- Autores: M.N. Matyunin (Instituto de Pesquisa de Horticultura da Sibéria em homenagem a M.A.Lisavenko)
- Ano de aprovação: 2005
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- coroa: paniculado, raro
- Tamanho da fruta: ampla
- Peso do fruto, g: 34,6
- Forma de fruta: oval, quase redondo
- Cor de fruta: principal - amarelo, tegumentar - vermelho-vinho
- Pele : sem amargura
- Polpa (consistência): fibroso
A ameixa Xenia pode ser cultivada mesmo por jardineiros novatos. No entanto, informações novas e relevantes sobre essa cultura são ainda mais importantes para eles. É necessário estudar as qualidades do consumidor e botânicas, e as peculiaridades do cultivo.
Descrição da variedade
Esse representante das culturas de frutas com caroço foi incluído no cadastro federal de plantas em 2005. O desenvolvedor é o Centro Científico de Agrobiotecnologia Altai. O projeto foi supervisionado por Nikolai Matyunin. A árvore, universal em seu propósito, cresce rapidamente. É coroado por uma coroa esparsa de uma estrutura paniculada.
Brotos grossos lembram a forma de arcos. A superfície dos brotos é marrom-acinzentada. A grande folhagem tem o formato de um ovo invertido. Sua superfície é verde clara, a borda é crenada. A cultura pertence à categoria das ameixas chinesas; as flores de tamanho médio são brancas.
Características da fruta
Os odnokostyanka de Ksenia são arredondados. Eles são tipicamente de cor avermelhada; o peso médio é de cerca de 34-35 gramas. A polpa é colorida em uma escala branco-amarelada. Os pontos subcutâneos são coloridos em cores claras, quase imperceptíveis. A sutura abdominal é moderadamente pronunciada, a polpa é fibrosa.
Qualidades de sabor
A descrição oficial indica que se trata de uma variedade agridoce. Sua polpa se destaca pela suculência expressiva. A pontuação média de degustação com experiência profissional é de 4,5 pontos em cinco possíveis. A participação da matéria seca é de 15,6%. A inclusão de 10,3% de açúcares é balanceada pela presença de 1,2% de ácidos (e entre eles há também uma vitamina C muito útil).
Amadurecimento e frutificação
Você pode festejar no primeiro odnokostyanka já no quarto ano após o plantio. Claro, sujeito a tecnologia agrícola competente e a escolha certa do local. No futuro, a frutificação continua, embora de forma irregular, por um longo tempo. O tempo exato depende dos esforços dos jardineiros. Acredita-se que seja uma variedade precoce (de maturação precoce).
Produção
Mesmo no site do Cadastro Varietal do Estado, essa característica não é indicada. Em outras fontes, ela também segue em todo lugar com um silêncio glacial. A avaliação precisa da produtividade é dificultada pelo fato de que as safras são colhidas aleatoriamente. Pela mesma razão, definitivamente não é possível avaliar a influência de certos fatores ambientais sobre eles.
Regiões em crescimento
Oficialmente, a cultura é zoneada para a região da Sibéria Ocidental, que inclui o Território de Altai, Kemerovo, Novosibirsk, Omsk, Tomsk, regiões de Tyumen, bem como a República de Altai.Porém, por isso é importante destacar que tem todas as chances de se mostrar bem em áreas com condições climáticas mais favoráveis.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
Plum Xenia não é autofértil. Portanto, ao lado dela, é imprescindível o plantio de outras variedades como polinizadores. O principal é escolher aquelas que florescem e amadurecem ao mesmo tempo que a cultura descrita.
Crescendo e cuidando
A crista da ameixa Xenia não deve ser alta - tem cerca de 50 centímetros. A largura chega a 200 cm. É necessário manter uma distância de pelo menos 200 cm entre as mudas. Não é apropriado usar mudas com mais de 2 anos. No momento do plantio, o solo deve ser totalmente pisado para que seja compactado organicamente. Na borda da cova de plantio, um rolo de solo é equipado, o que exclui o espalhamento arbitrário de água durante a irrigação.
A proteção contra a traça é fornecida com o líquido Bordeaux. Os pulgões são eliminados com o uso da droga "Oxyhom". A luta contra os besouros é feita com cal no tronco. Os intervalos de rega são de 7 dias. A irrigação mais frequente leva ao apodrecimento e outros problemas; a poda é realizada apenas antes da floração.
Resistência a doenças e pragas
Resistência média a infecções fúngicas. Uma alta suscetibilidade ao amortecimento pode ser um problema. Entre os insetos, o perigo é:
formigas;
pulgão;
mariposa.
Apesar de a ameixa ser considerada mais resistente do que muitas árvores frutíferas, ela não é imune a doenças. Ele é atacado por infecções virais, fúngicas e bacterianas, e insetos parasitas o prejudicam. É necessário perceber e reconhecer a tempo os sinais da doença da ameixa. Eles são mais fáceis de lidar e derrotar logo no início. Bem, para salvar uma árvore de jardim de tal infortúnio no futuro, procedimentos preventivos podem ser executados.
Resistência ao solo e às condições climáticas
Plum Ksenia é declarado resistente ao inverno. A árvore chinesa é evolutivamente adaptada a invernos úmidos com pouca neve, verões frios e úmidos e meses de outono relativamente secos. A cultura é higrófila. No entanto, a água estagnada do solo, especialmente em solo frio, é mal tolerada.