- Autores: seleção folclórica
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- coroa: largo, denso, espesso
- Altura da árvore, m: até 4
- Tamanho da fruta: ampla
- Peso do fruto, g: 20-30
- Forma de fruta: oblongo-arredondado
- Cor de fruta: amarelo esverdeado
- Autofertilidade: auto-infértil
- Maturidade precoce: 5 anos após o plantio
Ameixa Ochakovskaya amarela - uma variedade de árvores frutíferas de seleção nacional, considerada uma das melhores em seu grupo. É tradicionalmente cultivada em climas temperados, produzindo colheitas abundantes sem complicações. Em algumas fontes, a variedade é referida como ameixa de ovo branco Ochakovskaya ou amarelo letão.
Descrição da variedade
As árvores desta variedade de ameixa doméstica são de tamanho médio, atingindo 4 m de altura. Os rebentos são avermelhados, inclinados para o solo. Coroa com folhas verde-escuras, largas, com tendência a engrossar. Os botões das flores são mal formados, as pétalas são brancas, duplas. As árvores crescem bem tanto em enxertos quanto quando propagadas por rebentos de raiz.
Características da fruta
Frutos de uso universal, grandes em tamanho, pesando cada um 20-30 g.A forma é tradicional, oblongo-arredondada, a casca é amarelo-esverdeada. Os frutos são propensos a derramamento. A concha é delicada, sensível a danos.
Qualidades de sabor
Os frutos são agridoces, agradáveis, com polpa tenra e suculenta. Muito agradável ao paladar, adequado para processamento, consumo fresco. A pele é comestível, mal separada.
Amadurecimento e frutificação
A variedade começa a frutificar 5 anos após o plantio. Ameixa meio tardia, frutifica mais perto de setembro.
Produção
A coleta de frutos é de 40-80 kg de cada árvore.
Regiões em crescimento
A variedade é adequada para plantio na região de Moscou, no noroeste. Ela cresce bem no sul, na Sibéria e nos Urais.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
O amarelo da ameixa Ochakovskaya é autofértil. Ela precisa plantar vários polinizadores capazes de dar frutos. Pode ser plantada nas proximidades do jardim Renclode Zeleny ou Ulena, um dos tipos de ameixas húngaras ou outras, também florescendo no final de maio.
Crescendo e cuidando
As árvores podem ser plantadas ao sol ou à sombra parcial. Mas eles são sensíveis a ventos fortes e outras influências externas, eles precisam de abrigo protetor. É comum plantar plantas jovens na primavera; o outono, para esses fins, pode ser usado exclusivamente em regiões com início tardio de frio. O tipo de solo preferido é solto, fértil, com acidez neutra. O limo e o arenoso são adequados, mas com um teor de nutrientes bastante alto.
Para as plantas, não escolha um local com ocorrência próxima de água subterrânea. Melhor colocar a ameixa amarela em uma colina. Ao plantar na primavera, você deve tentar chegar a tempo antes que os botões comecem a florescer nas árvores. É melhor escolher uma muda anual. Haverá buracos suficientes para ele com uma profundidade de 60-70 cm, para os patamares mais próximos deve haver pelo menos 3 m, para os de grande porte - cerca de 7 m.
A árvore frutífera precisa de alimentação à medida que cresce e se desenvolve. Os fertilizantes são aplicados na raiz 1-2 vezes por ano.No momento do plantio, também são colocados, acrescentando-se um balde de húmus e 250 superfosfato sobre a drenagem e, em seguida, misturando-se a cobertura com solo de jardim. O colar da raiz da planta é colocado 30-40 mm acima da borda do buraco. A rega pós-plantio é necessária com 30 litros de água.
Os cuidados com as plantas incluem cobertura morta do solo, irrigação periódica, especialmente durante os períodos de calor extremo. Recomenda-se cobrir o círculo do tronco. Caiar a própria casca até uma altura de 1 m; também as ameixeiras jovens devem ser amarradas a uma estaca até ficarem suficientemente fortes.
Resistência a doenças e pragas
A variedade é caracterizada por alta proteção imunológica. Mas ele ainda precisa de tratamento preventivo contra as principais doenças fúngicas, pulverizando com inseticidas conforme necessário.
Apesar de a ameixa ser considerada mais resistente do que muitas árvores frutíferas, ela não é imune a doenças. Ele é atacado por infecções virais, fúngicas e bacterianas, e insetos parasitas o prejudicam. É necessário perceber e reconhecer a tempo os sinais da doença da ameixa. Eles são mais fáceis de lidar e derrotar logo no início. Bem, para proteger a árvore do jardim de tal infortúnio no futuro, procedimentos preventivos podem ser executados.
Resistência ao solo e às condições climáticas
Esta ameixa casa pertence ao inverno resistente, não é sensível à intensidade do cuidado, a duração das horas do dia. Mas é bastante termofílico; em períodos muito frios, os brotos podem congelar.
Visão geral da revisão
Segundo os jardineiros, a ameixa amarela Ochakovskaya nem sempre corresponde às expectativas. As árvores velhas reduzem gradativamente a intensidade da frutificação, sem transplantar deixam de agradar com as colheitas abundantes. Mas esta variedade dá bons rebentos, é perfeitamente polinizada não só por outras ameixas, mas também pela ameixa cereja. A palatabilidade da fruta também é muito bem avaliada, os residentes de verão mencionam a suculência e a consistência agradável da polpa.
A variedade é perfeita para o plantio em áreas suficientemente espessas, com sombreamento, em jardins antigos ela produz colheitas abundantes, mas apenas se houver polinizadores presentes. As plantas não requerem rega frequente, alimentação abundante. As desvantagens da variedade, os jardineiros incluem sua baixa prevalência, dificuldade com a aquisição de mudas. As plantas são visivelmente inferiores às variedades mais novas em resistência a doenças e pragas.Nem todos os residentes de verão também estão satisfeitos com a frutificação periódica.