- Autores: seleção da Ucrânia
- Tipo de crescimento: vigoroso
- coroa: densidade média
- Altura da árvore, m: Até 5
- Tamanho da fruta: ampla
- Peso do fruto, g: 40-50
- Forma de fruta: volta
- Cor de fruta: amarelo com blush laranja
- Pele : denso, com um revestimento ceroso
- Polpa (consistência): suculento
A ameixa, uma das frutas favoritas, é cultivada não só nas roças das regiões meridionais, mas também nas regiões mais setentrionais - Faixa do Meio, Urais, Sibéria. Ameixa doméstica Branco mel, amarelo mel tem um aspecto atraente, excelente sabor, alta portabilidade e versatilidade. Seus frutos são usados para consumo fresco, compotas incrivelmente bonitas e saborosas, compotas, confitures são feitos a partir deles, usados em sobremesas, assados.
História de criação
A autoria na obtenção da variedade pertence ao criador ucraniano L. N. Taranenko. O trabalho de Taranenko foi executado por ordem do estado, quando, nos difíceis anos do pós-guerra, as pessoas precisavam desesperadamente de mais nutrição e vitaminas. Uma tarefa adicional é obter uma safra de uma safra em quaisquer condições.
Descrição da variedade
Uma árvore vigorosa (4-7 m) tem uma copa poderosa e espalhada de média densidade, chegando a 5 metros de diâmetro. Felizmente, a ameixa não é propensa a germinação excessiva e, portanto, ao espessamento. A planta pode ser considerada despretensiosa com segurança, apesar do fato de que certas condições agrotécnicas devem ser cumpridas, mas isso é típico para todas as culturas de frutas e bagas, se o jardineiro se depara com a tarefa de obter o rendimento máximo.
Prós:
altas habilidades adaptativas;
reação calma às mudanças de temperatura;
a variedade não tem medo de geadas, tolera com calma a seca;
maturidade precoce, sabor excelente, finalidade universal, transportabilidade;
quando polinizados por outras variedades, os frutos de Honey White não alteram os indicadores de qualidade.
Desvantagens - uma copa muito grande, o que torna muito mais difícil o processamento e a colheita.
Características da fruta
Frutos grandes (40-50 g) alinhados, arredondados, são coloridos em tons de amarelo com um blush alaranjado, e são revestidos por uma densa casca com forte flor de ameixa. O osso é facilmente separado da polpa.
Qualidades de sabor
A polpa amarela suculenta tem um sabor doce a mel com ligeira acidez e aroma delicado. A avaliação da comissão de degustação é de 4,5 pontos em cinco.
Amadurecimento e frutificação
A variedade pertence à primeira categoria: a safra é colhida no final de julho - início de agosto. A frutificação inicia-se no 4º ano após o plantio, desde que atendidas as condições agrotécnicas.
Produção
O mel é caracterizado como uma variedade de alto rendimento - até 35 kg de frutas são colhidos de uma árvore. Além disso, a madeira desta variedade é muito fraca e os ramos do esqueleto muitas vezes se partem com o peso da colheita. Para preservar a árvore, os jardineiros instalam adereços.
Regiões em crescimento
Honey white foi criado na Ucrânia, adaptado às condições locais, eventualmente dominou todo o espaço pós-soviético - Moldávia, Transcarpática. Na Federação Russa, ele vive na região de Kaluga, na região da Terra Negra Central, na região de Belgorod e até mesmo em Altai.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A variedade é autofértil e precisa de variedades de polinização - Vengerka Rannyaya, Renklod Karbysheva.
Crescendo e cuidando
Devido à copa volumosa, as plantas requerem uma distância bastante grande entre as árvores, mas, felizmente, a variedade não sofre espessamento. Deve ser lembrado que apesar da resistência à seca, a planta adora regas abundantes.
O material de plantio mais adequado são as mudas anuais com sistema radicular fechado (CCS), mas as ameixas enraízam-se bem em raízes abertas (CCS), especialmente se forem pré-tratadas com Kornevin. Você deve dar uma olhada na aparência - a casca deve estar lisa e intacta, o tronco é uniforme, sem defeitos visíveis, há botões de frutos vivos nos galhos. A altura máxima é de até 1,5 metros, as plantas altas apresentam menores taxas de sobrevivência.
Bons vizinhos para as ameixas são ameixas cereja, cerejas, damascos, pêssegos e sabugueiro repelente de pulgões. É contra-indicado estar próximo de coníferas, bétulas, peras e nozes.
As plantas são plantadas na primavera e no outono. O local de plantio deve ser ensolarado, com solo arenoso ou argiloso. A distância ótima entre os troncos é de 3 m, entre as fileiras é de 5 metros, mas não tolera áreas pantanosas de descarga. As dimensões da cova de plantio são 60x60x60 cm, uma camada de drenagem é organizada na parte inferior, um suporte para o frágil caule é instalado. A parte fértil da terra escavada é misturada com cal, húmus, superfosfato, cinza de madeira, cloreto de potássio.
Uma parte menor do solo escavado e preparado é despejada na camada de drenagem. A planta é cuidadosamente instalada, espalhando as raízes, se for um ACS, ou simplesmente instalada, se um espécime for plantado com um ACS. Solo fértil é derramado, o colo da raiz é deixado aberto 5-6 cm. O círculo do tronco é compactado, abundantemente regado com 2-3 baldes de água morna e sedimentada.
No dia seguinte, o solo deve ser afrouxado para evitar ressecamento e formação de crostas, bem como rachaduras subsequentes. O solo úmido pode ser coberto com uma camada de turfa, usando-a como cobertura morta, o que permite reter a umidade por muito tempo. A muda é regada regularmente na primeira estação, uma árvore adulta é muito menos frequente, mas abundante. Irrigue na primavera, durante a floração e durante o período de enchimento dos frutos. Pelo menos 30 litros de umidade são introduzidos sob cada árvore. No outono, para garantir um inverno bem-sucedido, cada planta é regada com 8 baldes d'água.
A introdução de nutrientes adicionais começa aos 4 anos, se a cova de plantio for preenchida de acordo com os requisitos agrotécnicos. Sob o ralo, são introduzidos 20-30 kg de estrume, superfosfato, salitre, sal de potássio. Uma extensa copa obriga os proprietários de jardins a realizarem podas formativas. Por 2 anos, alguns brotos extras são removidos, garantindo boa ventilação e acesso à luz solar. Os ramos estendidos são encurtados por um anel, obtendo uma coroa o mais compacta possível. Procedimentos de rejuvenescimento são necessários para árvores adultas para prolongar o pleno desenvolvimento e a duração da frutificação. Todos os ramos com mais de 5 anos estão sujeitos a podas, dando lugar a rebentos de substituição. O crescimento jovem ativamente emergente deve ser removido regularmente - para seu desenvolvimento, é preciso muita energia da ameixa.
A preparação do outono para o inverno envolve várias etapas. Caiação de troncos com mistura de cal, sulfato de cobre, cola de caseína. A solução repele roedores e pragas. Antes da caiação, a casca é examinada e limpa de líquen. Um bom complemento, talvez a principal medida de proteção, será o uso de ramos de abeto ou de uma rede especial enrolada em volta do tronco a uma altura de 70-100 cm. O círculo do tronco é coberto com húmus ou composto com uma camada espessa - em pelo menos 20 cm sob uma árvore adulta.
Resistência a doenças e pragas
A prática tem mostrado que o Medovaya é altamente resistente à moniliose, no entanto, manchas perfuradas, ferrugem e fungos putrefativos representam um perigo para ele. Das pragas, a pera é atacada - mosca-serra, pulgões, cochonilhas e gorgulhos. Portanto, tratamentos preventivos com inseticidas e fungicidas.
Apesar de a ameixa ser considerada mais resistente do que muitas árvores frutíferas, ela não é imune a doenças. Ele é atacado por infecções virais, fúngicas e bacterianas, e os insetos parasitas o prejudicam. É necessário perceber e reconhecer a tempo os sinais da doença da ameixa. Eles são mais fáceis de lidar e derrotar logo no início. Bem, para proteger a árvore do jardim de tal infortúnio no futuro, procedimentos preventivos podem ser executados.
Resistência ao solo e às condições climáticas
O mel caracteriza-se por ser uma planta com elevada robustez no inverno e resistência à seca.