- Ano de aprovação: 1947
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- coroa: redondo-esférico, espalhando, denso
- Tamanho da fruta: abaixo da média ou pequeno
- Peso do fruto, g: 20
- Forma de fruta: oval arredondado, às vezes oval, assimétrico
- Cor de fruta: vermelho púrpura escuro
- Pele : grosso, com um revestimento ceroso roxo-azulado intenso
- Polpa (consistência): áspero, suculento, muito denso
- Cor da polpa : amarelo âmbar
Plum home Hungarian Moskovskaya é uma das variedades mais antigas e favoritas entre os residentes de verão. Ela dá a colheita mais tarde que outras, os frutos estão bem armazenados, contêm muitas vitaminas. Em termos da totalidade das qualidades, continua a ocupar posições elevadas, mesmo em comparação com variedades mais recentes e promissoras, por vezes referido como cigano húngaro.
História de criação
A variedade é conhecida desde 1947. A excreção foi realizada por especialistas do FGBNU VSTISP. Presumivelmente, a nova subespécie foi obtida por polinização livre do húngaro doméstico.
Descrição da variedade
A árvore é de tamanho médio, até 3 m, com copa densa e extensa de formato redondo-esférico. Abundantemente forma rebentos basais, rapidamente ganha altura. Galhos caindo no chão. Os rebentos são direitos, com casca avermelhada. As folhas são alongadas, verdes.
A frutificação nesta variedade ocorre principalmente nos ramos do bouquet, bem como no crescimento de um ano. A ameixa floresce no final de maio ou na primeira década de junho.
Características da fruta
As ameixas desta variedade são pequenas, pesando cada uma cerca de 20 g.Os frutos são de forma redondo-ovalada, havendo também exemplares ovóides, com sutura abdominal pronunciada, assimétrica. A cor da pele é saturada, vermelho-púrpura escuro, há uma camada de cera no topo, a própria casca é áspera. A polpa é amarelo-âmbar por dentro, com uma espinha de tamanho médio que se separa facilmente do resto da fruta.
Qualidades de sabor
As frutas frescas da Moskovskaya húngara não são muito apreciadas devido ao seu sabor doce e azedo medíocre. Ao mesmo tempo, eles têm uma polpa suculenta muito densa, que é adequada para o processamento. Em compotas e frutas inteiras em conserva, esta ameixa é muito boa.
Amadurecimento e frutificação
As árvores frutificam anualmente a partir dos 7-8 anos de idade. Em termos de tempo de maturação, esta ameixa é considerada tardia. Os frutos são colhidos a partir da 2ª quinzena de setembro, os imaturos crescem bem durante o armazenamento.
Produção
Acima da média. 25-30 kg de frutas são colhidos da árvore por temporada.
Regiões em crescimento
A variedade é dividida em zonas para a região central da Federação Russa.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A variedade é altamente fértil. Não necessita de polinização adicional, mas ele próprio pode atuar nesta capacidade para outras ameixas. É possível melhorar o rendimento e o sabor dos frutos plantando em conjunto no mesmo território com a Red Skorospelka.
Crescendo e cuidando
Esta variedade de ameixas gosta muito de plantar em solos quentes e bem aquecidos, não se sente bem em terras baixas e em áreas pantanosas. É melhor não colocar o Moscow Hungarian em solo arenoso ou alumina muito densa. O solo deve ser moderadamente solto, permeável à umidade e abundantemente fertilizado.Sem sol suficiente, você também não pode esperar frutos abundantes.
A melhor época para plantar essa variedade é na primavera. Mas a cova deve ser preparada no outono ou pelo menos 2-3 semanas antes da transferência da planta, com a retirada da camada fértil e aprofundamento em 40-50 cm. O diâmetro do buraco deve chegar a 60-80 cm. A depressão resultante é preenchida com um substrato nutritivo à base de solo de jardim, substâncias minerais e orgânicas. Você pode cobri-lo até o pouso.
Na primavera, a muda é transferida para o buraco preparado, colocado de forma que o colo da raiz fique cerca de 5 cm acima do nível do solo no local. Um pino de retenção é colocado próximo a ele. Em seguida, a cova é preenchida com a grama removida sem a adição de fertilizantes e é compactada na parte superior. A muda é amarrada com corda sintética. É despejado com 4 baldes de água, eles são introduzidos gradativamente, permitindo que a umidade seja completamente absorvida.
Os cuidados posteriores também envolvem algum esforço por parte do produtor. Árvores jovens precisam de muita umidade até julho. Você terá que trazer cerca de 5 baldes por vez, 2-3 vezes por mês. É importante que o solo permaneça úmido até uma profundidade de 40 cm na zona das raízes, e a água não estagnou nas raízes.
Os fertilizantes, se tiverem sido colocados durante o plantio, não deverão ser aplicados antes de 3 anos de vida da árvore no local. Os suplementos minerais são introduzidos aos poucos. O primeiro é dado no outono, ao cavar, usando potássio e fósforo. Na primavera de 4 anos antes e depois da floração, vale a pena preparar fertilizantes de nitrogênio. Solos fortemente ácidos são periodicamente escavados com cinzas de madeira.
Como a copa da árvore nesta variedade de ameixas engrossa rapidamente, ela é desbastada. Os ramos doentes e velhos são cortados. Se o topo da árvore estiver abaixo dos brotos laterais, eles são encurtados, dando à copa uma forma esférica correta.
Resistência a doenças e pragas
A proteção média contra doenças e infecções fúngicas torna esta ameixa visivelmente mais vulnerável do que outras variedades. Muitas vezes ela sofre de doenças típicas de árvores frutíferas. Para preservar a cultura, é necessário pulverizar regularmente com preparações especiais. A varíola ou o sharka são especialmente perigosos para esta ameixa, que se manifesta em manchas em forma de anel nas folhas, deterioração da qualidade dos frutos - essas árvores são destruídas.
Entre as pragas das árvores, a mariposa ou moscas-serra mais comuns, os ácaros da vesícula. O tratamento é realizado com a seleção de inseticidas.
Moskovskaya húngaro é propenso a manchas marrons. É causada por uma deficiência de minerais.Essas árvores são alimentadas com misturas granulares de magnésio e potássio, levando-os para a zona das raízes. O amarelecimento ou clorose das folhas é tratado com pulverização foliar de nitrogênio com soluções de ureia, nitrato.
Apesar de a ameixa ser considerada mais resistente do que muitas árvores frutíferas, ela não é imune a doenças. Ele é atacado por infecções virais, fúngicas e bacterianas, e os insetos parasitas o prejudicam. É necessário perceber e reconhecer a tempo os sinais da doença da ameixa. Eles são mais fáceis de lidar e derrotar logo no início. Bem, para proteger a árvore do jardim de tal infortúnio no futuro, procedimentos preventivos podem ser executados.
Resistência ao solo e às condições climáticas
A Moskovskaya húngara distingue-se pela robustez média do inverno. Ao mesmo tempo, as árvores têm altas habilidades regenerativas. Os frutos são resistentes a rachaduras mesmo no clima mais úmido.
Visão geral da revisão
Como a variedade pertence a uma das antigas seleções soviéticas, por muito tempo ela foi cultivada ativamente em hortas coletivas, você pode encontrar muitas avaliações sobre Vengerka Moskovskaya. Para muitos veranistas, a variedade vem crescendo há décadas, o rejuvenescimento do plantio ocorre naturalmente, devido ao abundante crescimento das raízes. Note-se que a presença do húngaro moscovita na horta tem um bom efeito na frutificação de outras ameixas e até ameixas cereja, e a própria árvore, tendo entrado na época da volta da colheita, só aumenta o seu volume.
As desvantagens da variedade também são bastante óbvias. Os proprietários de árvores frutíferas observam que, em geadas severas, as plantas geralmente perdem a maior parte dos brotos. Os residentes de verão também estão insatisfeitos com a longa espera pela primeira frutificação. As próprias ameixas estão ganhando sabor gradualmente, muitas vezes em setembro ainda estão muito azedas, mas depois de repousar em casa tornam-se mais macias e doces.