- Autores: H.K. Enikeev, S.N. Satarova (VSTISP)
- Apareceu ao cruzar: Burbank x Ussuriyskaya vermelho
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- coroa: arredondado, densidade média
- Altura da árvore, m: 2,5
- Tamanho da fruta: ampla
- Peso do fruto, g: 35-40
- Forma de fruta: arredondado
- Cor de fruta: vermelho
- Pele : com uma flor azulada cerosa
A bola vermelha ameixa se espalhou pela Rússia. Devido ao seu rendimento e capacidade de grande frutificação, muitas vezes se torna a colheita número 1 entre os jardineiros.
História de criação
A bola vermelha foi criada no VSTISP (Instituto Russo de Seleção e Tecnologia de Horticultura e Viveiro). Para obter a variedade, eles pegaram variedades como Burbank e Ussuriyskaya tinto. O resultado é uma subespécie produtiva e relativamente resistente ao inverno, destinada ao cultivo na região central da Rússia. Desde 1989, a planta está no Cadastro Estadual. Ele também tem um nome sinônimo - Bola de framboesa.
Descrição da variedade
Ameixa chinesa A bola vermelha fica muito bem em qualquer local, devido à sua altura média e tamanho compacto. A altura da árvore, via de regra, não ultrapassa 2,5 metros, e a copa é de formato arredondado e pendente e de densidade média.
A casca da ameixa é lisa, de cor marrom acastanhada. Existem poucos ramos, mas surgem novos a cada ano, são chamados de buquê. É sobre eles que se formam as inflorescências. Uma grande folhagem verde com uma superfície fosca também é ativamente formada nos galhos. Curiosamente, a árvore começa a florescer antes mesmo de aparecer. Parece incrível porque toda a árvore está repleta de cores. As flores podem ser rosas ou brancas, e são tantas que escondem completamente os ramos. Por isso, durante a floração, a árvore se assemelha a uma enorme bola. Daí seu nome.
Vamos observar alguns dos prós da cultura Red Ball:
alta decoratividade;
altura baixa, compacidade;
maturidade precoce;
rica colheita na forma de grandes frutos;
altas taxas de transportabilidade e comercialização.
Desvantagens:
robustez média de inverno;
incapacidade de autopolinização;
a necessidade de coleta rápida de frutas.
Características da fruta
A bola vermelha ganhou este nome não apenas devido à floração. As frutas também se parecem com bolas. São bastante grandes, pois o peso chega a 35-40 gramas. As ameixas são vermelhas, a pele é coberta por uma flor de cera.
Quanto à polpa, apresenta coloração amarelo claro, é friável, suculenta e de excelente sabor. A pedra é pequena e é bastante problemático separá-la da polpa.
Qualidades de sabor
As variedades de ameixas vermelhas têm um sabor agridoce. Seu aroma é muito rico. O sabor foi avaliado em 4 pontos em uma escala de 5 pontos.
A bola vermelha é uma ameixa de mesa e, portanto, os frutos podem ser processados de qualquer maneira conveniente. Na maioria das vezes, eles fazem geleia, compota, licor, suco e vinho.
Amadurecimento e frutificação
A árvore começa a florescer 14 dias antes das outras variedades e, portanto, os frutos aparecem relativamente cedo. As primeiras ameixas podem ser degustadas no final de agosto. Quanto à maturidade precoce, os jardineiros costumam esperar pelas primeiras colheitas 2-3 anos após o plantio.
Produção
A planta é muito produtiva. Nos primeiros anos de frutificação, a árvore produz 8 quilos de frutos. Com o tempo, vai começar a trazer 20 kg, mas é importante que o verão seja quente.
Autofertilidade e a necessidade de polinizadores
Essa variedade não é autofértil, então é preciso cuidar da presença de polinizadores no local. Vale a pena considerar que a ameixa caseira clássica não é de todo adequada para essa função, então você precisa escolher outra chinesa com o mesmo tempo de floração ou ameixa cereja híbrida. Por exemplo, o ouro dos citas ou o cometa Kuban.
Crescendo e cuidando
Na zona central do país, o plantio da Bola Vermelha é feito em abril e, nas regiões do sul, o plantio de outono também é permitido. O solo deve ser muito fértil, sem sal e com acidez excessiva. A árvore não tolera muito bem o excesso de umidade, então seria melhor plantá-la em um pequeno aterro. A planta tem medo do vento, e essa proteção também terá que ser fornecida. Nenhuma safra de beladona deve crescer perto da Bola Vermelha.
As árvores plantadas requerem o cuidado mais escrupuloso. A rega é recomendada em ranhuras ou por sistema de gotejamento. A irrigação é realizada uma vez por semana, gastando 2,5-3 baldes por planta. Em seguida, o solo terá que ser coberto com cobertura morta. Se não houver cobertura morta e houver calor e seca do lado de fora, você terá que regá-la duas vezes em 7 dias. Porém, se chover por muito tempo, a rega é interrompida, pois pode ocorrer decomposição do colo da raiz.
De forma responsável, você precisa tratar a alimentação da Bola Vermelha. Eles começam a ser introduzidos no terceiro ano. O primeiro curativo é feito no outono, para isso a terra é cuidadosamente desenterrada, introduzindo-se húmus (10 litros por metro quadrado). Depois de alguns dias, as árvores são regadas com água com superfosfato e sulfato de potássio. Assim que a neve derrete na primavera, 30 gramas de nitrato de amônio são dissolvidos em um balde d'água, e as árvores são regadas com essa composição. Durante o inchaço dos rins, são administrados uréia e sulfato de potássio (30 gramas cada). Eles são simplesmente espalhados no solo, seguidos de rega.
A coroa da bola vermelha não é muito densa e a árvore é alta, portanto, o corte será mínimo. É necessário remover apenas os ramos com crescimento impróprio, bem como aqueles que estão machucados por geadas ou doenças, ressecados. Após o aparamento, os cortes são cobertos com grama.
Resistência a doenças e pragas
A variedade é bem resistente à doença de clasterosporium, bem como ao fluxo gengival. No entanto, outras doenças podem atacá-lo.Por exemplo, a ameixa chinesa é freqüentemente afetada por moniliose, podridão de frutas, ferrugem e um brilho leitoso. A árvore também pode ser atacada por parasitas como pulgão, maçã e mariposa. Portanto, para uma determinada variedade, vale a pena organizar ao máximo os tratamentos preventivos.
Apesar de a ameixa ser considerada mais resistente do que muitas árvores frutíferas, ela não é imune a doenças. Ele é atacado por infecções virais, fúngicas e bacterianas, e insetos parasitas o prejudicam. É necessário perceber e reconhecer os sinais da doença da ameixa com o tempo. Eles são mais fáceis de lidar e derrotar logo no início. Bem, para proteger a árvore do jardim de tal infortúnio no futuro, procedimentos preventivos podem ser executados.
Resistência ao solo e às condições climáticas
A planta tem muito medo do vento, e mais ainda do excesso de umidade. Portanto, em regiões com verões frios e chuvosos, é melhor não cultivar. A robustez do inverno é satisfatória, mas as árvores jovens precisam ser preparadas para o inverno, cobrindo-as com ramos de abeto e cobrindo com serapilheira. As árvores maduras ficam protegidas se o jardineiro souber que as geadas recorrentes são frequentes na sua região. E também isso deve ser feito se houver ratos no local.
Visão geral da revisão
Existem diferentes avaliações sobre a ameixa Red Ball. Alguns residentes de verão realmente gostam. A árvore decora o local, agrada aos olhos, amadurece cedo. Apesar do cuidado difícil, eles o escolhem com bastante frequência. Os jardineiros estão satisfeitos com a compactação, facilidade de colheita, aroma e sabor especiais, comercialização das ameixas.
Mas nem todos conseguiram cultivar tal árvore. Em algumas regiões, a muda não criou raízes, em outras muitas vezes adoeceu e foi atacada por pragas. Em um verão chuvoso, as frutas racharam, esfarelaram e ficaram sem gosto. E também muitos residentes de verão notaram que, após o inverno, a árvore fica cheia de congelamentos.