- Autores: Alemanha
- Apareceu ao cruzar: Chachak Naibolia x Presidente
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- coroa: densidade média
- Tamanho da fruta: ampla
- Peso do fruto, g: 100
- Forma de fruta: ovoide
- Cor de fruta: roxo escuro
- Polpa (consistência): suculento, denso
- Cor da polpa : amarelo
A ameixa caseira Top Gigant é uma das maiores plantas frutíferas que crescem na Rússia. Ele dá colheitas abundantes, responde bem até mesmo aos cuidados mínimos. Um pomar de ameixas feito com essas plantas se tornará uma verdadeira decoração da propriedade e terá boas perspectivas comerciais para o cultivo de frutas para venda.
História de criação
Uma variedade de seleção alemã. Obtido pelo cruzamento das variedades Chachakskaya Naiboliya e Presidente em 1995. Não oficialmente inscrito no registro estadual da Federação Russa.
Descrição da variedade
As árvores são de porte médio, com copa medianamente densa. Fortes, com brotos bem desenvolvidos, não precisam de apoio, mesmo sob o peso de uma grande colheita. A altura do tronco pode chegar a 4 m. Os galhos crescem esparsamente, a luz do sol atravessa bem a copa.
Características da fruta
Os frutos são fortes, ovóides, transportáveis. Cada ameixa é grande, podendo pesar 100 g, e a casca é de cor púrpura escura. Possui uma floração azulada perceptível. A polpa é amarela, de consistência densa, não sujeita a vincos, adaptada para armazenamento a longo prazo. O osso está bem separado dele.
Qualidades de sabor
Os frutos são muito doces e suculentos. O sabor é agradável fresco e processado. Ligeira acidez na tonalidade torna-o mais equilibrado.
Amadurecimento e frutificação
A variedade começa a frutificar por 3 anos. A colheita ocorre em agosto. Em regiões de clima temperado e frio, a frutificação ocorre na 2ª década de setembro.
Produção
As ameixas maduras podem ser obtidas em volumes de até 60 kg a partir de 1 árvore. A variedade é considerada de alto rendimento.
Regiões em crescimento
A variedade Top Gigant é perfeita para cultivo na região de Moscou, no centro da Rússia. Invernos bem nos Urais e na Sibéria, mas podem não ter tempo de frutificar plenamente em regiões com verões curtos.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
Top Giant é uma variedade autofértil. A floração ocorre em maio. Plantar várias ameixeiras ou cerejeiras com tempos de brotação semelhantes aumentará a produtividade e dará tonalidades interessantes ao sabor da polpa da fruta.
Crescendo e cuidando
O plantio é recomendado na primavera, de março a maio. O solo é selecionado solto, bem drenado, úmido. É previamente desenterrado, fertilizado abundantemente, misturando a camada infértil do solo com nutrientes. Para cada cova, além de composto ou húmus, devem ser adicionados 150 g de fosfatos e 70 g de sal de potássio.
Um pino de retenção é instalado em cada furo. A árvore está enterrada no solo ao norte dela. As plantas são colocadas a 5-6 m de distância. Não é necessário enterrá-lo profundamente. Após o plantio, a árvore é regada abundantemente.
É importante prestar atenção ao fato de que o Top Giant responde bem à água e à alimentação. Não vale a pena economizar água durante a temporada, nos primeiros anos no verão a rega deve ser semanal.Mas a alimentação será necessária somente a partir do 3º ano. As plantas na primavera respondem bem aos fertilizantes de nitrogênio, fósforo e potássio terão um bom efeito no estado da árvore durante a floração e a frutificação.
A poda formativa é uma parte importante do cultivo bem-sucedido dessa variedade de ameixa. As árvores nos primeiros anos de desenvolvimento apresentam um crescimento muito rápido. Será útil para eles remover os brotos direcionados para dentro da copa. Na primavera, após o inverno, também é feito um desbaste completo, a remoção dos rebentos quebrados e mortos da copa.
Resistência a doenças e pragas
As árvores estão bem protegidas contra ataques de pragas. As doenças fúngicas e os vírus também não são assustadores para eles. A variedade é resistente ao tubarão, que é prejudicial às ameixas.
Apesar de a ameixa ser considerada mais resistente do que muitas árvores frutíferas, ela não é imune a doenças. Ele é atacado por infecções virais, fúngicas e bacterianas, e os insetos parasitas o prejudicam. É necessário perceber e reconhecer a tempo os sinais da doença da ameixa. Eles são mais fáceis de lidar e derrotar logo no início. Bem, para proteger a árvore do jardim de tal infortúnio no futuro, procedimentos preventivos podem ser executados.
Resistência ao solo e às condições climáticas
A variedade Top Gigant é resistente ao inverno, com alta resistência a baixas temperaturas atmosféricas. As árvores são tolerantes à sombra, não podem ser plantadas apenas ao sol. Na primavera, recomenda-se que as árvores dos primeiros anos de vida não sejam abertas muito cedo. Durante os períodos de retorno das geadas na primavera, elas também precisam de atenção, caso contrário as flores podem ser descartadas.
Visão geral da revisão
Mal tendo aparecido na Rússia, a ameixa Top Gigant conquistou facilmente muitos fãs leais. A variedade é praticamente isenta de defeitos, frutifica abundantemente e não é caprichosa no plantio. Conservas e compotas, os molhos dessas ameixas são muito populares. As frutas frescas também são muito saborosas. As próprias árvores crescem rapidamente e são fáceis de manter em ordem durante a poda.
O descontentamento dos veranistas só é causado pela dificuldade de compra de uma muda de boa qualidade. Além disso, em condições climáticas difíceis, é melhor plantar imediatamente outras variedades de ameixas nas proximidades para melhorar a polinização. Isso aumentará as chances de obter uma colheita abundante.