- Autores: G.V. Eremin, S.N. Zabrodin (Estação de Reprodução Experimental da Crimeia do Instituto de Pesquisa da Indústria Vegetal da Rússia em homenagem a N.I. Vavilov)
- Apareceu ao cruzar: Húngaro Caucasiano х Kabardian cedo
- Tipo de crescimento: vigoroso
- coroa: redondo, densidade média
- Tamanho da fruta: ampla
- Peso do fruto, g: 30-40
- Forma de fruta: oval largo
- Cor de fruta: roxa
- Pele : com um revestimento ceroso espesso
- Polpa (consistência): denso
O pássaro azul é um antigo símbolo cultural de sucesso e felicidade. Mas não basta que os jardineiros se limitem a símbolos, eles precisam de uma imagem objetiva do que e como crescer. Por isso é importante compreender as características da ameixa Blue Bird.
História de criação
A planta foi criada no All-Russian Research Institute of Plant Growing. Mais precisamente, em sua estação experimental na Crimeia. O projeto foi supervisionado pelos criadores Eremin e Zabrodina. Para obter a variedade, utilizamos precocemente Vengerka Caucasiana e Kabardinskaya, hibridizando-as. O ano de comissionamento e inclusão no Registro do Estado é 1997.
Descrição da variedade
O pássaro azul é considerado uma cultura de ameixa versátil. Possui um forte crescimento de tronco. A coroa arredondada atinge densidade média. Os ramos são castanhos acastanhados. A folhagem, do verde à saturação, apresenta grandes placas com brilho fosco.
Características da fruta
As drupas grandes do Bluebird pesam de 30 a 40 g. Na forma, elas são semelhantes a um largo oval. Outras características:
cor violeta da superfície;
a casca coberta por uma flor cerosa;
boa separação do grão da polpa.
Qualidades de sabor
A polpa amarela das drupas é bastante densa. Distingue-se por sua doçura expressiva. De acordo com dados não oficiais, os frutos desta variedade têm sabor bastante agridoce. A pontuação geral da degustação é de 4,6 pontos. A participação da matéria seca representa 15,6% da massa total, enquanto os açúcares são 10,8% e o teor de ácido é de 0,7%.
Amadurecimento e frutificação
O pássaro Plum Blue tem um período de maturação médio. A colheita geralmente começa em meados de agosto. Frutificando regularmente, sem interrupções por anos individuais. Deve-se ter em mente que as condições climáticas e a qualidade do atendimento podem afetar muito o momento de uma determinada estação.
Produção
Os primeiros frutos da ameixa podem ser retirados no 5º ou 6º ano de desenvolvimento. Drupas aparecerão de forma constante. A colheita de 1 árvore chega a 30-35 kg por temporada. É importante ressaltar que a safra colhida pode ser armazenada por muito tempo.
Regiões em crescimento
A cultura foi dividida em zonas para o Norte do Cáucaso e a região do Baixo Volga. Portanto, pode ser cultivado perfeitamente nas costas do Mar Negro e do Cáspio, nos Territórios de Krasnodar e Stavropol. Talvez na região de Rostov. O cultivo em regiões mais ao norte está por sua própria conta e risco.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A variedade é autofértil. Ele não precisa de plantas polinizadoras. No entanto, se forem, as perspectivas serão um pouco melhores.
Crescendo e cuidando
O bluebird deve ser plantado em áreas bem iluminadas. As orientações sul e sudoeste são as mais adequadas. É inaceitável escolher locais com água estagnada, incluindo planícies. Esta variedade não deve ser plantada em solo ácido. Para irrigação, use água decantada.
As árvores devem ser regadas pelo menos 3 vezes durante a temporada. Ameixas jovens requerem 6 litros de água, espécimes adultos - até 10 litros. A irrigação antes da floração e após a colheita é especialmente crítica. Os fertilizantes são aplicados:
antes da floração;
quando os primeiros frutos aparecem;
quando a colheita está amadurecendo ativamente.
A cobertura e a rega podem ser combinadas. Os ramos do esqueleto na copa são encurtados para 60 cm. Apenas as plantas jovens devem ser cobertas. A proteção contra roedores é fornecida com uma rede ou feltro. Para o inverno, as árvores devem ser amontoadas e protegidas com uma camada de húmus de 10 centímetros.
Resistência a doenças e pragas
As pragas específicas do Bluebird não são mencionadas na descrição oficial. Pode-se presumir que basta dispensar as medidas gerais de proteção contra criaturas agressivas, que são recomendadas para outros ralos. Ao mesmo tempo, a planta resiste firmemente:
moniliose;
polistigmose;
doença de clotterosporium.
Apesar de a ameixa ser considerada mais resistente do que muitas árvores frutíferas, ela não é imune a doenças. Ele é atacado por infecções virais, fúngicas e bacterianas, e os insetos parasitas o prejudicam. É necessário perceber e reconhecer a tempo os sinais da doença da ameixa. Eles são mais fáceis de lidar e derrotar logo no início. Bem, para proteger a árvore do jardim de tal infortúnio no futuro, procedimentos preventivos podem ser executados.
Resistência ao solo e às condições climáticas
Esta ameixa é bastante resistente ao inverno. Mas com a probabilidade de um clima frio severo, é necessário abrigo. Está organizado da mesma forma que as outras árvores de fruto. Nos períodos de calor e seca, é aconselhável intensificar a rega e cobrir o solo com cobertura morta.
Visão geral da revisão
Essa variedade se mostra bem. Mesmo com o cultivo de longo prazo, a probabilidade de doenças é relativamente baixa. Com o cuidado padrão, a árvore responde com rendimentos decentes. O pássaro azul é cultivado com sucesso mesmo em regiões relativamente frias. Mas, ao mesmo tempo, a tecnologia agrícola é observada tão estritamente quanto possível.