- Autores: A. Ya. Voronchikhina (estação de jardinagem experimental zonal Rossoshanskaya)
- Apareceu ao cruzar: Renklode Ulyanishcheva x Record
- Ano de aprovação: 1986
- Tipo de crescimento: subdimensionado
- coroa: largo-piramidal ou em forma de vassoura, raro, com folhagem fraca
- Altura da árvore, m: 3
- Tamanho da fruta: ampla
- Peso do fruto, g: 41,5-80
- Forma de fruta: redondo, regular, não achatado lateralmente
- Cor de fruta: principal - verde, tegumentar - de roxo escuro a roxo acastanhado
O renklode soviético é um representante de um grande grupo de variedades de frutos grandes, testadas por décadas, unidas por este nome. Os frutos das ameixas caseiras são usados frescos, porém, são adequados para conservar e ferver compotas, compotas, com exceção das compotas, pois a polpa é muito fervida e torna a bebida turva.
História de criação
O criador da variedade foi A. Ya. Voronchikhina, um criador da estação de jardinagem experimental zonal de Rossoshansk. Renklod Ulyanishcheva e Record foram usados como material original. Após um período de teste, a variedade foi aprovada para uso em 1986.
Descrição da variedade
Árvore fraca (até 3 m) com copa larga piramidal, às vezes desgrenhada como uma vassoura, e folhagem fraca, coberta por folhas alongadas ovais ou obovadas. A lâmina foliar é pintada em tons de verde escuro na parte superior, a superfície lisa tem um brilho brilhante, o fundo da folha é coberto com uma borda esmaecida e tem tons verdes mais claros. Flores de ameixa com pequenas flores duplas brancas como a neve com pétalas ligeiramente onduladas.
Os botões grandes (5–6 mm) consistem em botões de folhas, têm uma forma cónica e uma ponta pontiaguda. Ao mesmo tempo, os botões das flores são menores, mas têm a mesma forma. Os brotos castanho-violeta densamente pubescentes são cobertos por lenticelas convexas frequentemente localizadas. O caule é “revestido” de casca castanha com uma tonalidade cinzenta e fendas longitudinais características. Nenhuma ondulação foi observada na estrutura da madeira.
Características da fruta
Frutos grandes (41,5–80 g) de formato redondo e regular não apresentam achatamento lateral. Quando maduros, são de cor verde com tonalidade púrpura escura tegumentar ou púrpura acastanhada. A sutura abdominal pequena, mas ampla, é claramente definida e não propensa a rachaduras. As ameixas são cobertas por uma pele imperturbada com uma forte flor de ameixa. O osso oblongo se separa bem da polpa. Composição: matéria seca - 14,1%, açúcar - 9,2%, ácidos - 1,7%, pectinas - 0,3%, ácido ascórbico - 7,7 mg / 100 g 4,5 pontos em 5 possíveis.
Qualidades de sabor
Polpa densa, densa e suculenta, amarelo-acastanhado opaco, de agradável sabor adocicado com leve acidez. Durante o amadurecimento, a polpa perde sua elasticidade, fica frouxa e macia.
Amadurecimento e frutificação
A variedade pertence à categoria mid-early - a safra é colhida no início - meados de agosto. A frutificação regular começa 4 anos após o plantio.
Produção
O renklod soviético se distingue por seu alto rendimento - até 33,6 kg de frutas saborosas e aromáticas são colhidas de uma árvore.
Regiões em crescimento
A ameixa é adaptada para a Região Central da Terra Negra, o Cáucaso do Norte, o Distrito Médio do Volga.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A variedade autofértil não precisa de polinização adicional.
Crescendo e cuidando
A época para o plantio de mudas é a primavera ou o outono, mas o plantio no outono é preferível se as condições climáticas e o momento do início do tempo frio permitirem. Uma ameixa jovem levará um mês para se adaptar e enraizar, depois do qual sobreviverá com segurança ao inverno, e a próxima estação de crescimento começará simultaneamente com todas as safras. Uma muda plantada no início da primavera passa o mesmo mês se adaptando, portanto, a estação pode ser considerada perdida. No entanto, na zona de cultivo de risco, isso garante a segurança da planta.
A ameixa, como convém a um morador da região sul, adora o sol, portanto, um local adequado de plantio deve ser no lado sul, com iluminação constante e proteção contra correntes de ar e ventos frios. A distância ideal entre as raízes é de pelo menos três metros.
Apesar dos altos requisitos para irrigação, Renklode não tolera umidade estagnada - a proximidade de águas subterrâneas (não mais perto do que 2 metros da superfície) e terras baixas pantanosas. O solo deve ser respirável, fértil e com pH neutro.
Farinha de dolomita, giz, cal ou cinza de madeira são adicionados ao solo ácido para reduzir a acidez do solo. O tamanho padrão do poço de pouso para Renklode é 50x50x65 cm.
No fundo do poço, uma camada de drenagem de pedra britada, seixos, tijolos quebrados é disposta e um suporte para uma haste fina e frágil é imediatamente instalado. O solo empobrecido é enriquecido com matéria orgânica (húmus, composto), superfosfato, areia de rio é adicionada. Parte da mistura de terra preparada é despejada no buraco, preenchendo-o com ⅓, uma muda é instalada.
Se a planta tem um ACS (sistema radicular aberto), então as raízes são pré-embebidas por meia hora na solução de Kornevin, em seguida, espalham-se sobre a superfície do monte de terra e adormecem, certificando-se de que o colo da raiz permaneça acima do solo superfície. O círculo próximo ao tronco é regado abundantemente com água morna; no dia seguinte, o solo é solto ou coberto com uma camada de 5 centímetros de palha de turfa. A turfa pode ser substituída por palha ou grama cortada.
A rega oportuna é imprescindível para a variedade, já que suas raízes estão localizadas próximas à superfície. A irrigação abundante é realizada uma vez a cada 2 semanas, excluindo o tempo chuvoso prolongado. A falta de umidade durante a formação do ovário levará à sua eliminação inevitável. Após a rega, se o método de cobertura morta não for utilizado, os troncos precisam ser afrouxados, caso contrário a crosta formada bloqueará o acesso de oxigênio às raízes.
A cobertura começa no segundo - terceiro ano após o plantio. No início da primavera, as ameixas precisam de nitrogênio para formar uma poderosa massa verde. O fertilizante ideal são formulações complexas para plantas de frutas e bagas. Além disso, uma vez por temporada, as ameixas podem ser alimentadas com infusão de verbasco a uma taxa de 1: 10.
A poda formativa começa imediatamente após o plantio, quando não mais do que cinco botões são deixados nos galhos, cortando todo o resto. No futuro, a formação consiste em limitar o número de ramos do esqueleto - 7 a 10 peças são deixadas na coroa. Os rebentos que crescem em ângulo agudo, são retirados ramos para dentro, oblíquos e tortos, obtendo-se uma boa ventilação e iluminação do interior.
A poda sanitária é realizada anualmente no início da primavera, antes do início do fluxo de seiva. Neste momento, rebentos quebrados, secos e doentes são removidos. Todas as seções devem ser lubrificadas com grama de jardim. Uma grande colheita pode levar à quebra de ramos do esqueleto, portanto, deve-se tomar cuidado para apoiar os apoios.
Resistência a doenças e pragas
A planta possui forte imunidade, portanto, a resistência a doenças (clasterosporium e polistigmose) está em um nível decente. No entanto, a resistência à moniliose está dentro de dois pontos. Tratamentos preventivos com inseticidas e fungicidas ajudarão a fornecer proteção contra doenças e pragas.
Apesar de a ameixa ser considerada mais resistente do que muitas árvores frutíferas, ela não é imune a doenças. Ele é atacado por infecções virais, fúngicas e bacterianas, e insetos parasitas o prejudicam. É necessário perceber e reconhecer a tempo os sinais da doença da ameixa. Eles são mais fáceis de lidar e derrotar logo no início. Bem, para proteger a árvore do jardim de tal infortúnio no futuro, procedimentos preventivos podem ser executados.
Resistência ao solo e às condições climáticas
A cultura apresenta boa resistência ao inverno.