- Autores: V. A. Efimov, Kh. K. Enikeev, S. N. Satarov (Instituto Russo de Seleção e Tecnologia de Horticultura e Viveiro)
- Apareceu ao cruzar: Victoria x Skorospelka vermelho
- Ano de aprovação: 1959
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- coroa: redondo, espesso, densidade média e folhagem
- Tamanho da fruta: médio
- Peso do fruto, g: 22
- Forma de fruta: alongado oval
- Cor de fruta: amarelo, com blush rosa-vermelho salpicado
- Pele : com uma ligeira cobertura cerosa, sem pubescência
A memória de Plum Timiryazev é capaz de desafiar muitas cultivares experimentadas e testadas nas mãos certas. No entanto, mesmo esta planta decente pode ser arruinada ou reduzida à insignificância completa. Para evitar esse desenvolvimento de eventos e obter um resultado decente, são necessárias informações objetivas e precisas.
História de criação
Este representante das ameixas caseiras não pode ser chamado de iniciante em jardinagem. Testes varietais gerais A memória de Timiryazev ocorreu desde 1948 e, em 1959, foi incluída na lista de culturas permitidas para o cultivo. Sabe-se que o projeto foi realizado no Instituto de Pesquisa de Horticultura e Viveiro da Rússia. Os criadores Enikeev, Efimov e Satarov encabeçaram o trabalho de cultivo da variedade. O material genético de Skorospelka red e Victoria foi tomado como base.
Descrição da variedade
Parece uma ameixa caseira. Uma cultura multifuncional produz árvores de tamanho médio. Seus troncos são coroados por uma coroa arredondada, que cria visualmente a impressão da copa de um arbusto. O número de ramos e folhas neles é moderadamente grande. Os rebentos castanhos claros são bastante pubescentes. Na forma, as folhas são semelhantes a um ovo invertido, são de cor verde claro e apresentam ligeiras rugas. Acredita-se que a memória de Timiryazev seja capaz de viver por 21 anos.
Características da fruta
Mulheres monoestáveis atingem tamanho médio. Eles podem pesar em média 22 gramas. Geometricamente, essas frutas estão mais próximas de um ovo alongado. A casca amarela é coberta por um rubor pronunciado. O caroço é moderadamente grande e separa-se da polpa sem problemas.
Qualidades de sabor
A polpa amarela da memória de Timiryazev é relativamente suculenta. É verdade que ela dificilmente será capaz de quebrar o recorde de suculência. Os frutos desta variedade são fibrosos. Eles podem ter sabores diferentes, do doce e azedo à sensação insípida. O aroma é moderadamente pronunciado.
A participação da matéria seca chega a 15%. O teor de açúcar é de 9,3%. A concentração de ácidos livres na polpa é de 1,4%. Em 1 kg de fruta está presente até 110 mg de vitamina C. O exame de degustação dá uma pontuação média de 4,2 pontos.
Amadurecimento e frutificação
A memória de Timiryazev é chamada de drenos tardios. A data específica para a colheita dos frutos ocorre geralmente em agosto ou nos primeiros dias do outono. Mas também é influenciado pelo clima e por um grande número de outros fatores significativos. A maturidade precoce é bastante alta, você pode contar com a colheita dentro de 3-4 anos após o plantio. A floração ocorre geralmente de 13 a 22 de maio; a frutificação é periódica, mas esta periodicidade é mal expressa.
Produção
A produtividade da variedade está acima da média. Mesmo o aparecimento de um grande número de tipos mais novos não impede isso. Foi oficialmente anunciado que a colheita de 1 árvore pode chegar a 9 kg. O indicador específico depende da preparação do solo, de outras medidas agrícolas e do clima.Vale ressaltar que a safra colhida é facilmente transportada por uma distância considerável.
Regiões em crescimento
A variedade é zoneada para as regiões Central e Médio do Volga, em particular, para:
Moscou;
Ryazan;
Penza;
Smolenskaya;
Regiões de Tula.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A variedade é autofértil. Não há necessidade de usar plantas polinizadoras ao cultivá-lo. Deve-se ter em mente, entretanto, que a autofertilidade nem sempre é constante. A presença de polinizadores às vezes pode aumentar a produtividade geral.
Crescendo e cuidando
Plantar essa ameixa na primavera é o mais promissor. É melhor se apressar até que os botões estejam cheios. Ao usar mudas com sistema radicular fechado, não há necessidade de pressa - você pode plantar até outubro, inclusive, desde que o tempo quente permita.
Importante: a memória de Timiryazev deve ser removida a pelo menos 3 m de qualquer cerca, de uma casa ou anexo. A mesma distância é mantida em relação a outros pousos.
Esta ameixa não tolera o alagamento e a estagnação da água na zona das raízes. Portanto, é melhor se abster de desembarques em terras baixas. As águas do solo devem estar a uma profundidade de pelo menos 2 m. Os solos ideais são margas neutras ou margas arenosas. Solo azedo é melhorado com dolomita triturada ou cal fofa.
Recomenda-se preparar um plantio de primavera no final do outono. Na hora do pouso, o solo pode não ter tempo de degelar ainda - mas isso não é crítico para a cultura. Mas se você se atrasar, os sucos se moverão ativamente para dentro da planta, e isso é praticamente um prenúncio do fracasso. Recomenda-se saturar áreas arenosas com turfa alta. A poda é realizada da mesma forma que para as ameixas; apenas o recorte do condutor central é específico.
No primeiro ano de desenvolvimento, as mudas devem ser construídas a 1 m acima do nível do solo. No segundo ano, em maio ou junho, você precisa encurtar todo o crescimento para 25 cm de comprimento. Não há necessidade de ter medo - a tolerância de tais medidas radicais em uma idade jovem é excelente. Durante a terceira temporada, as extensões dos ramos esqueléticos e do condutor central são encurtadas para 30 cm. Outros crescimentos neste momento são cortados para 15 cm.
A partir do 4º ano de desenvolvimento, a ameixa já necessita de desbaste e poda sanitária. Se tudo foi feito corretamente antes, não haverá necessidade de formar adicionalmente a planta. O desbaste das plantações é mais confiável manualmente.
A hidratação e a drenagem excessivas são igualmente prejudiciais à memória de Timiryazev. Portanto, a intensidade da irrigação é calculada levando-se em consideração a precipitação; as mudas sofrem mais com a seca do que os adultos e precisam ser regadas mais ativamente.
É aconselhável cobrir o círculo do tronco. É necessário regar a ameixa em Memória de Timiryazev até agosto. O crescimento muito longo dos brotos pode desgastar a planta e levá-la à morte já no início do primeiro tempo frio. No entanto, isso não nega a necessidade de irrigação com cobrança de água em outubro. Desde que o plantio inicial seja correto, não será necessária alimentação nos primeiros 2 anos de desenvolvimento.
A fertilização geralmente é feita na primavera e no verão. Os alimentos de outono são impraticáveis e podem até prejudicar as plantas. Ao introduzir os minerais, não se deve esquecer os componentes orgânicos. A seção próxima à haste deve ser mantida limpa o tempo todo. Antes do início do inverno, a árvore é borrifada com o líquido bordalês na concentração de 3%.
Resistência a doenças e pragas
A resistência às patologias e principais pragas da ameixa não está acima da média. Portanto, os tratamentos preventivos e outras medidas de suporte devem ser realizados sem falhas. São tratadas da mesma forma que no caso de outras variedades de ameixas. As instruções dos medicamentos devem ser seguidas à risca. Entre os insetos nocivos, os carrapatos são especialmente perigosos.
Apesar de a ameixa ser considerada mais resistente do que muitas árvores frutíferas, ela não é imune a doenças. Ele é atacado por infecções virais, fúngicas e bacterianas, e os insetos parasitas o prejudicam. É necessário perceber e reconhecer a tempo os sinais da doença da ameixa. Eles são mais fáceis de lidar e derrotar logo no início. Bem, para proteger a árvore do jardim de tal infortúnio no futuro, procedimentos preventivos podem ser executados.
Resistência ao solo e às condições climáticas
A robustez do inverno em Memória de Timiryazev está em um nível decente. Note-se também que esta planta é capaz de sobreviver a períodos de calor sem muitos problemas. Deve-se notar que os danos causados pela geada aos brotos são, em média, mais severos do que os botões das flores.