Por que aparecem lesmas no repolho e como se livrar delas?
Lesmas do repolho são uma "dor de cabeça" para a maioria dos jardineiros. Sua aparência é bastante difícil de prever, mas a luta deve ser oportuna e versátil.
Descrição
As lesmas que aparecem no repolho são gastrópodes, que muitos confundem com caracóis que perderam suas conchas. O muco protetor é distribuído por toda a superfície do corpo oval macio. O comprimento da lesma do repolho pode ser de 1,5 a 10 centímetros, embora também existam gigantes, cujo comprimento chega a 20 centímetros. A sua coloração permite-lhe misturar-se com o meio envolvente, podendo ser cinzento, acastanhado ou acastanhado. As pragas vivem em áreas com alta umidade, escuridão e frio, como as camadas superiores do solo úmido.
No entanto, eles também vivem em folhagens secas, pilhas de lenha ou locais semelhantes. As lesmas são mais ativas à tarde e à noite, quando não só o sol se põe, mas também a temperatura diminui. Quando fica mais quente lá fora, os moluscos se escondem à sombra de árvores e arbustos. As lesmas se reproduzem em agosto, pondo aproximadamente duzentos ovos em solo úmido. Os jovens começam suas atividades já na próxima primavera.
Criaturas glutões prejudicam todas as variedades de repolho, embora o repolho roxo seja o que menos sofre. Eles também preferem se deliciar com morangos, tomates e pepinos. O molusco, cujo movimento é realizado pela contração do corpo, cobre a superfície das folhas com um muco especial. Quando essa substância endurece, ela obstrui os poros da planta e, portanto, interrompe seus processos respiratórios.
Não devemos esquecer que as lesmas freqüentemente carregam uma variedade de infecções e vírus que afetam o volume da cultura, e a enzima presente em sua saliva causa a decomposição das folhas do repolho.
Razões para o aparecimento
O motivo mais comum para o aparecimento de lesmas no repolho é o cuidado inadequado - irrigação excessiva, além do espessamento, que contribui para ventilação insuficiente. Um inverno quente, acompanhado por uma primavera chuvosa e um verão frio igualmente chuvoso, quase sempre leva a uma invasão de pragas. Pelo contrário, se o verão for seco e quente, as lesmas provavelmente passarão a maior parte do tempo se escondendo em porões, sob o composto e apenas no solo. A propósito, se houver "restos" de plantas nos canteiros - copas sujas, montes de folhas e semelhantes, esses locais atrairão moluscos, permitindo que não apenas se escondam dos raios solares, mas também se reproduzam.
Sinais de presença
Existem apenas alguns sinais claros de que apareceram lesmas no repolho. O primeiro são pequenos buracos roídos nas folhas, e o segundo são traços prateados de muco seco de moluscos de corpo mole.
Métodos de controle
É melhor lidar com lesmas ao mesmo tempo de várias maneiras, combinando a coleta manual, remédios químicos e populares.
Coletando manualmente
A primeira coisa a fazer para remover as pragas é removê-las manualmente. Eles são mais fáceis de detectar durante o dia, quando os moluscos se escondem do calor e da luz em locais úmidos. O jardineiro terá que verificar todas as pedras grandes, montes de ervas daninhas e composto, bem como plantas rasteiras no jardim.
Para removê-los o máximo possível, faz sentido usar iscas e armadilhas especiais. Por exemplo, recomenda-se espalhar tábuas, compensados ou pedaços de papelão sobre a área, após umedecer bem o solo nesses locais. Fatias de maçã comedoras de lesmas também podem ser adicionadas sob as armadilhas para uma isca mais eficaz. Na manhã seguinte, tudo o que resta é coletar todas as criaturas reunidas e destruí-las.
Uma ótima armadilha é feita com filme transparente. Basta cobrir com material a parte selecionada do jardim. Como resultado, a condensação começará a se formar sob o filme, o que significa que a umidade aumentará e as lesmas irão rastejar. Aliás, se livrar deles será ainda mais fácil nos dias quentes, pois o condensado do aquecimento levará à morte de criaturas. Iscas muito boas são obtidas em garrafas comuns. Cada um é preenchido com 100-150 mililitros de água e uma pequena barra de sabão, e depois é deixado sem tampa no local. No dia seguinte, resta apenas coletar os oponentes derrotados.
Jardineiros experientes descobriram que lesmas são atraídas pelo aroma de cerveja, kvass ou compota fermentada. Portanto, para a próxima armadilha, você precisará de uma dessas bebidas, que é colocada em um recipiente com gargalo largo. A garrafa ou o vidro devem ser enterrados de forma que suas bordas fiquem niveladas com o solo ou fiquem alguns centímetros acima dele. Durante o dia, é melhor cobrir o recipiente, pois o movimento ativo dos moluscos começa justamente à noite.
Você pode salvar sua colheita instalando cercas especiais contra pragas. Os moluscos de corpo mole não gostam de se mover sobre uma superfície dura e penetrante, por isso será suficiente polvilhar a área em torno dos canteiros com serragem afiada, cascas de girassol, agulhas de abeto, cascas de ovo esmagadas ou pequenos seixos. Uma função semelhante pode ser realizada por urtigas recém-cortadas e picadas dispostas na base do caule, embora esse obstáculo tenha de ser atualizado várias vezes por temporada.
O uso de cal seca é considerado bastante eficaz, uma tira fina da qual ao redor das cabeças do repolho queimará o corpo desprotegido.
Tratamento químico
Se não foi possível lidar manualmente com todas as lesmas, você terá que envenená-las com produtos químicos agressivos. Isso deve ser feito estritamente de acordo com as instruções, uma vez que essas substâncias são perigosas para pessoas e animais de estimação.
A mistura de abate é chamada de drogas que contêm metaldeído em sua composição - por exemplo, "Meta" ou "Tempestade". "Trovoada" é um conjunto de pequenos grânulos azuis com um odor fraco, que simplesmente se desfazem nas plantações. Via de regra, são necessários cerca de 15 gramas da substância para 5 metros quadrados. A "tempestade" age muito rapidamente - alguns minutos após o consumo, a lesma apresenta sintomas de envenenamento e, após algumas horas, morre.
Thunder é considerado bastante eficaz. Contém componentes interessantes para os moluscos, mas repelem insetos e pássaros. A droga pode ser usada mesmo na chuva, pois mantém suas propriedades mesmo em alta umidade.
Trabalhar com o produto Meta, um tanto tóxico, deve ser extremamente cuidadoso. O preparo granular também se desintegra entre as plantas, mas isso deve ser feito pelo menos um mês antes da colheita. Ao aplicar "Metaldeído" agressivo na quantidade de 4 gramas por metro quadrado, é importante garantir que o medicamento não entre nas próprias cabeças das couves e nas folhas das folhas.
Para quem teme o uso de produtos químicos, foram desenvolvidos agentes biológicos que são seguros para pessoas, pássaros e animais. Por exemplo, O repolho de Pequim pode ser processado com o pó EkoKiller, que contém terra diatomácea, que causa desidratação fatal do corpo do molusco.
Guarde a couve-flor com a ajuda de "Ulicida Eco", que tem um efeito semelhante. Sua composição multicomponente contém grãos triturados, pimenta vermelha, mostarda em pó, açúcar granulado, sal e outras substâncias. Só pode ser usado duas vezes por temporada.
Remédios populares
Os métodos populares também são capazes de se livrar das lesmas, especialmente se a população destas ainda não for tão grande. Suas principais vantagens são acessibilidade, baixo custo e segurança para as pessoas e o meio ambiente.
- Depois de queimar o fogo, pode-se coletar as cinzas, que devem ser complementadas com sal, mostarda e pimenta-do-reino. Nesse caso, apenas uma colher de sopa dos componentes restantes deve cair em um litro de cinza. Essa mistura é usada para polvilhar o repolho a cada 5 dias e após cada chuva.
- Você pode borrifar o jardim com uma solução de mostarda, para a preparação da qual 100 gramas de pó são diluídos em um balde de água e infundidos por algumas horas.
- Você também pode polvilhar com uma solução de vinagre a 9%. Nesse caso, 2 colheres de sopa do componente-chave devem ser diluídas em um balde de água decantada. Esse procedimento é permitido apenas à noite, quando as pragas deixam seus abrigos e se instalam nas hortaliças.
- Bons resultados serão alcançados se a amônia for misturada com água na proporção de 1 para 6. É verdade que esse método não deve ser usado com muita frequência, já que as cabeças do repolho podem secar.
- Você pode reduzir o número de moluscos se molhar as plantações com água aquecida a 40-41 graus. Esta temperatura é destrutiva para lesmas, mas absolutamente segura para as plantas. Esse tipo de processamento também é feito à noite.
- O pó do tabaco em combinação com a água ajudará a proteger o repolho da destruição. Tendo misturado os componentes em quantidades iguais, o pó resultante deve ser usado a cada 5 dias para processar os cabeçotes.
- Se as pragas estiverem à vista, elas podem simplesmente ser borrifadas com carbonato de sódio ou carbonato de sódio - elas morrerão de irritação em poucos minutos. Essa substância também pode ser usada para preparar uma solução: neste caso, 100 gramas de pó são diluídos em 10 litros de líquido. Esse líquido é adequado para regar abrigos de moluscos e, reduzindo pela metade a quantidade de bicarbonato de sódio e adicionando algumas colheres de sopa de detergente de lava-louças, será possível regar os próprios vegetais.
- Em alguns casos, até o café solúvel, que é borrifado com repolho, pasta de dente e ácido bórico, traz o resultado desejado.
Profilaxia
Uma parte importante da proteção do jardim contra lesmas é tomar as medidas preventivas necessárias.
- Para proteger suas plantações, é importante limpar imediatamente o local de resíduos de plantas e construção, arrancar ervas daninhas e soltar o solo.
- Você também terá que cortar a grama nos caminhos entre os canteiros e no outono terá que cavar todo o jardim. A propósito, a massa verde recém-cortada nunca deve ser usada para cobertura morta. Além disso, é necessário inicialmente manter o espaçamento necessário entre os patamares.
- É mais fácil proteger a cultura se nas áreas circundantes crescerem plantas com um cheiro que repele os crustáceos: calêndula, malmequeres, salsa ou manjericão.
- Além disso, vale a pena atrair para o local aqueles pássaros e animais que se alimentam de lesmas, mas ignoram o próprio jardim. Por exemplo, no território você pode deixar biscoitos ou um pires de leite para ouriços (se morarem nas proximidades), pendurar comedouros para tordos e estorninhos, e também projetar um pequeno lago para sapos.
O comentário foi enviado com sucesso.