- Autores: S. N. Satarova, V. S. Simonov (Instituto Russo de Seleção e Tecnologia de Horticultura e Viveiro)
- Apareceu ao cruzar: Ochakovskaya x Memória de Timiryazev
- Ano de aprovação: 2001
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- coroa: oval, elevado, densidade média e folhagem
- Tamanho da fruta: pequena
- Peso do fruto, g: 14
- Forma de fruta: oval
- Cor de fruta: roxo escuro
- Pele : sem pubescência, forte revestimento ceroso
Blue Dar é uma variedade de ameixa doméstica que ganhou popularidade entre os residentes das regiões centrais da Rússia. As árvores são muito termofílicas, mas agradam com rendimentos estáveis, são perfeitas para o cultivo comercial, plantando em chalés de verão. Eles podem ser usados como plantas de mel em terrenos domésticos privados.
História de criação
O presente Plum Blue foi recebido pelo cruzamento das variedades Ochakovskaya e Pamyat Timiryazeva. O trabalho de seleção foi realizado por especialistas do Instituto Russo de Seleção e Tecnologia de Horticultura e Viveiro. A variedade foi aprovada para uso em 2001, o pedido foi registrado em 1992.
Descrição da variedade
As árvores são de porte médio, até 3 m de altura, com copa oval de baixa densidade. A folhagem também é bastante moderada, sem espessamento. Pertence à puberdade, arqueado, coberto com casca castanho-acinzentada. As folhas são lanceoladas e verde-escuras. Eles são pubescentes abaixo, lisos acima, ligeiramente enrugados.
Características da fruta
Os frutos da ameixa Blue Dar são pequenos, pesam cerca de 14 g cada, têm uma forma oval regular com uma costura ventral imperceptível. A cor da fruta é púrpura escura, saturada. A pele é lisa, com uma flor de cera pronunciada. A polpa é bastante densa, de estrutura granulado-fibrosa e de cor amarelo-esverdeada.
Qualidades de sabor
Os frutos são doces e azedos, com aroma médio. A nota de degustação é de cerca de 4 pontos.
Amadurecimento e frutificação
A ameixa começa a dar frutos por 4 anos. Refere-se a variedades de períodos médios de maturação. Frutificando regularmente, de 16 a 22 de agosto, as ameixas são retiradas.
Produção
A variedade tem um rendimento superior à média. Até 13 kg de frutos maduros são obtidos de cada árvore.
Autofertilidade e a necessidade de polinizadores
A variedade é autofértil, dispensa com sucesso os polinizadores de terceiros para a formação dos frutos. Ela floresce na 2ª década de maio.
Crescendo e cuidando
A variedade prefere crescer em solos de acidez neutra, argiloso ou franco-arenoso. Em regiões com verões curtos, o plantio de primavera é realizado. Em locais com clima de inverno ameno, o plantio pode ser feito de setembro a outubro, no outono. Essas plantas criam raízes melhor.
Ao escolher um local no local, de particular interesse devem ser as elevações que estejam a 1,5 m ou mais de distância do nível do lençol freático.Mesmo um leve sombreamento deve ser evitado. As plantas são colocadas apenas em áreas bem iluminadas, no lado sul do edifício ou estruturas. Será necessário recuar 3-4 m das paredes ou cercas mais próximas, podendo-se plantar ameixa cereja, macieira e outras ameixas próximas.
É melhor colher uma muda com 1-3 anos de idade, com raízes saudáveis, botões vivos, sem descamação da casca. Se for adquirida uma planta com ACS, ela é pré-embebida em uma pasta de barro e esterco por cerca de 10 horas. Se o sistema radicular estiver fechado, bastará enviá-los para um recipiente com água antes do plantio. Isso tornará mais fácil remover o torrão.
Prepara-se uma fossa ampla, com pelo menos 70 cm de diâmetro, mas não é necessário imergir profundamente as raízes, basta uma profundidade de 40 cm.Uma estaca de retenção especial é cravada no interior. No centro do buraco, um substrato de solo é derramado com um cone. A muda selecionada é instalada nela, as raízes descem pelas laterais. Depois disso, resta apenas borrifá-los com terra levemente compacta e com água em abundância. No futuro, para umedecimento, é cavado ao redor do tronco em forma de ranhura anular, o restante das superfícies é coberto com cobertura morta.
A poda de árvores, neste caso, não requer o uso de esquemas complexos. Todos os brotos que se estendem do condutor não em um ângulo de 45 graus são removidos. Na primavera e no outono, partes das plantas secas, quebradas, afetadas por pragas ou doenças são cortadas. Uma vez a cada 4 anos, também é necessário fazer uma leve incisão na casca do tronco para que não quebre. Os locais de corte são processados com verniz de jardim.
Despeje a ameixa no anel escavado. Nos primeiros 3 anos de cultivo, isso é feito a cada 2 semanas, adicionando 10 e depois 20-30 litros. No outono, após uma boa reposição da carga de umidade, as raízes das árvores férteis são revestidas com uma espessa camada de cobertura morta de turfa ou palha. Antes das próprias geadas, troncos e galhos são cobertos com uma rede de roedores.
Resistência a doenças e pragas
A ameixa dessa variedade é afetada moderadamente pela clasterosporiose. Contra a praga de inseto mais ativa - a mariposa - está bem protegido. A árvore deve ser tratada com pistolas de pulverização no início da primavera. A pulverização inseticida permite uma boa colheita. As plantas devem ser tratadas com fungicidas durante os períodos de frio prolongado com chuvas.
Apesar de a ameixa ser considerada mais resistente do que muitas árvores frutíferas, ela não é imune a doenças. Ele é atacado por infecções virais, fúngicas e bacterianas, e insetos parasitas o prejudicam. É necessário perceber e reconhecer os sinais da doença da ameixa com o tempo. Eles são mais fáceis de lidar e derrotar logo no início. Bem, para proteger a árvore do jardim de tal infortúnio no futuro, procedimentos preventivos podem ser executados.
Resistência ao solo e às condições climáticas
O presente azul é uma ameixa com robustez média no inverno, que pode congelar quando as temperaturas atmosféricas caem abaixo de -25 graus. Os botões de flores são moderadamente afetados pelo clima frio. A variedade é moderadamente sensível à seca, não muito resistente ao calor. É melhor fornecer umidade adicional durante o período de floração.
Visão geral da revisão
Os jardineiros dão notas bastante altas à ameixa Blue Gift, notando sua adequação para o plantio mesmo em áreas pequenas devido ao tamanho compacto da árvore. A variedade também é elogiada por suas colheitas abundantes, sem a necessidade de polinizadores adicionais. As frutas têm um apelo de consumo muito alto, são compradas voluntariamente para consumo in natura e para processamento. Eles são armazenados e transportados perfeitamente devido à sua pele grossa.
A variedade é considerada nova, mas já conquistou excelente reputação. Os residentes de verão mencionam que o próprio Blue Gift se torna um excelente polinizador para outras ameixas. Os frutos maduros são colhidos mais cedo do que muitas variedades populares. As tortas são assadas com frutas, outros pratos, compotas são preparadas.
A principal desvantagem é o pequeno tamanho dos frutos dessa ameixa. Eles perdem peso e volume todos os anos, o que afeta visivelmente a popularidade da variedade entre os residentes de verão. Note-se que, no momento do plantio, estas ameixas não devem ser colocadas junto a árvores altas, bem como junto de cerejas e ameixas. Eles afetam negativamente a capacidade da planta de polinizar.