- Autores: Kh.K. Enikeev, S. N. Satarova, V. S. Simonov (Instituto Russo de Seleção e Tecnologia de Horticultura e Viveiro)
- Apareceu ao cruzar: Vermelho de maturação precoce x Renclaude Ullensa
- Ano de aprovação: 2001
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- coroa: oval, densidade média e folhagem
- Tamanho da fruta: médio
- Peso do fruto, g: 26
- Forma de fruta: oval
- Cor de fruta: amarelo esverdeado, com um blush rosa no lado ensolarado
- Pele : com revestimento de cera, sem pubescência
Plum Morning contrasta fortemente com o pano de fundo de seus companheiros. A principal diferença entre os frutos é a cor rara e atípica para esta espécie. A ameixa tem uma agradável tonalidade amarela pálida, que se assemelha fortemente à cor do céu da manhã. Porém, as peculiaridades da variedade não terminam na tonalidade.
Descrição da variedade
Se você prestar atenção na própria árvore, poderá notar seu pequeno crescimento. Uma planta adulta e totalmente formada atinge uma altura de no máximo 4 metros. Esse recurso ajuda os jardineiros a simplificar significativamente a colheita, ao mesmo tempo que a torna mais eficiente.
Se olhar bem para a copa, vai notar a sua densidade extraordinária, o que significa que a árvore não só dará frutos doces e suculentos, mas também se tornará uma bela decoração do jardim. Uma ótima solução seria plantá-lo perto de uma cerca para esconder sua privacidade de olhares indiscretos. A árvore cresce principalmente em climas temperados, por isso dificilmente criará raízes em regiões mais frias.
Quanto à folhagem, é sempre grande, redondo-ovalada, sem pubescência. As folhas verdes claras enrugadas têm uma borda em crenate. Os rebentos da árvore são grossos, nus e têm uma cor castanha escura padrão. A expectativa de vida de uma cultura é de cerca de 21 anos.
Características da fruta
As ameixas costumam ser de tamanho médio, mas também existem espécimes maiores. Portanto, o peso de uma fruta varia de 25 a 45 gramas. Se a árvore cresce em um local mais ensolarado, então uma leve névoa rosa pode ser vista na fruta, é um rubor e é característico de muitas outras variedades.
A casca da fruta é fina, embora não apareçam manchas da idade ou descascamento. A maioria das ameixas tem uma fina camada de cera que não aparece no sabor. A polpa de uma fruta madura é moderadamente macia e suculenta, sem veios duros e grumos. Ele literalmente derrete na boca.
O caule do fruto não é muito longo, embora permita que fique firme na árvore e não o deixe cair. Ele se separa facilmente durante a coleta e não interfere no uso posterior.
A tonalidade principal da ameixa será verde-amarela. De vez em quando você pode observar na pele transbordamentos do tom verde para o laranja. Essas frutas ficarão interessantes como decoração de mesa e não deixarão seus convidados indiferentes.
Qualidades de sabor
A gama de sensações gustativas ao comer a variedade Morning é bastante ampla e variada. Assim, na hora de comer, é o primeiro a sentir um sabor doce e brilhante, semelhante ao do mel. Depois vem um momento de gosto amargo, que refresca perfeitamente mesmo no clima mais quente. Os frutos são adequados tanto para consumo in natura como para conservação. A ameixa abre-se muito bem após o tratamento térmico, pelo que a compota desta fruta será uma iguaria maravilhosa e saborosa para o chá.
Amadurecimento e frutificação
A planta começa a florescer na primavera, por volta de meados de maio. O processo de floração e polinização não dura muito, após o qual começa a formação do ovário. Os primeiros anos após o plantio de flores ou ameixas jovens podem não ser nada, isso é absolutamente normal. As condições climáticas não são menos importantes. Nas regiões mais chuvosas e ventosas do país, a polinização é muito pior.
A fruta madura é difícil de identificar, este problema é causado por uma cor muito complexa e intrincada. Uma forma qualitativa de determinar a maturidade será a palpação do fruto: se estiver macio o suficiente, pode ser comido.
A frutificação ocorre de 7 a 14 de agosto. Para uma árvore jovem ser capaz de trazer uma boa colheita, pelo menos 5 anos devem se passar desde o momento do plantio. Durante este período, a árvore terá tempo para enraizar completamente no solo e estará pronta para dar uma colheita abundante.
Produção
Os frutos da árvore amadurecem de forma desigual, embora essa característica caiba aos proprietários, já que eles têm a oportunidade de colher frutos por um determinado tempo.
Uma vez a cada 4-5 anos, a árvore faz uma pequena pausa. Neste ano, a fruta amadurece significativamente menos, mas depois volta ao seu ritmo habitual. No próximo ano, você notará novamente taxas mais altas de frutificação.
O número médio de ameixas maduras será de 15 quilos, mas em alguns anos os números aumentam para 20-35 quilos. Isso depende diretamente de características como idade, qualidade do solo ou saúde da árvore.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A manhã costuma ser usada como auxiliar na polinização de outras frutas, pois essa variedade é autossuficiente e independente. A autofertilidade é uma de suas principais vantagens, o que simplifica muito os cuidados e reduz o número de possíveis problemas. Então, ao lado dele, você não precisa plantar mais alguns polinizadores para obter uma colheita rica.
Crescendo e cuidando
O cuidado adequado dará uma contribuição inestimável para o desenvolvimento da árvore. Ele se tornará um suporte e suporte para a planta e permitirá que ela cresça adequadamente, para trazer uma colheita abundante.
Como qualquer outra planta, esta árvore precisa de rega regular. É necessário manter o equilíbrio da água para não causar o desenvolvimento de bolores ou outros fungos. Ao regar, é preciso estar atento ao estado do solo e também às condições climáticas da região.
A árvore deve ser podada uma vez por ano. Ajuda a planta a distribuir adequadamente todos os seus recursos internos e a não desperdiçá-los. A ameixa, como outras árvores, precisa ser alimentada. Recomenda-se produzi-lo no início da safra e no final, para que a árvore recupere todas as suas forças.
Antes do inverno, a árvore jovem deve ser coberta, pois é instável antes da geada e não sobrevive ao frio.
Resistência a doenças e pragas
A variedade Morning é resistente à maioria dos parasitas e doenças. Por ser híbrido, ele absorveu todas as características positivas possíveis. A árvore tolera perfeitamente até as pragas mais comuns. Portanto, ele resiste com calma ao ataque dos pulgões. Resistente ao ataque de mariposas.
A resistência à moniliose e clasterosporium é média. Para evitar esse destino, a árvore precisa ser processada regularmente. Isso deve ser feito no início do ovário do botão e ao longo da temporada. Se possível, todos os ramos infectados devem ser cortados e descartados. Isso é necessário para interromper o curso posterior da infecção.
Apesar de a ameixa ser considerada mais resistente do que muitas árvores frutíferas, ela não é imune a doenças. Ele é atacado por infecções virais, fúngicas e bacterianas, e os insetos parasitas o prejudicam. É necessário perceber e reconhecer a tempo os sinais da doença da ameixa. Eles são mais fáceis de lidar e derrotar logo no início. Bem, para proteger a árvore do jardim de tal infortúnio no futuro, procedimentos preventivos podem ser executados.