- Autores: Suécia
- Apareceu ao cruzar: Favorito antecipado x Renkloda Ulena
- Sinônimos de nomes: Opala
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- coroa: largo-cônico, espesso
- Altura da árvore, m: até 3
- Tamanho da fruta: médio
- Peso do fruto, g: 20-25
- Forma de fruta: redondo ou redondo-oval
- Cor de fruta: amarelo-esverdeado no início, e na época de amadurecimento amarelo com um blush violeta-azulado em quase todo o fruto
Uma ameixa chamada Opala foi obtida por cruzamento. Os criadores combinaram as variedades Rivers (variedade inicial de produção) e Renclode Ullensky. Apesar de esta variedade ter sido obtida na Suécia, enraizou-se notavelmente em diferentes regiões da Rússia. Os jardineiros recomendam o plantio da variedade na faixa do meio.
Descrição da variedade
As plantas de porte médio atingem alturas de até três metros. A coroa é compacta, mas muito densa. A forma pode ser redonda ou amplamente cônica. A cor das folhas é verde escuro, a forma é alongada. Apesar das recomendações para o cultivo da variedade Opala nas regiões centrais do país, ela se enraizou bem nas latitudes meridionais. Em áreas com condições climáticas desfavoráveis, a ameixa é enxertada em outra variedade resistente ao gelo.
Características da fruta
O peso de uma fruta é de 20-25 gramas. Os tamanhos são médios. A forma é redonda ou oval-redonda. A cor da fruta muda à medida que amadurece. Inicialmente é amarelo com tonalidade esverdeada e, ao atingir a maturidade, a superfície torna-se amarelo brilhante com um rico blush púrpura que cobre todo o fruto. Uma flor azul cerosa é visível na pele. É fino, mas moderadamente denso.
Uma polpa muito suculenta e densa está escondida no interior. Sua cor também muda de verde para amarelo. A pedra é pequena, pontiaguda na ponta.
Bagas maduras são adequadas para processamento ou consumo fresco. Os frutos da opala costumam ser usados como recheio para sobremesas feitas de farinha e outras iguarias. Eles também são populares como ingredientes para compotas, geléias ou conservas. O propósito da fruta é universal.
Qualidades de sabor
A fruta combina doçura e acidez. Separadamente, nota-se o aroma delicioso e brilhante. Avaliação dos provadores - 4,5 pontos em cinco no máximo. O osso é facilmente destacado da polpa. O percentual de teor de açúcar é de 11,5%.
Amadurecimento e frutificação
Esta variedade pertence às variedades intermediárias iniciais. As árvores florescem do início a meados de maio. A colheita começa no início de agosto. A ameixa frutifica periodicamente.
Produção
Devido ao alto rendimento, até 50 quilos de frutas são colhidos de uma árvore. Ao cultivar a variedade Opala por meio de mudas, os primeiros frutos aparecerão no terceiro ano após o plantio, nas variedades zoneadas a frutificação começa um ano antes. Árvores com 8 anos ou mais distribuem cerca de 20-25 quilos.
O tamanho do fruto é reduzido quando a produção é grande. Para cultivar frutos grandes, os jardineiros fazem o racionamento da safra. O procedimento consiste em retirar o excesso de botões. Outra característica é a frutificação instável. Depois de uma rica colheita, as árvores muitas vezes ficam dormentes e, no ano seguinte, o volume da colheita diminui visivelmente.
Crescendo e cuidando
A ameixa não tolera o transplante, então você precisa escolher imediatamente um local adequado para o cultivo de uma fruta.Opala prefere locais bem iluminados e deve ser protegida de sopro. Se houver árvores ou outros objetos (por exemplo, edifícios) no local, as árvores são plantadas a uma distância de 3 metros deles.
Do lado norte, sopra frequentemente um vento frio e forte, do qual também é necessário proteger as árvores frutíferas.
A área escolhida para o plantio deve ser plana. A água frequentemente fica estagnada nas terras baixas. A umidade excessiva provoca o desenvolvimento de fungos e podridão das raízes. A ameixa não gosta de solo ácido e não será capaz de formar uma cultura de alta qualidade nessas condições. Se a reação à acidez for alta, farinha de limão ou dolomita é misturada ao solo. O solo de turfa também não funcionará.
Opala cresce muito bem em solo argiloso. É misturado com areia e húmus. A matéria orgânica tornará o solo mais fértil e nutrirá as árvores. Se houver água subterrânea no local, ela deve estar a uma profundidade de pelo menos um metro e meio ou 2 metros.
Você deve comprar mudas no outono e na primavera elas são plantadas. Para que as árvores jovens suportem facilmente o inverno, são enterradas num local especial protegido das correntes de ar. No local é feito um pequeno furo oblongo, onde são colocadas as mudas. Uma camada de solo úmido é colocada em cima e um material de cobertura é colocado. Serapilheira regular ou qualquer tecido respirável serve
Os preparativos para o plantio de árvores frutíferas começam em meados da primavera. A área é limpa, as ervas daninhas são removidas e covas de plantio são cavadas. O solo é misturado com composto. A composição de nutrientes é colocada no fundo do buraco e uma muda é colocada no topo. As raízes são suavemente esticadas para evitar vincos. As árvores são polvilhadas com terra, que é cuidadosamente compactada.
No final do procedimento de plantio, a terra ao redor do tronco é coberta com cobertura morta. Via de regra, utiliza-se matéria orgânica (palha, capim seco, húmus, serragem).
Os cuidados com a árvore de acompanhamento incluem o seguinte.
As árvores são regadas de 3 a 5 vezes ao longo do ano. Este é um esquema de irrigação padrão que pode ser alterado dependendo do clima e das condições meteorológicas. São consumidos até 10 litros de água por ralo. É desejável que o líquido esteja assentado e não frio. As plantas precisam especialmente de umidade durante a floração e a colheita.
O solo umedecido é solto para que a água chegue mais rápido às raízes. E também este procedimento é necessário para a troca de oxigênio. Se as raízes receberem uma quantidade suficiente de ar, as árvores se desenvolverão totalmente e se deliciarão com uma rica colheita.
Eles começam a fertilizar as árvores desde os primeiros dias da primavera. Você mesmo pode preparar uma solução com água, sal de potássio, ureia e superfosfato. Na segunda vez, a fertilização é aplicada no final da floração, mas agora são usados fertilizantes de potássio e fósforo.
Jardineiros experientes formam a coroa em camadas. No processo de poda, eles eliminam os brotos deformados e doentes. O trabalho é feito na primavera ou no outono.
Uma rede de proteção forte manterá a árvore longe de roedores. Ela cobre o tronco de uma árvore.
3-4 anos após o plantio, o solo próximo às árvores é cuidadosamente escavado e fertilizado. 10 quilos de composto ou húmus são consumidos por 1 m2 de parcela.
Apesar de a ameixa ser considerada mais resistente do que muitas árvores frutíferas, ela não é imune a doenças. Ele é atacado por infecções virais, fúngicas e bacterianas, e insetos parasitas o prejudicam. É necessário perceber e reconhecer a tempo os sinais da doença da ameixa. Eles são mais fáceis de lidar e derrotar logo no início. Bem, para proteger a árvore do jardim de tal infortúnio no futuro, procedimentos preventivos podem ser executados.