- Autores: Inglaterra
- Sinônimos de nomes: Royal Rouge, Red Nectarine
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- coroa: redondo ou piramidal
- Tamanho da fruta: ampla
- Peso do fruto, g: 50-55
- Forma de fruta: arredondado, arredondado
- Cor de fruta: verde-amarelo com um leve blush vermelho escuro e pontos de luz densamente espaçados
- Pele : coberto com flor roxa
- Polpa (consistência): elástico-apertado
Residentes de verão e fazendeiros que preferem cultivar ameixeiras clássicas certamente se interessarão pela primeira variedade inglesa de pêssego, que é famosa por sua alta produtividade e é completamente despretensiosa no cuidado.
História de criação
A ameixa de pêssego é de origem da Europa Ocidental. A primeira menção da variedade foi descoberta em 1830, portanto, argumenta-se que a ameixa foi criada há quase 200 anos. A geografia do cultivo no território da Federação Russa para a colheita de frutas não é muito ampla - o Território de Stavropol, Chechênia, Ingushetia e Daguestão.
Descrição da variedade
Ameixa de pêssego parece uma árvore de tamanho médio, de até 3-4 metros de altura, que cresce rapidamente em tenra idade. A fruticultura é caracterizada por uma copa redonda ou piramidal reversa com folhagem moderada e ramos esqueléticos espessados. Uma árvore jovem parece compacta e comprimida, mas com o tempo adquire uma boa propagação. As frutas são formadas em galhos de frutas. A árvore floresce no final de julho, mas a copa, coberta com flores grandes, parece incrivelmente atraente.
Características da fruta
A variedade pertence a plantações de ameixas grandes. Com os devidos cuidados e condições climáticas favoráveis, o peso da fruta chega a 50-55 gramas. As ameixas apresentam formato arredondado ou arredondado e cor amarelo-esverdeado, diluído com um blush vermelho escuro. A casca do fruto é de alta densidade, lisa, com leve floração cerosa e pontos esbranquiçados pronunciados. Ao comer a fruta, a dureza da casca não é sentida.
A finalidade das frutas é universal, pois são consumidas in natura, utilizadas na culinária, processadas em compotas, molhos, conservas, compotas e também congeladas. O transporte da ameixa é bem tolerado, sem perder sua apresentação. Manter a qualidade também é bom quando armazenado na temperatura correta de armazenamento. Apenas frutas maduras demais podem cair, e o resto gruda muito bem nos galhos.
Qualidades de sabor
A palatabilidade da fruta é avaliada como alta. A polpa amarelo-avermelhada, quase transparente, possui estrutura elástico-densa, que se combina perfeitamente com maciez e alta suculência. A fruta tem um sabor equilibrado - doce, com um ligeiro azedume ligeiramente perceptível. Em regiões com verões frescos, as ameixas adquirem um sabor ácido. O aroma a ameixa está presente, é pronunciado e caracterizado por uma abundância de notas frutadas. O osso redondo achatado é facilmente separado da polpa.
Amadurecimento e frutificação
A ameixa do pêssego é de crescimento rápido, com amadurecimento precoce. A primeira colheita pode ser contada no 4-5 ano após o plantio. A árvore frutifica de forma irregular. A frutificação em massa ocorre do final de julho ao início de agosto. As frutas são temperadas juntas. O tempo de maturação depende das características climáticas da região - no sul pode-se degustar ameixas em meados de julho, e no norte - um mês depois.
Produção
Rendimento estável e máximo é observado em 12-15 anos de crescimento da árvore. Nesse período, a árvore produz até 50 kg de ameixas maduras por safra. Para o 6º ao 8º ano, o rendimento médio é de 20 a 30 kg.
Regiões em crescimento
Hoje, a ameixeira do pêssego é cultivada não apenas na Rússia (Território de Krasnodar, Kursk, Rostov, região de Voronezh), mas também na Ucrânia - região da Transcarpática e Nikolaev, bem como na Armênia, Azerbaijão, Geórgia e Moldávia.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A árvore não é autofértil, então você precisa pensar imediatamente em árvores doadoras, cujo período de floração coincide com o desta espécie. Os polinizadores mais produtivos são: Húngaro Azhanskaya, Mirabel Nancy, Renklod Altana, Húngaro Domashnyaya.
Crescendo e cuidando
Os jardineiros recomendam o plantio de uma muda de ameixa no início da primavera. Este deve ser um período com ar e solo suficientemente aquecidos, mas até o momento da vegetação. A ameixa pêssego adora calor, luz e espaço, por isso a árvore não é plantada perto de sebes e o local deve ser abundantemente iluminado pelos raios do sol.
Quanto ao solo, deve ser fértil, respirável, moderadamente úmido com passagem profunda de lençóis freáticos. Não gosta de madeira baixa com água estagnada. Os melhores vizinhos na área para as ameixas são: maçã, framboesa, groselha e groselha. É estritamente proibido plantar uma ameixeira ao lado de uma cereja doce, cereja ou pêra.
A agrotecnologia da ameixa consiste nas seguintes atividades: rega abundante (na época da floração e amadurecimento dos frutos), fertilização (a fertilização abundante é realizada no outono), poda sanitária de ramos secos e doentes, formação de copas, prevenção de doenças, soltura do solo . Depois de regar, é imperativo soltar e cobrir o solo.
Procedimentos separados são executados para preparar a árvore para o inverno. Em primeiro lugar, o tronco deve ser caiado, o que evita queimaduras na superfície da casca. E também a proteção do sistema radicular é necessária, cobrindo a zona próxima ao caule com um material especial, por exemplo, fibra agrícola ou estopa.
Resistência a doenças e pragas
A imunidade da árvore frutífera é média, capaz de resistir a muitas doenças fúngicas. Além disso, a variedade apresenta boa resistência à polistigmose. Na maioria das vezes, a árvore sofre de ferrugem e moniliose. Para se proteger contra a invasão de pragas, bem como do aparecimento de fungos e vírus, não só os tratamentos preventivos / pulverizações com sulfato de cobre, líquido bordalês, mas também o cumprimento das recomendações agrotécnicas básicas ajudarão.
Apesar de a ameixa ser considerada mais resistente do que muitas árvores frutíferas, ela não é imune a doenças. Ele é atacado por infecções virais, fúngicas e bacterianas, e insetos parasitas o prejudicam. É necessário perceber e reconhecer a tempo os sinais da doença da ameixa. Eles são mais fáceis de lidar e derrotar logo no início. Bem, para proteger a árvore do jardim de tal infortúnio no futuro, procedimentos preventivos podem ser executados.
Resistência ao solo e às condições climáticas
A resistência ao estresse nesta espécie é média. A ameixa não tolera geadas fortes, mudanças bruscas de temperatura e a ausência de sol por muito tempo, o que pode afetar negativamente o sabor das frutas - elas se tornam mais ácidas, ácidas e densas na estrutura. A árvore é confortável quando está ensolarado, quente e calmo lá fora. Também é importante lembrar que o excesso de umidade pode levar à folhagem amarela e redução da produtividade.
Visão geral da revisão
A ameixa de pêssego atrai não só pelo nome, mas também pelos frutos saborosos, tecnologia agrícola simples e finalidade universal. Os agricultores que cultivam ameixas em escala industrial são atraídos pelo fato de os frutos serem bastante transportáveis, podem ser armazenados por muito tempo sem perda de sabor e comercialização, e também amadurecem rapidamente. Das desvantagens deste tipo, pode-se apontar para uma fraca resistência ao gelo e uma imunidade não muito forte.