Como se livrar de lesmas no repolho com remédios populares?

Contente
  1. Como tratar com amônia?
  2. Como lidar com cascas de ovo?
  3. Outras formas de lutar
  4. Medidas de prevenção

Se você notar que começaram a aparecer buracos nas folhas de repolho e traços cintilantes são visíveis nos corredores, então você tem lesmas. A luta contra eles deve ser iniciada o mais rápido possível, caso contrário, em questão de dias eles destruirão toda a sua colheita.

Como tratar com amônia?

Um dos remédios populares mais eficazes e ao mesmo tempo seguro para as plantas e as pessoas é considerado uma solução de amônia, mais conhecida como amônia. Com sua ajuda, você pode evitar o aparecimento de lesmas, bem como afastá-las caso já tenham começado a comer folhas de couve. O cheiro forte não agrada a este molusco, que sai dos canteiros.

Os benefícios da amônia são óbvios.

  • A droga protege eficazmente as plantas do ataque de lesmas e alguns insetos nocivos (repolho, pulgas crucíferas e suas larvas).
  • É uma fonte rica de nitrogênio - este elemento é especialmente importante para as plantas nos estágios iniciais da estação de crescimento. O nitrogênio permite que eles cresçam o máximo de folhas possível, que são necessárias para a formação de uma cabeça de repolho
  • O amônio desacidifica o solo. Isso é muito importante para o cultivo de repolho, porque em solo ácido esse vegetal cresce mal e muitas vezes adoece com quilha.

As desvantagens incluem o fato de que o cheiro de amônia desaparece rapidamente e, com água e chuva abundantes, é completamente lavado com água. Ao mesmo tempo, a amônia não pode ser usada mais do que uma vez a cada 10 dias, portanto, esse remédio popular é melhor usado em combinação com outras drogas. Para preparar a solução, tome 2 colheres de sopa por um balde de água. eu. 10% de amônia ou 1 colher de sopa. eu. 25%. O tratamento é feito com borrifador ou regador com chuveiro. Você precisa pulverizar as próprias plantas e o solo perto do arbusto. O maior efeito é obtido usando uma solução de amônia com uma casca de ovo.

Como lidar com cascas de ovo?

Os gastrópodes têm pele muito delicada, por isso não podem chegar aos canteiros de repolho se houver cascas de ovo espalhadas. Ao entrar em contato com suas bordas afiadas, o corpo da lesma é ferido e rapidamente "flui para fora". Portanto, imediatamente após o plantio das mudas, é necessário espalhar a casca do ovo triturada ao redor dos arbustos jovens. Você não precisa triturá-lo - é importante que permaneçam pedaços com arestas vivas.

Como consequência, após regas e chuvas, o projétil acaba atingindo o solo, portanto, a proteção deve ser repetida várias vezes ao longo da temporada. Essas medidas simples ajudarão a proteger as mudas do ataque de uma praga gastrópode.

Além disso, as cascas dos ovos contêm muito cálcio, o que é muito benéfico para o crescimento e desenvolvimento das hortaliças.

Outras formas de lutar

Das outras maneiras de lidar com lesmas em uma horta de repolho, várias receitas são as mais eficazes.

  • Vinagre. As lesmas nos canteiros ficarão muito menores se os arbustos forem tratados periodicamente com uma solução de vinagre. Para preparar a composição de trabalho, é necessário diluir meio copo de vinagre a 9% em um balde de água, mexer bem e borrifar as folhas de couve por cima e por baixo. Tente evitar derramar a solução no chão. O processamento é realizado uma vez a cada 10 dias.
  • Cinza. Todos sabem que a cinza de madeira é uma fonte rica em potássio, importante para a fixação e formação da cabeça do repolho. Além disso, a cinza protege o repolho da invasão de lesmas e lagartas.Claro, é impossível salvar o repolho das pragas dessa maneira, mas você pode evitar o seu ataque. Para evitar o aparecimento de lesmas ao redor dos arbustos com repolho, a cinza seca triturada é espalhada. Depois de regar e chover, ele é absorvido pelo solo, portanto, a limpeza do pó deve ser repetida regularmente. O maior resultado é obtido a partir de uma composição à base de cinzas e bicarbonato de sódio na proporção de 1 kg por 2 colheres de sopa. eu.
  • Mostarda. Os gastrópodes não conseguirão rastejar até as mudas se o pó de mostarda for derramado no arbusto. Queima o delicado corpo do molusco e leva rapidamente à sua morte. Para preparar a infusão, 75 g de mostarda seca são misturados em 5 litros de água e deixados por algumas horas, depois todas as folhas são bem pulverizadas em ambos os lados.
  • Pó de tabaco. O pó do tabaco tem um bom efeito contra a praga; em vez disso, você pode usar tabaco comum ou makhorka. Este componente é misturado com cinzas em proporções iguais e borrifado nos arbustos. O pó é repetido a cada 3-5 dias.
  • Soda. Para se livrar da praga, os jardineiros costumam usar bicarbonato de sódio ou carbonato de sódio, embora o uso de carbonato de sódio dê um efeito muito mais duradouro. Os locais de acúmulo de lesmas são borrifados com pó seco, após o que os gastrópodes morrem instantaneamente. Você pode fazer uma solução de refrigerante para borrifar cabeças de repolho. Para isso, 50 g da preparação calcinada são diluídos em 1 litro de água, 2 colheres de sopa. eu. sabão verde e pulverizado com arbustos de repolho. Se não houver sabonete verde na casa, você pode pegar o sabonete líquido usual ou ralar o sabonete doméstico.
  • Café. A bebida azeda, que muitos jardineiros tanto amam, não agrada de forma alguma as lesmas. Pequenos indivíduos morrem em contato com a cafeína e os adultos perdem instantaneamente sua orientação no espaço. Para preparar uma mistura protetora, pegue uma porção tripla de qualquer café instantâneo para 1 copo de água morna e borrife as partes verdes da planta com esta bebida concentrada. Tal processamento não prejudicará a cultura, mas as lesmas, tendo sentido o cheiro, passarão por cima dos leitos perfumados.

Lesmas não toleram o cheiro de malmequeres e absinto amargo; uma infusão repelente também pode ser preparada com essas ervas. Para isso, a grama picada é derramada com água fervente e colocada em um local quente por 2-3 horas. Em seguida, a solução é filtrada e o repolho pulverizado.

Medidas de prevenção

Você pode proteger as folhas de repolho criando obstáculos que os moluscos de corpo mole e pele delicada não conseguem superar. Vários materiais dão um bom efeito.

  • Agulhas. A terra ao redor dos arbustos de repolho é coberta com agulhas de pinheiro ou abeto. Eles criam uma barreira intransponível para o corpo sensível das lesmas.
  • Urtiga. As urtigas frescas realizam as mesmas tarefas. No entanto, ele terá que ser atualizado várias vezes por temporada.
  • Lima. Uma tira de pó de cal perto de uma cama de repolho queima o corpo da lesma - após o contato com essa substância, ela morre rapidamente.
  • Serragem de madeira. A serragem grande com arestas vivas, espalhada nos corredores das couves, dificulta significativamente a movimentação das lesmas, protegendo assim a cultura.
  • Casca de girassol. Pode ser muito difícil para os moluscos rastejarem em uma superfície nervurada, então há uma chance de que eles não consigam rastejar até as cabeças do repolho e estragar suas folhas suculentas.

A prática do plantio misto permite proteger a couve em crescimento do ataque de gastrópodes. Ao mesmo tempo, os canteiros com esse vegetal se alternam com outras plantas com cheiros específicos, como:

  • calêndula;
  • chagas;
  • calêndula;
  • Alecrim;
  • manjericão;
  • salsa.

Foi notado que lesmas aparecem com muito menos frequência em áreas bem cuidadas, portanto, você deve seguir as regras tradicionais da tecnologia agrícola.

  • As plantações devem ser mantidas limpas, todas as ervas daninhas devem ser removidas em tempo hábil, não só nos próprios canteiros, mas também em todo o perímetro.
  • As mudas devem ser plantadas a uma distância de 40-50 cm umas das outras.Se os arbustos forem plantados nas proximidades, os matagais densos se tornarão um excelente refúgio não apenas para lesmas, mas também para outras pragas rastejantes.
  • Não use grama recém-cortada como cobertura morta, pois as lesmas adoram se esconder em sua sombra durante o dia.

Os gastrópodes alimentam sapos, cobras e pássaros naturalmente, então tente atraí-los para o seu jardim. Para pássaros, você pode pendurar casas e comedouros. Se aparecer um ouriço no seu site, deixe um pires de leite e biscoitos para ele, ele com certeza voltará e se tornará um aliado confiável na luta contra as lesmas.

Se houver espaço livre no jardim, equipe um reservatório artificial lá - atrairá sapos, com eles você esquecerá a existência de uma praga tão desagradável como as lesmas.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário