- Autores: Checo
- Ano de aprovação: 1947
- Tipo de crescimento: vigoroso
- coroa: redondo-oval, densidade média
- Altura da árvore, m: até 6
- Tamanho da fruta: ampla
- Peso do fruto, g: 38
- Forma de fruta: arredondado
- Cor de fruta: principal - verde claro, tegumentar - rosa avermelhado, cobrindo totalmente o fruto; revestimento de cera espessa
- Pele : sem pubescência, fino, denso, fácil de remover, consistência frouxa
Para saborear ameixas deliciosas e aromáticas todos os verões, basta plantar na sua cabana uma ameixeira clássica, que dará bons frutos. O mais adequado, especialmente para residentes de verão iniciantes, será a variedade de ameixa precoce Renklod Altana da seleção tcheca.
História de criação
Renclode Altana é o resultado do esforço dos criadores checos. A ameixa foi removida das sementes da cultura Green Renklode. Uma safra de frutas apareceu no Registro do Estado em 1947. A variedade é dividida em zonas nas regiões do Cáucaso do Norte e do Baixo Volga. A variedade tem outro nome - Roxo redondo.
Descrição da variedade
A ameixa Renclode Altana é uma árvore vigorosa com copa oval-arredondada. Em um clima favorável, a árvore cresce até 6 metros de altura. Possui copa moderadamente espessada com folhagem verde-escura com superfície lustrosa, brotos eretos e espessos com casca de cor marrom-púrpura, ramos extensos e sistema radicular desenvolvido.
A floração começa na segunda quinzena de abril. Nesta altura, a copa da árvore está literalmente coberta por pequenos sinos de flores brancas como a neve, que exalam um aroma agradável.
Características da fruta
A ameixa pertence à categoria das culturas de frutos grandes. Em uma árvore saudável, os frutos crescem em média 38 gramas. O formato das ameixas está correto - arredondado com uma superfície lisa e uma flor cinza cerosa. A ameixa madura tem uma bela cor - verde claro, diluída com um blush rosa-avermelhado em quase toda a superfície. A casca das ameixas é fina, mas forte, coberta por pequenos furos subcutâneos marrons. A sutura abdominal do feto é quase invisível.
As ameixas são caracterizadas por uma boa transportabilidade e longa vida útil (até duas semanas). O armazenamento máximo a longo prazo sem perda de sabor e comercialização é observado em ameixas colhidas ligeiramente verdes. Você precisa armazenar as frutas em um recipiente de madeira ou plástico.
O objetivo das frutas é universal - são consumidas frescas, enlatadas, processadas em compotas, conservas, marmeladas, compotas e também congeladas.
Qualidades de sabor
Renclode Altana é famoso por seu excelente sabor. A polpa amarelada tem uma textura moderadamente densa, tenra e suculenta. A fruta tem sabor equilibrado - doce e azedo, sem amargor e adstringência. O caroço é de tamanho médio, facilmente separável da polpa. A polpa contém mais de 10% de açúcares e 1% de ácidos.
Amadurecimento e frutificação
Este tipo de ameixa representa uma classe de variedades de maturação média. A árvore frutifica no 4-5 ano após o plantio. As ameixas amadurecem gradualmente, de modo que o período de frutificação é um tanto prolongado. O período de degustação começa em meados de agosto e dura várias semanas (até o início de setembro).
Produção
A ameixa é altamente produtiva. Os rendimentos dependem da idade da árvore. Em média, uma árvore produz de 20 a 35 kg de frutas por temporada. 35-40 kg são removidos de uma árvore de 7 a 8 anos, e uma ameixa com mais de 12-15 anos dá até 90 kg.
Autofertilidade e necessidade de polinização
Renclode Altana é uma espécie autofértil, portanto, é imprescindível o aumento do número de ovários. Isso é facilitado pela polinização cruzada adicional. É possível polinizar árvores artificialmente, mas é melhor plantar árvores doadoras no local, que floresçam ao mesmo tempo que esta variedade de ameixa. As árvores de polinização ideal para a ameixa Renclaude Altana serão: Victoria, Kirke, Mirabel, Nancy, Italian Hungarian, Anna Shpet.
Crescendo e cuidando
O plantio das mudas é realizado tanto na primavera (abril) quanto no outono (segunda quinzena de setembro). A tecnologia agrícola da cultura é simples, mas o solo e o local devem ser selecionados com cuidado. A ameixa adora solos férteis, soltos e respiráveis sem estagnação de umidade. O local deve ser suficientemente iluminado pelo sol e protegido de ventos fortes.
Cuidar de uma árvore frutífera inclui rega regular, fertilização, poda higiênica de galhos, formação de copas, soltura e cobertura morta do solo, proteção contra insetos e vírus, bem como contra infestações de roedores.
Além disso, as árvores devem ser preparadas para o inverno - caiação, proteção do sistema radicular com cobertura de materiais especiais. As árvores de um / dois anos precisam de proteção especial, que deve ser totalmente envolvida com agrofibra ou serapilheira.
Resistência a doenças e pragas
A árvore se destaca pela alta imunidade, devido à qual praticamente não sofre doenças fúngicas, e também é resistente a clasterosporia, sharke e polistigmose. Na maioria das vezes, a ameixa está doente com moniliose. Entre as pragas, as mais perigosas são: mariposa, pulgão, mariposa.
Apesar de a ameixa ser considerada mais resistente do que muitas árvores frutíferas, ela não é imune a doenças. Ele é atacado por infecções virais, fúngicas e bacterianas, e insetos parasitas o prejudicam. É necessário perceber e reconhecer a tempo os sinais da doença da ameixa. Eles são mais fáceis de lidar e derrotar logo no início. Bem, para proteger a árvore do jardim de tal infortúnio no futuro, procedimentos preventivos podem ser executados.
Resistência ao solo e às condições climáticas
Devido à sua resistência ao estresse, a fruticultura tolera facilmente geadas, oscilações de temperatura, estiagem curta e calor extremo. A umidade excessiva e a umidade afetam negativamente o desenvolvimento de uma árvore frutífera.