- Autores: NIISS eles. M. A. Lisavenko
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- coroa: piramidal
- Tamanho da fruta: ampla
- Peso do fruto, g: 20-30
- Forma de fruta: arredondado
- Cor de fruta: ameixa
- Polpa (consistência): denso, seco
- Autofertilidade: auto-infértil
- Gosto: sobremesa, doce com acidez agradável
A ameixa Sinilga pode se tornar uma fiel companheira de muitos jardineiros por muitos anos. No entanto, é exatamente por isso que suas características devem ser estudadas com muito cuidado. A falta de atenção a esses detalhes às vezes se transforma em consequências muito desagradáveis.
História de criação
Sinilga foi criada no Instituto de Pesquisa Científica de Pesquisa Nuclear Lisavenko. Não há mais informações sobre criação na descrição oficial.
Descrição da variedade
Esta é uma típica cultura doméstica. Forma árvores de médio porte (até 4 m). Em sua parte superior, forma-se uma coroa piramidal. Caracterizado por uma casca castanha-acinzentada. As folhas verdes claras desta árvore são alongadas e de tamanho médio, com uma borda recortada; os botões castanhos assemelham-se à forma de um cilindro e as flores pequenas são pintadas de branco. A inflorescência pode conter 5, 6 ou 7 flores.
Características da fruta
As bagas de Sinilga são de tamanho médio a grande. Sua massa usual é de 20-30 g. Em forma, essa fruta se aproxima de um círculo simples. O osso é separado da polpa sem problemas. A superfície é caracterizada por uma cor tradicional de ameixa.
Qualidades de sabor
A descrição indica o tipo de sabor da sobremesa nesta cultura. Ela é geralmente doce. Mas também há uma leve nota azeda. Este suplemento não cria uma experiência desagradável. É importante notar também que a polpa de Sinilga é densa e um tanto seca.
Amadurecimento e frutificação
Este tipo de ameixa pertence à primeira categoria. Começa a dar frutos em 10-15 de agosto. Normalmente é possível colher a safra anualmente. As únicas exceções são árvores obviamente doentes e fracas, bem como áreas com conteúdo insuficiente de nutrientes. Mas todos esses fatores estão totalmente sujeitos aos esforços dos jardineiros.
Produção
A produtividade média de 1 árvore pode variar de 20 a 35 kg. O indicador específico depende muito das condições de cultivo. Ao mesmo tempo, é necessário enfatizar também a relevância dos esforços que os jardineiros estão realizando. Muitas vezes, é por causa deles que acontece ou não funciona para atingir o resultado ideal. Em casos difíceis, é mais correto consultar pessoas experientes ou agrônomos.
Regiões em crescimento
Esta variedade é zoneada na Sibéria. Portanto, mesmo em áreas com clima complexo e ambíguo, ela se manifesta do melhor lado. Com cautela, Sinilga pode ser recomendado para áreas com condições climáticas mais favoráveis. Certifique-se de levar em consideração as peculiaridades de estações específicas. Com uma abordagem habilidosa, o sucesso é alcançado em quase todas as áreas do nosso país.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A cultura é 100% autofértil. Ela dificilmente será capaz de viver sem polinização intensificada. Como polinizadores, é permitido usar qualquer outra variedade com um período de desenvolvimento próximo.
Crescendo e cuidando
À semelhança de outras ameixas, é aconselhável plantar a Sinilga na parte sul do jardim, em zonas bem iluminadas. Se esses requisitos de fato se contradizem, a intensidade da luz solar deve ter preferência. A distância entre as mudas deve ser de 1,5-2 m, sendo preferível usar mudas anuais, pois seu sistema radicular sofre menos durante o plantio. Se as raízes estiverem danificadas, deve-se podar 50%, caso contrário (se tudo estiver em ordem) recomenda-se poda 1/3.
Nas regiões do sul da Rússia, o plantio de outono é permitido. Já na faixa do meio e ao norte, deve-se dar preferência aos procedimentos de plantio de primavera. Desde o início, o potássio e o superfosfato são depositados na cova. Durante um verão seco, a rega deve ser realizada 1 vez em 14 dias, às vezes com mais frequência. A parte principal do esqueleto da ameixa deve ser formada por 5-6 anos; é mais correto combinar a formação de mola da coroa com a eliminação de ramos doentes e feridos.
O solo deve ser melhorado antes do plantio. A melhor maneira de fazer isso é adicionar 10 kg de húmus para cada metro quadrado. Se possível, deve-se focar nas terras negras. Áreas com alta acidez são inaceitáveis. Se Sinilga for plantada na primavera, é necessário esperar o aquecimento do solo e usar uma estaca de apoio desde o início.
A cobertura é necessária três vezes durante a estação de crescimento. Nos meses de primavera, uma solução de nitrato de potássio é usada. O nitrato de amônio dissolvido é usado no verão. Com o início do outono, a alimentação com superfosfato é realizada. Formulações potentes são usadas apenas como último recurso, necessariamente protegendo as raízes.
A cada rega, use 20 litros de água. A melhor hora para esse procedimento é à noite ou nas primeiras horas da manhã. Após cada rega, o círculo do tronco deve ser afrouxado por todos os meios. Eles fazem o mesmo depois de cada chuva. A terra é coberta com turfa ou serragem; a remoção de ervas daninhas é realizada conforme necessário.
Nas latitudes temperadas e no norte do Cáucaso, Sinilga passa o inverno sem abrigo. Mas já na latitude de Tula, é recomendável protegê-la do frio antes do início do inverno. As mudas ficam escondidas em caixas de papelão, previamente amarradas com seus galhos. Aconselha-se caiar o porta-malas e envolvê-lo com material de cobertura. Com grande distribuição de roedores, essa proteção é reforçada com malha de aço ou polímero.
Resistência a doenças e pragas
Os fornecedores de material de plantio insistem na alta resistência da variedade a influências externas negativas, incluindo doenças de plantas. Mas você não deve confiar muito nas palavras deles.Os jardineiros que realizam um tratamento preventivo oportuno só se beneficiarão no final. O perigo pode ser:
podridão de raiz;
manchas perfuradas;
mariposa;
pulgão
Apesar de a ameixa ser considerada mais resistente do que muitas árvores frutíferas, ela não é imune a doenças. Ele é atacado por infecções virais, fúngicas e bacterianas, e os insetos parasitas o prejudicam. É necessário perceber e reconhecer a tempo os sinais da doença da ameixa. Eles são mais fáceis de lidar e derrotar logo no início. Bem, para proteger a árvore do jardim de tal infortúnio no futuro, procedimentos preventivos podem ser executados.
Visão geral da revisão
Jardineiros e residentes de verão observam que Sinilga pode produzir frutos muito grandes. São adequados tanto para consumo fresco como para várias preparações. O sabor da colheita vai ao encontro das expectativas. Ao mesmo tempo, o que é importante, essa planta também é despretensiosa. Normalmente não surgem problemas com o seu cultivo.