- Autores: Kh.K. Enikeev, S. N. Satarova, V. S. Simonov, I. V. Popova (Instituto Russo de Seleção e Tecnologia de Horticultura e Viveiro)
- Sinônimos de nomes: Prunus domestica Yakhontova
- Ano de aprovação: 2008
- Tipo de crescimento: vigoroso
- coroa: esférico, compacto, densidade média
- Altura da árvore, m: 5–5,5
- Tamanho da fruta: ampla
- Peso do fruto, g: 30
- Forma de fruta: arredondado
- Cor de fruta: do amarelo ao mel dourado, com um blush
A variedade de ameixa Yakhontovaya foi criada em 2008. A cultura pertence às ameixas caseiras. Seu compromisso é a sobremesa. O sinônimo do nome é Prunus domestica Yakhontova.
Descrição da variedade
Esta variedade de alto rendimento é vigorosa. A altura de tal árvore frutífera é de 5-5,5 metros. Sua copa é compacta, de densidade média, seu formato é esférico. Os rebentos da planta são direitos, glabros, de cor castanha.
As lâminas das folhas nas árvores são alongadas, de cor verde claro. A superfície das folhas é fosca e lisa.
Características da fruta
A ameixa madura é grande, o peso médio de uma fruta é de 30 gramas. O formato da fruta é redondo. A coloração começa no amarelo e termina no mel dourado. Um leve rubor pode ser visto na superfície.
A casca das bagas é bastante fina, com uma leve flor de cera. A polpa dos frutos maduros é macia e suculenta. Sua cor é amarela. O tamanho do osso é médio. A separação do osso é boa.
Qualidades de sabor
Essa variedade é a sobremesa. Seu sabor é pronunciado, doce e azedo. A pontuação da degustação foi de 5 pontos.
Amadurecimento e frutificação
A ameixa dará frutos no terceiro ano após o plantio no solo. As datas de amadurecimento são precoces. O período de frutificação é em agosto.
Produção
A ameixa Yakhontovaya é considerada uma variedade de alto rendimento. De uma dessas árvores frutíferas, você pode coletar cerca de 45-50 kg de frutas maduras.
Crescendo e cuidando
Primeiro você precisa encontrar um local adequado para o plantio dessa cultura. Não é recomendado selecionar áreas onde flui a água subterrânea. A melhor opção seria solo preto, argiloso e arenoso.
Se o solo for muito ácido, a farinha de dolomita ou cinza é adicionada ao solo com antecedência. Ao plantar, lembre-se de que a distância entre as fileiras individuais e as árvores individuais deve ser de pelo menos 3 metros.
Os poços de plantio começam a ser preparados no outono. Sua profundidade deve ser de pelo menos 50 cm e seu diâmetro deve ser de pelo menos 70 cm. Um pedaço de pau reto ou estaca é colocado na parte central de cada buraco cavado. Depois disso, eles pegam as plantas jovens e começam a baixá-las suavemente para as covas, primeiro endireitando o sistema radicular.
Então, tudo é coberto com terra e levemente compactado, e o solo é regado abundantemente. Uma planta deve ter cerca de 4 baldes de água. Lembre-se de que é preliminarmente recomendado adicionar superfosfato, cloreto de potássio, areia limpa de rio, nitrato de amônio ao solo.
A ameixa plantada precisará de rega periódica. O solo deve ser bem umedecido até uma profundidade de cerca de 40 cm, devendo ir 5 baldes de água por árvore durante a rega. As safras frutíferas exigirão mais fluido.
Após a rega, a terra deve ser coberta com cobertura morta. Para fazer isso, você pode usar palha, aparas de madeira, restos de papelão.Este procedimento evitará a perda de umidade do solo.
E também a ameixa precisará de alimentação adicional. No primeiro ano após o plantio no solo, eles não precisam ser trazidos. No segundo ano, diferentes formulações de nutrientes com alto teor de nitrogênio são aplicadas. Em lojas de jardinagem, você pode encontrar fertilizantes prontos.
Quando a vegetação começa a dar frutos, é preciso alimentá-la três vezes ao ano. Na primeira vez, isso é feito antes da floração, depois durante o derramamento dos frutos e após a colheita. Nesse caso, é melhor usar uréia e sulfato de potássio (duas colheres de sopa para cada 10 litros de água pura). Além disso, a terra durante a alimentação deve ser suficientemente solta.
Além disso, composições contendo potássio e fósforo são adequadas para tal cultura. Você também pode usar chorume, excrementos de pássaros. Você não deve tomar os mesmos fertilizantes durante a temporada.
Ao usar uma variedade de fertilizantes, deve-se ter em mente que em climas quentes e ensolarados, eles serão absorvidos pela planta muito mais ativamente. Em clima frio e nublado, a absorção será muito mais lenta.
Na temporada de verão, é melhor adicionar turfa ou húmus à zona próxima ao tronco. Eles protegerão a ameixa de ervas daninhas.
A ameixa também precisa de poda. Durante os primeiros anos de vida, ela crescerá muito ativamente, por isso é importante formar a coroa corretamente. Quando o forte crescimento começa, você precisa selecionar 10 ramos principais. Ao mesmo tempo, devem ser colocados à mesma distância do tronco.
Esses ramos são encurtados em cerca de 1/3 de seu próprio comprimento. As partes frágeis e doloridas são simplesmente removidas imediatamente. Todos os locais cortados são tratados com desinfetantes.
O círculo do tronco da árvore em volta das árvores também requer cuidados. Deve ter pelo menos 2 metros de comprimento. Deve ser afrouxado regularmente. As ervas daninhas precisam ser removidas em tempo hábil. Todos os brotos das raízes devem ser arrancados, pois isso pode enfraquecer muito a ameixa, afetando negativamente o seu rendimento. Durante o verão, os brotos são removidos 3-4 vezes.
Resistência a doenças e pragas
A ameixa Yakhontovaya é altamente resistente a doenças e pragas. Mesmo assim, às vezes é afetado por manchas marrons, moniliose. Para curar uma árvore doente, você pode tomar o medicamento "Fufanon-nova" ou "Fitoverm". Primeiro você precisa preparar a solução estritamente de acordo com as instruções. Em seguida, a composição resultante é pulverizada. Para obter um resultado positivo do tratamento, é necessário realizar 3-4 vezes com um intervalo de algumas semanas.
E também a cultura é frequentemente danificada por várias pragas, incluindo mosca-serra, ácaro da fruta, mariposa, pulgão da ameixa, curuquerê. Para destruir todos esses parasitas e restaurar a árvore, você pode usar "Fitoverm", "Horus", "Aktara". Ao mesmo tempo, o enxofre é adicionado às composições medicinais para efeito máximo (não mais do que 100 gramas).
Em qualquer caso, antes do processamento, é necessário cortar cuidadosamente todas as partes danificadas da vegetação. Eles devem ser completamente queimados imediatamente. Caso contrário, eles podem se tornar uma fonte de infecções e infectar todas as culturas em sua casa de verão.
Para evitar doenças e pragas, é melhor realizar tratamentos preventivos. Os fungicidas prontos para uso são perfeitos para essa finalidade. Você também pode preparar tinturas medicinais em casa. São feitos à base de alho, casca de cebola, dente-de-leão, urtiga e outros componentes. Você pode adicionar um pouco de sabão em pó à composição acabada.
Apesar de a ameixa ser considerada mais resistente do que muitas árvores frutíferas, ela não é imune a doenças. Ele é atacado por infecções virais, fúngicas e bacterianas, e insetos parasitas o prejudicam. É necessário perceber e reconhecer a tempo os sinais da doença da ameixa. Eles são mais fáceis de lidar e derrotar logo no início. Bem, para proteger a árvore do jardim de tal infortúnio no futuro, procedimentos preventivos podem ser executados.