- Autores: E.P. Finaev (Estação Experimental de Kuibyshev para Jardinagem)
- Apareceu ao cruzar: Vermelho de Amadurecimento Precoce x Renclaude Bave
- Ano de aprovação: 1965
- Tipo de crescimento: vigoroso
- coroa: esférico, elevado, de densidade média
- Tamanho da fruta: ampla
- Peso do fruto, g: 34
- Forma de fruta: oval redondo, unidimensional, estreitado em direção à base
- Cor de fruta: vermelho-violeta, turva, sólido
- Pele : médio, nu, com uma forte flor de cera, facilmente removível do feto
Volzhskaya krasavitsa é uma variedade de ameixas caseiras, difundida na região central da Rússia. A planta que ama o calor dá safras abundantes, e seus frutos são considerados uma excelente sobremesa fresca, bem adequada para o processamento. A variedade tem se mostrado bem quando cultivada em pomares e chalés de verão.
História de criação
A variedade foi cultivada por E.P. Finaev na década de 30 do século XX em Kuibyshev e foi aprovada para uso após testes de variedades em 1965. Obtido pelo cruzamento de Skorospelka red e Renklode Bave.
Descrição da variedade
As árvores desta ameixeira são altas e fortes, apresentando crescimento intenso já nos primeiros anos após o plantio. A coroa é pouco espessa, esférica, volumosa. Os rebentos são espessos, direccionados a direito, sem pubescência, com poucas lenticelas. Os ramos são cobertos por folhas grandes e largas com uma placa enrugada verde-clara. As flores da árvore são grandes, brancas, duplas ou triplas.
Características da fruta
As ameixas da variedade Volzhskaya krasavitsa são grandes, o peso médio de cada uma é de 34 gramas. A pele é nua, de densidade média, facilmente removível, com forte flor de cera, de cor vermelho-violeta. A forma do fruto é oval-arredondada com um estreitamento para a base, a sutura abdominal em destaque, tem uma profundidade média. A polpa é bem colorida, amarelo-laranja, o suco não tem cor, o caroço não é grande, separa bem.
Qualidades de sabor
As frutas são doces e azedas, com polpa tenra e suculenta. A pontuação da degustação para a variedade é de 4,5 pontos.
Amadurecimento e frutificação
A primeira safra é colhida 4-5 anos após o plantio. Variedade precoce, frutifica de 10 a 25 de agosto, anualmente.
Produção
O valor das taxas depende da idade da árvore, das condições de seu cultivo. Em geral, o rendimento é avaliado como alto, 12-25 kg por planta durante a temporada.
Regiões em crescimento
A beleza do Volga é zoneada para plantio nas regiões do Baixo Volga, Médio Volga e Central.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A ameixa é autofértil e floresce de 11 a 20 de maio. Entre as melhores variedades de polinização para ela estão Ternoslivu Kuibyshevskaya, Zhiguli, Skorospelka tinto.
Crescendo e cuidando
A beleza do Volga pertence às variedades que precisam ser plantadas em um local bem iluminado. É melhor escolher um solo fértil. Argila marly, chernozem argiloso leve com um nível moderado de umidade é adequado.Durante o período de crescimento e desenvolvimento, as árvores precisam de poda e alimentação.
Para o plantio de ameixas, você pode escolher o início da primavera ou o final do outono. Se as plantas não têm tempo para se aclimatar antes da geada, você pode cavar uma planta jovem para o inverno. Costuma-se preparar uma cova de plantio em 10-12 dias, formando uma cova com cerca de 0,5 m de profundidade e um diâmetro um pouco maior. O solo extraído está saturado com aditivos úteis - estrume podre ou húmus, fosfatos, fontes de potássio, cinzas de madeira. O substrato resultante é preenchido com 2/3 do caroço.
Antes de pousar, um pino de retenção é cravado no centro do fosso. A árvore é colocada pelo norte dela, coberta com o restante da mistura de solo. A muda é ligeiramente sacudida para que a terra fique entre as raízes. Em seguida, o solo é compactado. Após o plantio, o colar da raiz da ameixa deve estar acima do nível do solo.
Ao final dessa etapa, o tronco da árvore é amarrado a um suporte. O solo é abundantemente umedecido. No futuro, a frequência da rega é regulada com base nas condições meteorológicas. Nos verões quentes, a umidade é trazida semanalmente, nos verões frios - uma vez a cada 10-14 dias. A alimentação das ameixas a partir de 3 anos após o plantio no local torna-se regular.
Os fertilizantes são aplicados durante a brotação e, em seguida, na fase de formação dos frutos. A próxima cobertura de cobertura é realizada imediatamente após a colheita. Os fertilizantes devem ter uma composição mineral balanceada. As ameixas são úteis para sulfato de potássio, uréia.
O restante dos cuidados deve ser focado no círculo do tronco. É regularmente solto, limpo de ervas daninhas. Não é recomendado deixar folhas e frutos caídos nesta área.
A formação da ameixeira começa 1 ou 2 anos após o plantio. É constituído por um caule de 25-40 cm de comprimento, na coroa deve haver 7-8 ramos esqueléticos. É importante manter uma distância igual entre eles, formando gradativamente uma coroa esférica regular.
A árvore também está preparada para o frio do inverno. As ameixas são menos tolerantes com eles do que outras árvores frutíferas. Antes do inverno, eles são alimentados, depois cavam na área acima das raízes, formando um pequeno montículo próximo ao tronco. Em plantas frutíferas, a caiação é realizada a uma altura de cerca de 1 m do nível do solo. Isso protegerá a árvore de parasitas nocivos.
Resistência a doenças e pragas
O grau de defesa imunológica nas plantas é médio. Muitas vezes, na ameixa, você pode ver sinais de doença do marsupial, levando a danos ao fruto. Eles ficam cobertos com uma camada esbranquiçada, caem. A melhor medida preventiva neste caso será borrifar os ramos com o líquido bordalês. Também ajudará a lidar com manchas perfuradas e outras doenças fúngicas.
A ameixa dessa variedade é altamente resistente ao ataque da traça. Mas o pulgão pode causar sérios danos às folhas. Você pode lutar contra esse inseto com a ajuda de remédios populares - desde uma solução de sabão em pó até uma infusão de dente-de-leão.A mosca-da-ameixa e o bicho-da-seda são especialmente perigosos para a planta durante a frutificação; você pode evitar seu aparecimento borrifando as árvores com inseticida no início da primavera.
Apesar de a ameixa ser considerada mais resistente do que muitas árvores frutíferas, ela não é imune a doenças. Ele é atacado por infecções virais, fúngicas e bacterianas, e insetos parasitas o prejudicam. É necessário perceber e reconhecer a tempo os sinais da doença da ameixa. Eles são mais fáceis de lidar e derrotar logo no início. Bem, para proteger a árvore do jardim de tal infortúnio no futuro, procedimentos preventivos podem ser executados.
Resistência ao solo e às condições climáticas
A robustez do inverno da beleza do Volga está acima da média. A variedade não tolera muito bem o aumento da umidade do ar. As plantas prosperam em períodos secos e quentes. As árvores são relativamente resistentes à seca. Eles não toleram solos fortemente ácidos.
Visão geral da revisão
Jardineiros da região de Volgogrado e regiões vizinhas apreciam muito a variedade Volzhskaya krasavitsa. Os frutos têm tempo de amadurecer totalmente nas árvores, são adequados para fazer sobremesas e processar em compotas, molhos, compotas. Note-se que todas as ameixas são unidimensionais, sem deformações, toleram bem o transporte e armazenamento. Os residentes de verão valorizam as árvores dessa variedade também por seu cuidado pouco exigente e alta taxa de crescimento.
O grande diferencial da variedade é o seu potencial comercial. Em grandes pomares, essas ameixas são cultivadas com sucesso para venda sem qualquer interrupção na colheita. É importante não esquecer que as árvores precisam de prevenção regular de doenças. Os residentes de verão são aconselhados a ajustar o horário de pulverização levando em consideração as características climáticas de cada ano. Se outras árvores frutíferas adoecerem no local, não hesite em prevenir.
As principais desvantagens da beleza do Volga são consideradas o grande porte da árvore, que ocupa uma área significativa do local. Além disso, os botões da planta nem sempre toleram bem invernos gelados, muitas vezes congelam quando a temperatura é severa. Com muita umidade, os frutos começam a rachar. Em jardins densos, as árvores pioram; jardineiros experientes são aconselhados a deixar pelo menos 3 m de espaço livre ao redor da cova.