Tudo sobre ameixas

Contente
  1. Descrição
  2. As melhores variedades
  3. Que tipo de solo ele gosta?
  4. Como plantar?
  5. Como crescer?
  6. Doenças e pragas
  7. Colheita

As pessoas começaram a plantar ameixas em seus jardins há muito tempo. Essas árvores são bastante despretensiosas, por isso podem ser cultivadas em seu local, mesmo para residentes ocupados no verão.

Descrição

A ameixa é uma planta cultivada que pertence à família Pink. Ele se adapta bem a qualquer clima e rapidamente cria raízes em um novo lugar. A árvore geralmente atinge uma altura de 5 a 15 metros. Sua expectativa de vida é relativamente curta. Normalmente, uma árvore vive cerca de 25 anos. Ao mesmo tempo, a ameixa só dá frutos por 10-12 anos.

A árvore tem um sistema de raízes bastante forte. Suas folhas são alongadas. A ameixa floresce na segunda metade da primavera. Após o término da floração, os frutos são amarrados. Eles podem ser não apenas azuis ou roxos, mas também vermelhos ou amarelos. Via de regra, as ameixas são redondas ou ligeiramente alongadas.

As melhores variedades

Agora, existem mais de 200 variedades de ameixas. Para o plantio em um terreno doméstico, vale a pena escolher plantas comprovadas e muito apreciadas pela maioria dos jardineiros.

  • "Bola vermelha". Esta variedade foi cultivada há relativamente pouco tempo. A árvore é pequena. Cresce em altura até 3 metros. Os frutos que surgem no verão têm um tom avermelhado e um sabor agridoce.
  • "Sapa". Esta é uma planta anã que cresce até um metro e meio de altura. A variedade foi obtida a partir do cruzamento de ameixa e cereja. A árvore dá frutos com abundância. A safra pode ser colhida já no segundo ano após o plantio. Os frutos desta ameixa são de cor bordô escura. Eles têm gosto de espinhos. Na maioria das vezes, as frutas colhidas são usadas para fazer vinhos deliciosos.
  • "Beleza Manchuriana". Esta variedade de planta é muito difundida no Extremo Oriente. Uma árvore plantada no local começa a dar frutos 3 anos após o plantio. O fruto tem uma rica cor amarelo-laranja. Eles geralmente aparecem no final do verão.
  • "Pêssego". Esta ameixa tem pouca resistência ao inverno. Portanto, é mais adequado para o cultivo nas regiões do sul do país. A planta começa a frutificar aos 5 anos de vida. O rendimento da árvore só aumenta a cada ano.
  • "Victoria"... É melhor plantar essas árvores no lado ensolarado do local. Eles começam a dar frutos 3-4 anos após o plantio. Os frutos apresentam uma agradável cor vermelho-amarelada e aroma rico.
  • "Húngaro". Esta variedade é tolerante à seca. Há muitos anos, a fábrica agrada os proprietários do local com ricas colheitas. Os frutos são de cor roxa. Sua polpa é amarela, suculenta e muito doce.
  • "Smolinka". Esta é uma das primeiras variedades de ameixa. O peso médio dos frutos que aparecem nos galhos é de 35 gramas. As ameixas são de cor roxa e têm uma delicada polpa amarela. É muito fácil cuidar de uma árvore assim, porque ela não é exigente.

Muitos jardineiros preferem plantar várias variedades diferentes de ameixas ao mesmo tempo.

Que tipo de solo ele gosta?

Antes de plantar ameixas em seu site, você deve entender que tipo de solo esta árvore adora. Em geral, as plantas são bastante despretensiosas. As ameixas reagem negativamente apenas a solos ácidos e alcalinos. Para aumentar a produtividade, árvores de formato oval são plantadas em solo argiloso. Ameixas com frutos redondos preferem terra preta. A profundidade da água subterrânea também é importante. Eles não devem estar muito próximos das raízes.

Como plantar?

Para plantar em seu local, você deve escolher mudas saudáveis. Eles devem ser comprados em viveiros comprovados. Ao escolher, você precisa examinar cuidadosamente o rizoma.As raízes devem estar sãs, sem partes infectadas ou secas. Para o plantio, é melhor usar mudas de dois anos. Eles são mais fáceis de transportar e criar raízes mais rapidamente. As ameixas podem ser plantadas na primavera e no verão. Tudo depende das características do clima. Se estiver frio, recomenda-se o plantio de ameixas em abril. Nesse caso, a planta terá tempo de criar raízes antes da primeira geada. Se a muda foi comprada no outono, deve ser cavada no jardim e então coberta com ramos de abeto. Na primavera, ele pode ser transplantado para um novo local. Os poços de plantio da primavera são preparados no outono.

Se a ameixa for plantada no local em outubro ou novembro, covas para as mudas são preparadas uma semana e meia a duas semanas antes do plantio. A tecnologia de preparação da fossa parece muito simples. O local precisa ser bem cavado. Se o solo for ácido, deve-se adicionar cinza de madeira seca ou uma pequena quantidade de farinha de dolomita. Depois disso, você pode começar a cavar um buraco. Deve ser profundo o suficiente. É importante que as raízes possam ser colocadas nele sem quebrá-las no processo. No centro da cava, é necessário fixar a estaca de pouso. Seu fundo deve ser coberto com solo fértil misturado com húmus. Um ralo assim preparado pode ser plantado em 10-12 dias. O tronco deve ser cuidadosamente amarrado à estaca e as raízes polvilhadas com terra.... Depois de socar o solo, a árvore deve ser regada abundantemente.

Se feito corretamente, a muda jovem criará raízes rapidamente.

Como crescer?

O cultivo de ameixas saudáveis ​​ao ar livre requer cuidados adequados.

Rega

Em primeiro lugar, as plantas devem ser regadas regularmente. A frequência da rega depende inteiramente da frequência com que chove. Regue as ameixas pela raiz. O solo deve ser bem umedecido. Como regra, sob as árvores jovens são derramadas 5-10 baldes de água.

Poda

Este processo também é importante para as ameixas que crescem no jardim. Você pode podar ramos na primavera ou no outono. No primeiro caso, é importante estar a tempo antes do início do fluxo de seiva, no segundo - antes da geada. A poda formativa é recomendada na primavera. As plantas começam a podar no segundo ano de vida. Nos primeiros anos após o plantio, a árvore cresce muito rapidamente, por isso é muito fácil formar uma bela copa.

No segundo ano, o jardineiro precisa formar a camada inferior. Consiste em 5-6 ramos esqueléticos. Eles devem estar à mesma distância um do outro. Os ramos mais altos são encurtados em um terço do comprimento. O condutor também deve ser encurtado durante o processo de corte. No terceiro ano após o plantio, a planta também precisa de poda. Neste momento, o condutor é encurtado em 30 centímetros. Recomenda-se também o corte de ramos novos e rebentos laterais. É no terceiro ano que ocorre a formação da segunda camada da coroa. Os ramos esqueléticos devem estar a 0,3 metros dos ramos inferiores.

Um ano depois, o guia é encurtado novamente. Nesta fase, todos os ramos do esqueleto devem ser 6 botões mais curtos do que ele. Depois de aparar o condutor e os ramos esqueléticos, todos os brotos laterais devem ser encurtados. Nesta fase, o processo de formação da coroa está completo. No futuro, as plantas precisam de poda apenas para estimular o crescimento de novos ramos, bem como para melhorar a frutificação. Geralmente é realizado no outono. No verão, apenas os brotos doentes são removidos.

É muito importante aparar as plantas apenas com uma ferramenta de jardim afiada. Todos os cortes devem ser processados ​​com grama de jardim. Após o término do procedimento, os instrumentos devem ser desinfetados. Especialmente se a poda de plantas doentes foi realizada.

Fertilizante

A alimentação oportuna é importante para as ameixas. Fertilização permite que você acelere o processo de crescimento da árvore, bem como aumente seu rendimento... Os fertilizantes orgânicos são geralmente aplicados no solo a cada 4 anos. Mineral - uma vez a cada 2 anos. É melhor alimentar a ameixa com fertilizantes de nitrogênio na primavera. Isso irá acelerar o processo de formação do rim.No outono, fertilizantes de fósforo e potássio são introduzidos no solo. Durante a fertilização, o jardineiro também precisa afrouxar o solo no círculo do tronco e remover as ervas daninhas de lá.

Preparando-se para o inverno

Para que as plantas se recuperem rapidamente após o inverno, elas precisam estar devidamente preparadas para o frio do outono. Após a colheita, as ameixas são podadas, retirando-se todos os ramos velhos e fracos. As seções são cuidadosamente cobertas com grama de jardim, e o tronco é caiado de branco. Para o inverno, as árvores são regadas abundantemente. Isso os endurece.

Uma árvore adulta pode muito bem viver sem abrigo.... Mas alguns jardineiros cobrem o círculo do tronco da árvore com húmus ou turfa. Mas para o inverno, é aconselhável embrulhar as árvores novas com saque ou amarrá-las com ramos de abeto. Não é recomendado o uso de materiais artificiais para cobrir ralos.

Doenças e pragas

As ameixas cultivadas no país costumam ser atacadas por várias pragas. Na primavera, a árvore é atacada por carrapatos, pulgões e também cochonilhas. Você pode proteger a ameixa desses insetos usando inseticidas para pulverização. Quando a árvore está em flor, costuma ser atacada por borboletas. Para proteger o local desses parasitas, a planta deve ser tratada novamente com inseticidas na segunda metade da primavera. Para facilitar o combate aos insetos, você pode tirar vantagem de seus inimigos naturais. Para isso, vale a pena atrair pássaros para a horta. Os jardineiros costumam pendurar calhas em lugares diferentes. Habituados a obter comida no jardim, na primavera e no verão os pássaros terão o prazer de destruir as pragas que se instalam nas árvores.

Existem também várias doenças que representam um risco para as ameixas.

  • Doença de Clasterosporium... Esta é uma doença fúngica comum que afeta folhagens e galhos. As ameixas infectadas desenvolvem manchas escuras nas folhas. Com o tempo, as frutas também são afetadas. Isso leva à destruição completa da safra. Para prevenir a infecção da área, os galhos afetados pela doença devem ser cortados e queimados. Depois disso, a árvore pode ser tratada com a mistura bordalesa.
  • Moniliose... Esta doença também é fúngica. Afeta não só a folhagem, mas também flores, frutos e ramos de ameixa. É impossível lutar contra esta doença. Os galhos afetados devem ser removidos e queimados. A árvore deve ser borrifada com oxicloreto de cobre ou mistura de bordeaux. Isso só pode ser feito após o término da floração da ameixa.
  • Gommoz... Essa condição também é conhecida como fluxo gengival. Nas árvores afetadas, pequenas rachaduras aparecem no tronco, de onde flui uma resina transparente. Os ramos da planta afetada secam. A própria árvore morre com o tempo. Para o tratamento da gomose, as feridas precisam ser limpas e também tratadas com sulfato de cobre e vaselina.
  • Ferrugem... Esta doença geralmente afeta as plantas em julho. Os principais sinais de infecção da ameixa são o aparecimento de manchas vermelhas convexas na folhagem. As árvores afetadas por essa doença são significativamente enfraquecidas. É impossível combater a ferrugem. Plantas doentes só podem ser removidas. Para prevenção, recomenda-se que as árvores sejam tratadas com oxicloreto de cobre na primavera. No outono, as ameixas podem ser pulverizadas com a mistura bordalesa.
  • Coccomicose... As plantas doentes também enfraquecem. Manchas roxas ou cor de vinho aparecem na folhagem, que só aumentam com o tempo. No futuro, as folhas cairão. O desenvolvimento dos frutos pára, eles secam. É impossível lutar contra esta doença. Portanto, na primavera, as ameixas precisam ser tratadas com uma mistura de bordeaux.

Se a prevenção dessas doenças perigosas for realizada em tempo hábil, a árvore permanecerá saudável e forte.

Colheita

Durante o período de frutificação, os jardineiros pensam em como colher ameixas adequadamente. No processo, você precisa seguir as regras a seguir.

  • A colheita é necessária apenas em tempo seco. Ameixas úmidas não duram muito.
  • Não espere até que os frutos fiquem muito macios. Ameixas ligeiramente verdes são melhores para armazenamento de longo prazo. A fruta deve estar sã e intacta.
  • Você precisa colher as frutas com muito cuidado.tomando cuidado para não danificar os galhos.
  • Os frutos colhidos devem ser usados ​​imediatamente para conservação ou colocados em bandejas de armazenamento convenientes. Não os enrugue nas mãos por muito tempo.
  • As caixas de drenagem não devem ser completamente preenchidas... Não mais do que 3-4 camadas são colocadas em uma bandeja.
  • Uma vez que as ameixas não amadurecem em um momento, é melhor depená-los em 2-3 doses.
  • Se as frutas precisarem ser colhidas ainda verdes, basta mantê-las fora da geladeira por vários dias.... Durante este tempo, as ameixas amadurecem. Se você colocá-los na geladeira imediatamente, eles perderão o sabor.

As práticas agrícolas adequadas mantêm as ameixas em boas condições durante todo o ano.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário