- Autores: seleção folclórica
- Ano de aprovação: 1947
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- coroa: Forma de 100 (oval-esférico), ligeiramente espalhado, de densidade média ou esparsa
- Altura da árvore, m: 3,5
- Tamanho da fruta: pequena
- Peso do fruto, g: 15-20
- Forma de fruta: oval ou ovóide arredondado, desigual
- Cor de fruta: a cor principal é vermelho-rosa, violeta-carmesim tegumentar, flor de cera azulada
- Pele : fino, com revestimento ceroso, facilmente removível, sem pubescência, densidade média
O amadurecimento precoce em vermelho é uma variedade popular de ameixa de criação doméstica. Está bem adaptado ao clima e às condições da zona média, tolera bem as intempéries e os caprichos climáticos. A finalidade dos frutos é universal, mas não apresentam perspectivas de cultivo comercial devido à sua baixa comercialização.
História de criação
A variedade foi aprovada para uso em 1947. Não há informações exatas sobre o trabalho de criação. O "pai" mais provável é o húngaro comum, que sofreu polinização cruzada. Sabe-se que as mudas foram entregues no local onde antes ficava o famoso viveiro Regel e Kesselring. Está incluído na coleção VIR desde 1926.
Descrição da variedade
As plantas se formam na forma de uma árvore em um tronco ou em vários troncos. A variedade é de porte médio, podendo atingir 3,5 m de altura. A coroa é em forma de cem, próxima a uma oval ou bola, exuberante, ligeiramente espalhada. A densidade é média ou esparsa. Os ramos esqueléticos são fortes, fortes, ramificam-se do tronco em um ângulo de não mais de 50 graus.
Os rebentos são castanho-esverdeados, ligeiramente curvos, glabros. As folhas são ligeiramente pubescentes na parte inferior da placa. A parte superior é lisa, com um notável brilho brilhante, pintada de verde. As flores são em taça ou taça, pintadas de rosa. A vida útil desta árvore pode chegar a 20-25 anos.
Características da fruta
As ameixas da variedade Skorospelka apresentam pequenos frutos vermelhos com casca fina e notável florescimento ceroso. A polpa é amarela por dentro e oxida rapidamente ao ar. A cor dos próprios frutos é complexa, rosa-avermelhada na base com uma cobertura violeta-framboesa brilhante. Os depósitos de cera podem fazer com que a superfície do dreno pareça azulada. As sementes têm boa separabilidade da polpa.
Qualidades de sabor
As ameixas são agridoces, agradáveis, refrescantes e com um leve aroma. Após a coleta, eles são armazenados por no máximo 25 dias e são rapidamente processados. A polpa é ligeiramente seca, ligeiramente açucarada, com fibras finas.
Amadurecimento e frutificação
A maturidade precoce de uma variedade depende muito de como ela é plantada. Por exemplo, ameixas enxertadas dão sua primeira colheita em 3-4 anos de plantio. Em termos de maturação, o Skorospelka tinto pertence às variedades precoces. Frutificando anualmente, sem pular, na 2ª quinzena de agosto ou início de setembro.
Produção
Na época, de uma ameixa adulta, você pode coletar 25-40 kg de frutas maduras.
Regiões em crescimento
A variedade de ameixa Skorospelka tinto é zoneada para cultivo na zona climática do noroeste.Também é cultivado com sucesso na Região Central da Terra Negra, no Médio Volga.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
As árvores são parcialmente férteis. Ao cultivar 1 árvore no jardim, vai demorar muito para esperar pela colheita. É polinizada por variedades de ameixas como Renklode reforma e fazenda coletiva, Moscou húngara e outras, com as mesmas datas de floração, por volta da 2ª década de maio.
Crescendo e cuidando
A variedade deve ser plantada em solos leves, protegidos do alagamento. Os representantes desta variedade sentem-se bem na serra, banhados pelo sol. Esta ameixa é plantada apenas na primavera, com colocação em áreas protegidas do vento forte. O solo sob a muda é desenterrado, livre de ervas daninhas, solto, fertilizado. A alimentação subsequente será necessária após 3 anos.
Os ramos de uma ameixa jovem são imediatamente podados e desbastados. As inflorescências são cortadas completamente por 1 ano. Durante todo o verão, as árvores precisarão de uma rega semanal de 10 litros de água.
Resistência a doenças e pragas
A variedade é moderadamente suscetível ao desenvolvimento de doenças e pragas. É fortemente afetado pela doença de clasterosporium. Necessita de tratamentos preventivos para pulgões.
Apesar de a ameixa ser considerada mais resistente do que muitas árvores frutíferas, ela não é imune a doenças. Ele é atacado por infecções virais, fúngicas e bacterianas, e os insetos parasitas o prejudicam. É necessário perceber e reconhecer a tempo os sinais da doença da ameixa. Eles são mais fáceis de lidar e derrotar logo no início. Bem, para proteger a árvore do jardim de tal infortúnio no futuro, procedimentos preventivos podem ser executados.
Visão geral da revisão
De acordo com os residentes de verão, o tinto Skorospelka tem muitas vantagens. É resistente ao inverno, também não tem medo da seca, e facilmente cria raízes em uma variedade de solos. Com sua despretensão, essa ameixa conquistou literalmente o amor do povo. Muitos jardineiros mencionam que mesmo fora da estação a árvore parece muito decorativa devido ao formato correto da copa. A maturação precoce também é uma grande vantagem, não demorará muito para esperar a primeira colheita após o plantio.
O principal método de melhoramento desta variedade é a formação ativa de brotos de raízes. Isso facilita muito o trabalho dos residentes de verão na obtenção de material para atualização do jardim.
As desvantagens desta variedade também são facilmente detectadas pelos jardineiros. Por exemplo, nem todo mundo está feliz com o tamanho pequeno da fruta e a polpa fibrosa muito densa. E também uma grande desvantagem dessa ameixa é a tendência de descartar frutas com pouca rega ou demora na colheita. Os proprietários não estão muito satisfeitos com o fato de que produtos de baixa qualidade comercial apareçam na árvore. Mesmo essas frutas não podem ser processadas.