- Autores: G. A. Kursakov, G. G. Nikiforova, T. A. Pisanova, R. E. Bogdanov (Michurin All-Russian Research Institute of Genetics and Breeding of Fruit Plants)
- Apareceu ao cruzar: Eurásia 21 x beleza do Volga
- Ano de aprovação: 2006
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- coroa: oval largo, denso
- Tamanho da fruta: muito grande
- Peso do fruto, g: 52
- Forma de fruta: oval, unidimensional
- Cor de fruta: roxo principal, tegumentar - vermelho escuro
- Pele : espessura média, com um revestimento ceroso forte
A variedade de frutas Startovaya é mais freqüentemente encontrada no território da Região Central da Terra Negra do país. A ameixa Starter também é cultivada na Ucrânia, bem como nos países do norte e do sul. Esta variedade tornou-se popular devido às suas muitas características positivas.
Descrição da variedade
As árvores da variedade Startovaya são consideradas de tamanho médio. No processo de crescimento, uma coroa oval espessa e larga é formada. Os rebentos de espessura média são ligeiramente curvos. Cor - marrom com tonalidade avermelhada. Há uma flor cinza. E também um número visivelmente grande de lentilhas.
As folhas são de tamanho médio e apresentam uma rica cor verde. A textura está enrugada. A ponta está diminuindo. A forma é oval larga. Pequenas costelas são visíveis nas bordas. Os botões são cônicos e coloridos de prata. Na estação quente, flores grandes em forma de sinos aparecem nos brotos. As pétalas são brancas. As anteras estão sob o pilão.
Características da fruta
Em peso, uma fruta pode chegar a 52 gramas. Os tamanhos são considerados muito grandes. As ameixas ovais têm uma cor púrpura profunda, que é a cor principal. Cor superior - vermelho escuro. Não há pontos subcutâneos. As frutas são formadas no mesmo tamanho, limpas e uniformes.
A pele é coberta por uma pronunciada flor de cera, de espessura média. A polpa é suculenta em consistência. A polpa amarela cresce em torno de um grande osso, que se desprende facilmente do fruto. A forma do osso é alongada.
Mesmo as ameixas totalmente maduras aderem firmemente aos galhos e não se desintegram durante o processo de colheita. É fácil separá-los do caule sem danificá-los. Devido à densa casca, os frutos podem ser transportados por longas distâncias, mantendo altas qualidades comerciais. A ameixa Starter é frequentemente cultivada em escala industrial.
Finalidade das bagas:
geléia,
frutas cristalizadas;
mousses;
compotas;
sucos;
culpa;
preparação para o inverno.
E também as frutas costumam ser consumidas frescas e, quando congeladas, o sabor da colheita é preservado.
Qualidades de sabor
As ameixas maduras têm um sabor excelente. Os provadores deram-lhes uma pontuação de 4,7 pontos em um máximo de cinco. Eles combinam harmoniosamente doçura e acidez.
A quantidade de matéria seca é 16,23%, o ácido é 2,45%, o açúcar é 8,52%.
Amadurecimento e frutificação
No quarto ano de vida, as árvores começam a dar frutos quando as mudas são plantadas. Quando cultivada por meio de uma semente, a frutificação começa no sexto ano. A safra amadurece cedo, especialmente nos países e regiões do sul.
Produção
O indicador de rendimento é médio.Cerca de 60,7 centners de frutas são colhidos de um hectare de plantação, e até 50 quilos são obtidos de uma árvore. Você pode armazenar a colheita por três semanas, mas não mais do que 25 dias. Depois disso, as ameixas começam a se deteriorar.
Crescendo e cuidando
Não é difícil cuidar da variedade Startovaya e até mesmo um iniciante pode lidar com a tarefa. Primeiro você precisa encontrar um local adequado para o plantio de mudas. O modo como a árvore frutificará e se desenvolverá depende do local escolhido corretamente.
Ao escolher um local, as seguintes condições devem ser atendidas:
a área deve ser bem iluminada e protegida do vento forte, que causa desconforto às plantas;
solo leve e solto é o ideal, que passa rapidamente água e ar, ameixa prefere argila;
a reação ao ácido deve ser neutra;
a água subterrânea deve fluir a uma profundidade de um ano e meio ou 2 metros.
A terra está limpa de entulhos e ervas daninhas. Uma cova de plantio é feita 14 dias antes do desembarque. Dimensões - 60 x 60 x 60 centímetros. Ao fazer um buraco, a camada superficial do solo é retirada e misturada com matéria orgânica (dois baldes de esterco de cavalo) e amofos (200 gramas).
A mistura finalizada deve ser despejada em uma cova, e um monte limpo deve ser feito. Um suporte de madeira é colocado no centro. As raízes são cuidadosamente espalhadas na superfície do monte e polvilhadas com uma pequena quantidade de terra. Ao plantar, o colar da raiz não pode ser enterrado. Deve estar localizado a uma altura de 4-5 centímetros da superfície do solo.
Após o plantio, o solo deve ser cuidadosamente calcado e a muda regada com 4 baldes de água. Deve estar em temperatura ambiente e separado. O solo ao redor do tronco é coberto com grama cortada ou cobertura morta. Para que as árvores criem raízes rapidamente após cada irrigação, a camada de cobertura morta é trocada por uma nova e o solo é solto.
Esta variedade possui um forte sistema imunológico, graças ao qual não tem medo de insetos perigosos e pragas. Produtos químicos não são usados para prevenção de doenças. E também as árvores não precisam ser cobertas antes da chegada do inverno, e na estação quente a ameixa dá frutos sem reduzir o rendimento.
Para obter frutas grandes e suculentas, é preciso cortar os galhos de maneira adequada. A formação de copas competente é necessária para que a fruta ganhe suculência e doçura.
Todo cuidado com a copa deve ser prestado desde o momento do plantio:
no primeiro ano de vida da planta, o tronco deve ser cortado para 1-1,2 metros;
assim que a árvore completa 2 anos, os ramos mais poderosos começam a ser cortados, são encurtados, mantendo um comprimento de 25-30 centímetros;
no próximo ano, os crescimentos laterais devem ser cortados em 15 centímetros e os apicais em 30 centímetros.
Ao final do procedimento, devem permanecer de 5 a 6 ramos, que crescem em um ângulo de 50 graus. E você também precisa monitorar a densidade da coroa e manter a forma de concha. A formação de crescimento excessivo afetará adversamente a abundância e a palatabilidade da cultura.
A variedade Startovaya prefere regas regulares e é capaz de se desenvolver totalmente mesmo em condições de umidade excessiva. As plantas recém-plantadas precisam especialmente de irrigação abundante.
Na primavera, quando a umidade evapora mais rapidamente devido às altas temperaturas, a rega deve ser realizada com mais frequência. E também a terra é frequentemente umedecida no verão com seca prolongada. As árvores fortificadas são regadas apenas uma vez por semana e as mudas jovens são irrigadas com mais regularidade, consumindo 5 a 6 baldes de água sedimentada. Durante a frutificação, o número de baldes aumenta para 10. Apesar do amor da variedade por regas abundantes, a estagnação da água não deve ser permitida. Isso irá provocar o apodrecimento das raízes e o desenvolvimento do fungo.
As safras de frutas precisam de fertilização adicional, especialmente quando cultivadas em solo empobrecido. A variedade Startovaya é fertilizada três vezes ao ano. A primeira porção é trazida na primavera, e as subsequentes no verão e após a colheita dos frutos. As seguintes substâncias e componentes são usados como fertilizantes: cinza de madeira, uréia, superfosfato, composições com alto teor de nitrogênio. São utilizadas receitas populares e preparações prontas.
Para proteger as árvores dos roedores, uma rede forte e resistente é instalada ao lado delas. Seu diâmetro deve ser de 60-70 centímetros. A distância da cerca ao tronco é de 40-50 centímetros. A ameixa será protegida de forma confiável contra pragas durante toda a temporada.
Alternativamente, armadilhas são colocadas no local.Você pode comprá-los em qualquer loja especializada. Legumes, bacon, ervas e outros produtos são adequados como isca. Para aumentar o efeito, a isca é tratada com venenos. Preparações especiais, por exemplo, "Ratobor", mostram alta eficiência. Apresenta excelentes resultados e é fácil de usar.
Apesar de a ameixa ser considerada mais resistente do que muitas árvores frutíferas, ela não é imune a doenças. Ele é atacado por infecções virais, fúngicas e bacterianas, e os insetos parasitas o prejudicam. É necessário perceber e reconhecer a tempo os sinais da doença da ameixa. Eles são mais fáceis de lidar e derrotar logo no início. Bem, para proteger a árvore do jardim de tal infortúnio no futuro, procedimentos preventivos podem ser executados.