenta - vai demorar 50-60 g.
  • Amônia. 4 colheres de sopa. eu. a amônia é dissolvida em um balde de água e as camas de morango são tratadas.

Um bom efeito é obtido tratando o local com cinza de madeira. Não representa qualquer ameaça para os morangos, além disso, pode ser utilizado como cobertura, podendo ser tomado "a olho". Como alternativa às cinzas, você pode espalhar cal apagada no solo. Neste caso, ao processar o site, você deve aderir ao padrão - 15-20 g / sq. m.

Medidas de prevenção

Para proteger o plantio de lesmas, é importante tomar medidas preventivas. Percebeu-se que a cultura plantada em canteiros altos é menos danificada. A altura ideal é de 30 cm. As camas são geralmente limitadas a pedaços de ardósia ou placas. Além disso, você pode comprar canteiros prontos em qualquer loja para jardineiros e jardineiros.

Para evitar que os gastrópodes criem raízes no seu jardim, todas as ervas daninhas perto da horta de morangos devem ser cortadas em tempo hábil e as ervas daninhas devem ser arrancadas. Se as plantações estiverem excessivamente espessas, devem ser desbastadas - os arbustos devem ser ventilados por todos os lados e secar rapidamente após a irrigação. De vez em quando, o solo entre as fileiras deve ser totalmente solto.

A cobertura morta pode substituir o afrouxamento e a remoção de ervas daninhas.

Contra gastrópodes, é melhor usar palha de serragem pequena, bem como agulhas. Seus elementos pontiagudos ferem os gastrópodes e eles não podem se mover.

Os mariscos são dissuadidos por odores fortes. Portanto, os jardineiros praticam o plantio misto. Por exemplo, Os malmequeres e o alho são plantados ao lado dos morangos, e a salsa e a mostarda são plantadas ao longo das bordas do jardim - essas plantas se tornarão uma proteção eficaz para o jardim dos morangos.

No outono, antes do início da geada, você deve cavar o solo até a profundidade de uma pá de baioneta. Lesmas no solo ficarão na superfície e perderão suas condições confortáveis ​​de inverno. Neste ponto, será útil adicionar algumas cinzas de madeira ao solo. Na primavera, o tratamento é repetido para que os indivíduos que sobreviveram no inverno morram sob a influência da luz solar direta.

E finalmente ouriços são considerados vizinhos inconvenientes para os moluscos; esses predadores comem lesmas com grande prazer. Você pode comprar um protetor espinhoso de plantações no viveiro, ou você pode atraí-lo para o local - para isso você precisa organizar um pequeno lago, uma bacia de água comum será o suficiente.

Seguindo essas regras simples, você pode salvar os canteiros de morango da lesma, preservar a colheita e saborear deliciosas frutas suculentas.

Para informações sobre como lidar com lesmas nos morangos, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário