- Autores: R. V. Korneev, L. N. Zhukova (Nizhnevolzhsky Research Institute of Agriculture)
- Apareceu ao cruzar: Heroico x Volgogrado
- Ano de aprovação: 2002
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- coroa: redondo, espalhando, densidade média
- Tamanho da fruta: acima da média
- Peso do fruto, g: 30-35
- Forma de fruta: oval, unidimensional
- Cor de fruta: violeta-castanho
- Pele : com um revestimento ceroso forte
A ameixa é uma cultura que não requer cuidados especiais, embora tenha um sabor incrível e propriedades úteis. No entanto, anteriormente, essas eram principalmente plantas do mesmo tipo. Os criadores nacionais enriqueceram significativamente a composição varietal da planta nos últimos anos. Isso é evidenciado pela ameixa Vengerka Korneevskaya.
Descrição da variedade
Árvore de tamanho médio, atingindo 3-4 m de altura, com copa arredondada não muito densa, mas bastante extensa. Os rebentos são curvos de tom castanho-acinzentado, a casca deles é lisa e brilhante. Os galhos crescem do tronco em um ângulo de 45 graus.
As folhas são de tamanho médio, sua forma é obovada, a cor muda de verde escuro para verde claro. São bastante ásperos e ondulados, com ligeira pubescência. Pequenas inflorescências brancas são formadas com uma, duas e três flores. A vida útil de uma árvore é de 12 a 15 anos.
Características da fruta
Os frutos não são muito grandes, a massa de um creme chega a 30-35 g.A cor é castanho-violáceo, com espesso floração cerosa. Sua forma é oval e unidimensional. A sutura abdominal é imperceptível. Pequenos pontos subcutâneos são quase invisíveis. A polpa é muito suculenta e macia, a consistência é cartilaginosa. O osso é livremente separável.
Qualidades de sabor
O sabor é dominado pela doçura. Em uma escala de degustação de cinco pontos, a variedade é avaliada em 4,5 pontos. A fruta contém uma grande quantidade de substâncias secas, açúcares e ácidos da fruta. Uma pequena quantidade de ácido ascórbico na casca dá um gosto amargo delicado. A nomeação para cozinhar na Korneevskaya húngara é universal. Alta transportabilidade.
Amadurecimento e frutificação
A ameixa começa a dar frutos 3-4 anos após o plantio. A frutificação subsequente é regular. A variedade pertence ao período de maturação médio-tardio. A floração começa no início de maio e dura cerca de 2 semanas. Os frutos amadurecem da 2ª década de agosto à 1ª década de setembro.
Produção
A planta é de alto rendimento. Em média, 25-30 kg ou 116 kg / ha podem ser colhidos de uma árvore.
Regiões em crescimento
A ameixa pode ser cultivada em todas as regiões da Rússia. A variedade mostra sua capacidade frutífera melhor quando cultivada na região da Terra Negra Central.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A variedade é autofértil. Não há necessidade de plantar plantas adicionais para polinização perto da colheita.
Crescendo e cuidando
Para que uma muda tolere bem o plantio, escolha espécimes de 1 ou 2 anos de idade.Essa planta tem um sistema de raízes bem desenvolvido, de modo que uma árvore jovem criará raízes rapidamente em um novo lugar.
A ameixa Vengerka Korneevskaya é despretensiosa no cuidado, entretanto, para obter colheitas abundantes, é necessário levar em consideração algumas preferências varietais no cultivo.
Para o plantio, escolha uma área que seja o mais iluminada e ventilada possível. O principal é garantir que não haja ocorrência próxima de águas subterrâneas. As raízes não toleram inundações.
Plantar uma árvore é preferível na primavera. Durante este período, as mudas jovens terão tempo para criar raízes, crescer brotos e sobreviver com sucesso às geadas. A cova de plantio depende do volume do sistema radicular. Como regra, sua profundidade é de pelo menos 80 cm, largura - 50 cm. Uma camada de drenagem é colocada no fundo do buraco, em seguida, húmus, cinzas de madeira, fertilizante de fósforo e potássio são adicionados. Depois é regado abundantemente.
O procedimento de pouso é padrão. O colar da raiz do Korneevskaya húngaro é deixado 5 cm acima do nível do solo. Após a irrigação, o solo se assentará e se encaixará. No início, a árvore requer irrigação constante. O solo deve ser úmido, mas não encharcado.
Antes do início da frutificação, as árvores da variedade passam anualmente por podas higiênicas e de moldagem. Assim que a safra começa a render, as árvores se rejuvenescem removendo o excesso de crescimento, rebentos secos e quebrados.
Após o plantio, a ameixa Vengerka Korneevskaya não precisa de nutrição adicional por vários anos. Os curativos orgânicos são aplicados no máximo 1 vez a cada 3 anos, e os curativos minerais podem ser administrados com mais frequência. A planta precisa especialmente de oligoelementos, como fósforo e potássio.
Resistência a doenças e pragas
A Korneevskaya húngara se distingue pela imunidade persistente à maioria das doenças das árvores frutíferas. As pragas praticamente não afetam a árvore.
Apesar de a ameixa ser considerada mais resistente do que muitas árvores frutíferas, ela não é imune a doenças. Ele é atacado por infecções virais, fúngicas e bacterianas, e os insetos parasitas o prejudicam. É necessário perceber e reconhecer a tempo os sinais da doença da ameixa. Eles são mais fáceis de lidar e derrotar logo no início. Bem, para proteger a árvore do jardim de tal infortúnio no futuro, procedimentos preventivos podem ser executados.
Resistência ao solo e às condições climáticas
A cultura prefere crescer em solos férteis. Não tolera solo excessivamente ácido. A variedade é resistente à geada. Em geadas severas de -20 graus, a madeira pode congelar. As geadas noturnas do retorno da primavera, que podem levar ao congelamento parcial dos botões dos frutos, são muito perigosas. E também a planta é resistente à seca, especialmente se o damasco foi usado como porta-enxerto.