- Autores: V. A. Matveev, Z. A. Kozlovskaya (Instituto de Pesquisa Bielorrussa do Cultivo de Frutas)
- Apareceu ao cruzar: Perdrigon x Hungarian Azhanskaya
- Ano de aprovação: 2002
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- coroa: raro, redondo
- Tamanho da fruta: ampla
- Peso do fruto, g: 35
- Forma de fruta: arredondado
- Cor de fruta: principal - vermelho escuro, tegumentar - azul
- Pele : com um revestimento de cera
A ameixa Crooman produz frutos suculentos com sabor adocicado. Se você cuidar dela com qualidade, por muitos anos ficará fascinado com a rica colheita de frutas carnudas, amplamente utilizadas tanto frescas como congeladas, em conserva, bem como na forma de sucos, compotas e geléias.
Descrição da variedade
A variedade descrita foi permitida para uso em 2002. Esta é uma ameixa doméstica de tamanho médio. Sua coroa é rara, redonda.
Características da fruta
Os frutos são grandes, pesando até 35 gramas. A cor é vermelho escuro com capa azul.
A polpa amarela suculenta está escondida no interior.
Qualidades de sabor
A ameixa Croman tem um sabor adocicado, com um aroma agradável.
Amadurecimento e frutificação
A árvore frutifica por 3 ou 4 anos a partir do momento do plantio no solo. O período de amadurecimento é meio cedo, frutifica em agosto.
Produção
Este indicador está em um nível alto: 16 t / ha.
Regiões em crescimento
É cultivado na região central do nosso país.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
Essa variedade é parcialmente autofértil.
Crescendo e cuidando
Plum Crooman cresce melhor em um local claro, em qualquer solo, de preferência solto e fértil. É melhor que nenhuma sombra das plantas vizinhas caia na árvore.
Em climas frios, as mudas de ameixa Crooman são plantadas na primavera em abril, antes que os botões se abram. As raízes devem estar a pelo menos dois metros de distância do lençol freático. Regras de plantio de ameixa na primavera:
a cova de plantio é preparada no outono ou primavera, algumas semanas antes do desembarque;
a distância entre as plantas deve ser de 3-5 m;
a fossa deve ter 80 cm de profundidade e 70 cm de largura;
dois baldes de turfa e húmus são colocados no fundo, 2 círculos de nitrophoska são adicionados;
o colar da raiz deve estar 5 cm acima do nível do solo;
ao redor do tronco da ameixa Crooman, o círculo próximo ao tronco é limpo de ervas daninhas, abundantemente umedecido e coberto com palha.
Se a região tiver um inverno ameno, você pode plantar árvores no outono. Regras para o plantio da ameixa Crooman no outono:
a muda deve ter cinco raízes poderosas de até 25 cm de comprimento;
a profundidade da cova de plantio é de pelo menos 50 cm;
no fundo é colocada uma mistura de solo fértil, 50 g de sal de potássio, 100 g de superfosfato, 15 kg de húmus;
o fundo é regado a fundo com dois baldes de água, polvilhados com serradura;
antes do inverno, a ameixa Crooman é regada 2 a 3 vezes mais abundantemente.
Para aumentar a fertilidade da árvore, realiza-se a poda desta variedade no outono, verão e primavera.
Recomenda-se iniciar a poda na condição de mudas. O cuidado se resume em modelar ramos esqueléticos com botões fortes. A primeira poda na primavera é feita em março:
o tronco é limpo de ramos laterais a uma distância de 40 cm do solo;
os brotos restantes são cortados ao meio;
o tronco central deve ser cortado a uma altura de 1,5 m.
Depois, no verão, na segunda quinzena de julho, é realizada a seguinte poda:
todos os tiros laterais são encurtados para 20 cm;
ramos nas laterais, direcionados para baixo, são cortados em 15 cm.
Os anos subsequentes também afetaram significativamente a formação da coroa da ameixa Crooman. O principal é livrar-se dos brotos incapazes. A poda de ameixas jovens na primavera com o despertar dos botões envolve o corte dos caules em dois terços. Esses cuidados não vão permitir que a planta cresça rapidamente. Em julho, os ramos da ameixa Crooman são removidos em 20 cm, nas temporadas subsequentes, todos os brotos laterais cruzados e danificados são removidos.
O corte dos brotos laterais é feito a cada ano em dois terços até que a árvore atinja sua altura máxima.
A frutificação da ameixa Crooman é podada para maximizar sua vida útil. No caso de uma copa crescida demais, as regras de poda de primavera incluem:
remoção de todos os ramos secos, doentes, quebrados e aqueles que são direcionados para dentro;
remova os brotos que esfregam uns nos outros;
se a planta crescer muito, o tronco principal é reduzido em um terço.
Assim que o Crooman no jardim mostra sinais de crescimento enfraquecido (cortando frutos, o crescimento dos rebentos durante o ano é de apenas 10-15 cm), é efectuada uma poda rejuvenescedora. Galhos secos, doentes, velhos e flácidos são removidos, mas o crescimento fresco não é afetado. Remova as ramificações laterais do esqueleto antigo. Este procedimento permite que a árvore frutifique mais. A poda rejuvenescedora de ameixas velhas por jardineiros experientes está planejada para o início da primavera.
Os rebentos novos nascem no local dos ramos removidos. Para não sobrecarregar a ameixa Crooman, sobram dois brotos fortes, o restante é colhido no meio do verão. O procedimento dura de 3 a 4 anos e ocorre em várias etapas. Se tudo for feito em uma estação, a árvore não vai se levantar e, como resultado, vai secar. O procedimento executado corretamente ajudará a atingir a frutificação por mais vários anos.
Crooman adora umidade, portanto, durante o período de poucas chuvas, as ameixas são regadas uma vez por semana, durante o período de seca, 5-6 baldes por planta adulta e 3-4 - para uma planta jovem. Sinal de falta de umidade são rachaduras nos frutos, amarelecimento das folhas.
Resistência a doenças e pragas
A ameixa Crooman tem uma resistência média a doenças fúngicas, portanto, é melhor não recusar o tratamento preventivo com fungicidas. A árvore é caracterizada por alta imunidade à doença de clasterosporium.
Antes de abrir os botões na primavera, é melhor borrifar com a preparação nº 30 (500 g por 10 l de água). Este tratamento é direcionado contra pragas e doenças fúngicas. Durante a floração, Crooman é aconselhado a ser tratado com um dos inseticidas: "Alatar", "Aktara", "Fufanon Nova". Assim, a ameixa fica protegida das larvas de ácaros, pulgões.No verão, são realizados 3-4 tratamentos com um período de 2 semanas "Fitoverm" + "Abiga-pico", o medicamento "Hom" ajuda muito bem os jardineiros.
Apesar de a ameixa ser considerada mais resistente do que muitas árvores frutíferas, ela não é imune a doenças. Ele é atacado por infecções virais, fúngicas e bacterianas, e insetos parasitas o prejudicam. É necessário perceber e reconhecer a tempo os sinais da doença da ameixa. Eles são mais fáceis de lidar e derrotar logo no início. Bem, para proteger a árvore do jardim de tal infortúnio no futuro, procedimentos preventivos podem ser executados.
Resistência ao solo e às condições climáticas
A ameixa desta variedade pertence a variedades resistentes ao inverno.