- Sinônimos de nomes: Superior
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- Altura da árvore, m: Até 5
- Tamanho da fruta: ampla
- Peso do fruto, g: 60-75
- Cor de fruta: Laranja vermelha
- Polpa (consistência): denso, suculento
- Cor da polpa : laranja profundo
- Autofertilidade: autofértil
- Gosto: sobremesa
A popular variedade de ameixa chinesa Superior criou raízes com bastante sucesso nos jardins russos. As árvores compactas são muito decorativas durante o período de floração, distinguem-se pela sua despretensão geral. As frutas têm finalidade universal, são adequadas para processamento e são saborosas na hora da frescura.
Descrição da variedade
Superior é uma ameixa chinesa de tamanho médio com árvore de altura de até 5 m, copa com tendência a engrossar, recoberta por folhas de salgueiro, de formato esférico quase perfeitamente regular. As flores são brancas, formando-se 3-4 por botão.
Características da fruta
As ameixas desta variedade são grandes, pesando 60-75 g, com casca de cor vermelho-laranja, polpa densa, suculenta, com fibras pronunciadas, de tonalidade vermelha rica e brilhante. O osso dentro do feto não é separado do resto dos tecidos. Ameixas superiores são adequadas para armazenamento de longo prazo.
Qualidades de sabor
A pontuação de degustação desta variedade é de 4,7 pontos. O seu sabor é a sobremesa, muito doce, com um agradável aroma a acompanhar.
Amadurecimento e frutificação
Os frutos são colhidos regularmente, anualmente. O período de colheita começa no início de agosto. Frutifica há muito tempo, os primeiros frutos podem ser retirados por 2 anos a partir do momento do plantio.
Produção
A variedade é considerada frutífera.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
Esta variedade floresce em março-abril, bem cedo. Devido à autofertilidade, não requer o plantio obrigatório de vários outros tipos de ameixas e cerejas, mas sua presença tem um efeito benéfico sobre o sabor e outras propriedades da safra colhida.
Crescendo e cuidando
Para o plantio, as áreas com solo preto de acidez neutra são as mais adequadas, mas, em geral, as ameixas chinesas crescem com sucesso em quase todos os solos, de areia a argila. Para as plantas, apenas uma quantidade suficiente de luz solar no local de crescimento é importante, é desejável ter polinizadores potenciais na zona de alcance. As mudas são mais frequentemente vendidas aos dois anos, em porta-enxertos de ameixa cereja.
Coloque as ameixas chinesas a uma distância de pelo menos 3 m de outras árvores e arbustos. O solo para o plantio é pré-saturado com cálcio usando cinza de madeira, você vai precisar de cerca de 800 g / m2. Para o cultivo da ameixa chinesa, é melhor construir um monte de cerca de 60 cm de altura para que as raízes e a parte inferior do tronco não fiquem expostas ao ar frio e úmido.
A cova de plantio é cavada com 0,5 m de profundidade e 70 cm de diâmetro. Em seguida, seu fundo é forrado com uma camada de drenagem - brita ou cascalho, o solo é despejado, uma muda é colocada no topo, colocando o colo da raiz 40-70 mm acima da borda do buraco. Depois que a terra se assentou durante a rega, ela irá afundar e ficará nivelada com o solo.
Regar árvores requer umidade moderada, sem umidade frequente. A poda é realizada anualmente para rejuvenescer a copa. Na auto-enxertia, como caldo, deve-se escolher a ameixa espinhosa, a ameixa cereja, nas quais as plantas se enraízam bem.Durante o período de frutificação, os galhos pesados de frutas precisarão de suportes adicionais.
Outras medidas de cuidado incluem a rega. Devido ao sistema de raízes rasas da árvore, o solo não precisa ser muito regado. Se permanecer úmido a uma profundidade de cerca de 40 cm, a rega é suficiente. Ao escolher os curativos, deve-se prestar atenção à composição. A presença de componentes contendo cloro é uma razão para se recusar a usá-lo.
Resistência a doenças e pragas
De acordo com uma avaliação geral da defesa imunológica, a ameixa Superior é considerada moderadamente resistente a doenças, mas não sofre de tubarão ou varíola, ao contrário de muitas variedades semelhantes. Fracamente afetado pela mariposa. O cultivo pode ser realizado sem uso intensivo de pesticidas. Atenção especial deve ser dada ao monitoramento da condição do colar da raiz. Pode apodrecer.
Apesar de a ameixa ser considerada mais resistente do que muitas árvores frutíferas, ela não é imune a doenças. Ele é atacado por infecções virais, fúngicas e bacterianas, e insetos parasitas o prejudicam. É necessário perceber e reconhecer a tempo os sinais da doença da ameixa. Eles são mais fáceis de lidar e derrotar logo no início. Bem, para salvar uma árvore de jardim de tal infortúnio no futuro, procedimentos preventivos podem ser executados.
Resistência ao solo e às condições climáticas
A variedade é resistente ao inverno, normalmente tolera fortes quedas nas temperaturas atmosféricas. Há experiência em cultivá-lo em regiões com temperaturas abaixo de -45 ... 55 graus durante os períodos de frio.
Visão geral da revisão
Ao se deparar com a ameixa superior chinesa pela primeira vez, os veranistas ficam encantados com sua aparência durante o período de floração, quando os brotos estão literalmente cobertos de flores brancas como a neve. A variedade também é elogiada por sua frutificação estável e abundante, cumprimento pouco exigente das medidas agrotécnicas e excelente transportabilidade. A árvore cresce rapidamente, após 3 anos pode ganhar altura máxima.
Algumas das desvantagens dessa variedade incluem uma maior dureza da polpa, bem como a dificuldade de separação do osso. Os jardineiros observam que os galhos podem quebrar com o peso da fruta. Além disso, a floração muito precoce limita significativamente a escolha das zonas climáticas para o cultivo desta árvore. Os botões congelados simplesmente se desintegram, sem deixar ovários. A polinização também pode ser complicada pela ausência de insetos.