- Autores: L.I. Taranenko (filial de Donetsk do Instituto de Horticultura UAAS)
- Tipo de crescimento: vigoroso
- coroa: Grosso
- Tamanho da fruta: ampla
- Peso do fruto, g: 35-40
- Forma de fruta: correto, arredondado
- Cor de fruta: Vermelho
- Pele : denso
- Polpa (consistência): densidade média, suculento
- Cor da polpa : amarelo escuro
A ameixa doméstica Renklod Karbysheva, criada por criadores ucranianos, é muito popular no sul da Rússia e nos países da CEI. A variedade é considerada uma das mais saborosas entre as variedades de maturação precoce, perfeita para processar ou comer frutas frescas. Estas ameixas são especialmente boas na forma desidratada e desidratada.
História de criação
Ranklode Karbyshev foi obtido pelo cruzamento das plantas-mãe Jefferson e Peach. O trabalho de seleção foi realizado por L. I. Taranenko, especialista do ramo de Donetsk do Instituto de Horticultura da UAAS. Não marcado nos registros russos.
Descrição da variedade
A árvore é vigorosa, com densa copa esférica. Ambos os brotos anuais e outras partes da coroa - esporas, ramos de bouquet são considerados frutíferos. Pode crescer na forma de arbusto, na forma padrão chega a 4-6 m, bem adequado para uso como porta-enxerto para ameixa cereja, damasco e outras ameixas. Renklod Karbyshev se propaga enxertando em bases mais resistentes ao gelo.
Características da fruta
Ameixa de uso universal, transportável. Os frutos são grandes, pesando 35-40 g, formato redondo regular. A pele é vermelha, densa, com polpa amarela escura por dentro. O caroço separa-se bem da polpa e é de tamanho médio.
Qualidades de sabor
As ameixas desta variedade são doces, com um ligeiro azedume picante, suculentas. O aroma é agradável, característico deste tipo de árvore frutífera. A pontuação da degustação é muito alta, 4,9 pontos.
Amadurecimento e frutificação
As ameixas são colhidas no início de agosto. A primeira floração e frutificação ocorrem aos 3-4 anos, em um rebento jovem de raízes velhas aos 6-7 anos.
Produção
Depende da presença de polinizadores. Geralmente alto. Na idade de cerca de 25 anos, as taxas podem chegar a 100 kg por árvore, mas os números médios não ultrapassam 30 kg.
Regiões em crescimento
A variedade é termofílica. Na Rússia, é mais frequentemente cultivado nas latitudes do Território Krasnodar. Mas também há uma experiência de seu cultivo bem-sucedido nas condições da região de Moscou, a região de Leningrado.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A variedade é autofértil. Não produz ovários sem polinizar variedades no jardim. Para isso, você pode plantar Donetsk húngaro e outras variedades que coincidam com o Renklod de Karbyshev em termos de época de floração.
Crescendo e cuidando
As plantas definitivamente precisam de uma quantidade suficiente de luz solar. O solo é recomendado para ser respirável, de preferência franco ou franco-arenoso com acidez neutra ou fraca. As plantas não devem ser plantadas em solos pedregosos ou argilosos. É comum recuar 4-5 m das plantas, edifícios, estruturas vizinhas.
É melhor fazer buracos no outono. Sua profundidade é de 60 cm, diâmetro de até 70 cm. Potássio e húmus são adicionados ao solo removido. Em seguida, 2 estacas são colocadas, o corte é apoiado sobre elas, polvilhado com substrato de solo.
O cuidado com as plantas também tem características próprias.Renklod Karbyshev no período antes da colheita pode estar sujeito a fratura de ramos. Neste caso, adereços especiais são usados para isso.
No início da primavera, após a folhagem ou início de junho, é feita a poda anual. No primeiro ano, 10 ramos esqueléticos são deixados para formar a coroa com intervalos iguais entre eles. Os ramos devem se estender do tronco central em um ângulo de 45 graus. No 2º ano, todos os crescimentos formados são removidos até o comprimento de 25 cm. Uma árvore de três anos só precisa encurtar os brotos da base da copa para 300 mm, o restante é cortado para 150 mm.
A fertilização da planta é necessária a partir dos três anos. Em abril, a ameixa é fertilizada pela primeira vez, pode-se usar nitrato de amônio com sal de potássio. Durante a floração, a árvore se beneficiará de uma solução de ureia. Depois dele - uma mistura de superfosfato, solução de verbasco. Na fase de amadurecimento dos frutos, utilizam-se complexos minerais e alimentação foliar com solução de ureia na concentração de 1%.
A rega é realizada por meio de furos a uma profundidade de 35-40 cm. A água é retirada de assentada, quente. Essas manipulações são necessárias de 5 a 6 vezes durante a temporada. Uma árvore leva de 4 a 8 baldes de água.
Resistência a doenças e pragas
A ameixa desta variedade é considerada moderadamente resistente a doenças e pragas. É fortemente afetado pela moniliose secundária, requer tratamento regular para esta doença.
Apesar de a ameixa ser considerada mais resistente do que muitas árvores frutíferas, ela não é imune a doenças. Ele é atacado por infecções virais, fúngicas e bacterianas, e insetos parasitas o prejudicam. É necessário perceber e reconhecer os sinais da doença da ameixa com o tempo. Eles são mais fáceis de lidar e derrotar logo no início. Bem, para proteger a árvore do jardim de tal infortúnio no futuro, procedimentos preventivos podem ser executados.
Resistência ao solo e às condições climáticas
A variedade apresenta uma robustez média de inverno. Sensível à seca, mal tolerada por falta de rega.
Visão geral da revisão
Os jardineiros dão notas extremamente altas a Renkloda Karbyshev. Observa-se que as compotas, compotas e compotas maravilhosas são obtidas de seus frutos. Os residentes de verão também usam ativamente as frutas para a preparação da marinada de churrasco. Nota-se que as plantas florescem juntas, mas com a formação dos ovários podem surgir dificuldades.Mas na maioria das áreas, a polinização ocorre sem interferência externa se houver pelo menos 2 árvores.
Os donos das ameixas desta casta notam que o sabor da ameixa muda durante as estações quentes. Com a falta de umidade, as plantas perdem uma proporção significativa da suculência de seus frutos.