- Autores: Tula
- Sinônimos de nomes: Bryansk atrasado, ameixas Tula, Winter blue, Meshchovsky ameixas
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- coroa: espalhando, denso, oval
- Altura da árvore, m: 2,5-4,5
- Tamanho da fruta: médio
- Peso do fruto, g: 18-20
- Forma de fruta: oval arredondado
- Cor de fruta: azul escuro, quase preto, com uma flor cinza cerosa
- Pele : afinar
Boa robustez de inverno, aliada a excelentes características gustativas, é muito difícil de combinar em uma árvore frutífera: qualquer criador pode confirmar isso. Um exemplo dessa variedade pode ser a ameixa Tula preta caseira, que é uma das culturas que representam as dez maiores variedades da região Central.
História de criação
Esta variedade local de Tula é conhecida há muito tempo. Foi descrita pela primeira vez na década de 50 do século XX pelo famoso jardineiro e agrônomo G. Ya. A prata Tula preta é considerada o resultado da chamada seleção popular. Os pesquisadores concluíram que esta é uma muda de sucesso, que foi cultivada a partir do caroço de alguma variedade de ameixa desconhecida. Criou raízes e começou a se espalhar de um local para outro. Mas também existe outra versão. Acredita-se que a cultura seja baseada na polinização cruzada da ameixa húngara. Infelizmente, nada se sabe sobre a outra cultura parental.
A propósito, esta ameixa provavelmente terá o recorde de número de nomes. É chamado de forma diferente:
- Bryansk atrasado;
- Tula ameixas;
- Azul de inverno;
- Ameixas Meshchovsky.
Descrição da variedade
Em primeiro lugar, a Tula negra é apreciada pelos jardineiros porque é uma planta compacta e muito cuidada, com uma copa oval e densa. A altura pode variar de 2,5 a 4,5 m, com muita folhagem nos ramos, as placas foliares são lanceoladas, verde-escuras. Flores de ameixa com flores brancas, podem ser únicas ou como parte de inflorescências guarda-chuva, agrupadas por 3-5 flores. Ao mesmo tempo, haverá flores masculinas e femininas na mesma árvore.
Existem muitas virtudes da cultura:
- frutifica regularmente, sem faltar;
- auto-fértil;
- as frutas são deliciosas;
- excelente imunidade a doenças;
- fácil separação da polpa do osso.
Quanto às desvantagens:
- na seca, as frutas podem cair;
- o sabor da fruta depende inteiramente das condições climáticas da região;
- resistência de inverno insuficientemente alta.
Características da fruta
A ameixa não pode ser chamada de grande. Os frutos, via de regra, são pequenos, de 18 a 20 gramas cada, às vezes crescem até 30 G. O formato é oval-arredondado, a sutura abdominal é mal expressa. A ameixa tem casca fina e densa, é azul escura, quase preta, mas às vezes pode ser observada uma tonalidade avermelhada. E também a Tula negra sempre pode ser reconhecida pelo pronunciado desabrochar de cera cinza nos frutos.
Qualidades de sabor
A polpa da ameixa tem densidade média, mas ao mesmo tempo é extremamente suculenta e doce. A pele adiciona uma leve acidez. As frutas são consumidas frescas com prazer, mas com mais freqüência são utilizadas na preparação de preparações: conservas, compotas, frutas secas e assim por diante. Infelizmente, em uma escala de cinco pontos, o sabor não é avaliado muito alto - 4,1.
Amadurecimento e frutificação
A cultura começa a dar frutos apenas 4 a 5 anos após o plantio. Isso se aplica a mudas auto-enraizadas, mas os frutos enxertados aparecerão um ou dois anos antes.
O final da ameixa Tula preta começa a dar frutos na junção do verão e do outono.Ou seja, é final de agosto e início de setembro.
Produção
O rendimento padrão das ameixas é de 12-14 kg por árvore, mas com bom cuidado você pode chegar a 50 kg. A frutificação é regular.
Regiões em crescimento
A cultura não está crescendo apenas na região de Tula. É felizmente cultivado na região de Moscou, onde é muito comum, na região de Kaluga, bem como em muitos territórios da região noroeste da Federação Russa.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
Tula negra é autofértil. Ela não precisa de polinizadores, e essa é uma das principais vantagens da cultura. No entanto, se uma ameixa doméstica for plantada nas proximidades, a produtividade da variedade Tulskaya Black dobrará.
Crescendo e cuidando
Um local para o plantio de Tula negra deve ser escolhido bem iluminado pelo sol, mas fechado às correntes de ar. A cultura não tolera bem a seca, por isso é melhor escolher um local de baixa altitude no local.
O poço de pouso é preparado com antecedência, três a quatro dias antes do procedimento de pouso. Um tamanho de 60 por 70 cm será suficiente. A camada superior de 30 centímetros de solo da cova deve ser misturada com 20 kg de composto e 400 g de nitrofosfato, misturada e colocada de volta no buraco por um terço, alternando com solo limpo. Uma longa estaca deve ser cravada no centro do buraco, ela será necessária como suporte para uma árvore jovem. Após o plantio, a muda é regada com 20 litros de água. Ao organizar um jardim de ameixas entre as árvores em cada fileira, bem como entre as fileiras, você precisa deixar 3 m de espaço - as plantas precisam de alimento.
O sabor do fruto preto da Tula depende sempre do número de dias de sol: quanto mais sol durante a estação, mais doce será o fruto. Portanto, é melhor plantar a safra ao sol. E também quanto mais próximo ao sul, e quanto mais quente o clima, mais doces são os frutos da Tula negra.
Cuidam da ameixa pelo método clássico: regam bem, principalmente na seca, dão todo o curativo necessário. Os fertilizantes serão necessários durante o período de formação do ovário. O solo está solto, se livrar do mato, você pode recorrer à cobertura morta. A poda deve ser feita anualmente a partir do 5º ano de existência da árvore.
Apesar de a ameixa ser considerada mais resistente do que muitas árvores frutíferas, ela não é imune a doenças. Ele é atacado por infecções virais, fúngicas e bacterianas, e insetos parasitas o prejudicam. É necessário perceber e reconhecer a tempo os sinais da doença da ameixa. Eles são mais fáceis de lidar e derrotar logo no início.Bem, para proteger a árvore do jardim de tal infortúnio no futuro, procedimentos preventivos podem ser executados.
Resistência ao solo e às condições climáticas
Apesar de a variedade ser capaz de resistir a geadas de até -35 graus, com mudanças bruscas de temperatura após o próximo degelo, a árvore pode congelar. No entanto, a recuperação está ocorrendo com bastante rapidez.