- Autores: A. Ya. Voronchikhina (estação de jardinagem experimental zonal Rossoshanskaya)
- Apareceu ao cruzar: polinização de uma muda de elite 59/28 x híbridos selecionados 54-13 e 57-46
- Ano de aprovação: 1994
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- coroa: amplamente oval ou semelhante a cem, espalhando-se, densidade média, com folhagem média
- Altura da árvore, m: 4
- Tamanho da fruta: ampla
- Peso do fruto, g: 38,5-60
- Forma de fruta: oval alongado e oval, desigual
- Cor de fruta: principal - verde, tegumentar - roxo escuro, transformando-se em marrom-violeta
Árvores de ameixa podem ser freqüentemente encontradas em casas de verão e fazendas. É dada preferência particular a espécies despretensiosas, produtivas e resistentes à geada, incluindo a variedade Nika de seleção doméstica.
História de criação
Esta variedade surgiu como resultado de um trabalho de teste com diferentes espécies híbridas realizado pelo cientista A. Voronchikhina na estação experimental zonal de Rossoshansk. O experimento usou mudas de elite 59/28, híbridos selecionados 54-13 e 57-46. A espécie de ameixa foi inscrita no Registro Estadual da Federação Russa e também aprovada para uso em 1994. A cultura é recomendada para cultivo nas regiões centrais do país, porém, devido à resistência às geadas, a variedade é produtiva na parte norte.
Descrição da variedade
A ameixa Nika é uma árvore de tamanho médio que não atinge mais de 4 metros de altura. Possui uma copa oval larga com ramos espalhados e um espessamento moderado de folhas verdes brilhantes. Os rebentos ligeiramente curvos mudam de cor com a idade e ficam cobertos por fendas longitudinais, o que é uma característica distintiva desta espécie. A floração ocorre no meio do período quente - em meados de maio. Neste momento, a copa é recoberta por flores de leve médio com pétalas onduladas, agradavelmente perfumadas.
Características da fruta
As ameixas pertencem à classe das espécies de frutos grandes, ganhando peso de 38,5 a 60 gramas. Os frutos têm formato oval-alongado com lados irregulares e superfície perfeitamente lisa. A cor das ameixas é incomum, com três camadas - do verde ao roxo escuro, passando para o marrom-roxo. A casca do fruto é firme, espessa e com pronunciado florescimento ceroso. Sob a pele, se você olhar de perto, você pode ver pequenos pontos. Dentro da ameixa existe uma pequena pedra oblonga, que pode ser facilmente separada da polpa.
O propósito das ameixas é universal - elas são consumidas frescas, enlatadas, processadas em conservas, geleias, marmeladas e frutas murcham em compotas. Após a colheita, a safra pode ser transportada por longas distâncias, bem como armazenada por muito tempo em condições adequadas (2-3 semanas).
Qualidades de sabor
As ameixas de Nick têm sabor e comercialização excelentes. A polpa amarelo-acastanhada é caracterizada por excelente firmeza e suculência. Quando madura, a polpa fica macia e macia. A fruta tem sabor equilibrado - doce brilhante, com acidez sutil e leve adstringência. As ameixas não têm aroma pronunciado.
Amadurecimento e frutificação
A variedade pertence ao grupo das espécies de meia temporada. A primeira colheita pode ser esperada 4-5 anos após o plantio. A árvore dá frutos de forma irregular - o número de frutos depende diretamente dos caprichos do tempo. O amadurecimento em massa dos frutos ocorre em meados de agosto. As datas de frutificação podem mudar ligeiramente devido às peculiaridades do clima da região.
Produção
O rendimento da ameixa é excelente. Se você cuidar bem de uma árvore frutífera, ela certamente lhe agradecerá com um alto rendimento. Em média, até 22,7 kg de ameixas podem ser colhidos de 1 árvore por temporada. Com dois polinizadores, o rendimento aumenta para 35 kg.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A espécie de ameixa é autofértil, portanto, árvores doadoras com períodos de floração semelhantes terão que ser cultivadas no local. As seguintes variedades são consideradas as melhores árvores polinizadoras - Vengerka Donetskaya, Voronezhskaya, Renklod Soviet, Pavlovskaya. Além disso, as abelhas e outros insetos contribuem para a polinização.
Crescendo e cuidando
A primavera é considerada a melhor época para plantar uma muda de ameixa. O ralo crescerá confortavelmente em uma área ensolarada e à prova de correntes de ar. Como solo, os loams férteis, permeáveis ao ar / umidade e com acidez neutra são ideais. A água subterrânea deve ser profunda, caso contrário, a estagnação da umidade pode prejudicar o sistema radicular.
O cuidado integral das árvores consiste em: irrigação (junho, julho e setembro, o método de irrigação de raiz é usado), fertilizantes (fertilização com magnésio e nitrogênio), poda sanitária de galhos, formação de copas, controle de pragas e vírus, afrouxamento e cobertura morta do solo. A preparação para o inverno envolve cobrir a zona da raiz com estopa.
Resistência a doenças e pragas
A forte imunidade protege a árvore frutífera da moniliose e da doença de clasterosporium. Às vezes, a cultura é exposta ao oídio, oliva e manchas perfuradas, podridão de frutas. A pulverização ajudará a proteger contra a invasão de pulgões, mariposas e pulgas.
Apesar de a ameixa ser considerada mais resistente do que muitas árvores frutíferas, ela não é imune a doenças. Ele é atacado por infecções virais, fúngicas e bacterianas, e insetos parasitas o prejudicam. É necessário perceber e reconhecer a tempo os sinais da doença da ameixa. Eles são mais fáceis de lidar e derrotar logo no início. Bem, para proteger a árvore do jardim de tal infortúnio no futuro, procedimentos preventivos podem ser executados.
Resistência ao solo e às condições climáticas
A ameixa é resistente à geada, tolera facilmente a seca de curto prazo, bem como o calor prolongado. A árvore é afetada negativamente por quedas repentinas de temperatura e excesso de umidade no solo.