- Autores: G. A. Kursakov, G. G. Nikiforova, R. E. Bogdanov, L. E. Kursakova (Michurin All-Russian Research Institute of Genetics and Breeding of Fruit Plants)
- Apareceu ao cruzar: Eurásia 21 x beleza do Volga
- Ano de aprovação: 2011
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- coroa: espalhando, elevado, densidade média
- Tamanho da fruta: ampla
- Peso do fruto, g: 39,5
- Forma de fruta: redondo largo
- Cor de fruta: amarelo
- Pele : médio, nu
Se você deseja cultivar uma ameixeira, que dá frutos deliciosos todos os anos, é recomendável dar preferência a variedades despretensiosas e resistentes a doenças. Uma delas é a ameixa Firefly da seleção doméstica.
História de criação
A ameixa varietal Svetlyachok foi obtida como resultado do trabalho de um grupo de criadores do All-Russian Research Institute em homenagem a V.I. Michurin - G. A. Kursakova, R. E. Bogdanova, L. E. Kursakova e G. G. Nikiforova. Uma variedade foi obtida pelo cruzamento de duas espécies - Volzhskaya krasavitsa e Eurasia 21. A criação de uma safra de frutas em 2004 foi registrada. Após testes de variedade, a variedade foi inscrita no Registro Estadual de Conquistas de Reprodução da Federação Russa em 2011. A variedade é recomendada para cultivo na região Central da Terra Negra.
Descrição da variedade
A ameixa doméstica Firefly é uma árvore de tamanho médio com uma copa extensa, que é moderadamente espessada com folhas verdes escuras com opacidade. Em condições favoráveis, a árvore pode crescer até 5 metros de altura. A ameixa é caracterizada por uma copa oval, rebentos finos e eretos castanho-acastanhados e um sistema radicular desenvolvido. Durante a floração, que cai de 10 a 20 de maio, a copa da árvore é simplesmente coberta por flores brancas como a neve não muito grandes.
Características da fruta
A ameixa doméstica Firefly é uma espécie de frutos grandes. Frutas pesando 39,5 gramas crescem na árvore. O formato das ameixas é correto - arredondado, coberto por uma pele perfeitamente lisa com uma camada cerosa. As ameixas maduras são dotadas de uma cor incomum - amarelo brilhante, diluído com uma flor levemente azulada. A casca da fruta é fina, elástica, com perfurações subcutâneas pouco visíveis. O caule da ameixa é fino, por isso a fruta se separa facilmente do galho. Praticamente não há sutura abdominal na fruta.
A finalidade universal das frutas permite que não só sejam consumidas frescas, mas também muito utilizadas na culinária, bem como na preparação de diversos preparos para o inverno. A ameixa coletada não tem tendência a rachar, tolera bem o transporte e pode ser armazenada por muito tempo em local fresco. Para aumentar a qualidade da conservação, a ameixa deve ser cortada da árvore com uma tesoura, e também não para remover a película de cera.
Qualidades de sabor
O Firefly é uma das mais deliciosas ameixas de frutos amarelos. A polpa amarelo-claro da fruta apresenta uma estrutura tenra, moderadamente densa e carnuda, com uma quantidade abundante de suco. A fruta tem um sabor equilibrado - doce e azedo, perfeitamente combinado com um agradável aroma frutado. Um pequeno osso dentro da fruta é facilmente separado da polpa. A polpa contém 13% de açúcares e menos de 1% de ácidos.
Amadurecimento e frutificação
O vaga-lume é uma ameixeira de amadurecimento médio. Você pode avaliar o sabor da fruta no 3-4 ano após o plantio. A frutificação em uma cultura é estável - anual. As ameixas amadurecem gradualmente, por isso a colheita ocorre em várias etapas. O pico de frutificação ocorre na última semana de julho - os primeiros dez dias de agosto. O ciclo de vida de uma cultura é de 19 a 25 anos, e a cultura dá frutos por 10 a 15 anos.
Produção
A cultura da ameixa é uma cultura de alto rendimento. Cuidando da árvore, proporcionando-lhe condições favoráveis para o seu desenvolvimento e frutificação, consegue-se uma boa colheita. Em média, 13 kg de ameixas maduras podem ser removidos de 1 árvore por temporada. Em escala industrial, você pode contar com 112 centners por hectare.
Regiões em crescimento
Esta espécie de ameixa de meia estação é bastante popular. Sua geografia crescente se expandiu significativamente nos últimos anos. A ameixa é amplamente cultivada na região Central da Terra Negra - são as regiões de Lipetsk, Kursk, Oryol, Tambov, Voronezh, Belgorod e Moscou.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
O vaga-lume não é uma das árvores autoférteis, portanto variedades de polinização são indispensáveis. As árvores doadoras devem florescer ao mesmo tempo que esta espécie de ameixa. Os melhores polinizadores para o vaga-lume são: Renklode de fazenda coletiva, renklod frutífero, Mayak.
Crescendo e cuidando
Recomenda-se o plantio de uma muda, levando em consideração as características climáticas da região de cultivo. No sul do país, a ameixa é plantada no outono - um mês antes das geadas estáveis, e na faixa norte - no início da primavera - antes da estação de crescimento. Uma muda de um / dois anos com sistema radicular desenvolvido é o ideal.
É melhor plantar uma ameixa em uma pequena colina, onde há muita luz e calor solar. A água subterrânea deve ir fundo sem afetar o sistema radicular, caso contrário, a árvore morrerá. O solo deve ser solto, respirável, úmido, fértil e de acidez neutra. A distância entre as árvores deve ser de pelo menos 4 metros para que as copas não façam sombra umas às outras.
A árvore não requer tecnologia agrícola supercomplicada, mas deve ser fornecida rega regular, afrouxamento da zona próxima ao caule, fertilização e proteção contra vírus e insetos. Além disso, não se esqueça da poda sanitária dos ramos, formação de copas, desbaste parcial, para que o sol seja suficiente para todos os frutos em maturação. Também vale a pena preparar a ameixa para o inverno - caiar o tronco e os galhos, fazer uma cobertura morta com húmus e enrolar o tronco com uma cobertura, que proporcionará proteção contra roedores.
Resistência a doenças e pragas
A cultura é caracterizada por alta imunidade, proporcionando resistência a diversas doenças comuns das fruteiras com caroço. A ameixa praticamente não está exposta à moniliose, ferrugem, doença de clasterosporium. Também deve ser destacado que a variedade não é suscetível a doenças fúngicas. Para evitar o ataque de insetos nocivos, é necessário realizar em tempo hábil o tratamento preventivo com inseticidas - o primeiro - antes da floração, e o segundo - ao longo do ovário. Queimar folhas caídas ajudará a eliminar a hibernação de insetos. Os insetos mais irritantes que incomodam a árvore são as formigas de jardim.
Além disso, os especialistas recomendam tratar a madeira com líquido bordalês uma vez por temporada.
Apesar de a ameixa ser considerada mais resistente do que muitas árvores frutíferas, ela não é imune a doenças. Ele é atacado por infecções virais, fúngicas e bacterianas, e os insetos parasitas o prejudicam. É necessário perceber e reconhecer a tempo os sinais da doença da ameixa. Eles são mais fáceis de lidar e derrotar logo no início. Bem, para proteger a árvore do jardim de tal infortúnio no futuro, procedimentos preventivos podem ser executados.
Resistência ao solo e às condições climáticas
A ameixa tem excelentes indicadores de resistência à geada e à seca. A árvore tolera facilmente uma queda na temperatura de -20 ... 22 graus e também resiste às geadas de retorno da primavera. Além do frio, a ameixeira também cresce bem no calor prolongado, o principal é garantir a rega regular. As pragas naturais desse tipo de ameixa são as correntes de ar e o excesso de umidade, sua estagnação.
Visão geral da revisão
Apesar de sua "juventude", a ameixa Firefly ganhou imensa popularidade tanto entre os residentes de verão quanto entre os agricultores que cultivam frutas para fins comerciais. A procura deve-se a bons indicadores de rendimento anual, excelente sabor, cuidados despretensiosos e rápida adaptação às condições de cultivo. Das deficiências da variedade, apenas se nota a dependência do rendimento da presença de polinizadores plantados nas proximidades.