- Autores: Kh.K. Enikeev, S. N. Satarova (Instituto Russo de Seleção e Tecnologia de Horticultura e Viveiro)
- Apareceu ao cruzar: Ochakovskaya amarelo x Renclode Ullensa
- Ano de aprovação: 1990
- Tipo de crescimento: vigoroso
- coroa: redondo-piramidal, densidade média ou esparso
- Altura da árvore, m: 5-5,5
- Tamanho da fruta: ampla
- Peso do fruto, g: 35
- Forma de fruta: oval-oval ou oval redondo
- Cor de fruta: roxo escuro
Smolinka é uma das variedades de ameixa mais populares na Rússia. Essa árvore muitas vezes pode ser encontrada em chalés de verão, em jardins e estufas. A cepa é muito interessante e freqüentemente recomendada como primeira escolha para iniciantes.
História de criação
O trabalho de criação de Smolinka foi realizado no Instituto Russo de Seleção e Tecnologia de Horticultura e Viveiro. Os líderes dessa ideia foram Yenikeev e Satarova, que pegaram as ameixas Ochakovskaya yellow e Renklod Ullensa para obter uma nova variedade. Os testes começaram a ser realizados em 1980 e foram concluídos em 1990. No mesmo ano, a ameixa resultante foi lançada no Registro Estadual.
Descrição da variedade
Smolinka é uma árvore bastante alta, pois sua altura geralmente varia de 5 a 5,5 metros. A planta é de tamanho médio, possui uma coroa piramidal redonda. A densidade da copa é média ou rara.
Os rebentos da árvore são ligeiramente curvos, com entrenós de tamanho médio. Eles crescem para cima em um leve ângulo, cobertos por uma casca marrom áspera. A mesma casca cobre o próprio tronco.
Os folíolos não apresentam pubescência, a base é arredondada em cunha e o tamanho é grande. Nas bordas existem entalhes leves, na estrutura as placas das folhas são densas. As estípulas são de cor verde claro, há uma dissecção.
As flores smolinka são brancas e grandes, coletadas em espetaculares inflorescências de duas flores. Sua forma clássica é um pires.
Características da fruta
Os frutos da ameixa doméstica Smolinka são muito grandes. Ameixas ovais ou ovais arredondadas pesam pelo menos 35 gramas. Eles têm uma atraente cor roxa profunda que torna a árvore decorativa durante a frutificação. A sutura abdominal da fruta está localizada no meio.
A casca é de espessura média, e a camada de cera sobre ela densa, vai em camada espessa. Entre a polpa macia e não muito densa, um osso de tamanho médio está escondido. Não é muito fácil arrancá-la, ao ser retirada a semente pega parte da polpa.
Qualidades de sabor
Smolinka é uma variedade harmoniosa, doce e azeda, mas muitos a atribuem mais à sobremesa. As frutas contêm 11,8% de açúcar. Pontuação do gosto - 4,8 pontos.
Amadurecimento e frutificação
Smolinka é uma ameixa com amadurecimento médio. As frutas são colhidas na última década de agosto, às vezes um pouco antes. A primeira colheita de ameixas dá 4 ou 5 anos. Isso indica um vencimento antecipado médio.
Produção
O rendimento da árvore descrita está acima da média. Então, geralmente de 15 a 20 quilos de ameixa são coletados de uma planta. Se o ano for bom, será possível tirar 40 kg da safra. Porém, vale considerar que a planta frutificará de forma irregular.Basicamente, grandes rendimentos estão disponíveis para os jardineiros não mais do que uma vez a cada 4 anos.
Regiões em crescimento
A ameixa Smolinka foi criada para cultivo nas regiões da região central da Federação Russa.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
Smolinka não pode polinizar de forma independente e, portanto, sem polinizadores, sua presença no local é inútil. Variedades polinizadoras são plantadas perto de Smolinka, e é melhor levar as seguintes ameixas para isso:
Beleza do Volga;
Presente azul;
Manhã;
Moscou húngara.
Mas, em geral, qualquer ameixa serve. O principal é que a época de floração das variedades é a mesma.
Crescendo e cuidando
É necessário plantar Smolinka no lado sul do local, pois a qualidade da colheita dependerá da quantidade de luz solar. A água subterrânea que flui perto da superfície do solo não gosta de escoar, assim como as rajadas de vento. O melhor é plantá-la a poucos metros de qualquer estrutura que sirva de proteção natural para a árvore.
As datas de plantio desta variedade caem na primavera, somente neste caso a planta normalmente criará raízes. É cultivada em solos argilosos e leves, em caso de alta acidez, a terra é cal. No preparo dos caroços, devem ser aplicados fertilizantes clássicos para as árvores frutíferas para que as plantas recebam imediatamente tudo o que precisam.
As árvores plantadas devem ser regadas adequadamente, pois Smolinka não tolera falta de água. Assim que o solo secar, deve-se irrigar. É verdade que essa atenção escrupulosa deve ser dada apenas às mudas jovens. Uma ameixa adulta pode ser regada a cada 10-14 dias. Nesse caso, é melhor usar o método de ranhura.
Desde que os fertilizantes sejam aplicados antes do plantio, Smolinka não pode ser alimentado nos primeiros dois anos. Então você ainda tem que fertilizar. Na primavera, a madeira responde bem à uréia. Deve estar espalhado no círculo próximo ao tronco. Se o solo estiver seco, é melhor enterrar o fertilizante com alguns centímetros de profundidade.
A cada dois anos, o solo ao redor da árvore deve ser fertilizado com composto misturado a minerais (superfosfato, cloreto de potássio). Nos meses de outono, as cinzas de madeira darão um bom resultado e, no inverno, você terá que cobrir o círculo do tronco. No papel de cobertura morta, o húmus é sempre retirado.
Ao podar a Smolinka, deve-se ter muito cuidado, pois essa variedade tem tendência ao escoamento gengival. Começam a formar a coroa no segundo ano, a técnica será clássica. Além disso, não se esqueça da poda sanitária. Raramente é necessário desbastar, mas os ramos secos devem ser removidos. Também vale a pena considerar que Smolinka dá muito crescimento. Deve ser removido para que não retire energia da árvore. O mesmo é feito com as ervas daninhas que crescem ao redor da variedade.
Resistência a doenças e pragas
Normalmente Smolinka raramente fica doente. No entanto, é suscetível ao fluxo de goma, por isso, durante a poda, deve-se lembrar de cobrir as feridas com verniz de jardim. Também é observada resistência média à doença de clasterosporium. A limpeza cuidadosa do círculo próximo ao tronco da folhagem, bem como o tratamento preventivo com líquido bordalês, irão evitá-lo.
Além dessas doenças, as ameixeiras são frequentemente atacadas por pulgões, mosca-serra e mariposa. Você pode tentar lidar com pulgões usando métodos populares. O restante dos insetos exigirá o uso de inseticidas. Vale a pena escolher os medicamentos menos tóxicos.
Apesar de a ameixa ser considerada mais resistente do que muitas árvores frutíferas, ela não é imune a doenças. Ele é atacado por infecções virais, fúngicas e bacterianas, e os insetos parasitas o prejudicam. É necessário perceber e reconhecer a tempo os sinais da doença da ameixa. Eles são mais fáceis de lidar e derrotar logo no início. Bem, para proteger a árvore do jardim de tal infortúnio no futuro, procedimentos preventivos podem ser executados.
Resistência ao solo e às condições climáticas
Smolinka tem resistência média ao calor, então em regiões muito áridas é melhor escolher outra coisa para crescer. A robustez do inverno também está em um nível médio, e as árvores precisarão ser cobertas para o inverno. Os troncos em frente ao abrigo são cobertos com cal, e também são amarrados ramos de abeto. Muitos jardineiros usam náilon para enrolar.
Visão geral da revisão
Jardineiros realmente gostam de Smolinka. Apesar do rendimento médio, a ameixa produz frutos incrivelmente saborosos e saudáveis, além de ser muito fácil de cultivar. Cuidados especiais são necessários apenas para mudas jovens, a cultura adulta já é mais independente. No entanto, os residentes de verão observam que o ponto principal é o pouso. Se você plantar Smolinka no lugar errado, ela crescerá mal e ficará doente constantemente. E isso vai envolver problemas com o transplante de uma muda.