- Autores: Seleção americana
- Sinônimos de nomes: Stenley
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- coroa: piramidal arredondado
- Altura da árvore, m: cerca de 3
- Tamanho da fruta: ampla
- Peso do fruto, g: 30-50
- Forma de fruta: oval alongado, irregular
- Cor de fruta: roxo escuro
- Pele : densidade média com um florescimento ceroso cinza
Em um clima instável, às vezes é difícil cultivar uma árvore frutífera que dê uma boa colheita. Para fazer isso, você precisa selecionar variedades especiais com alta resistência à geada e rápida adaptação ao clima. Isso inclui a ameixa Stanley, de origem americana.
História de criação
Stanley é uma ameixa de maturação intermediária criada há 100 anos por criadores americanos liderados por R. Wellington. Várias espécies de ameixa foram usadas para criar uma safra de frutas - Dagen e Grão-duque. Ele apareceu no Registro Estadual da Federação Russa para a região do Norte do Cáucaso em 1983. A árvore frutífera é mais produtiva, crescendo nas regiões do sul do país, mas isso não impede que seja popular na Sibéria ou na região de Moscou.
Descrição da variedade
A ameixa Stenley é uma árvore de tamanho médio com uma copa piramidal arredondada, raramente engrossada com folhagem verde brilhante. Em condições favoráveis, a árvore atinge uma altura de cerca de 3 metros. A árvore é caracterizada por hastes eretas de cor marrom-acinzentada, distribuição moderada dos ramos e um forte sistema radicular. 1-2 flores são formadas em cada botão. A árvore floresce na segunda quinzena de abril. Neste momento, a coroa de orifícios está coberta com grandes flores brancas como a neve.
Características da fruta
A ameixa é considerada frutada grande. O peso da fruta varia de 30 a 50 gramas. A forma do fruto é oblongo-ovóide com lados desiguais e uma superfície perfeitamente lisa caracterizada pela presença de uma cobertura cerosa cinza. Quando maduras, as ameixas apresentam uma cor bonita e uniforme - roxo intenso. A casca das ameixas é de densidade média, não rígida. Se você olhar de perto, poderá ver vários pequenos pontos subcutâneos e uma sutura abdominal pronunciada.
A finalidade dos frutos é universal, o que permite que sejam consumidos in natura, utilizados na culinária, enlatados, processados em marmeladas, molhos, compotas, congelados e secos sobre ameixas. Os frutos retirados da árvore são facilmente transportados sem perder a apresentação, podendo também ser armazenados em local fresco por 6 a 14 dias, e a uma temperatura de +1 - até um mês.
Qualidades de sabor
De acordo com a avaliação da prova, a ameixa é dotada de excelente sabor. A polpa âmbar da fruta apresenta uma consistência uniforme carnuda, tenra e muito suculenta, complementada por um aroma frutado brilhante. Na fase de maturação técnica, a polpa do fruto apresenta-se mais densa, ligeiramente esticada, com acidez que desaparece com a maturação. O sabor é dominado por uma doçura agradável, que se combina perfeitamente com uma acidez sutil. O caroço dentro da fruta é grande, mas é facilmente separado da polpa. A polpa contém quase 14% de açúcares e 1% de ácidos.
Amadurecimento e frutificação
Stanley é uma ameixa de maturação tardia. A primeira colheita completa pode ser observada no 4º ano após o plantio. Você pode saborear ameixas na 3ª década de agosto. A fase de frutificação ativa da árvore ocorre no final do verão - início do outono. As ameixas amadurecem gradualmente.
Produção
O alto rendimento é a vantagem desse tipo. Com os devidos cuidados, a árvore certamente dará uma excelente colheita - 60-70 kg de uma árvore jovem e cerca de 90 kg de uma ameixa adulta.
Regiões em crescimento
Na última década, a geografia do cultivo da ameixeira Stanley se expandiu significativamente - do sul para a faixa do meio. Além disso, a árvore criou raízes bem na parte norte da Rússia.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A autofertilidade da ameixa é parcial. Árvores polinizadoras com épocas de floração semelhantes devem ser plantadas no local. Como mostra a prática, os melhores resultados foram alcançados com a polinização cruzada das seguintes variedades de ameixa - ameixa President, Bluefri, Empress e Chachakskaya.
Crescendo e cuidando
Mudas de ameixa são plantadas no outono e na primavera. Na hora de escolher o local para o plantio, não se esqueça que a ameixa adora luz, sol e espaço, por isso é necessário plantar à razão de 1 árvore por 9 m2. É melhor escolher um local em uma pequena colina, onde não haja estagnação de umidade, caso contrário o sistema radicular morrerá. O solo deve ser permeável ao ar e à umidade, solto, fértil. Loams ou limoeiros arenosos com acidez neutra ou baixa são considerados ideais. É característico que se a muda não gostar da zona de crescimento, ela pode ser facilmente transplantada para outro local.
A agrotecnologia cultural consiste em procedimentos padrão: rega regular (não se pode esperar que o solo seque completamente), cobertura morta do solo, aplicação de fertilizantes minerais e orgânicos (três vezes ao ano), afrouxamento do solo, poda sanitária de galhos, desbaste e modelagem da copa, além da prevenção de doenças e invasões de insetos.
Além disso, não se esqueça de caiar troncos e galhos, preparar a árvore para o inverno, bem como instalar cintos de caça no início da primavera.
Resistência a doenças e pragas
Plum Stanley lida facilmente com as principais doenças, sem a necessidade de medidas preventivas adicionais. Ela praticamente não sofre polistigmose e tubarão. A doença mais comum a que uma árvore está exposta é a podridão cinzenta (moniliose). Entre os insetos que prejudicam as árvores frutíferas, o pulgão é considerado o mais perigoso. É extremamente raro que uma árvore seja atacada por uma mosca-serra e uma perna engrossada, o que ajudará a se livrar delas pulverizando inseticidas.
Apesar de a ameixa ser considerada mais resistente do que muitas árvores frutíferas, ela não é imune a doenças.Ele é atacado por infecções virais, fúngicas e bacterianas, e os insetos parasitas o prejudicam. É necessário perceber e reconhecer a tempo os sinais da doença da ameixa. Eles são mais fáceis de lidar e derrotar logo no início. Bem, para proteger a árvore do jardim de tal infortúnio no futuro, procedimentos preventivos podem ser executados.
Resistência ao solo e às condições climáticas
A ameixa Stenley é resistente à geada, portanto, sofre uma queda na temperatura de -30 ... 34 graus, mas não reage bem ao entupimento e à seca. Com seca prolongada e falta de rega, a árvore pode verter seus frutos. Outro fator natural desfavorável que afeta negativamente o desenvolvimento e a frutificação de uma árvore é o excesso de umidade, sua estagnação. E rascunhos.
Visão geral da revisão
A ameixeira da seleção americana ganhou imensa popularidade entre os residentes e fazendeiros russos no verão. Isso se deve às inúmeras vantagens da cultura - resistência à geada, frutificação estável, altos rendimentos, tecnologia agrícola simples e a versatilidade da variedade. Apontando todas as vantagens, vale destacar também algumas desvantagens da cultura - intolerância à seca e superestimação da qualidade do solo.