- Autores: UM. Venyaminov, A.T. Turovtseva
- Apareceu ao cruzar: Zarya x Giant
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- coroa: extenso
- Altura da árvore, m: 2-2,5
- Tamanho da fruta: ampla
- Peso do fruto, g: até 40
- Forma de fruta: arredondado
- Cor de fruta: laranja brilhante na maturidade técnica, marrom no consumidor
- Polpa (consistência): denso, suculento, crocante
Em uma pequena área de jardim, ameixeiras compactas crescerão confortavelmente, o que também pode dar colheitas abundantes. Esses tipos incluem a lembrança de ameixa de amadurecimento intermediário do leste da seleção doméstica.
História de criação
A lembrança de ameixa do leste apareceu na ASU de Voronezh. Os cientistas russos A. T. Turovtseva e A. N. Venyaminov trabalharam na criação da variedade. Para obter uma nova variedade, várias espécies do Leste Asiático foram usadas - Zarya e Gigant. A cultura mais produtiva, crescendo na zona intermediária da Federação Russa.
Descrição da variedade
O souvenir do Oriente é uma árvore de tamanho médio, que cresce até 200-250 cm. A árvore tem ramos extensos, uma copa regular com um espessamento moderado de folhagem verde com opacidade, bem como fortes rebentos castanho-avermelhados. A árvore floresce bem cedo: final de abril - primeira semana de maio. Neste momento, a copa está densamente coberta por pequenas flores claras sem um aroma brilhante.
Características da fruta
A variedade pertence a culturas de grande frutificação. O peso médio da fruta é de 40 gramas. A forma das ameixas é correcta - arredondada, com superfície lisa, onde se manifestam um bloom mate e uma costura pronunciada. As ameixas maduras são caracterizadas por uma bela cor - marrom, e em estágio de maturação técnica - laranja vivo. A casca da fruta é de densidade moderada, não dura.
O objetivo da variedade de mesa é que as ameixas sejam consumidas frescas, sucos e geléias sejam feitos com elas. Os frutos não são adequados para enlatados, pois têm tendência para ferver. A transportabilidade das ameixas é boa e apenas os frutos verdes, colhidos em estado de maturação técnica, são dotados de qualidade de conservação a longo prazo.
Qualidades de sabor
A ameixa caracteriza-se pelo excelente sabor e excelente apresentação. A polpa laranja-amarelada tem textura firme, carnuda e suculenta e crocante. O sabor é dominado pela doçura, com um azedume quase imperceptível, que se combinam harmoniosamente com um forte condimento. As ameixas têm um aroma frutado pronunciado. No interior do fruto existe um pequeno osso, com separação moderada da polpa. A polpa contém mais de 13% de açúcares e menos de 1% de ácidos. Aqueles que experimentaram ameixas afirmam que são semelhantes em sabor e aparência aos pêssegos.
Amadurecimento e frutificação
A variedade representa a classe das ameixas com tempos de maturação médios. A árvore começa a dar frutos no 4º ano após o plantio. Os primeiros frutos podem ser degustados na segunda quinzena de agosto. A fase de frutificação ativa ocorre na última semana de agosto - início de setembro. A frutificação na árvore é estável e anual.
Produção
Os indicadores de rendimento da variedade são excelentes. Com muito cuidado, a fruticultura certamente agradecerá com uma excelente colheita - de 26 a 45 kg por árvore por safra.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A ameixa é autofértil, portanto, precisa de árvores polinizadoras.Recomenda-se usar neste caso a variedade de ameixa gigante ou a ameixa cereja diplóide. Além disso, outras variedades precoces de ameixa que florescem simultaneamente com a variedade Souvenir of the East são adequadas como árvores doadoras.
Crescendo e cuidando
O souvenir do Oriente não requer tecnologia agrícola complicada, mas a escolha do local e do solo deve ser cuidadosamente considerada. O local deve ser ensolarado, limpo e protegido de correntes de ar. Os melhores serão margas leves, chernozem e solo sod-podzólico com um nível de acidez neutro. Devido ao fato de que o sistema radicular não gosta de umidade estagnada, deve haver um leito profundo de água subterrânea no local.
O plantio de mudas pode ser realizado tanto na primavera (antes da estação de crescimento) quanto no outono (antes das geadas estáveis). A distância entre as árvores deve ser de 3-4 metros. A ameixa se dá mal com cereja, cereja doce e pêra na mesma área.
A tecnologia agrícola de uma árvore frutífera consiste em uma cadeia de atividades: rega regular, adubo mineral, poda de galhos na primavera e no outono, formação de copas, capina e soltura do solo, proteção contra insetos e fungos, bem como preparação para o inverno - cobertura morta da zona próxima à raiz. Em regiões com invernos rigorosos, será necessário abrigo com sacaria ou fibra agrícola.
Resistência a doenças e pragas
O sistema imunológico da safra de frutas é bom, então raramente fica doente. A única doença a que a ameixa está exposta é a doença do clasterosporium. A pulverização oportuna fornecerá proteção contra insetos.
Apesar de a ameixa ser considerada mais resistente do que muitas árvores frutíferas, ela não é imune a doenças. Ele é atacado por infecções virais, fúngicas e bacterianas, e os insetos parasitas o prejudicam. É necessário perceber e reconhecer a tempo os sinais da doença da ameixa. Eles são mais fáceis de lidar e derrotar logo no início. Bem, para proteger a árvore do jardim de tal infortúnio no futuro, procedimentos preventivos podem ser executados.
Resistência ao solo e às condições climáticas
A ameixa é resistente à geada, tolera facilmente a seca de curto prazo e as oscilações bruscas de temperatura. Além disso, a árvore não tem medo do calor, mas ventos fortes e excesso de umidade podem afetar negativamente os indicadores de desenvolvimento e produção.