- Autores: Ivanov (estação Yaomin na Manchúria)
- Tipo de crescimento: subdimensionado
- coroa: engrossado, arredondado
- Peso do fruto, g: 15
- Forma de fruta: arredondado com uma base plana e funil profundo e estreito
- Cor de fruta: a cor principal é amarelo-laranja, quase completamente coberto por um blush turvo escuro cor de vinho com um tom azulado intenso
- Pele : densidade média, sem sabor particular
- Polpa (consistência): solto, suculento, bastante denso
- Cor da polpa : amarelo verde
- Tamanho do osso: médio
A variedade da ameixa, a beleza da Manchúria, tem esse nome por um motivo. Suas qualidades positivas e agrotécnica pouco exigente despertam invariavelmente o interesse de jardineiros de diferentes níveis de formação.
História de criação
A variedade foi criada na Manchúria, por isso recebeu o nome apropriado, mas os criadores russos se empenharam nisso. No início do século 20, quando o Extremo Oriente era estudado ativamente, a ameixa foi notada pelos criadores e rapidamente se espalhou pela Rússia. Infelizmente, os dados iniciais sobre a retirada permanecem desconhecidos. Há uma suposição de que as visões chinesa e ussuri de Simona foram tomadas como base.
Graças ao seu excelente rendimento, esta variedade rapidamente começou a se espalhar por todo o país. Agora você pode conhecer a beleza da Manchúria nos Urais, na Sibéria Oriental e Ocidental. Os agrônomos cultivam com sucesso em regiões europeias.
Descrição da variedade
As características externas da variedade são as seguintes:
- altura máxima - cerca de 1,8 m;
- a copa tem uma folhagem densa, a forma é quase redonda;
- o tronco não difere em potência, a casca é cinza-amarronzada;
- ramos irregulares têm um tom marrom escuro;
- os botões são formados de forma diferente, para frutos grandes, e pequenos vegetativos;
- as folhas são verdes, perto da esmeralda;
- a forma da placa da folha como uma lanceta ou elipse;
- comprimento da folha - 10 cm, largura - cerca de 5 cm;
- as inflorescências são coletadas em 3 pequenos botões.
A variedade tem uma série de propriedades positivas:
- amadurece rapidamente;
- tolera bem o tempo seco;
- frutas são perfeitamente transportadas;
- ameixa é bem resistente a muitas doenças e pragas;
- sabor de fruta de alto nível;
- produtos universais.
Mas também existem desvantagens que não devem ser descontadas:
- a variedade é auto-infértil;
- a árvore pode crescer;
- as frutas costumam desmoronar.
Características da fruta
As ameixas desta variedade têm formato arredondado, a costura abdominal não é particularmente notável. A base é plana, o funil é estreito, o tamanho dos frutos é próximo do grande, o peso médio é de 15 g. A densidade da casca é média, a cor é clarete azulada, sob a casca é polpa verde-amarelada . A estrutura da polpa da ameixa é suculenta, embora bastante densa. Não é fácil separar o osso oval.
Qualidades de sabor
O sabor é muito rico, doce com acidez, o aroma não é muito pronunciado. A variedade é transportada perfeitamente. Esta variedade é adequada para fazer ameixas, mas é mais consumida fresca. Os benefícios da fruta são óbvios, pois contêm ácido ascórbico.
Amadurecimento e frutificação
Este tipo de ameixa floresce cedo, antes que a folhagem apareça nos galhos. As datas específicas dependem diretamente das características climáticas da região. Esta variedade é frequentemente utilizada como elemento decorativo do sítio. Os frutos amadurecem em média no final de agosto - início de setembro. A variedade pertence ao crescimento precoce, já 3 anos após o plantio de uma muda de um ano, pode-se fazer uma colheita completa.
Produção
Se a polinização for garantida, a frutificação da árvore é regular e estável. Uma planta jovem traz de 3 a 8 kg, uma madura - um pouco mais. O rendimento está diretamente relacionado ao clima, às características agrotécnicas.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
Esta variedade é autofértil, os ovários não aparecem por si próprios. É preciso cuidar do polinizador e plantar outros tipos de ameixa no local. Recomenda-se colocar junto com esta variedade:
- Ameixa Ussuriysk;
- Ural dourado;
- Ameixas secas da Manchúria;
- Ural red.
Os especialistas acreditam que você precisa de pelo menos 2 variedades para polinização cruzada e uma boa colheita, e melhor - pelo menos 3.
Crescendo e cuidando
Apesar de não exigir cuidados especiais, esse dreno necessita de medidas padronizadas de alta qualidade. Existem vários procedimentos sem os quais a beleza Manchu não se desenvolverá bem e frutificará ativamente.
- Poda. Após o plantio, a muda não é cortada no primeiro ano, posteriormente, o procedimento deve ser realizado a cada safra. É ideal fazer isso no final do outono ou início da primavera. De 2 a 5 anos, a coroa é formada para que três camadas sejam criadas. O primeiro nível está a um nível de meio metro do solo, no valor de 5 ramos, o segundo - a um nível de 40 cm acima do primeiro, no valor de 3 ramos. O terceiro é 40 cm mais alto que o anterior, resta 1 rebento. A copa é podada a uma altura de 1 m 80 cm. Uma vez formada a árvore, será necessário podá-la anualmente para manter a copa. Todos os ramos infectados, secos e quebrados são removidos; muito grandes, também é melhor cortá-los. As fatias são processadas com grama de jardim.
- Top dress. A planta do primeiro ano de vida não necessita de fertilizantes, exceto aqueles que foram aplicados durante o plantio. A partir do segundo ano, as ameixas desta variedade precisam ser alimentadas de acordo com o esquema. Antes da floração - com formulações de nitrato de potássio, durante o período de floração - com solução de ureia na raiz, logo após a queda das flores - com verbasco e superfosfatos. No início do verão, a planta é borrifada com uréia, em setembro - com superfosfatos e compostos de potássio.
- Hidratante. Esta variedade tolera bem a seca, mas isso não significa que não precise de rega. O procedimento é realizado regularmente, uma vez por mês durante a estação de crescimento. É ideal formar uma depressão ao redor do caule, não muito profunda. Água é derramada nele, e não diretamente sob o fuste. O diâmetro do recesso é formado por analogia com a projeção da coroa.
- Cuidado de inverno. Para que a planta não sofra geadas, é necessário garantir sua proteção antes mesmo do início do inverno. Em novembro, a área próxima ao tronco é coberta com serragem. Também é importante caiar os caules, rebentos esqueléticos. As árvores que ainda não amadureceram devem ser embrulhadas em papel ou outro material. Os tecidos de malha são úteis para proteger a planta das lebres. Quando a neve cair, você pode colocá-la no tronco e, assim, proteger as raízes da geada.
- Colheita e armazenamento. Os frutos são colhidos após o amadurecimento, no segundo dia. Não vale a pena demorar, já que ameixas dessa variedade têm tendência a cair. A ameixa é armazenada a uma temperatura não superior a +5 C por cerca de uma semana e meia. Pode ser seco ou congelado.
Resistência a doenças e pragas
A ameixa dessa variedade tem boa imunidade contra clasterosporiose, rubéola, coccomicose. Mas existem outras doenças que podem afligir a bela Manchu. Os mais perigosos são o fluxo de goma, manchas, podridão, especialmente cinza.
- Se os botões ainda não floresceram e a podridão cinzenta já se fixou, é necessário tratá-la com uma solução de cobre e, após o final da floração, borrifar com uma mistura de bordeaux.
- Outro perigo para esta variedade são manchas vermelhas. É necessário borrifar a árvore inteira antes mesmo de romper as gemas, para isso use uma solução de "Nitrafen" a 2%. No final da floração, é utilizada uma mistura de bordeaux, e com ela a ameixa é tratada para os bolsos.
- Se houver feridas na gengiva, o tronco e os galhos são revestidos com verniz de jardim. O tratamento com sulfato de cobre também é útil.
A ameixa desta variedade é indefesa contra alguns tipos de pragas:
- tratamento com "Clorofos" irá salvar a mariposa da traça, e após a floração - com "Benzofosfato";
- o tratamento com "Nitrafen" ajudará desde a bainha em forma de vírgula - até que os rins se dissolvam;
- a mosca-serra negra interromperá os ataques se for tratada com "Aktara" - antes do aparecimento dos botões, "Rogor" antes da formação dos botões, "Karbofos" - após a floração;
- um tratamento de três vezes com Nitrafen e um único tratamento com Karbofos resolverá uma falsa proteção.
Não se esqueça das medidas preventivas: no outono, é preciso cavar o solo, tirar a folhagem e queimá-la, cortar a planta, livrando-a de galhos doentes e engrossando.
Apesar de a ameixa ser considerada mais resistente do que muitas árvores frutíferas, ela não é imune a doenças. Ele é atacado por infecções virais, fúngicas e bacterianas, e insetos parasitas o prejudicam. É necessário perceber e reconhecer a tempo os sinais da doença da ameixa. Eles são mais fáceis de lidar e derrotar logo no início. Bem, para proteger a árvore do jardim de tal infortúnio no futuro, procedimentos preventivos podem ser executados.