- Autores: Reino Unido
- Sinônimos de nomes: Prunus domestica Viktoriya, Koshe Victoria
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- coroa: extenso, esparso, arredondado
- Altura da árvore, m: 2,5-3
- Tamanho da fruta: ampla
- Peso do fruto, g: 40-45
- Forma de fruta: oval alongado
- Cor de fruta: vermelho-violeta, com uma flor espessa cerosa
- Pele : espesso, denso, durável, difícil de descascar
Victoria ameixa também é chamada de outra forma: Rainha Victoria, Prunus domestica Viktoriya, Koshe Victoria. Esta variedade é uma das mais difundidas, foi duas vezes premiada com o prêmio "Mérito do Jardim" (1993, 2013).
História de criação
A história da origem da ameixa Victoria é misteriosa. A Grã-Bretanha é considerada a pátria desta variedade. Há uma versão de que se trata de uma auto-semeadora, que foi encontrada no condado de Alderton, na cidade de Sussek. No entanto, os geógrafos afirmam que essa cidade nunca existiu neste lugar. O nome foi atribuído à variedade desde 1844.
Descrição da variedade
Victoria Plum é considerada uma variedade de exportação industrial lucrativa. Poliniza perfeitamente outras variedades de ameixas domésticas com tempos de maturação médios.
Características da fruta
Os frutos são ovóides, arredondados-obtusos em ambos os pólos. São bastante grandes (até 45 g), porém, com uma abundância excessiva da safra, podem ficar menores (até 28 g). A pele dourada pálida é espessa e densa e não é fácil de remover. No lado ensolarado, a fruta torna-se vermelho-vinho, em que pontos subcutâneos brancos e cinza enferrujados em anéis vermelhos brilhantes são claramente visíveis. A fruta inteira é fofa com uma tonalidade vermelho-violeta com uma flor de cera espessa.
Há uma pequena sutura abdominal. É muito profundo com bordas grossas e divide a fruta em duas metades de tamanhos diferentes.
Polpa delicada, muito suculenta, de cor laranja-dourada de consistência bastante densa. A pedra é grande, só se separa depois que a ameixa está totalmente madura. Os frutos têm aroma pronunciado.
Qualidades de sabor
O sabor das ameixas maduras é doce, com ligeiro azedume. Nas épocas favoráveis, na maturidade plena, o sabor tem as vantagens de uma variedade de mesa. Um clima úmido tem um efeito benéfico em melhorar a palatabilidade.
O sabor atinge o pico quando a fruta está na cor mais escura. Durante este período, o teor de açúcar nas frutas aumenta significativamente, o que melhora o sabor para o uso fresco.
A pontuação da degustação é de 4,2 pontos.
Com a seca e o frescor, o sabor se deteriora um pouco. Se a árvore fica sobrecarregada com a colheita, a polpa também perde suas características de qualidade, tornando-se insípida.
Amadurecimento e frutificação
Essa variedade está crescendo rapidamente. A safra pode ser colhida já no terceiro ano após o plantio. A ameixa floresce em maio e os frutos amadurecem no final de agosto, em setembro.
Produção
O rendimento da variedade é alto. Em média, até 50 kg de ameixas são retirados de uma árvore adulta.
Regiões em crescimento
Esta variedade provou-se bem nos territórios dos Estados Bálticos, Bielo-Rússia e Ucrânia.
Crescendo e cuidando
O plantio de mudas requer solo fértil e solto com pH neutro.
A distância entre as mudas deve ser de pelo menos 4 metros.
A iluminação do local não tem restrições rígidas, já que a árvore adora o sol, mas tolera a sombra. No lado ensolarado, o amadurecimento dos frutos será mais rápido.
Em caso de seca, é necessária a rega da árvore.
Dos 12 aos 15 anos, a árvore necessita de podas regulares anti-envelhecimento.
No inverno, sob uma cobertura de neve, a árvore tolera muito bem as baixas temperaturas e, durante os invernos gelados sem neve, as plantações jovens precisam ser isoladas.
Resistência a doenças e pragas
A árvore tem uma resistência média a doenças. O tempo frio e chuvoso é especialmente perigoso para ele - um período favorável ao desenvolvimento de doenças fúngicas. O aumento da umidade causa o apodrecimento dos frutos, o que pode destruir uma safra inteira em poucos dias.
Apesar de a ameixa ser considerada mais resistente do que muitas árvores frutíferas, ela não é imune a doenças. Ele é atacado por infecções virais, fúngicas e bacterianas, e insetos parasitas o prejudicam. É necessário perceber e reconhecer a tempo os sinais da doença da ameixa. Eles são mais fáceis de lidar e derrotar logo no início. Bem, para salvar uma árvore de jardim de tal infortúnio no futuro, procedimentos preventivos podem ser executados.
Visão geral da revisão
Como características positivas, os jardineiros destacam a boa transportabilidade da ameixa Victoria: em 8 dias ela não perde sua apresentação. É importante que os frutos não se esfarelem, não se quebrem e tenham um sabor de alta qualidade. A ameixa é ideal para todos os pratos culinários e de secagem.
Sua desvantagem é observada - a possibilidade de doenças fúngicas.