- Tipo de crescimento: tamanho médio
- coroa: extenso, espessura média
- Altura da árvore, m: até 3,5
- Peso do fruto, g: 20-25
- Forma de fruta: arredondado
- Cor de fruta: vermelho brilhante
- Polpa (consistência): suculento
- Cor da polpa : amarelo
- Autofertilidade: auto-infértil
- Gosto: doce
Vesta é uma das novas variedades de ameixa, criada em Yekaterinburg na estação de seleção de jardinagem de Sverdlovsk. É considerada uma das melhores variedades para cultivo nos Urais e na Sibéria Ocidental, pois resiste a geadas de até -50 °.
Descrição da variedade
Esta é uma ameixa doméstica universal. A árvore tem um tipo de crescimento médio, a altura chega a 3,5 m, a casca é castanha ou cinzenta. A copa é espalhada, de densidade média, os ramos são finos e bastante quebradiços, por isso os frutos podem desmoronar rapidamente.
A árvore é bem frondosa, as folhas são verdes claras, de forma oblonga, não felpudas. As raízes são poderosas, mas não crescem profundamente no solo, o que dá algumas dificuldades para crescer. Assim, a planta não resiste à seca prolongada e, ao processar o círculo do tronco, as raízes superficiais costumam ser danificadas. Mas a variedade apresentada distingue-se pela boa floração. As flores são compactas, brancas e crescem densamente, o que faz da árvore a principal decoração do jardim.
Características da fruta
Os frutos são redondos, pesam 20-25 g, a casca é de um vermelho vivo e a polpa é amarela. Quando consumido, o osso é facilmente separado da polpa, o que simplifica o processo de preparo de alguns produtos culinários, por exemplo, tortas com recheio de ameixa.
Qualidades de sabor
Vesta recebe ótimas críticas por seu gosto. A polpa é suculenta, o sabor é doce, sem acidez, o aroma é bem expresso. As ameixas são adequadas tanto para consumo fresco como para a preparação de compotas, compotas e outros pratos.
Amadurecimento e frutificação
Vesta pertence a variedades com um período de maturação médio. A frutificação é regular, a colheita pode ser retirada na segunda quinzena de agosto.
Produção
Os jardineiros notam a alta produtividade da variedade apresentada: em média, uma árvore dá 20 kg de fruto, o valor máximo é de 30 kg.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
É uma variedade auto-infértil que requer variedades adicionais de polinização para frutificar. A variedade Alye Zori mostra a maior eficiência neste aspecto.
Crescendo e cuidando
Em primeiro lugar, preste atenção ao plantar uma muda. Use as recomendações.
- Escolha um local ensolarado para o plantio. Evite plantar em áreas pantanosas e planícies, planícies e encostas suaves. A água subterrânea deve fluir a pelo menos 1,5 m da superfície da terra.
- O tipo ideal de solo será argiloso com uma reação neutra e ligeiramente alcalina.
- Como uma mistura de solo, uma composição de terra, areia, argila, superfosfato e cinzas é adequada. Não se esqueça de colocar uma camada de drenagem no fundo da cova de plantio.
- Certifique-se de que o colar da raiz está 3 cm acima do nível do solo.
Ao cuidar de uma planta da variedade apresentada, preste atenção em alguns pontos.
- Rega.Uma árvore adulta precisa ser regada 3-4 vezes por temporada. Use 40-50 litros de água para cada arbusto. Se a região onde Vesta é cultivada tem um clima árido, regue a árvore antes da floração, na fase de formação do ovário, depois de 3 semanas e na época de amadurecimento dos frutos.
- Fertilizantes. A primeira cobertura é aplicada apenas no terceiro ano após o plantio. Durante a temporada, uma planta adulta precisa de nutrição adicional até 5 vezes.
- Poda. Durante a poda, os ramos são encurtados para um tecido saudável, que pode ser identificado pela cor branca da madeira. Para evitar que os brotos se entrelaçam, poda-os no botão externo. Se vários brotos se desenvolverem a partir do botão, eles serão eliminados, ficando apenas um. Galhos danificados, velhos e doentes são removidos para a base em um anel e destruídos.
- Penumbra. É uma planta que ama a luz que dá uma colheita abundante quando cultivada em uma área ensolarada e quando sombreada por no máximo algumas horas durante o dia.
Resistência a doenças e pragas
Variedade Vesta muito raramente é afetada por várias doenças. No entanto, se a árvore for vítima de podridão cinzenta, as partes danificadas devem ser removidas e destruídas e os elementos saudáveis devem ser tratados com "Skor" ou "Raek" antes do período de floração e depois sua conclusão.
Entre os insetos, a planta costuma infectar o pulgão. As preparações "Fitoverm", "Actellik", "Inta-Vir" ajudarão a lidar com esta praga, e os meios "Karbofos", "Fufanon", "Kemifos" são adequados como profilaxia.
Apesar de a ameixa ser considerada mais resistente do que muitas árvores frutíferas, ela não é imune a doenças. Ele é atacado por infecções virais, fúngicas e bacterianas, e insetos parasitas o prejudicam. É necessário perceber e reconhecer a tempo os sinais da doença da ameixa. Eles são mais fáceis de lidar e derrotar logo no início. Bem, para proteger a árvore do jardim de tal infortúnio no futuro, procedimentos preventivos podem ser executados.