- Autores: seleção de CGL
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- coroa: Ampla disseminação
- Altura da árvore, m: 3,5
- Tamanho da fruta: tamanho médio
- Peso do fruto, g: 20-35
- Forma de fruta: ligeiramente alongado
- Cor de fruta: roxo escuro
- Pele : coberto com um revestimento de cera
- Polpa (consistência): denso, suculento
A ameixa caseira Renclode Tambovsky é uma variedade com frutas de sobremesa adequadas para consumo fresco e preservação - conservas, compotas, marmeladas, compotas. As frutas são utilizadas na culinária e na confeitaria. Graças à sua simplicidade no cultivo, até mesmo um iniciante pode lidar com o cultivo.
História de criação
Os criadores da variedade são os criadores SN Satarova e Kh. K. Yenikeev do Laboratório Genético Central pertencente ao Instituto de Pesquisa de Horticultura de toda a Rússia, em homenagem a IV Michurin. A ameixa apresentada foi obtida pelo cruzamento das variedades Skorospelka red e Renklod green.
Descrição da variedade
Uma árvore de tamanho médio com uma ampla distribuição (até 3 metros de diâmetro) arredondado-oval, quase esférica coroa, atinge uma altura de 3,5 m. Ramos esqueléticos de tonalidade acinzentada e rebentos jovens de cor verde com tonalidade avermelhada e acastanhada são cobertos por folhagem verde escura. A lâmina foliar é de tamanho médio e forma redonda, com bordos serrilhados, nervuras bem visíveis e pequenas vilosidades.
Renclode Tambov floresce abundantemente - os ramos estão completamente cobertos por gorros de flores perfumadas brancas como a neve, por isso a folhagem e o próprio rebento são praticamente invisíveis. Quase todos eles formam um ovário. Os frutos são formados tanto nos ramos do buquê quanto nos ramos anuais.
Características da fruta
Os frutos arredondados, ligeiramente alongados e roxos escuros são cobertos por uma espessa flor de pruína, têm uma massa de 20–35 gramas e numerosas perfurações subcutâneas. A pele é fina, mas firme. Um pequeno osso se separa bem da polpa.
Qualidades de sabor
Polpa densa e suculenta, amarela, com um tom esverdeado, tem um sabor moderadamente doce com um ligeiro acidez picante. A comissão de degustação classificou a variedade como sobremesa.
Amadurecimento e frutificação
A ameixa pertence à categoria de meio-fim - a safra é colhida no início e em meados de setembro. A frutificação ocorre 3-4 anos após a brotação no viveiro.
Produção
A peculiaridade dessa variedade em particular está na frutificação diferente, que pode ser regular, e então uma média de 8 a 10 kg é coletada de uma árvore. Com frutificação irregular, observa-se um rendimento máximo de 30 kg, mas a média é de 25 kg.
Regiões em crescimento
A variedade se desenvolve bem e dá um retorno total nas regiões sul e centro da Federação Russa.
Autofertilidade e a necessidade de polinizadores
Renklode Tambov é auto-infértil; para obter rendimentos estáveis, deve haver variedades de polinização nas proximidades: Skorospelka red, Renklode, Renklod kolkhozny e outras.
Crescendo e cuidando
O local de plantio deve ser ensolarado - o sombreamento torna a fruta aguada e saborosa.O solo é solto, respirável, fértil, com equilíbrio ácido-básico moderado. Se no local de crescimento futuro não houver tal terra, então você terá que fazer um esforço e trazê-la à condição desejada. A terra é desoxidada com farinha de dolomita, gesso ou giz.
A ameixa não tolera alagamentos prolongados, então não deve haver planícies pantanosas e depósitos de água subterrânea nas proximidades. Em casos extremos, um aterro artificial de até meio metro de altura salva.
O tamanho da cova de plantio é 50x50x60 cm, no fundo é organizada uma camada de drenagem de 10 cm de seixo, brita, brita ou tijolo quebrado. Ao mesmo tempo, um suporte temporário para uma árvore jovem é instalado. Se o solo for pesado, argiloso, adicione areia de rio, turfa, enriqueça com matéria orgânica (húmus, composto, excrementos de pássaros), fertilizantes minerais complexos especializados, cinzas de madeira.
O solo ruim é removido do local, parte da mistura fértil é despejada na cova, enchendo-a com ⅓. As raízes expostas são pré-embebidas por meia hora em "Kornevin", depois espalham suavemente sobre a superfície do monte de terra e cobertas com o solo restante. O círculo do tronco deve ser regado abundantemente com água morna e, no dia seguinte, cobrir com uma camada de cobertura morta ou afrouxar.
Os cuidados posteriores com a planta consistem em regar, sachar, ração, poda higiênica e modelagem.
No primeiro ano, uma planta jovem precisa de rega frequente - a secagem do solo é inaceitável, mas também é impossível arranjar um pântano. Você deve ser guiado pela situação - em tempo chuvoso, a rega é cancelada, no calor extremo e seca, é regada todos os dias. Uma árvore madura é irrigada 4 vezes por mês.
A melhor opção para temperar ameixas é 3-4 vezes por temporada. No início da primavera são aplicados fertilizantes de nitrogênio, no período de brotação são alimentados com preparações de potássio-fósforo, após a colheita - com nitrofosfato, no outono o círculo do tronco é coberto por uma espessa camada de húmus.
A poda sanitária é realizada no início da primavera, removendo os rebentos internos danificados, secos, afetados e em crescimento. A poda formativa permite dar à copa uma aparência bonita e bem cuidada, a remoção do excesso de brotos permite que o ar e a luz solar penetrem profundamente na copa.
Resistência a doenças e pragas
A variedade é caracterizada como possuidora de uma imunidade bastante forte e raramente adoece. No entanto, isso não garante a ausência total de doenças e pragas. Pragas como a traça da ameixa, pulgões e mariposa podem ser perigosas para a planta.Na luta contra parasitas e doenças, os tratamentos preventivos tradicionais com inseticidas e fungicidas ajudarão.
Apesar de a ameixa ser considerada mais resistente do que muitas árvores frutíferas, ela não é imune a doenças. Ele é atacado por infecções virais, fúngicas e bacterianas, e insetos parasitas o prejudicam. É necessário perceber e reconhecer a tempo os sinais da doença da ameixa. Eles são mais fáceis de lidar e derrotar logo no início. Bem, para proteger a árvore do jardim de tal infortúnio no futuro, procedimentos preventivos podem ser executados.
Resistência ao solo e às condições climáticas
Renklod Tambovskiy é caracterizado por uma robustez média invernal, rendendo-se a macieiras e cerejeiras, o que não permite o seu cultivo em latitudes temperadas.